sexta-feira, 28 de junho de 2013

Tudo sobre as indesejáveis olheiras


Se olhos são as janelas da alma então mantê-los sempre bonitos e com a aparência saudável é fundamental. Porém, um grande número de mulheres sofre com as olheiras. Esse problema tem as mais diversas naturezas e principalmente níveis. A dermatologista Tatiana Oddo, pós-graduada em Dermatologia pela Santa Casa do Rio de Janeiro, e especialista pelo Colégio Brasileiro de Medicina e Cirurgia Estética esclarece dúvidas sobre como tratá-las de acordo com suas necessidades.

Rosman Braz, cabelereiro e maquiador, também contribui para a beleza do seu rosto, dando conselhos de como amenizar os círculos escuros ao redor dos olhos tão indesejáveis.

Por que as olheiras aparecem?
Existe diversos fatores que podem levar ao aparecimento das "marcas", desde cansaço físico e estresse a alterações hormonais e alergias. Segundo a dermatologista, existem três causas principais: "acúmulo de vasos sanguíneos no local, excesso de melanina (que é o pigmento que dá cor à pele) e formato do rosto". Com esse problema muitas pessoas acabam recorrendo a camadas e camadas de maquiagem e acabam enfatizando ainda mais o problema.

Cada caso é um caso
A especialista explica que, em geral, as olheiras arroxeadas são mais recorrentes em pessoas de pele clara. Já as de tonalidade acastanhado atingem principalmente descendentes de árabes e indianos. Quem tem os "olhos fundos" costuma exibir a pigmentação ao redor dos olhos mais escura ainda, uma vez que "a cavidade do globo ocular cria uma sombra no local".

O ideal é que cada tipo seja tratado de forma particular. Assim, Tatiana Oddo sugere luz intensa pulsada para quem sofre com os círculos arroxeados ou acastanhados, e ainda indica o tratamento oferecido pelo aparelho Etherea. "O mecanismo é idêntico ao do laser. A energia liberada pelo equipamento penetra na pele sem provocar dor ou qualquer dano (ela só fica vermelha por duas horas) e ainda melhora o tônus da pele. O tratamento é feito em quatro sessões, com um intervalo de três a quatro semanas entre elas", explica.

Já quem possui os olhos fundos podem recorrer ao ácido hialurônico. "A substância é a mesma usada para suavizar sulcos e rugas profundas, porém, na versão desenvolvida para as pálpebras as moléculas são bem menores e a textura, mais fina e viscosa", sugere.

Dicas de beleza
Para quem gosta de seguir tratamentos menos agressivos, Rosman Braz ensina como amenizar as olheiras de forma natural. O ideal é fazer compressas com bolsa de água gelada, pois suaviza o inchaço, relaxa e promove a circulação do sangue, bem como as massagens com as pontas dos dedos. Sendo mais indicado para os casos do problema ser gerado por estresse ou cansaço.

O maquiador ainda recomenda o uso do chá de camomila gelado. Essa erva possui propriedades calmantes, ajudando também a amenizar o inchaço das pálpebras. "Para quem tem olheiras de cansaço, este é o melhor tratamento natural. Ao menos 10 minutos de compressa diariamente melhoram a aparência do rosto", afirma Rosman. Ele ainda chama atenção para um hábito que deveria ser adotado por todos: "dormir bem é essencial não só para amenizar as olheiras, mas para manter a pele iluminada e o corpo em harmonia".

Resolvendo o problema de dentro para fora
Nossa pele é o reflexo daquilo que nós comemos. Assim como nossos cabelos, as olheiras também podem ser tratadas com uma alimentação adequada. A dermatologista ressalta que o consumo de alimentos que contenham Ômega 3, que "protege os vasos capilares e semente de linhaça evitando a dilatação dos vasos que provoca as olheiras".

Semente de linhaça, salmão, atum, sardinha, castanha do Pará, amêndoas, gengibre e brócolis são alguns dos ingredientes que podem te ajudar na hora de montar uma dieta antiolheiras. O antioxidante mais famoso do mundo, o chá verde, não podia ficar de fora dessa lista e ainda tem a vantagem de não ter contraindicações de consumo.

Tatiana Oddo não deixa de chamar a atenção para a hidratação e atividade física, que são fundamentais para qualquer pessoa e em qualquer idade: "tomar bastante água, praticar exercícios, principalmente, cardiovasculares e, sobretudo, dormir bem, são outras atitudes que vão livrar você dos olhos com aspecto cansado".

Com informações do site puretrend

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Bolo de fubá




Ingredientes

4 xícaras (chá) de leite
.
3 ovos
. 2 xícaras (chá) de açúcar
.
1 1/2 xícara (chá) de fubá
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
.
1 colher (sopa) de margarina
. 1/2 xícara (chá) de coco ralado

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180 ºC.  

2.
No liquidificador, bata o leite, os ovos, o açúcar, o fubá, o fermento, a margarina e o coco ralado.
 Ponha em uma forma retangular, untada com margarina, e leve ao forno durante 35 minutos ou até dourar.

Dica: na hora de servir, salpique coco ralado.

Receita do site M de Mulher

terça-feira, 25 de junho de 2013

Como escolher as imagens mais adequadas para seu lar



Você já prestou atenção na quantidade de imagens que influenciam os seus olhos? A todo o momento e em todos os lugares existem muitas figuras, símbolos, fotos, ilustrações e desenhos que podem ou não se fixar na memória, mas que de qualquer forma deixam uma mensagem em nossa mente. E dentro de casa as imagens usadas na decoração dos ambientes são ainda mais importantes, por estarem o tempo todo com você e no seu espaço.

Há quem escolha com muito cuidado o que será colocado na parede. E há quem coloque um quadro apenas porque ganhou, mesmo que não goste da imagem. De forma consciente ou não, as imagens podem afetar a energia da casa e até traduzir o que se passa na sua vida. Afinal, uma residência é um reflexo de seus moradores.

No Feng Shui os quadros podem ser usados para representar aspirações, energias e sensações positivas. Sendo assim, verifique as imagens que estão ao seu redor e em quais cômodos elas estão posicionadas. Depois perceba o que você sente ao contemplar essas imagens.

Use uma imagem de mar ou rio, com água em movimento sinuoso e suave.

Use uma imagem de montanha, árvore ou pessoas meditando.

Use uma imagem de árvores, plantas ou florestas.

Use uma imagem de cachoeira com água abundante, mas suave.

Use uma imagem com sol, animal ou pessoas.

Use uma imagem de casais em harmonia (dançando, abraçando, beijando) ou um quadro com flores.

Use quadros alegres, multicoloridos ou com motivos infantis. Ótima área para colocar desenhos feitos por crianças.

Use imagens de lugares que deseja conhecer.

Dicas gerais:

Nos corredores, os quadros ajudam a conduzir as energias.

Paredes muito vazias simbolizam falta de perspectiva e esperança.

Evite usar quadros tortos, que simbolizam desequilíbrio.

Troque molduras rachadas, desbotadas ou manchadas, que causam perda de energia.
Alterne o uso de imagens de mulheres e homens para manter o equilíbrio das energias yin (feminina) e yang (masculina) na sua casa.

Escolha belas imagens, que transmitam paz e alegria.

Evite imagens de pessoas sozinhas, principalmente no quarto de casal.

Quadros com imagens agressivas (com armas de fogo ou de lutas) ou trágicas (como um incêndio ou um naufrágio) devem ser evitados, pois são claramente negativos e podem influenciar a energia do guá onde estão localizados.

Para identificar a imagem ideal para cada canto da sua casa, aplique o baguá.

Com informações do site Personare

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Conheça os benefícios de alguns alimentos típicos das festas juninas



Amendoim: é uma oleaginosa rica em gorduras poli-insaturadas que auxiliam no controle e tratamento do colesterol e dos triglicérides, além de ser fonte de proteínas e vitaminas do complexo B. Por possuir alto valor calórico, deve ser consumido com moderação e de preferência torrado e com pouco sal. Uma porção de 30g tem 171 Kcal.

Arroz doce: o arroz é rico em carboidratos e tem elevado teor energético. Fonte de cálcio, o arroz doce pode ter seu valor calórico reduzido para 87 calorias (100 g) por meio da troca de alguns ingredientes, como leite integral pelo desnatado e açúcar por adoçante artificial. Normalmente, em cada 100 g há 160 calorias.

Bolo de Fubá: "O fubá é um rico derivado do milho que, quando misturado com outros alimentos, como nos bolos, fornece os dois aminoácidos ausentes no milho (lisina e triptofano), tornando-se uma proteína completa", afirma o nutrólogo Lara Neto. Uma fatia de 90 g possui 233 Kcal .

Canjica: "Canjica é fonte de carboidratos, nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo", afirma a nutricionista da Mundo Verde Bruna Murta. Uma xícara de canjica contém cerca de 180 Kcal.

Maçã do amor: "A maçã tem muitas fibras solúveis, que ajudam a retardar a absorção do açúcar e diminuir o colesterol", diz José Alves Lara Neto, nutrólogo da Abran. Contudo, a versão com a camada de açúcar não possui tais benefícios e é altamente calórica. Uma unidade possui 361 Kcal.

Milho: uma espiga contém 85 Kcal. O milho é fonte de carboidrato, contém minerais, vitamina E, B1 e B2. "Deve ser consumido com moderação devido ao alto valor calórico. Não é indicado adicionar manteiga, já que ela é rica em gorduras saturadas", alerta Bruna Murta, nutricionista da Mundo Verde.

Paçoca: "Apesar de derivada do amendoim, é uma guloseima que requer cuidado, porque possui grande quantidade açúcar", ressalta Bruna Murta, nutricionista da Mundo Verde. Uma paçoca de 22g contém 115 Kcal.

Pinhão: apesar de ser fonte de amido, o que o torna rico em calorias, também é fonte de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e causam saciedade. Contém ômega 6 e ômega 9 e vitaminas do complexo B. A dica é prepará-lo somente com água e sal. A porção de 100 g possui 160 Kcal.

PIPOCA: "A pipoca contém alto teor de fibras, folato, vitamina A e C, potássio e ferro", afirma José Alves Lara Neto, nutrólogo e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Segundo a nutricionista da Mundo Verde Bruna Murta, para uma versão mais saudável, é indicado prepará-la com óleo vegetal ao invés de manteiga ou margarina. Uma porção de 25g de pipoca possui cerca de 78 Kcal

Com informações de Uol (Bem estar e saúde)

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Tendência de beleza minimalista


A combinação de penteado volumoso, olhos impactantes com cílios postiços e boca em tom vibrante formam um grande referencial de feminilidade, mas a julgar pelas apostas das famosas nos últimos tapetes vermelhos, a linha minimalista vem ganhando mais força como tendência de beleza.



O principal recurso para um visual “clean” é o cabelo com efeito molhado, hit das últimas temporadas, que pode vir em risca lateral, risca central ou em fios todos puxados para trás.

O penteado por si só já é capaz de suavizar o efeito do look, mas o make também impulsiona a beleza alinhada ao propor pele natural, blush discreto, olhos com contornos definidos e muito, muito iluminador. A boca também ganha pouco destaque, mais um fator que contribui para a elegância do visual.



A beleza minimalista foi a escolha de muitas famosas, inspire-se nelas para apostar no “menos é mais”.

Com informações do site GNT

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Acorde cedo com disposição




O sono atrasado anda atrapalhando seu rendimento? Acordar cedo sem disposição é um problema de muita gente. Mas hábitos saudáveis e inteligentes podem mudar totalmente o quadro e, assim, logo de manhã, você pode começar o dia já concentrada e animada para os compromissos do dia.

Mantenha uma hora certa para dormir e acordar, pois isso ajuda a regular o seu relógio biológico. Ao dormir mais tarde do que o costume, você desregula o cronograma natural do seu organismo, impedindo de que você consiga acordar cedo e bem.Não precisa exagerar e ser sempre pontual, mas manter uma rotina ensina o corpo a ter uma frequência.

Um fator que ajuda bastante a regular o sono é a luz, já que o corpo tem funções diferentes à noite e durante o dia. Portanto, o sol é um excelente indicador para o corpo que está na hora de acordar. Então abra a janela de manhã, pois a claridade ajuda a "dizer" ao organismo que já é dia.

Ao invés de dormir com cortinas ou persianas, que bloqueiam totalmente a passagem da luz matutina, experimente deixar a janela do quarto liberada para a entrada do sol antes mesmo de ir para a cama.
E antes de dormir, relaxe! Não é recomendado praticar atividades muito estimulantes. Substitua a televisão, internet, videogame por uma leitura leve ou uma música relaxante. Se não for domir, saia da cama! Ao se enrolar nela e não tiver esse objetivo, o corpo não reconhece mais que lá é um local de dormir, o que pode dificultar a chegada do sono à noite.

A alimentação também influencia no sono. Bebidas estimulantes como café, chá verde, preto e chocolate devem ser evitadas. Mas você pode consumi-los pela manhã, já que a cafeína, por exemplo, melhora a memória.

Conheça também o seu cronotipo, ou seja, você é uma pessoa matutina ou vespertina? Prefere se levantar e dormir mais cedo ou despertar e ir para a cama mais tarde? A maior parte das pessoas é flexível, pode se habituar a acordar cedo. Mas saber qual é sua tendência com certeza ajuda a conhecer melhor o próprio corpo.

Aproveite um período de férias ou e perceba a que horas, sem a privação de sono, o corpo sente necessidade de dormir e acordar, quantas horas você precisa para acordar bem, observando assim como o organismo se comporta.

Aposente de uma vez o despertador com a função "soneca", que apita depois de alguns minutinhos. Você pensa que engana o relógio, mas quem é feito de bobo é o seu corpo. O sono fracionado perde a qualidade e pode fazer você se sentir ainda pior ao longo do dia. A melhor forma de dizer para seu corpo que está na hora de acordar, é levantar logo, sem enrolações.

Com informações do site Vila Mulher

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Consuma frutas da estação, economiza dinheiro e ajude a proteger o meio ambiente



As frutas possuem um processo natural de nascimento e amadurecimento, cada uma delas em determinados períodos do ano que levam em conta condições climáticas como sol e chuvas. Quando consumimos frutas que não estão na época de amadurecer elas normalmente são criadas em estufas, perdendo parte de seus nutrientes.

As melhores e mais saudáveis são aquelas colhidas quando maduras processo que se dá devido a sua exposição ao sol que já torna esse alimento pré-digerido, o que dispensa um pré-cozimento.

Além disso, ao consumir frutas da época você economiza dinheiro, pois o preço fora da estação é mais elevado e evita o gasto com combustíveis para o transporte e importação das mesmas e diminui a emissão de gases na atmosfera, reduzindo sua pegada ecológica.

Abaixo a eCycle preparou um manual de frutas e as melhores épocas para serem compradas e consumidas, pois estão mais maduras, saudáveis e saborosas.

Abacate: fevereiro a julho
Abacaxi: julho a setembro/ novembro a janeiro
Ameixa: janeiro e fevereiro
Banana-maçã: janeiro a julho
Banana-nanica: janeiro a agosto
Caqui: março a maio
Figo: janeiro a março
Fruta-do-conde: fevereiro a março/ julho a agosto
Goiaba: março a junho
Jabuticaba: agosto a novembro
Jaca: fevereiro a junho
Laranja: maio a agosto/ outubro a janeiro
Limão: dezembro a junho
Maçã: janeiro a março
Mamão: abril a julho/ outubro a novembro
Manga: outubro a dezembro
Maracujá: janeiro a junho
Melancia: maio a junho/ novembro a janeiro
Melão: janeiro a maio
Morango: julho a outubro
Nectarina: dezembro a fevereiro
Nêspera: setembro a outubro
Pêra: janeiro a março Pêssego: novembro a janeiro
Tangerina cravo: abril a junho
Tangerina ponkan: maio a julho
Uva: janeiro a abril

Com informações do site Ecycle

A semente de chia e o seu efeito no emagrecimento



A semente de chia, de origem mexicana, é tão eficiente para o emagrecimento que costuma ser comparada à linhaça. Mas, afinal, ela é mesmo mais poderosa? “Sim. A semente de chia tem mais fibras, mais ômega 3 e mais nutrientes, como cálcio, fósforo e magnésio, do que a linhaça”, explica o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo. “Mas o ideal é sempre variar o uso da chia com o da linhaça, já que a segunda possui a lignana, uma fibra que tem importante efeito protetor contra o câncer”, diz Alexander. E tem mais: a semente de chia tem o poder de queimar gordura abdominal, segundo um estudo inglês publicado no British Journal of Nutrition, da Inglaterra. A única contraindicação é o consumo em excesso, pois a chia é calórica. “O indicado é consumir uma colher de sobremesa (25 g) por dia, que tem 150 calorias, a linhaça, na mesma quantidade, tem 180 calorias. Dilua a chia em um copo (200 ml) de água, suco ou leite de soja desnatado. Se preferir, coloque em iogurte, saladas ou frutas”. A chia é encontrada em semente, farinha e óleo. De acordo com o especialista, o óleo perde as funções benéficas de fibras e nutrientes. “Prefira a semente e a farinha”, completa. Abaixo, o nutricionista aponta os principais benefícios da chia.
Confira os benefícios da chia


Semente favorece o emagrecimento e melhora a saúde como um todo:

Efeito barriga chapada

 A semente de chia acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura, especialmente na região da barriga e cintura. O cálcio, também encontrado em abundância na semente, ajuda a eliminar a gordura ingerida na dieta. Ou seja: a chia é uma ótima aliada para quem quer conquistar uma barriga chapada!

Combate a celulite e as rugas

Por ser rica em ômega 3, a chia possui ação anti-inflamatória, atuando contra o envelhecimento precoce e a celulite.

Modera o apetite

O consumo regular da semente diminui a fome, porque a chia forma uma espécie de gel no estômago, o que dá sensação de saciedade.

Regula o intestino

Por conter alto teor de fibras, a chia também ajuda quem sofre de intestino preguiçoso. Mas atenção: isso só funciona para quem bebe bastante líquido (pelo menos 2 litros por dia).

Controla a ansiedade

De acordo com pesquisa da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, a semente de chia reduz os níveis de ansiedade e contribui para o combate à depressão. Isso ajuda a controlar a gula.

Previne doenças

A semente de chia auxilia o corpo no combate a doenças cardíacas, pressão alta, triglicérides, colesterol e diabetes. O alimento ainda previne a osteoporose. Alguns estudos indicam que a chia
também atua contra o câncer de mama.

Com informações do site Casa Vitana

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Cremes para manter um visual esbelto




A barriga definida é uma das tendências de beleza mais fortes da temporada. Embora ela sempre tenha sido almejada pelas mulheres, o visual esbelto está mais em voga do que nunca, graças às blogueiras que compartilham nas redes sociais suas rotinas de treino e alimentação saudável e fotos do corpo enxuto, como Gabriela Pugliesi (@gabrielapugliesi) e Carol Buffara (@carolbuffara).

Para conseguir o "look do dia", é fundamental aliar malhação com alimentação equilibrada. Mas, quem quer um abdômen-modelo pode contar ainda com outro aliado: o creme redutor. Desde que a indústria cosmética descobriu que a gordura localizada está entre as principais insatisfações da brasileira com o corpo, não pararam de surgir opções. De quebra, essas fórmulas reduzem a celulite e hidratam a pele.
       
Destock Ventre, Vichy. O gel promete redução de até 2,25 cm no abdômen e pele até 70% mais firme após 28 dias de uso.
       
Drencell Serum Anticelulite, Dermage. Sérum de rápida absorção que estimula a lipólise, eliminando a gordura localizada, a retenção de líquido e as toxinas.
       
Slimissime 360º, Lancôme. Em textura gel, promete reduzir até 4 centímetros de ondulação, combatendo a celulite e evitando seu reaparecimento.
       
Body Revolution, Cy°Zone. Gel corporal leve, é absorvido rapidamente pela pele. O massageador ajuda na penetração dos princípios ativos.
       
Com informações do site UOL
       

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Alguns erros comuns na hora de fazer atividade física



É muito bom quando finalmente largamos o sedentarismo e nos decidimos a praticar uma atividade física com determinação.
Mas fique atenta porque algumas atitudes que parecem corretas durante a hora de malhar podem ser equivocadas.
São detalhes, pequenos erros que podem fazer toda a diferença se você pretende ficar em forma e manter uma vida saudável e equilibrada. Confira!

Tomar isotônicos indevidamente
Isotônicos são indicados para atividades mais longas, que exigem mais esforço e embaixo do sol, por exemplo. Ele ajuda a manter a hidratação e repor os eletrólitos perdidos no suor. Mas se for em um local fechado e arejado, a água ainda é a melhor opção. Se você não está gastando uma grande quantidade de calorias, a bebida esportiva vira açúcar no organismo, o que é totalmente desnecessário.

Não comer depois do treino
Não tenha receio de recuperar o que você acabou de queimar, o ideal é manter o equilíbrio. Você precisa manter seu organismo saudável nutrindo-se, só não vale comer em excesso ou que seja muito calórico.

Comer pouca gordura
Em se tratando de gorduras boas (aquelas presentes no abacate, nozes, óleo de coco e sementes em geral) é ideal consumi-las em doses moderadas, pois mantém o peso e aumentam a saciedade.
Quem tem hábitos saudáveis, dificilmente consegue ingerir a quantidade de gordura recomendada. Mas na verdade a gordura é um dos nutrientes mais importantes da dieta porque é a parte estrutural de suas células. Cortar demais as gorduras pode causar fadiga, fome crônica até irritabilidade e aumentar o risco de lesão.

Dobrar o número de refeições
Pode não parecer, mas consumir barras de cereais ou shakes meia hora depois do exercício e depois fazer uma refeição em casa é exagero. Mesmo que seja uma alimentação equilibrada.
Embora uma barrinha não é considerada uma refeição, no momento em que você ingere esse alimento está adquirindo nutrientes que poderiam estar apenas no seu prato e não duplicados. Se você vai demorar pra chegar em casa ou sente muita fome até o horário do jantar um conselho é comer frutas ou tomar um iogurte nesse meio tempo.

Ingerir apenas barrinhas de proteína
Elas podem ser um nutriente chave para você se recuperar depois de fazer exercícios, mas não somente. Além da barra é importante ingerir também uma fonte de gordura saudável, grãos integrais e claro, muita água.

Com informações do site Vila Mulher

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Taça de morango






Ingredientes:
2 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor sem sabor

1/4 de xícara (chá) de água

2 copos de iogurte desnatado

1 colher (sopa) de folhas de hortelã

1/3 de xícara (chá) de açúcar

400 g de morango cortado ao meio

1 colher (sopa) de vinho do Porto

Modo de preparo:
Polvilhe a gelatina na água. Mexa e leve ao fogo, em banho-maria, até se dissolver. Reserve.
Bata no liquidificador o iogurte, a hortelã e o açúcar.
Misture com a gelatina e leve à geladeira até engrossar.
Misture o morango com o vinho.
Distribua em 4 taças.
Acrescente o iogurte.
Deixe na geladeira até a hora de servir.

Receita do site M de Mulher

terça-feira, 11 de junho de 2013

Os benefícios da produção orgânica



Quando passou a viver em um sítio encravado na Serra da Mantiqueira, em Amparo, interior de São Paulo, Guaraci Diniz nada sabia sobre agricultura. O ano era 1985, e ele, que herdara a terra, só buscava a subsistência da família, produzindo café e leite.

Diniz teve contato com os fundamentos da agricultura orgânica e descobriu que resolveria a falta de água no inverno se mudasse seu modo de produção. Recuperou o solo, replantou as matas ciliares, abriu mão de agrotóxicos e adubos químicos.

Hoje já não falta água no Duas Cachoeiras, assim batizado em razão da abundância que brota de quatro nascentes. O sítio é referência em produção de base ecológica.

"A agricultura orgânica é melhor para o ambiente por considerar a propriedade um sistema vivo e respeitar o ecossistema", diz Diniz, que é presidente da Associação da Agricultura Orgânica.
A substituição de adubos químicos por naturais reduz a contaminação do solo e da água. A opção pelo controle biológico de pragas restaura a biodiversidade local.


Outra prática comum é plantar várias culturas numa mesma propriedade, respeitando a presença dos remanescentes de florestas, sistema conhecido como agroflorestal. Em oposição à monocultura, isso ajuda a aumentar a biodiversidade.

O sítio de Diniz preserva remanescentes de mata atlântica, ao mesmo tempo que produz feijão, milho, girassol, mandioca, arroz, hortaliças, mel e lã oriunda da criação de ovelhas.

Outro aspecto positivo diz respeito à questão social. "Como 80% da produção é feita pelas mãos da agricultura familiar, optar por esse tipo de alimento ajuda a fixar famílias no campo", diz Elaine de Azevedo, nutricionista especializada em orgânicos.

Segundo ela, a ideia de que comer sem agrotóxicos faz bem à saúde é consenso, mas é preciso ampliar essa noção. "Os orgânicos não fazem bem só à saúde do indivíduo, são bons para a saúde do ambiente."

Com informações do site Folha de São Paulo

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Os benefícios que o sono faz para saúde



O sono tem diversas funções essenciais para o nosso organismo. Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite em decorrência de estresse e preocupação pode causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos. A neurologista Rosa Hasan, responsável pelo Laboratório do Sono do Hospital São Luiz, explica que o sono de qualidade ruim desorganiza o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios, favorecendo diversas doenças como obesidade e depressão. Listamos alguns benefícios que você perde e como sua saúde sofre ao ter uma noite mal dormida. Confira:


Previne a obesidade
Durante o sono nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade portanto, pessoas que tem dificuldades para dormir produzem menores quantidades desta substância. "A consequência disso é ingestão exagerada de calorias durante o dia, pois o corpo não se sente satisfeito", explica a neurologista Rosa Hasan. Além disso, o grupo dos insones produzem uma maior quantidade de um outro hormônio, a grelina, uma substância que está relacionada a fome e a redução do gasto de energia.
Outro fator é importante é a perda de gorduras, segundo um estudo feito na Universidade de Chicago, pessoas que dormem de seis a oito horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono fragmentado. De acordo com o estudo, dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.


Combate à hipertensão
Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovou que um sono profundo e ininterrupto está relacionado a bons níveis de pressão arterial. A neurologista Rosa Hasan explica que a dificuldade em descansar durante a noite é equivalente a um estado de estresse, aumentando a atividade da adrenalina no corpo. "Uma noite mal dormida deixa o organismo em estado de alerta, aumentando a pressão sanguínea durante a noite", explica a especialista. Ela afirma que com o tempo essa alteração na pressão sanguínea se torna permanente, gerando a hipertensão.


Fortalece a memória
Pressão que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela Universidade de Lubeck, na Alemanha. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado.
O especialista em apneia Fausto Ito, membro da Associação Brasileira do Sono, explica que, durante a noite, o cérebro faz uma varredura entre as informações acumuladas, guardando aquilo que considera primordial, descartando o supérfluo e fixando lições que aprendemos ao longo do dia. "Por esse motivo, quem dorme mal, geralmente, sofre para se lembrar de eventos simples, como episódios ocorridos no dia anterior ou nomes de pessoas muito próximas", diz.


Favorece o desempenho físico
Quando dormimos profundamente e sem interrupções, nosso corpo começa a produzir o hormônio GH, responsável pelo nosso crescimento. Essa substância só começa a ser produzida aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir - por conta disso, pessoas que tem o sono fragmentado sofrem dificuldades de sintetizar esse hormônio. "O hormônio do crescimento tem como funções ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose", explica a endocrinologista Alessandra Rasovski, da Sociedade Brasileira e Endocrinologia e Metabologia.


Controla o diabetes

Pessoas com diabetes e tem um sono insuficiente desenvolvem uma maior resistência insulínica, tornando o controle da doença mais difícil. É o que afirma um estudo feito pela Northwestern University, dos Estados Unidos. Os pesquisadores monitoraram o sono de pessoas com diabetes por seis noites. Os participantes que tiveram o sono de má qualidade tiveram aumento de 23% nos níveis de glicose no sangue e 48% nos níveis de insulina. Usando esses números para estimar a resistência insulínica do indivíduo, os pesquisadores concluíram que portadores de diabetes que dormem mal tinham 82% mais resistência insulínica que os portadores com sono de qualidade. 


De acordo com a endocrinologista Alessandra Rasovski, dormir mal em decorrência de distúrbios do sono não só dificulta o controle da doença como também pode favorecer o aparecimento de diabetes tipo 2. ?É durante o sono que o corpo estabiliza os índices glicêmicos. Quem não tem um sono de qualidade sofre com o descontrole do nível de glicose, podendo desenvolver diabetes, explica.

Melhora o desempenho no trabalho
Pessoas que tem o sono constantemente interrompido ao longo da noite ou não dormem o suficiente não conseguem atingir os estágios mais profundos do sono, e por isso não descansam de forma adequada.
O especialista em medicina do sono Daniel Inoue, do Hospital Santa Cruz, conta que os principais sintomas sentidos por uma pessoa que não dorme são sonolência diurna, irritabilidade, fadiga, dificuldade para se concentrar ou absorver novas informações e maior facilidade de sofrer graves acidentes de trânsito e trabalho.
"O estresse no trabalho também pode aumentar os comportamentos de risco, como tabagismo e abuso de álcool e drogas, além de desencorajar hábitos saudáveis, como atividade física e a alimentação equilibrada", alerta Daniel.


Com informações do site Minha Vida

sexta-feira, 7 de junho de 2013

A importância do uso do protetor solar



Independentemente da estação do ano ou temperatura, sempre devemos ter cuidados com a nossa pele, principalmente quando o assunto é a proteção solar. O Sol forte traz muitos danos, como envelhecimento precoce, queimaduras, e até mesmo o câncer de pele.

A proteção solar deve começar na infância, visto que o principal fator de risco é o efeito cumulativo da radiação solar na pele. Hoje, sabemos até que o Sol acelera o envelhecimento cutâneo. Por esta razão, mesmo se o dia estiver nublado, é necessário o uso do protetor solar”, esclarece a dermatologista Gisele Ferreira.

É muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre o tipo de protetor solar. Mas, a especialista orienta que a busca está vinculada ao tipo de pele e o estilo de vida de cada um:  “Por exemplo, se a pessoa trabalha diariamente com total exposição ao Sol, o protetor será diferente daquela que permanece durante um longo período do dia em um escritório. O ideal é a utilização diária de filtros solares com fator de proteção (FPS) acima de 30. É importante, também, a reaplicação, podendo ser de duas a três vezes por dia. Um FPS mais alto é indicado para pacientes que apresentam alguma patologia”.

Ainda de acordo com a especialista, em locais como praia e piscinas, a aplicação do produto deve ser feita 10 minutos antes da exposição ao Sol. “É preciso reaplicar o protetor a cada duas horas. Hoje já existem filtros solares mais resistentes à água. De qualquer forma, está indicada a reaplicação após sair da água”, recomenda.

Quando o assunto é acne, Dra. Gisele explica que uma das causas é a combinação errada de um protetor solar e um determinado tipo de pele. “O dermatologista deve examinar a pele do paciente e indicar o produto adequado. Em geral, deve-se dar preferência aos filtros Oil free (que reagem bem à pele oleosa) ou não comedogênicos, que evitam a erupção ou obstrução dos poros”, instrui a dermatologista.

Já para as mulheres que por algum motivo precisam usar maquiagem diariamente, vai um alerta: “O ideal é aplicar o protetor e antes de se maquiar. Só depois que o produto já estiver seco é que ela deve começar a passar os produtos de beleza”, finaliza.

Com informações do site Sua Dieta

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Os efeitos positivos da música



Ouvir música não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar, ela pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física. Além disso, funciona como um “remédio” para vários problemas, segundo a pediatra Ana Escobar e a musicoterapeuta Marly Chagas.

Isso acontece porque a música ativa o centro de prazer do cérebro, assim como o sexo e o chocolate, por exemplo. Ela libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar e, por isso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparados físicos como tratamento de diversos problemas, e tem trazido ótimos resultados.
Em relação à atividade física, a música pode ajudar a embalar o exercício e torná-lo mais fácil e mais prazeroso, como mostrou a reportagem da Marina Araújo.

Segundo o músico e empresário Alexandre Casa Nova, a música é um estímulo importante para quem se exercita porque disfarça a sensação de fadiga, dor e cansaço e, no lugar, traz um sentimento bom de alegria e motivação, deixando a pessoa mais confortável.

 mesmo acontece com a música para dormir ou acordar. Sons mais graves e lentos, por exemplo, ajudam a pessoa a se desligar das preocupações e, comprovadamente, facilitam o sono e combatem a insônia. Por outro lado, sons animados, energéticos e acelerados são bons durante a manhã para despertar e ajudar a acordar.

Há ainda o benefício da música durante o período de gestação, ela é capaz de acalmar os recém-nascidos e reduzir, por exemplo, em até dez dias a permanência deles na UTI neonatal. Essa identificação dos pequenos com a música começa, no entanto, depois da 21ª semana de gestação, como explicou a pediatra Ana Escobar.

Isso porque, na 20ª semana, o aparelho auditivo do bebê, apesar de já estar pronto para receber vibrações sonoras, ainda tem o conduto auditivo externo bloqueado por um tecido de células que protege o desenvolvimento do tímpano. A partir da 21ª semana, essa parede se rompe, o tímpano entra em contato com o líquido amniótico e começa a receber e processar vibrações, fazendo com o que o bebê comece a ouvir.

Com informações do site G1

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Receita saborosa de um risoto rápido sem glúten



O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, cevada, centeio e aveia. Ele está nos nossos pães de todas as manhãs, na lasanha de domingo, na cerveja do sabadão de sol, na coxinha de frango do botequim, no bolo quentinho da avó, na bolachinha light devorada na frente do computador no fim da tarde, na pizza de mussarela da noite de sexta-feira. Tão íntimo da nossa rotina que pensar em abandoná-lo pode ser assustador.

Mas para parte da população mundial ele é intolerável e deve ser eliminado da dieta completamente. Para essas pessoas, portadoras da chamada doença celíaca, o glúten ataca o intestino e provoca sintomas como diarreias, perda de peso e anemia. Há ainda os hipersensíveis, que sofrem com sintomas mais leves e, em geral, podem consumir em pequenas quantidades. Para o restante das pessoas, ele não faz mal, afirma a nutricionista Daniela Jobst, mas também não traz nenhum nutriente e, assim, não é essencial a ninguém. Por isso, dar um tempo nos alimentos que contêm glúten ou apenas cortar os excessos pode ser uma boa pedida para aumentar a sensação de bem-estar.

Confira a receita saborosa de um risoto rápido para quem quer ou precisa seguir uma dieta assim.

Ingredientes
Abóbora japonesa
Azeite ou manteiga
Cebola
Arroz para risoto
Vinho branco
Caldo de legumes
Alho poró
Queijo brie

Modo de fazer
Cozinhe a abóbora, mas não deixe que fique muito mole. Tire a polpa e reserve. Em uma panela coloque a manteiga ou o azeite e doure a cebola. Depois coloque o arroz e um pouco de vinho. Mexa e acrescente um pouco do caldo de legumes. Vá acrescentando a abóbora. Conforme o arroz for secando, acrescente mais caldo. O segredo é mexer sempre e o tempo todo. Quando estiver no ponto, acerte o sal, acrescente o alho-poró (previamente puxado no azeite) e o queijo brie cortado em quadradinhos. Sirva imediatamente.

