sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Saiba como usar corretamente o protetor solar


Moramos num país tropical, e como bons brasileiros, adoramos uma praia em qualquer época do ano – em especial durante o verão.

Além disso, o fato de que a maior parte do território nacional fica entre o Trópico de Capricórnio e a Linha do Equador, faz com que recebamos raios solares com maior intensidade – já que somos a região mais próxima do sol.

Isso significa que precisamos sempre proteger a pele com o bom e velho filtro solar.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia revelou que 62% dos brasileiros não cuidam da pele e não usam nenhum tipo de protetor.

O Universo Jatobá se preocupa com você e quer conscientizar os leitores de que é preciso se cuidar para não pegar um câncer de pele. Confira como utilizar corretamente o protetor solar.

1 – SÃO DIVERSAS AS OPÇÕES DE FILTRO SOLAR

Para escolher se o melhor para você é o gel, creme, spray, maquiagem ou mousse, é preciso fazer algumas considerações. Quem tem a pele muito oleosa deve fugir das fórmulas gordurosas e optar pelo gel, por exemplo. Já quem tem a pele seca, é melhor procurar um creme mais encorpado. Vale lembrar que, quanto mais grossa a textura, maior a proteção.


2 – FILTRO QUÍMICO OU FÍSICO?

O mais popular deles é o filtro químico, que é muito mais fácil de espalhar e fica invisível, porém ele não é a única opção. O filtro físico é feito a base de dióxido de titânio ou óxido de zinco e cria uma barreira sobre a pele. Seu maior problema é que ele tende a deixar a pele mais branca, o que não agrada muitas pessoas. Porém, ambos são ótimos para a pele.

3 – ESCOLHA O FPS CORRETO

O FPS está diretamente relacionado a quantas vezes sua pele está protegida contra os efeitos dos raios solares. Aqui no Brasil, o recomendado para o dia-a-dia é o fator 30, mas mesmo assim é bom levar em conta o tom da sua pele. Pessoas com a pele muito clara devem recorrer ao FPS 60, já quem tem a pele mais morena pode, inclusive, usar o FPS 15.

4 – USE SEMPRE A QUANTIDADE CORRETA

Não é preciso exagerar na quantidade de protetor solar para ficar protegido. O ideal é cerca de uma colher de chá para o rosto e pescoço. Para as outras partes do corpo, uma colher de sopa para cada uma delas.

5 – ESPALHE O PRODUTO

Lembre-se de espalhar bem e uniformemente o produto. No caso do spray, o ideal é não espalhar o protetor.


Fonte: Cemara

Nenhum comentário:

Postar um comentário