terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente: como se tornar um consumidor consciente?



Nesta terça-feira, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Embora alguns consumidores dizem praticar o consumo consciente, muitos não não têm a menor idéia do que fazer para se tornar um consumidor sustentável.

 O consumo consciente pode ser praticado com pequenas ações no seu dia a dia, como apagar as luzes dos cômodos que não estão sendo utilizados na sua casa, ou até mesmo economizar a água ao escovar os dentes ou lavar o carro.

 A responsabilidade por padrões sustentáveis de produção e consumo deve ser compartilhada e o consumidor é parte dessa solução.

 Aconselhamos que o consumidor pratique os sete “Rs” do consumo consciente: repense, respeite, responsabilize-se, recuse, reduza, reaproveite e recicle.

Veja algumas atitudes para se tornar um consumidor consciente:

 ·Pressione as empresas a diminuir ou eliminar suas embalagens, que muitas vezes são desnecessárias;

·Evite o desperdício de alimentos. Para isso, planeje bem as compras no supermercado e na feira;

·Faça as contas: ir a pé, de bicicleta, usar transporte coletivo ou táxi é mais barato e polui menos do que ter um automóvel;

 ·Pratique e incentive a carona solidária. Organize-se com sua família, amigos e colegas de trabalho;

 ·Se a compra de um carro for inevitável, cobre a etiqueta nacional de conservação de energia para comparar o nível de economia no uso de combustível - nos moldes do selo Procel. O selo existe, mas você nunca vê. As montadoras aderem voluntariamente. Cobre por essa informação. É um direito;

·Substitua lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas econômicas: elas geram a mesma luminosidade, duram mais e você ainda pode poupar até 80% de energia

 ·Ao comprar carne, informe-se sobre sua origem e cobre a carne legal. Se não souberem te informar, pergunte quando saberão. É uma forma de pressioná-los a garantir produtos que não tenham sido produzidos em áreas de desmatamento e com uso de trabalho escravo.

Fonte: Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário