terça-feira, 18 de março de 2014

A importância dos grãos para a saúde

Os alimentos em grãos são ricos em carboidratos complexos, que são o principal combustível para o nosso corpo.  
Nosso organismo necessita da energia que está contida nos grãos para funcionar. Os carboidratos fornecem essa energia para manter os movimentos, a respiração e principalmente a mente. Nosso cérebro é o órgão que mais usa energia para estar em condições para trabalhar. 
Os produtos em grãos também fornecem vitaminas B e ferro, assim como outros fitonutrientes benéficos (substâncias em plantas com efeitos protetores à saúde). Além disso, muitos alimentos em grãos são riquíssimos em fibras.

Tipos de grãos
Os tipos mais comuns e essenciais para nossa alimentação são: 
Lentilha - Possui elevado valor nutricional: é praticamente isenta de gordura e rica em proteína.
Apresenta também uma quantidade grande de vitaminas, especialmente do complexo B como ácido fólico, minerais como magnésio, fósforo e potássio.

Feijão -  Contém fibra que é responsável por regular o trânsito intestinal, e reduz a absorção do colesterol e glicose, auxiliando no tratamento e prevenção do diabetes, constipação (intestino preso), colesterol e triglicérides elevados. Rico em potássio, proteínas, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio.

Milho - É grande fonte de energia por conter alto teor de carboidrato. Rico em vitaminas B1 e E, sais minerais e fósforo. Possui propriedades antioxidantes e tem fácil digestão. Ajuda na redução do nível de colesterol, pois dificulta a formação de gordura no sangue.

Grão de bico - Possui 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim. Rico em fibras, também possui ácido fólico, indispensável na dieta das gestantes.  Contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.

Ervilha - Possuem sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre que são reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos.
Também possuem vitaminas A, importante para a visão e para a formação de ossos; vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no metabolismo energético; e vitamina C, importante nos processos de cicatrização.

Soja - Tem a capacidade de ajudar a reduzir o colesterol e a prevenir alguns tipos de câncer.
Apresenta elevada concentração de proteína, mas nem por isso pode ser usada como uma fonte única desse nutriente.  Possui em sua composição o fitoestrógeno, elemento que tem a capacidade de inibir a síntese de colesterol no fígado.
Inclua em sua alimentação diária uma porção de um tipo de grão. Assim terá uma alimentação mais saudável, e podendo contribuir para um tratamento alternativo contra doenças.  

Com informações do site Nutrição e Sabores

Nenhum comentário:

Postar um comentário