quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Tecnologia como aliada ao ganho de produtividade



Vivemos conectados! Seja com smartphones, tablets, laptops, celulares ou outras formas de tecnologia, passamos a maior parte do nosso tempo online.

O grande risco dessa nova forma de se relacionar e viver é a possibilidade de nos tornarmos improdutivos ou acomodados. Sedentários, mas não apenas fisicamente.

Saber quando a produtividade está sendo afetada pela tecnologia é o primeiro passo para mudar o quadro e investir em qualidade de vida.
Já falamos aqui no site de algumas técnicas em que é possível usar a tecnologia para promover qualidade de vida.

Algumas dessas técnicas podem nos ajudar na capacidade de concentração e de nos mantermos focados em uma determinada tarefa, como é o caso da Técnica Pomodoro.

Existem diversos aplicativos para celulares, que podem se tornar grandes aliados no aumento da produtividade. Abaixo segue uma seleção de alguns deles, que servem não apenas para o gerenciamento de tempo como também de gastos e melhor rendimento no seu local de trabalho. Confira:

Podio: Este aplicativo organiza um fluxo de atividades, que deve ser seguido por você.
Evernote: Todas as suas anotações, atribuições, agendas e lembretes são salvos na nuvem, e sempre a clique de distância.
Dragon Dictation Mobile Assistent: Este app faz as honras de escrever por você, basta ditar a mensagem e dizer “terminei”, que o aplicativo converte a fala em texto.
Google Calendar: O calendário do Google, passa despercebido por muitas pessoas, mas ele é ótimo para lhe avisar de seus compromissos, uma vez que, você anota uma tarefa, ele irá lhe enviar um e-mail informando-o da mesma, com um tempo determinando de antecedência.


Dica para as empresas
A tecnologia também pode ajudar empresas a ganhar tempo e otimizar fluxo trabalho. Um dos exemplos é um Software de RH, desenvolvido pela multinacional Cezanne. A ideia da empresa é otimizar o acesso à informação de qualquer funcionário, de forma mais rápida e prática. Por exemplo: ao contratar um novo funcionário, o próprio aplicativo, guia o gestor para as telas de finalização de registro do funcionário.

Usar aplicativos e as demais formas de tecnologia, não é um crime, muitas vezes é o que nos faz seguir em frente depois de um dia cansativo de trabalho. Entretanto, todo e qualquer aparato tecnológico deve servir como suporte para a nossa qualidade de vida.


Fonte: Vida Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário