segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Jam Sessions Jazzísticas


O fim de noite do Festival é um dos momentos mais quentes em Guaramiranga. Nada a ver com a temperatura, mas com a animação dos músicos e do público na Cidade Jazz & Blues durante as JAM Sessions.

As "jams", como são popularmente chamadas as apresentações que acontecem da meia-noite às 3h da manhã, são marcadas por encontros inéditos. Um músico ou uma banda comanda o palco e convida outros instrumentistas. O improviso é a palavra de ordem nesses shows, onde músicos de diferentes bandas se juntam no palco e mandam ver no jazz ou no blues!

Neste ano, serão duas "jams" de jazz e duas de blues. As jazzísitcas serão comandadas por Cainã Cavalcante, na noite de domingo, e Nélio Costa, fechando o Festival na madrugada de terça para quarta-feira.

Cainã Cavalcante é jovem veterano instrumentista. Apesar dos 22 anos de idade, tem um currículo longo e invejável para muitos marmanjos. Ele já mostrou seu talento nos palcos e em estúdios com grandes referências da música nacional e internacional, como os instrumentistas Yamandú Costa, Manassés de Sousa, Pantico Rocha, Jorge Helder, Arthur Maia, José Staneck, Renato Borghetti e o grande mestre Dominguinhos; os cantores e compositores Belchior, Jorge Vercillo, Vander Lee, até o tenor Plácido Domingo. Com dois CDs gravados, Cainã lança em 2013 seu primeiro DVD.

Nélio Costa é um dos maiores baixistas cearenses. Já acompanhou artistas de renome nacional como Maria Creuza, Nelson Gonçalves, Fagner, Jorge Vercillo, João Donato, Waldonys, Manassés, Amelinha, Fausto Nilo e Pery Ribeiro. Morou muitos anos em Colônia, na Alemanha, onde graduou-se em Pedagogia Musical (baixo elétrico e guitarra, nas áreas de Jazz e música Pop) e trabalhou com diversos grupos e estilos musicais, como jazz, salsa, reggae e bossa-nova. Em 2012 lançou "Do baixo para cima", seu terceiro CD. Na ocasião, trouxe a Fortaleza três músicos alemães influentes na cena jazzística do país, dentre eles o guitarrista Werner Neumann, professor doutor em guitarra da Universidade de Leipzig. Este projeto foi aprovado pela lei Rouanet, com o patrocínio da CHESF.

Com informações do site Jazz Blues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário