quarta-feira, 4 de julho de 2012

Risoto de couve-flor, lagostim e camarão



Ingredientes

-400g de arroz carnaroli;
-1 couve-flor, com seus talos grossos retirados;
-1/2 cebola; 1 cenoura cortada ao meio;
-1 folha de louro; 100ml de vinho branco seco;
-1 cebola cortada em brunoise (pequenos cubos);
-4 dentes de alho;
-12 lagostins limpos;
-18 camarões GG limpos;
-Mix de folhas baby;
-Suco de limão;
-Azeite de oliva;
-e Sal e pimenta do reino.

Modo de Preparo

É importante começar com o caldo. Em uma panela, coloque a meia cebola, a cenoura, a folha de louro, a couve-flor, o leite e 800ml de água e deixe ferver. Quando a couve-flor estiver macia, retire os demais ingredientes da água e jogue-os no lixo, não serão mais utilizados. Bata no liquidificador a couve-flor com leite. Feito isso, volte ao fogo.

Refogue a cebola no azeite, coloque o arroz e continue refogando até que fique quente. Junte o vinho branco e mexa até que seja reduzido pela metade.

Adicione 2 conchas do caldo que foi feito e os dentes de alho sem a pele. Mexa sempre! Deixe reduzir e repita o processo até que o arroz esteja "al dente", ou seja, não muito cozido.

Enquanto o arroz está cozinhando, em outra frigideira bem quente doure rapidamente os camarões e lagostins. Muito cuidado para não passarem do ponto! Eles terminarão o cozimento no risoto e não queremos que fiquem borrachudos, concorda? Se você tiver as cabeças e cascas dos crustáceos, você pode refogá-los no início do processo do caldo. Isso dará uma nova dimensão ao preparo!

Quando o risoto estiver quase no ponto certo, adicione os camarões e lagostins. Chegando ao ponto, desligue o fogo e adicione uma generosa quantidade de azeite de oliva extra-virgem e mexa para emulsionar. Acerte o sal e a pimenta.

Sei que deve estar pensando: onde está o queijo?? Nunca se deve finalizar um risoto de frutos do mar com queijo. Finaliza-se apenas com uma manteiga de boa qualidade. Finalizaremos apenas com azeite de oliva extra-virgem de boa procedência.

Faça um rápido vinagrete com azeite de oliva e suco de limão na proporção de 1 parte de suco para cada 3 partes de azeite de oliva. Acerte o sal e a pimenta. Tempere as folhas e coloque-as no último momento sobre o risoto. Coloque um aro no prato e coloque o risoto nele para uma apresentação bonitinha.

O risoto deve sempre escorrer pelo prato quando colocado, por isso coloque mais um pouco de caldo para corrigir a consistência. Sirva imediatamente, pois o risoto quando esfria fica duro e requentado não passa nem perto do feito na hora.

Com informações de Receitas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário