sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Cuidado com o sol neste feriado


O sol é bom, mas pode ser um inimigo implacável para quem não fica atento e toma os cuidados fundamentais. Ele ativa as glândulas sebáceas e a umidade típica desta época do ano faz com que a hidratação natural da pele e a transpiração evaporem mais devagar. Isso deixa a pele muito mais oleosa do que o normal.

Essa oleosidade e células mortas obstruem os poros, por isso é bom usar sempre esfoleantes pouco abrasivos. Eles irão renovar as células retirando essas impurezas da pele. "Por isso é bom substituir os cremes por gel neste período", ensina a esteticista Tânia Regina Ferreira, que tem 20 anos de experiência em cuidados com a pele e cabelos. Tônicos e adstringentes à base de álcool também devem ser evitados, uma vez que esta substância ativa ainda mais a fabricação de óleo pela pele. Perfumes na praia, também nem pensar.

Quanto ao bronzeado, que dá aquele charme a mais a todos nós e espanta de vez o tom "amarelo escritório" da pele, é preciso ter muito cuidado. Não adianta querer ficar super morena no primeiro dia de sol. Tânia alerta que este pode ser um dos maiores perigos para a pele. "O melhor é usar um bloqueador solar, principalmente se a pele for muito clara. Depois de um período de exposição, ou para peles um pouco mais morenas, pode-se diminuir o grau de intensidade do protetor para 30, 15. Mas não esqueça: sol seguro é antes das 10:00 da manhã ou depois das 4:00 da tarde".

Em casa, tome um banho frio e relaxante de no mínimo 10 minutos. Não use sabonete em exagero sobre a pele. Pode ressecá-la. Dê preferência a sabonetes neutros, os glicerinados ou com leite de cabra. Sempre com hidratante. Após o banho, aplique um hidratante com protetor solar.

Tânia ainda dá dicas importantíssimas para quem vai encarar dias de sol no Carnaval:
Chapéu cai sempre bem. É chique, complementa o visual e, principalmente, protege a pele do rosto da exposição.

Óculos escuros. Sempre. Mais sensível do que a pele do rosto é a região dos olhos, onde as mulheres sofrem com os famosos "pés de galinha". O sol em excesso neste local acelera muito o surgimento dessas ruguinhas indesejáveis.

A cada mergulho no mar ou piscina, uma ducha de água doce. O sal e o cloro são inimigos na sua batalha em prol da saúde e estética da pele. Fuja deles!

Tomar muita água para hidratar a pele enquanto estiver na piscina ou praia. Água nunca é demais.

Se você tem acne, use filtro solar em gel e mais nada. Nenhum tipo de creme é indicado para peles
com acne. Siga sempre o tratamento de uma especialista.

E, para dar longa vida à pele, no final das férias procure um especialista e faça um tratamento geral.

Com informações do site Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário