quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Dicas para as crianças praticarem esportes seguros


Antes de submeter os pequenos à prática de esportes coletivos, procure um médico. Ele avaliará se elas estão aptas para tanto.

Compartilhe com o treinador as informações médicas e eventuais alergias que as crianças tenham se for o caso. Nos casos de asma ou quaisquer outras condições médicas, deixe claro para o treinador sobre elas antes da primeira prática.

Aquecer e alongar podem aliviar a tensão muscular e prevenir acidentes relacionados ao esporte, como estiramentos ou torções. As crianças devem ter garrafas com água para ingeri-la antes, durante e após as atividades. Identifique sinais de desidratação.

Vestes apropriadas ao esporte praticado evita lesões. Capacetes, joelheiras, tênis etc. são acessórios de segurança. Um atleta que machuca a cabeça deve ficar sob supervisão até ser avaliado por um médico. Na dúvida, ele deve sair do jogo.

Descansar é prioridade. As crianças devem ter, ao menos, dois ou três dias de repouso a cada semana. Encorajá-las a comunicar dores, lesões ou desconfortos é papel dos pais. Atleta esperto não esconde esses problemas.

Pesquise e aprenda os jeitos de auxiliá-las a se manter longe dos problemas ocasionados pelos esportes. Procure a orientação de um especialista (em educação física, fisioterapia etc.).


Fonte: Revista Saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário