terça-feira, 19 de junho de 2012

Hortas de temperos



Para quem acha que o fato de morar em apartamento é o grande empecilho para se ter uma hortinha, saiba que com o plantio e cuidados adequados, as espécies podem ser facilmente cultivadas em vasinhos, jardineiras ou objetos que já estão fora de uso como xícaras, latas, entre uma infinidades de coisas que temos em casa, basta olhar em volta e usar a criatividade. O bom da última alternativa é que você aumenta o poder de sustentabilidade da sua escolha, pois está produzindo alimentos livres de agrotóxicos e, ao mesmo tempo, reaproveitando peças que seriam descartadas.

Os temperos frescos e colhidos na hora conferem um toque especial e saboroso a qualquer prato, por isso, cada vez mais, as pessoas estão investindo no plantio de hortas urbanas. Àqueles que ainda acreditam que para ter suas próprias hortaliças é preciso ter um quintal ou jardim enorme, elas podem ser plantadas em pequenas jardineiras feitas a partir de garrafas PET, que podem inclusive ser dispostas verticalmente nas paredes. Para facilitar o manuseio, uma boa ideia é dividir as espécies de tempero por vaso.

Apesar de simples, o processo de plantio e cuidado adequados requer técnica e a atenção a vários detalhes, então é bom anotar algumas dicas:

Na hora de comprar a terra, escolha a de origem vegetal, que é pouco compacta, não tem fertilizante e já vem adubada. Para os vasinhos, opte por recipientes com no mínimo, 15 centímetros de altura. Agora, basta você forrar o vaso com a terra; depositar a sementinha em um buraco raso, com aproximadamente 1 cm ou, se preferir, a pontinha do seu dedo; forrar com seixo ou cascalho para não sufocar o seu mais novo bebê; regar diariamente, mas sem exagero (água demais também mata a planta); e, pronto, é só esperar o tempo certo para que cada planta possa ser colhida.

Com informações de: Bolsademulher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário