segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os benefícios do alongamento





O treino de flexibilidade é algo de suma importância tanto para saúde quanto para o alto rendimento desportivo. Esta é uma capacidade física essencial a qualquer atleta ou pessoa que deseja ter um mínimo de condicionamento físico.


O alongamento reduz tensões musculares, ansiedade, estresse e fadiga, aumenta a elasticidade muscular, relaxa, ativa a circulação, melhora a postura e performance na maioria das modalidades desportivas. Por outro lado atletas que não mantém sua flexibilidade podem apresentar perda em rendimento.


Contudo, estudos recentes demonstraram não haver relação entre alongamento e prevenção de lesões, ou seja, mesmo fazendo alongamento, o esportista não está livre das lesões e nem mesmo está diminuindo o risco de sua ocorrência.


Mesmo que alongar não proteja das lesões, a maioria dos especialistas ainda aposta nos outros benefícios. A indicação mais correta seria que exercícios de alongamento fossem executados num período distante das sessões de treino mais fortes e após um breve aquecimento. Entretanto, caso de falta de tempo, o alongamento poderia ser realizado anteriormente a sessão de treino.


Após a atividade, alguns autores ainda indicam o alongamento com objetivo de evitar compensações e sobrecargas músculo-esquelética tardias, porém deve ser feito de maneira leve e progressiva. Em outras palavras, podemos alongar desde que seja com uma intensidade muito aquém daquela necessária para ganharmos flexibilidade.


Em fim, treinar flexibilidade é algo fundamental e seus benefícios estão fora de questionamento. Porém, o que vem gerando polêmica, é o fato do alongamento não prevenir lesões e, até mesmo, poder causá-las se praticado de forma inapropriada. A experiência nos mostra que, se realizado de maneira moderada e em momentos específicos, seus benefícios são praticamente garantidos. Contudo, não podemos crer que simplesmente fazendo alongamentos a toda hora estaremos livres de lesões.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Comer frutas vermelhas pode retardar o declínio cerebral

Mulheres que consomem grande quantidade de mirtilo e morangos sofrem um declínio mental causado pela idade mais lento em comparação com mulheres que consomem poucas frutas ricas em flavonoides, afirma um estudo americano. Baseados em uma pesquisa com mais de 16 mil mulheres que responderam a questionários regulares sobre seus hábitos de saúde de 1976 a 2001, os resultados mostram que as que comiam mais destas frutas atrasaram o declínio cognitivo em até 2,5 anos.

 A cada dois anos de 1995 a 2001 os pesquisadores mensuraram as funções mentais de pessoas com mais de 70 anos, de acordo com o estudo publicado nos Anais de Neurologia."Fornecemos as primeiras evidências epidemiológicas de que as 'berries' (frutas vermelhas) podem atrasar o avanço do declínio cognitivo em mulheres idosas", afirma Elizabeth Devore, médica do Hospital Brigham and Women e da Escola de Medicina de Harvard em Boston, Massachusetts.

"Nossas descobertas têm implicações significantes para a saúde pública, já que aumentar a ingestão de frutas vermelhas é uma modificação bastante simples para testar a proteção da cognição em adultos mais velhos". Devore acrescenta que as descobertas são de importância particular para a população idosa, que está crescendo.

O número de americanos com 65 anos ou mais aumentou 15% de 2000 a 2010, de acordo com o censo dos Estados Unidos. Robert Graham, médico do Hospital Lenox Hill, em Nova York, que não estava envolvido no estudo, disse que comer mais frutas vermelhas é uma boa ideia para pessoas de qualquer idade. "Muitos estudos epidemiológicos, como este, acrescentam à pesquisa científica básica que as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias das frutas vermelhas têm um papel benéfico no declínio cognitivo relacionado à idade", explica Graham.

"Eu aconselharia todos os meus pacientes, de qualquer idade, a comer mais frutas vermelhas.” Flavonoides são oxidantes encontrados em 'frutas vermelhas, maçãs, frutas cítricas, chá, vinho tinto e cebolas, e pesquisas anteriores mostraram que podem reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer ".

O atual estudo mostra que mulheres que consumiram mais flavonoides, especialmente frutas vermelhas, tiveram um declínio cognitivo mais lento com o passar do tempo do que mulheres com menor ingestão desses compostos" ressalta Nancy Copperman, diretora de iniciativas de saúde pública do Sistema de Saúde Judaico de North Shore-Long Island, em Nova York. "Aumentar nosso consumo de frutas e vegetais é uma das melhores formas de viver uma vida saudável", completa.
Com informações do Ig

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Melhore sua saúde mental e seu humor em 5 minutos diários

Uma pesquisa feita na Inglaterra diz que apenas cinco minutos de exercícios diários feitos em áreas verdes ou próximo a água beneficia o humor das pessoas, a autoestima e a saúde mental. De fato, os pesquisadores observaram que "pequenas doses" de exercício ao ar livre produzem efeito positivo para a saúde do que "grandes doses" esparsas. Já está comprovado que a dupla, exercício mais exposição à natureza pode melhorar e proteger a saúde mental.

O pesquisador Jules Pretty e seus colaboradores da Universidade de Essex, Inglaterra, queriam comprovar a existência da sinergia entre as duas situações. Então, observaram voluntários durante um treino de exercício, o qual assistiam a cenas projetadas numa parede. Perceberam que os participantes que assistiram as cenas de ambientes rurais e urbanos tiveram melhora intensa na pressão sanguínea e no humor do que aqueles que se exercitaram e assistiram a cenas "não prazerosas" num ambiente fechado como em casa ou na academia.

Com esses primeiros resultados, os pesquisadores resolveram avaliar os efeitos da combinação exercício mais "ar livre" em dez estudos com diferentes tipos de exercícios "verdes", tais como jardinagem, ciclismo, pesca, remo, caminhadas em parques e campus de universidades, atividades de vela e caminhadas comunitárias em locais urbanos, no total foram avaliadas mais de 1.250 pessoas.

O benefício substancial aconteceu nos primeiros cinco minutos de atividade física ao ar livre e curiosamente à medida que o exercício se prolonga no tempo, os efeitos para a saúde mental são em menor intensidade. A pesquisa também mostrou que um dia inteiro de atividades ao ar livre tem um 'pico' no nível de benefício para a pessoa. Tanto pessoas saudáveis como aquelas com depressão, ansiedade e outras doenças mentais são favorecidas pela atividade física num ambiente verde com melhora significativa na autoestima.

 Para pessoas com transtornos psíquicos os benefícios podem ser maiores. Que tal seguir os conselhos dos pesquisadores e encorajar a si mesmo e as pessoas ocupadas ou estressadas com o trabalho a sair para ambientes ao ar livre, regularmente, por curtos períodos de tempo? Veja se perto de sua casa ou do seu trabalho há alguma praça ou área verde para dar uma "escapadinha" de pelo menos cinco minutos todos os dias, afinal a atividade física previne doenças. Cuide-se.  

Com informações do site Bbel

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Wrap de salada com iogurte

Um sanduiche leve e gostoso para deixar seu lanche da tarde melhor!  

Ingredientes

1 1/2 colher (sopa) de maionese light
4 colheres (sopa) de iogurte desnatado
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (sopa) de salsa picada
Sal a gosto
2 pães sírios (50 g cada um)
100 g de queijo prato light cortado em fatias finas
1 xícara (chá) de folhas de alface americana ou romana rasgadas grosseiramente
1 cenoura pequena ralada
1 pepino japonês cortado em tirinhas
1 beterraba pequena ralada

Modo de preparo

1. Numa tigela, misture a maionese, o iogurte, a mostarda, a salsa e sal. Mexa bem e reserve.
2. Corte o pão sírio ao meio no sentido horizontal para obter dois discos finos.
3. Sobre uma das metades do pão disponha uma fatia de queijo, uma colherada da pasta reservada, a alface, a cenoura, o pepino e a beterraba.
4. Enrole como se fosse um rocambole e corte ao meio.
Repita esse procedimento com as outras fatias de pão e sirva.  

Com informações do site M de Mulher

terça-feira, 24 de abril de 2012

Equoterapia reduz o estresse





Há vários tratamentos que complementam a medicina tradicional e são conhecidos como terapias alternativas. Entre eles está a equoterapia, tratamento com cavalos que proporciona mais qualidade de vida, bem-estar e outros benefícios aos praticantes. "Na equoterapia o cavalo é utilizado como instrumento terapêutico junto a uma equipe interdisciplinar composta por profissionais na área da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento global do praticante. O paciente necessita de um atestado médico para fazer a terapia e depois passará por uma avaliação da equipe de equoterapia, quando serão traçados os objetivos do tratamento", explica Luciane Padovani, terapeuta ocupacional.

"Todo o tratamento de equoterapia se baseia no relacionamento entre o cavalo e o paciente. Durante o deslocamento do animal, a pessoa que está realizando o exercício recebe de 1800 a 2200 estímulos cerebrais e ajustes tônicos, que são movimentos automáticos de adaptação do praticante ao movimento do cavalo. Eles percorrem a coluna por meio da medula espinhal, chegando ao sistema nervoso central (SNC). No SNC, os neurônios se unem, gerando novas células nervosas, que servirão como ponte na realização de uma determinada atividade motora dificultada por uma lesão cerebral, problema genético ou psicológico", afirma Letícia Junqueira, fisioterapeuta do Espaço Letícia Junqueira. 

A equoterapia traz diversos benefícios aos praticantes. "A inter-relação pessoa e animal propicia uma interação dos aspectos cognitivos, o que facilita a reação a partir da participação, fortalecendo a autoestima. Envolve também a área motora, com estímulo ao equilíbrio, postura, melhora no tônus muscular, provoca relaxamento do corpo, além de diminuir a ansiedade, estresse, fobia e melhora do contato social", garante Luciane. "A equoterapia oferece em menos tempo e potencializa os resultados que a terapia realizada no solo daria, trazendo melhoras na parte motora, psicológica e social do praticante", comenta Letícia. 

Além de auxiliar no tratamento de problemas de saúde, a equoterapia pode ser indicada para pessoas que estão estressadas, deprimidas ou que procuram um tratamento alternativo para estas patologias. "O ambiente tranquilo e ao ar livre onde a equoterapia é realizada e o contato com o animal auxiliam na recuperação de pessoas com estes problemas. Também ocorre o aumento da autoestima, pois o praticante é desafiado a lidar com um animal maior que ele, e o fato de dominá-lo faz a pessoa se sentir motivada e com a autoestima elevada.


A rotina da seção de equoterapia, desde o comprimento feito ao cavalo, a colocação da sela, o montar e fazer a alimentação do animal, além do aumento do nível de serotonina que ocorre no metabolismo do praticante, permitem que ele se sinta mais feliz e menos estressado", avisa a fisioterapeuta Letícia.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Como sair do sedentarismo




Se você não pratica exercícios físicos há algum tempo e, no dia a dia, o máximo que seu corpo se movimenta é para se locomover de casa para o carro e do carro para casa, não é preciso ser especialista para dizer que você está levando uma vida sedentária.

Você não precisa desejar ter um corpo de capa de revista para se exercitar. Movimentar-se, ainda que por apenas alguns minutos diários, traz mais disposição, energia e saúde para nossas vidas. E para sair do sedentarismo, não há outro jeito, é preciso mesmo começar.

Não importa há quanto tempo ou por quais motivos você esteja sedentário, nunca é tarde para começar. Primeiramente, procure um médico para determinar, a partir de suas condições atuais de saúde, quais exercícios você está apto a realizar. O importante é não ficar parado.
 
Pequenas decisões ao longo do dia, tais como usar as escadas ao invés do elevador, descer do ônibus alguns pontos antes e ir caminhando até o trabalho ou usar a bicicleta para ir comprar o pão, já trazem mais movimento para sua rotina diária.

Atitudes como essas não chegam a suprir a necessidade semanal de exercícios que gira em torno de 30 minutos de atividade moderada, cinco vezes por semana, mas é uma maneira de começar a sair do sedentarismo.

Não pense que todos os dias você terá o mesmo pique do começo. Quando iniciamos uma atividade física, a novidade da prática faz com que a realizemos com mais motivação e energia e, por isso mesmo, nossa tendência é exagerar. Porém, como o corpo não está acostumado, o excesso pode causar dores e desestimular a continuidade da prática.

A melhor maneira de inserir na rotina o hábito de se exercitar é começar praticando de 15 a 20 minutos de atividade física diária e, gradativamente, ir aumentando esse tempo.

Crie um sistema simples para acompanhar a luta contra o sedentarismo. Você pode simplesmente marcar em um calendário quais os dias em que você conseguiu fazer alguma atividade física e quantos minutos foram dedicados a ela. Você irá notar que nos meses em que a prática for mais regular, sua disposição e condicionamento físico provavelmente terão melhoras visíveis.

Com informações do site Bbel

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Alimentos que barram o envelhecimento


Enquanto a ciência e a medicina buscam incessantemente novos artifícios e produtos para combater o envelhecimento, alguns dos ingredientes da fonte da juventude podem estar no prato. Uma alimentação mais natural, com quantidades significativas de frutas, legumes e verduras, aliada a hábitos de vida saudáveis, como prática de esportes, menos estresse e sono regular, pode adiar o aparecimento dos primeiros sinais do tempo na pele.

De acordo com a nutricionista Giovanna Arcuri, uma dieta rica em nutrientes que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce não faz milagre. “Não é da noite para o dia que a pele melhora. Isso acontece no longo prazo, pelo menos três meses”, diz. Para alcançar o resultado mais rapidamente, o ideal é consumir de cinco a seis porções de alimentos benéficos por dia.

Às pessoas que já têm a pele um pouco envelhecida, a nutricionista afirma que o resultado pode ser potencializado se os ingredientes forem tomados em forma de suco de preferência em jejum para que o organismo absorva melhor os nutrientes.

A seguir, ela recomenda alguns dos melhores itens que podem ajudar no rejuvenescimento.

Maçã
Além de atuar no controle do colesterol e dificultar a absorção de gorduras, a maçã é indicada por sua ação anti-inflamatória, na prevenção de celulite, por melhorar a aparência da pele e eliminar toxinas. Rica em fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais como fósforo e ferro, a maçã também purifica o sangue e ajuda a resolver problemas intestinais, que muitas vezes surtem efeitos negativos na pele.

Mamão
Por ter função laxativa, o mamão é responsável por melhorar o aparelho intestinal e, consequentemente, dar mais saúde à pele. Essa fruta ainda possui vitamina C, betacaroteno e licopeno, poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres que causam o envelhecimento precoce da pele. Quando absorvidos pelo corpo, essas substâncias interrompem os danos causados às células, inclusive da pele.  

Tomate
Assim como o mamão, o tomate também é rico em licopeno em sua composição e ainda leva vitaminas dos complexos A e B, fósforo, potássio, ácido fólico e cálcio. Esse grupo de nutrientes dá ao fruto a propriedade de combater o envelhecimento, devido às substâncias antioxidantes que carrega.

Couve
O potencial da couve para ajudar na batalha contra o envelhecimento não está apenas no fato de ela ser rica em fibras e ajudar na desintoxicação e no trato intestinal. Essa verdura é também rica em vitaminas C e do complexo B, e, além de agir contra o estresse (muito prejudicial à pele), combate os radicais livres e contribui para uma pele mais vistosa e brilhante.  

Frutas vermelhas
Morango, amora, uva, açaí e outras frutas vermelhas são ricas em vitamina C e cianidina, uma substância que dá o pigmento avermelhado e serve para proteger as plantas dos raios ultravioleta. Esses nutrientes conferem a essas frutas a propriedade de proteger o organismo contra toxinas e melhorar a condição dos vasos sanguíneos e a circulação do sangue. Além, claro, do grande efeito antioxidante que elimina os radicais livres e melhora a pele.

Própolis
Por ser um medicamento natural e ajudar na prevenção e tratamento de diversas doenças, como gripes e resfriados, essa substância obtida pelas abelhas fortalece o sistema imunológico. Para a nutricionista Giovanna Arcuri, um corpo saudável se reflete numa pele melhor.

Com informações: EXAME (Luciana Carvalho)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Meditação muda ondas cerebrais

Estudos revelaram que a meditação ajuda a evitar a recorrência de depressão, talvez com a produção de alterações em partes do cérebro associadas ao aprendizado e à ansiedade.

Um novo estudo sugere que a meditação pode modular as ondas cerebrais denominadas ritmos alfa, que ajudam a regular a transmissão de informações sensoriais do ambiente ao redor.

Pesquisadores de Harvard submeteram aleatoriamente 12 adultos saudáveis a um curso de oito semanas de treinamento para redução de estresse baseada em meditação ou a um grupo de controle cujos participantes não meditavam.

Em intervalos regulares, os pesquisadores usavam uma técnica de geração de imagens denominada magnetoencefalografia para mensurar as correntes elétricas em uma região do cérebro que processa sinais da mão esquerda.

Durante os testes, todos os participantes foram solicitados a direcionar sua atenção para sua mão ou pé esquerdos. Após oito semanas, os exames cerebrais revelaram que os ritmos alfa mudavam mais rapidamente e de forma mais pronunciada em participantes que meditavam.

“Se você estiver lendo algo em um ambiente barulhento e desejar ficar em uma bolha, deverá usar seus ritmos alfa como um botão de volume, para reduzir o volume dos neurônios que representam o som do mundo externo”, afirma Catherine E. Kerr, neurocientista da Faculdade de Medicina de Harvard.

Com informações de The New York Times.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Salada de Maionese

Um receita super fácil de preparar e também muito nutritiva. Aproveite!


Ingredientes

4 batatas médias
3 cenouras médias
100 g de vagens
3 maçãs
1 lata de ervilha
250 g de maionese

Modo de preparo

Pique a cenoura, batata, vagem bem pequena pode cozinhar tudo junto com um pouco de sal. Depois escorra espere esfriar coloque em uma travessa.Pique a maçã sem casca bem pequena e coloque a ervilha.Por último a maionese, coloque a gosto de preferência só suje a salada com a maionese. Sirva gelada.

Essa receita nós encontramos no site do programa Mais Você.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Brasil é o 10º país que mais investe em energia limpa


Um relatório divulgado pelo instituto americano Pew indica que o Brasil é o décimo país que mais investe em energia limpa, tendo direcionado US$ 8 bilhões para o desenvolvimento da produção alternativa - um aumento de 15% em relação a 2010. O documento ainda aponta que o País registrou a terceira maior taxa de crescimento no setor nos últimos cinco anos entre os países do G20.

O documento, intitulado Who is Winning the Clean Energy Race (Quem Está Ganhando a Corrida da Energia Limpa, em tradução livre), destacou os investimentos do Brasil em energia eólica, superando a produção de 1 gigawatt em 2011, suficiente para abastecer 750 mil casas. O setor ainda deve se desenvolver nos próximos anos, segundo o Pew.

Em âmbito global, o ano passado registrou recorde no investimento em energias limpas. Foram US$ 263 bilhões, um aumento de 6,5% comparado a 2010. A fonte de produção que mais cresceu foi a solar - 44%, atraindo US$ 128 bilhões em investimentos e respondendo por mais da metade da energia limpa produzida pelo G20. A queda dos preços nos últimos doze meses foi a maior responsável pelo crescimento.

No total, a capacidade de produção de energia limpa foi ampliada em 83,5 gigawatts em todo o mundo no ano passado, sendo 30 gigawatts de energia solar e 43 gigawatts de energia eólica. O mundo consegue produzir agora 565 gigawatts de energia limpa.

Nas Américas, o Brasil está apenas atrás dos Estados Unidos, que retomaram o primeiro lugar do ranking da China, líder no último biênio. Os americanos investiram US$ 48 bilhões em energias limpas no ano passado, um aumento de 44% comparado a 2010. O Canadá, outro país americano listado, é o 11º.

"O investimento em energias limpas, sem contar pesquisa e desenvolvimento, cresceu 600% desde 2004, com base nas políticas nacionais que criaram estabilidade no mercado", disse Phyllis Cuttino, diretor do programa de energia limpa do Pew. "Esse aumento é significante porque significa inovação, comercialização e instalação de tecnologias que criam oportunidades para todos os setores do mercado", completa.

Com informações do Estadão.com

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Beba água



Não são só as fibras que contribuem para o melhor funcionamento do intestino. Beber água também é fundamental, já que 80% das fezes é composta de água. O líquido hidrata o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado, ajuda o intestino a digerir as fibras e, assim, facilita o trânsito intestinal. 

Recomenda-se ingerir um total de 2 litros por dia de água e suco sem adição de açúcar. Bebidas com cafeína (presente no mate, chá verde, café, refrigerantes à base de cola) e álcool, só com moderação – elas desidratam as fezes e também deixam o intestino com dificuldade de funcionamento.

Com informações do M de Mulher

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Conheça 10 surperalimentos e perca peso comendo




Fazer uma dieta nunca é fácil, principalmente por que a ideia de reeducar a alimentação parando de comer é sempre incômoda. Por isso listamos aqui alguns alimentos que você pode comer sem culpa e fazem muito bem a saúde.

Ovos: tomar um café da manhã rico em proteína é uma boa maneira de manter a fome sob controle ao longo do dia. Os ovos são ricos em colina, um nutriente que ajuda a bloquear a gordura que é absorvida no fígado. Além disso, o nutriente ajuda a prevenir a perda de memória.

Mirtilo: também conhecido como "blueberries", o mirtilo é um superalimento que tem sido apontado em estudos como um aliado na luta contra as mais diversas doenças - de câncer a colesterol. Frutas como framboesas, morangos e amoras também contêm antioxidantes e fitonutrientes.

Salmão: o salmão possui alta dose de ômega-3. Estudos mostram que este componente pode diminuir significantemente o risco de doenças cardíacas. Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir as inflamações e a diminuir o número o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos. O salmão também é uma boa fonte de proteína magra.

Amêndoas: muitas dietas excluem alimentos da família dos nozes pois geralmente têm muitas calorias e gordura. Mas estudos mostram que comer um punhado deles muitas vezes por semana pode ajudar a perder peso e prevenir doenças cardíacas. As amêndoas, particularmente, contêm gorduras monoinsaturadas e fibras.

Chocolate amargo: os benefícios do chocolate amargo para o coração são amplamente reconhecidos. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias podem também ajudar a compensar as calorias. Alguns cientistas também acreditam que a cafeína contida no chocolate pode aumentar sua taxa metabólica.

Brócolis: os brócolis têm poucas calorias e muitos nutrientes. Além disso, também contêm fibras e polifenóis, antioxidantes que ajudam a desintoxicar os componentes químicos que danificam as células. O alimento também já foi associado à proteção ao câncer.

Quinoa: a quinoa é um grão integral bastante popular, que contém altas doses de proteína e ajuda a construir os músculos. Além dela, você pode incluir outros tipos de grãos integrais na sua dieta - como cevada e arroz integral - que podem auxiliar na perda de peso, preenchendo o estômago com quantidade menor de calorias.

Derivados do leite com gordura zero: estudos mostram que mulheres que consomem cerca de 1.400 miligramas de cálcio por dia queimam mais gordura do que as que não consomem derivados do leite. O iogurte, particularmente, pode ajudar a diminuir a produção do cortisol, um hormônio que retarda o metabolismo.

Feijão: todos os tipos de feijão estão na lista dos superalimentos, pois são ricos em fibras e proteínas. Além de trazer a saciedade, eles ajudam na estruturação muscular sem a gordura que uma carne poderia adicionar ao seu prato.

Chá verde: este tipo de chá pode ajudar a acelerar o metabolismo, queimando mais gordura. Além disso, os antioxidantes encontrados no chá verde ajudam na prevenção do câncer.

Com informações do Terra

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dormir bem faz muito bem



Eis uma boa notícia para quem não dispensa umas boas horas de sono: dormir é mais do que sinônimo de descanso, é também indispensável para a beleza e o bem-estar das mulheres. Isso porque a produção de alguns hormônios é maior no período da madrugada e a maioria deles favorece uma pele bela, cabelos brilhantes, além de bom humor e disposição.

Está em dúvida? A ciência explica. “O GH, por exemplo, conhecido como hormônio do crescimento, é responsável pela renovação celular. Uma boa noite de sono ainda estimula a sua produção e causa efeito antioxidante”, afirma o Dr. Adriano Almeida, dermatologista e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Não fosse só isso, segundo o Dr. Adriano, o cortisol, que tem efeito sobre a acne e melhora o aspecto da pele, também é um hormônio sintetizado em maior quantidade após as 22h. De acordo com o Dr. Roberto Doglia, dermatologista do Hospital Universitário da UnB (Universidade de Brasília), se a mulher tiver tendência à acne será preciso associar as horas de sono a um medicamento adequado, mas o poder antiinflamatório do cortisol pode sim ser benéfico.

Cabelos brilhantes e saudáveis normalmente são associados a cuidados com cosméticos, mas está enganado quem acha que é só isso. Sua beleza é resultado de cuidados externos, mas boa parte dela também sofre influência do próprio organismo. “O sono de qualidade provoca aumento do brilho nos cabelos, além de mantê-los mais saudáveis”, afirma Dr. Adriano.

Por sua vez, Dr. Roberto afirma que outro hormônio, chamado melatonina, também tem maior ação no início da madrugada. Assim como os outros, é responsável por uma renovação celular e tem o poder de agir na pele da mulher deixando-a mais bela.

Questão de humor

Mas os efeitos positivos do sono não ficam somente na beleza. Os dois especialistas afirmam que dormir bem provoca melhora no humor e causa sensação de bem-estar. “Uma noite bem dormida reflete no dia da mulher, que costuma se sentir mais disposta e bem humorada”, completa Roberto.

Não à toa, ao perder uma noite de sono ou dormir pouco, o corpo sente os efeitos no dia seguinte. Normalmente a pessoa fica com olheiras e aparência cansada. “O sono também é muito importante para evitar quadros de estresse e ansiedade”, alerta Dr. Adriano.

Com informações do terra