Com informações do site Vida Simples

terça-feira, 4 de junho de 2013



Ter hábitos econômicos faz bem o meio ambiente. E também ao bolso. Ou seja, dá para viver com menos impacto e ainda economizar dinheiro. Saiba quanto os eletrodomésticos mais comuns nas casas brasileiras gastam de energia e economize!

Ar condicionado

Representa de 2 a 5% da conta de luz. Quer ter um ambiente climatizado e mais agradável sem sofrer no final do mês? Algumas dicas: instale o aparelho em local com boa circulação de ar, mantenha portas e janelas fechadas para evitar a entrada de ar do ambiente externo, limpe os filtros com frequência, já que a sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais, e não deixe o ar ligado se for ficar muito tempo fora do cômodo!

Lâmpada

A iluminação representa de 15 a 25% do valor da conta. Por isso, nada melhor do que a luz natural. Durante o dia, abra janelas e cortinas, deixe o sol entrar… quanto mais você puder usar a iluminação natural, melhor. Também vale a regrinha básica de “ao sair, apague a luz”.
Manter luminárias limpas também é uma forma de economizar, pois a iluminação se torna mais eficiente. Se possível, instale lâmpadas fluorescentes, que duram mais e gastam menos energia. Mas não esqueça que este tipo de lâmpada não deve ser descartada no lixo comum.

Televisão

O aparelho que toma conta das casas brasileiras representa de 10 a 15% da conta de energia. Para economizar, dicas simples: evite deixar o aparelho em modo stand by, com uma luzinha acesa – isso também gasta energia! E não custa lembrar: evitar excessos é a melhor forma de economizar. Pra quê deixa a televisão ligada sem necessidade?

Máquina de lavar roupa


É representante de até 5% da conta. O que é importante saber: ligue a máquina só quando ela estiver com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante (isso faz com que você economize água e energia). Limpe frequentemente o filtro da máquina e leia o manual de instruções para otimizar o uso o máximo que puder.

Ferro elétrico

Representa de 5 a 7% do valor da conta. A melhor forma de economizar é acumular o máximo de roupas que puder para que o ferro seja ligado o mínimo de vezes possível (o aquecimento do aparelho consome muita energia). Outra dica é começar a passar roupa pelos tecidos que exigem temperaturas mais baixas.

Geladeira

É a vice-campeã do consumo, com uma média que varia de 25 a 30% da conta de energia. É importante observar o local em que a geladeira está instalada. Evite encostá-la em paredes ou móveis e a mantenha longe de raios solares e fontes de calor, como fogões ou estufas.
De vez em quando você coloca alguma roupa para secar na parte traseira? Esqueça. Isso aumenta o consumo. A manutenção também é importante: limpe a geladeira com freqüência e mantenha as borrachas de vedação em bom estado.
Além disso, evite abrir e fechar muitas vezes (ao abrir, retire o que for precisar de uma vez), não coloque alimentos quentes (isso exige um esforço maior do motor) e não bloqueie a circulação interna de ar frio com prateleiras de vidro ou plástico.

Chuveiro elétrico

É o campeão do consumo. Representa de 25 a 35% da conta. Banhos mais curtos economizam, além de energia, água. Precisa falar mais?

Com informações do site Super Interessante

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Calendário do jardim




Se você resolveu aproveitar o segundo semestre do ano para investir na jardinagem, conheça os cuidados que você precisa ter mês a mês para garantir flores bonitas e horta fresquinha até o final do ano. 

Junho
Florescem neste mês: Pata-de-vaca, bico-de-papagaio, angélica.
Plante: Romã, figo, caqui.
Dica: Diminua a rega dos vasos, especialmente se sua cidade tiver histórico de geadas. 

Julho
Florescem neste mês: Ipê-roxo, flor-de-são-joão, Cattleya loddigesii.
Plante: Maracujá, rabanete.
Dica: É época de podar roseiras e hortênsias e adubá-las com esterco bem curtido. 

Agosto
Florescem neste mês: Ipê-amarelo.
Plante: Tagetes, onze-horas, tinhorão, pimentão.

Setembro
Florescem neste mês: Frésia, sibipiruna, dendróbio.
Plante: Pimenta, abóbora.
Dica: Passe para um vaso maior as orquídeas que estiverem com muitas raízes à vista. 

Outubro
Floresce neste mês: Jacarandá.
Plante: Quiabo, salsa, coentro.
Dica: Pode as azaleias e adube as árvores frutíferas com esterco bem curtido. 

Novembro
Florescem neste mês: Hortênsia, cássia, flamboyant.
Plante: Alisso, coreópsis
Dica: Retire as folhas secas dos vasos e organize-os para que não fiquem amontoados, o que atrai pragas. 

Dezembro
Florescem neste mês: Alamanda, manacá-da-serra, primavera
Plante: Abobrinha, pepino.
Dica: Ponha os vasos que gostam de mais água sob um prato com uma camada de areia grossa e um fio de água no fundo.  


Com informações do site M de Mulher