segunda-feira, 24 de junho de 2013

Conheça os benefícios de alguns alimentos típicos das festas juninas



Amendoim: é uma oleaginosa rica em gorduras poli-insaturadas que auxiliam no controle e tratamento do colesterol e dos triglicérides, além de ser fonte de proteínas e vitaminas do complexo B. Por possuir alto valor calórico, deve ser consumido com moderação e de preferência torrado e com pouco sal. Uma porção de 30g tem 171 Kcal.

Arroz doce: o arroz é rico em carboidratos e tem elevado teor energético. Fonte de cálcio, o arroz doce pode ter seu valor calórico reduzido para 87 calorias (100 g) por meio da troca de alguns ingredientes, como leite integral pelo desnatado e açúcar por adoçante artificial. Normalmente, em cada 100 g há 160 calorias.

Bolo de Fubá: "O fubá é um rico derivado do milho que, quando misturado com outros alimentos, como nos bolos, fornece os dois aminoácidos ausentes no milho (lisina e triptofano), tornando-se uma proteína completa", afirma o nutrólogo Lara Neto. Uma fatia de 90 g possui 233 Kcal .

Canjica: "Canjica é fonte de carboidratos, nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo", afirma a nutricionista da Mundo Verde Bruna Murta. Uma xícara de canjica contém cerca de 180 Kcal.

Maçã do amor: "A maçã tem muitas fibras solúveis, que ajudam a retardar a absorção do açúcar e diminuir o colesterol", diz José Alves Lara Neto, nutrólogo da Abran. Contudo, a versão com a camada de açúcar não possui tais benefícios e é altamente calórica. Uma unidade possui 361 Kcal.

Milho: uma espiga contém 85 Kcal. O milho é fonte de carboidrato, contém minerais, vitamina E, B1 e B2. "Deve ser consumido com moderação devido ao alto valor calórico. Não é indicado adicionar manteiga, já que ela é rica em gorduras saturadas", alerta Bruna Murta, nutricionista da Mundo Verde.

Paçoca: "Apesar de derivada do amendoim, é uma guloseima que requer cuidado, porque possui grande quantidade açúcar", ressalta Bruna Murta, nutricionista da Mundo Verde. Uma paçoca de 22g contém 115 Kcal.

Pinhão: apesar de ser fonte de amido, o que o torna rico em calorias, também é fonte de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e causam saciedade. Contém ômega 6 e ômega 9 e vitaminas do complexo B. A dica é prepará-lo somente com água e sal. A porção de 100 g possui 160 Kcal.

PIPOCA: "A pipoca contém alto teor de fibras, folato, vitamina A e C, potássio e ferro", afirma José Alves Lara Neto, nutrólogo e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Segundo a nutricionista da Mundo Verde Bruna Murta, para uma versão mais saudável, é indicado prepará-la com óleo vegetal ao invés de manteiga ou margarina. Uma porção de 25g de pipoca possui cerca de 78 Kcal

Com informações de Uol (Bem estar e saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário