quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

De volta ao bom e velho blues




Em 2012 o primeiro pianista de blues do Brasil comemorou 20 anos de carreira. É Ari Borger, convidado desta edição do Festival para apresentar "Back to the Blues" novo trabalho do seu grupo: Ari Borger Quartet – AB4.

No palco, Ari Borger (piano e Hammond), Igor Prado (guitarra), Rodrigo Mantovani (baixo) e Humberto Zigler (bateria) apresentam releituras instrumentais onde passeiam por clássicos como "Key to the Highway" (Big Bill Broonzy), "Chicken Shack" (Jimmy Smith), "Funky Miracle" (The Meters) e temas autorais como "Boogie Train", "Back to the Blues" e "Funk Jam", levando o espectador a uma verdadeira viagem musical.

Aclamado pela crítica, o Ari Borger Quartet - AB4 já tocou em vários festivais internacionais e nos palcos mais descolados do mundo, inclusive com uma apresentação no maior festival de "Piano-Blues" dos EUA, em agosto de 2011, em uma performance arrebatadora.

O disco "Back to the Blues" revela o retorno do pianista a esse gênero, que marcou seu disco de estreia, "Blues da Garantia", gravado em 2001 na Louisiana, EUA. Nos dois álbuns seguintes, "AB4" e "Backyard Jam", apresentou um distanciamento do 'blues de raiz', priorizando o soul e o funk, temperados com o 'swing brazuca'.

O retorno ao blues foi uma opção natural para um músico que morou durante anos em New Orleans e tocou nas mais renomadas casas da região, como o House of Blues e o Tipitina´s, abriu shows de artistas como B.B. King e participa regularmente dos principais festivais de blues realizados no Brasil e no exterior.


O álbum foi gravado ao vivo em apenas três dias, de forma analógica, na melhor tradição "old school". São cinco composições inéditas de autoria de Ari Borger, uma das quais em parceria com toda a banda. As outras quatro faixas são interpretações novas para clássicos, como os que serão apresentados no Festival Jazz & Blues.

Com informações do site Jazz Blues.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Aprenda a preparar um suculento filé-mignon com grãos de pimenta



Ingredientes

800 gramas de filé-mignon (em peça)
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino preta em grãos 2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino branca em grãos
2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino verde em grãos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
Para o molho
1/3 de xícara de conhaque
1/2 xícara de creme de leite fresco ou em lata
1 xícara de caldo de carne

Modo de fazer

Prepare a carne

Tempere o filé com sal a gosto. Com um pilão, quebre os grãos das pimentas preta e branca e junte-os em um recipiente. Adicione os grãos inteiros de pimenta verde e misture. Disponha o mix de pimentas em uma tábua e pressione todos os lados da carne sobre ele, formando uma crosta. Reserve. Em uma frigideira, esquente bem a manteiga e o azeite. Frite cada lado da carne por cerca de quatro minutos ou até o ponto desejado. Retire e cubra a peça com papel-alumínio para mantê-la aquecida.

Prepare o molho

Enxágue a frigideira e volte ao fogo. Adicione o conhaque e flambe por um minuto. Acrescente o caldo de carne e cozinhe até reduzir à metade,  leva uns quatro minutos. Junte o creme de leite e, mexendo às vezes, deixe mais cinco minutos ou até engrossar ligeiramente. Fatie a carne e sirva com o molho por cima.

Rende aproximadamente 6 porções

Receita do Site Revista Cláudia

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Elogio para melhorar o desempenho




Quando alguém nos diz que estamos nos saindo bem em uma tarefa, é comum nos sentirmos motivados a fazer jus ao elogio. Socialmente, não é muito difícil de entender, afinal, gostamos de ser reconhecidos. Contudo, como será que esse fenômeno ocorre em nosso cérebro? Recentemente, uma equipe de pesquisadores do Japão analisou o efeito “cerebral” de um elogio.

Em estudo anterior, eles haviam concluído que o corpo estriado, importante estrutura do cérebro, uma das mais afetadas por demências como doença de Parkinson ou de Alzheimer, é ativado quando uma pessoa é recompensada com um elogio ou com dinheiro. Desta vez, eles mostraram que essa ativação parece encorajar a pessoa a se esforçar mais em uma tarefa.

Para isso, eles reuniram 48 adultos e os ensinaram a executar uma ação, apertar teclas de um teclado em uma ordem específica o mais rápido possível em 30 segundos. Em seguida, dividiram os participantes em três grupos: o primeiro incluía um avaliador, que elogiaria quem tivesse um bom desempenho; no segundo, alguns participantes observariam outros sendo elogiados; no terceiro, cada voluntário avaliaria o próprio desempenho. No dia seguinte, aqueles que faziam parte do primeiro grupo tiveram um desempenho melhor que o dos demais.

“Parece haver uma validade científica por trás da mensagem ‘louve para encorajar o desenvolvimento’”, aponta o pesquisador Norihiro Sadato. “Elogiar alguém pode se tornar uma estratégia fácil e eficiente na sala de aula e durante uma reabilitação”. Ele acrescenta que, para o cérebro, receber um elogio é uma recompensa social similar a ser pago em dinheiro.

Com informações do site Hypescience.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sete passos para ter boa saúde



As alterações do chamado relógio biológico são a causa de vários problemas e doenças contemporâneos de acordo com pesquisas neurológicas e endocrinológicas recentes.
Siga estes conselhos para "acertar o seu relógio" e ter boa saúde.

Passos


Controle a pressão arterial regularmente.
Adote o hábito de não colocar sal na comida. Isso ajudará a manter valores normais de pressão arterial e melhorará a circulação sanguínea. A falta de irrigação cerebral é causa de insônia e sensação de cansaço prolongado. 


Faça exercícios de manhã. Procure não fazê-los à noite porque a liberação de certas substâncias estimulantes, endorfinas, impede um sono profundo, necessário para reequilibrar o metabolismo. 


Faça as refeições mais fortes durante o dia e tenha uma alimentação leve à noite. Vários estudos revelam que o organismo usa as energias calóricas principalmente durante o dia, enquanto à noite tende a armazená-las. 


Durma o número de horas de que o seu corpo precisa. Se o seu relógio biológico exige seis ou oito horas, você saberá disso melhor do que ninguém. Respeite o seu ritmo para ter um rendimento melhor. 

Não veja televisão durante muitas horas, principalmente antes de ir dormir. Isso altera o período REM do sonho, a fase em que se sonha. 


Mantenha horários regulares para as refeições e controle o seu peso. Consulte um médico para definir o seu peso ideal. Tanto o excesso de peso como a magreza excessiva desequilibram as funções orgânicas e o relógio biológico.


Faça pausas regulares entre as suas atividades diárias e semanais. O metabolismo precisa das pausas para se reequilibrar e compensar os déficits próprios da vida cotidiana. 

Importante

Dormir, acordar e comer são as atividades essenciais que regulam a atividade global do nosso organismo.

Os distúrbios do sono (insônia, hipersonia) são as primeiras manifestações da alteração do relógio biológico.

Não deixe de consultar seu médico diante desses problemas.

Transtornos como abulia,  falta de vontade de fazer qualquer coisa e fadiga crônica merecem atenção e devem ser tratados de maneira definitiva. 

Com informações do site Bem Simples.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Beba água e tenha mais saúde, disposição e beleza



Você sente aquele cansaço. Uma incontrolável sonolência chega, talvez também aquela dor de cabeça chata. Você olha para o computador ou para os colegas em uma reunião e não consegue se concentrar no que está fazendo. Aquela fome bate forte, mesmo que você tenha comido há apenas duas horas, e você mal consegue se lembrar o que falaram para você cinco minutos atrás. Seu mau humor está atacado hoje, e você tem muita dificuldade em lidar com as situações estressantes que aparecem. Sua pele está sem vida, você sente seu corpo inchado e lento.

Podemos encontrar um monte de explicações para todos estes sintomas, mas quase nunca nos atentamos para uma muito simples: desidratação. Sim, um simples copo de água pode ser a diferença entre um dia de mal estar ou corpo e mente funcionando a pleno vapor. Segundo o médico Fereydoon Batmanghelidj, no seu famoso livro "Your Body's Many Cries for Water", "Os muitos gritos do seu corpo por água", é estimado que 75% das pessoas sofrem de desidratação crônica e suas consequências descritas acima. Muitas delas nem vão saber que alguns litros de água todos os dias são a solução para os males que as acompanham diariamente.

Mas não espere sentir sede para beber água, pois quando o corpo manda este tipo de sinal é porque ele realmente está entrando em pane.

É muito comum o cérebro mandar sinais de fome para saciar a sede, pois para muitos de nós o alimento é a única forma de conseguir água para que o corpo possa continuar funcionando - mesmo que esta seja uma forma pouco eficiente para isso.

Além disso, nenhum outro líquido substitui a capacidade de desintoxicação e hidratação da água pura. Vale lembrar que refrigerantes, bebidas cafeinadas ou alcoólicas têm efeito desidratante, apesar de serem líquidos. Isso acontece porque o corpo precisa gastar mais água para processá-los do que a quantidade de água que eles contêm.

Para você saber qual é a quantidade mínima ideal de água para tomar diariamente, existe uma conta muito simples: seu peso ÷ 8 = quantidade de copos de 250ml por dia. Ex.: se você pesa 80 kg, divida esse número por 8 (80 ÷ 8 = 10 copos de água por dia).

Aumente esta quantidade nos dias de clima mais extremo, como muito calor ou muito frio ou muito seco. Ou ainda quando consumir os líquidos citados acima ou alimentos que desidratam, como os muito salgados, doces ou gordurosos, ou durante e depois de uma atividade física ou intelectual intensa.

Se você tem dificuldades para lembrar de beber água, estabeleça horários fixos ao longo do dia, diminuindo a quantidade no período da noite para não interferir no sono. Use o alarme do seu telefone para ajudar você a lembrar, ou encontre pessoas para juntos se apoiarem a incluir mais água no seu dia.

Independente de qual for sua resolução de ano novo, seja perder peso, ter uma saúde melhor, ser mais produtivo ou mais feliz, comece bebendo água!

Com informações do site Personare.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sua saúde pode ficar comprometida com longos períodos sem férias




A cada 12 meses o trabalhador que tem carteira assinada tem que tirar férias. O período de descanso remunerado pode ter duração fracionada, por exemplo: 15 dias em um mês e mais 15 depois, ou 10 dias em uma época do ano e mais 20 em outra. Ou a pessoa pode tirar 20 dias para descansar e vender 10, ou seja, ela trabalha esse período e recebe um valor por se privar da folga garantida pela constituição, além da remuneração salarial.

Algumas pessoas fazem acordos informais e vendem os 30 dias de férias que lhe é de direito, porém, além de ser ilegal, essa atitude reflete diretamente na saúde do trabalhador. Depois de meses inserido na mesma rotina é natural se cansar. O estresse é inevitável e as relações com os colegas se desgastam consequentemente. É importante se desligar do ambiente de trabalho por alguns dias e aproveitar para fazer tudo aquilo que nunca tem tempo de realizar.

Alguns trabalhadores optam por viajar, conhecer pessoas e lugares novos, o que contribui positivamente para esquecer dos problemas que ficaram na companhia. Evite atender telefonemas e consultar seu e-mail corporativo durante o passeio. Não sofra por antecipação. Certamente alguém ficou em seu lugar durante essa época de ausência merecida. Se você ficar o tempo todo controlando o que o profissional que te substitui está fazendo, e como as coisas estão sendoconduzidas, vai parecer que ele é incompetente e você um neurótico.

Doenças cardiovasculares também podem ser prevenidas com férias periódicas. Pode parecer pouco, mas esses dias distante do trabalho te deixam calmo, centrado e o seu coração sofre menos. Além disso, é nesse período que você recarrega as baterias para voltar a trabalhar com energia total.
Para não ficar ainda mais nervoso com o seu descanso remunerado, faça uma programação financeira. Lembre-se que receberá um valor antes de sair de férias e ficará algum tempo sem salário até que sua rotina volte ao normal e a folha de pagamento seja fechada sem os descontos referente as férias. Mesmo diante disso, não troque o seu descanso por dinheiro, pense na sua saúde.

Com informações do site Mundo das Tribos.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Macarrão de Pizza para o almoço de hoje




Para preparar esta delícia você vai precisar de:

1 pacote(s) de fusilli
5 unidade(s) de tomate cortado(s) ao meio
3 unidade(s) de cebola picada
400 gr de presunto sem capa de gordura picado(s) 
400 gr de Mussarela picada(s)
1 maço(s) de salsinha picado(s)
1 maço(s) de coentro picado(s)
quanto baste de molho bechamel
quanto baste de parmesão ralado(s)
quanto baste de orégano
quanto baste de azeite 

Modo de preparar:

Forrar o fundo de um pirex com parte do molho branco. Em separado misturar bem o macarrão com metade dos tomates, cebolas, presunto e queijo, o cheiro verde e o coentro. Colocar no pirex. Regar com azeite. Cobrir com parte do molho branco. Colocar, sem misturar com as camadas anteriores, o restante do tomate, queijo picado, presunto e cebola. Cobrir
com o molho branco salpicar orégano, e cobrir com queijo ralado. Levar ao forno para gratinar e amolecer o queijo picado da mistura. Servir bem quente. 

Dica: Acompanha bem uma fatia de pão italiano regada com azeite e orégano, torrada ao forno. Parmesão para cobrir, e também o tomate, mussarela, cebola, presunto devem ser dividido em duas partes. E molho bechamel ou branco deve ser divido em três partes. O macarrão deve ser cozido "al dente" e pode utilizar o penne no lugar do fusilli.

Receita do site Ciber Cook.



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Siga quatro passos para lidar com a metamorfose e reinvente-se



Todas nós viveremos a experiência da renovação, nossa essência e nossas escolhas já se transformaram em cada etapa do desenvolvimento: do nascimento à infância, da adolescência à fase adulta. Mas não é porque alguém "já cresceu" que a sua identidade está fixada. Do corte de cabelo ao círculo de amigos, já mudamos e mudaremos muitas vezes. Sem falar nas mudanças que não escolhemos, como a morte de alguém querido. "É preciso passar por uma adaptação e nem sempre há tempo para assimilar o que foi embora e o que ficou na sua vida", diz Eliane Santos, trainer em programação neurolinguística do Instituto Vencer em São Paulo.

A questão, então, é saber lidar com a transição. Isso se faz entendendo o processo de metamorfose. Segundo especialistas, devemos passar por quatro passos: a dissolução, a reinvenção, a reforma e o voo. Veja como funciona cada momento e reinvente-se.

Dissolução

A primeira fase da mudança é a mais marcante, o momento em que nos sentimos como alguém sem identidade, pois tudo o que ficou para trás não fará mais parte do presente. É como se você passasse por um tempo de luto, de assimilar o que foi perdido e o que é preciso deixar para trás. "Esse período tem a duração de até um ano e passa por cinco fases: a negação, a raiva, a negociação, a depressão e a aceitação", explica a psicoterapeuta Lana Harari, da Universidade de São Paulo.

"A maioria das pessoas luta contra essa mutação para manter a identidade de antes. Afinal, é mais fácil atribuir nossa frustração no trabalho ao chefe, nosso desequilíbrio à família, nossa falta de prazer ao parceiro e, assim, nunca assumir que poderemos ter as rédeas da própria vida. Somos responsáveis por nossos atos e escolhas", afirma Eliane Santos. A dissolução soa como fim - e até pode ser. Isso é, de fato, assustador. Mas não há reviravolta que não passe por esse basta. E quanto mais depressa a gente se desapegar do passado, melhor.

Reinvenção

"A transformação se dá de dentro para fora", explica o psicólogo clínico Paulo Cesar Pereira, da Universidade Paris Diderot, na França. Diante do fato consumado de que a identidade anterior não existe mais, cabe perguntar: quem eu sou hoje? O que quero para o futuro? O que preciso mudar para chegar lá? Sabendo o seu destino, vem a fase de buscar meios para alcançá-lo. "Pode ser tomando a experiência de alguém como exemplo, pode ser começando tudo do zero", sugere Pereira. "O mais importante é que essa viagem é contínua, é preciso nos recriar a todo momento. Somente assim saímos do piloto automático, que por vezes é desculpa perfeita para aqueles momentos em que estamos acomodadas", completa Eliane Santos.

Considere os seus objetivos, esperanças e interesses e passe a visualizar quem você quer ser. Bastam 15 minutos por dia. Feche os olhos e, mentalmente, veja, toque e sinta a realidade que quer criar. Lembre-se: é nesse exato momento que você constrói o seu futuro.

Reforma

Essa é a hora de colocar os planos em prática. "No começo, o esforço é grande e precisamos constantemente nos policiar de qualquer desvio", alerta Lana Harari. Abandone velhos hábitos, afaste-se das pessoas que a deixam para baixo, visite lugares novos... "Transformar é aprender com a experiência, liberar o seu potencial e maximizar a sua performance. É entender que você consegue realizar mais do que acha que pode", incentiva Eliane Santos.

Não se sinta mal caso precise voltar ao primeiro ou ao segundo passo. "Saber recomeçar é o requisito básico de alguém que verdadeiramente queira a transformação", conta Lana. Lembre-se que você está num caminho totalmente novo e, por isso, desconhece o que a espera na frente. Seja paciente e carinhosa consigo mesma.

Voo

O psicólogo americano Silvan Tomkins criou a Teoria do Script, segundo a qual a emoção é o que nos move. Quando positiva, é nosso termômetro de felicidade, de satisfação. Mas mesmo as emoções negativas, como a dor e a sensação de vazio, não devem ser interpretadas como fracasso ou punição, pois têm uma função positiva a cumprir: servir de motivação para conseguir reverter uma situação que não está boa. Então, não se deixe abater com algo de fora: é preciso estar segura das suas decisões e disposta a fazer ajustes permanentes. "Depois da meta atingida, pare e reavalie o que está dando certo e o que ainda precisa de reparo. Esse é um ciclo constante", diz Lana Harari. Só assim encontramos um equilíbrio entre o novo e o velho "eu".

Com informações do site M de Mulher.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Conheça alguns segredos de quem nunca adoece.




Veja como é simples o caminho da longevidade.

Utilize pratos menores
Estudos americanos mostram que, quando ingerimos até 25% menos comida, o colesterol total e o LDL (porção ruim), o triglicérides e a pressão arterial são reduzidos e o peso fica estável. Um conselho? Coma até ficar 80% satisfeita. O povo da ilha japonesa usa pratos de 23 cm de diâmetro para ingerir até 30% menos comida, no Brasil, os pratos de porcelana possuem cerca de 26 cm.

Reduza o sal diariamente
Em 2010, o periódico inglês New England Journal of Medicine divulgou o seguinte dado: a diminuição de 3 g de sal por dia pode evitar 44 mil mortes por ano. O cuidado previne e controla a hipertensão, que agrava a insuficiência renal e as doenças cardíacas. Dicas para reduzi-lo: abuse das ervas aromáticas, que realçam o sabor dos alimentos, e fuja dos embutidos, enlatados e congelados. 

Consuma mais vitamina C
Uma única laranja tem a dose de vitamina C que o nosso corpo precisa por dia (60 miligramas). A fruta age como um catalisador no organismo, facilitando e induzindo várias reações necessárias à boa saúde: previne o câncer, afasta resfriados e, por sua ação antioxidante, ajuda a pele a se recuperar mais facilmente dos danos causados pelo sol. Outras fontes de vitamina C: batata, aspargo e pimenta. 

Cochile durante o dia
A sesta,  soneca após o almoço, é um hábito na Península de Nicoya, na Costa Rica. Em outras partes do mundo, essa pausa diurna também é comum. Segundo os cientistas, a sesta melhora a saúde e nos deixa mais espertos. Num teste feito na Califórnia (EUA), um grupo dormiu 90 minutos e outro não. Após a soneca, o primeiro time pontuou bem mais numa dinâmica de aprendizagem.

Invista nos integrais
Além do pão, inclua farinha, arroz, massa e outros produtos integrais na dieta. O motivo? No processo de refinamento, o germe dos grãos é retirado, o que empobrece o alimento. Portanto, os integrais reúnem muito mais nutrientes do que os refinados. O grão integral ainda possui carboidrato complexo, que demora mais para ser digerido pelo organismo, promovendo uma saciedade rápida. 

Opte por alimentos frescos
Se consumir itens frescos é provável que você viva mais. Os alimentos da safra, que não recebem grande quantidade de conservantes, têm mais nutrientes. Aumentar o consumo de vegetais é uma das medidas mais significativas na prevenção de males crônicos. Isso porque os alimentos naturais possuem muitos antioxidantes, fibras e gorduras boas quefavorecem o perfeito funcionamento do organismo. 

Tempere com alho
Com propriedades medicinais, esse condimento é usado desde a Antiguidade para dar sabor à comida. Melhora a circulação e a saúde do coração, diminui os níveis de colesterol, equilibra a pressão arterial e potencializa o sistema imunológico. Ou seja, é um santo remédio! Você pode consumi-lo cru e em chás ou xaropes. Mas a maneira mais gostosa é no dia a dia, como tempero na comida. 

Exercite-se e fique mais ágil
A vida moderna, que nos faz usar o carro para tudo, é um veneno para o organismo. A longevidade dos povos que não adoecem se deve ao fato de estarem sempre em movimento. Portanto, mexa-se! Atividades como cuidar do jardim ou ir à padaria a pé contam muito. Mas tente praticar um exercício ou esporte que lhe dê prazer diariamente - ele vai deixar o seu corpo ágil, alerta e saudável. 

Com informações do site M de Mulher.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Previna o envelhecimento precoce e as ações nocivas do sol e do tempo




Por incrível que pareça, as mãos são uma das partes do corpo que mais utilizamos, mas que também pouco cuidamos. É com elas que preparamos a nossa alimentação, lavamos nossas roupas, damos banho na criançada, e assim por diante. Mas se repararmos bem, quase nunca damos atenção a elas que sofrem agressões externas, como exposição ao sol sem proteção, por exemplo.

É por meio das mãos que conseguimos identificar com mais facilidade a idade das pessoas. Muita gente já frequentou clínicas de estética para cuidar do rosto, das coxas, do abdômen, da celulite, mas quase nunca se preocupa em cuidar das mãos. Ao menos não na mesma frequência que as outras partes do corpo.

Assim como todas as áreas do corpo, as mãos precisam de cuidados especiais. Então, do mesmo jeito que passamos creme após o banho, massageamos todo o corpo, as mãos também precisam desta atenção para evitar o envelhecimento precoce, já que é por meio delas que apresentamos os primeiros sinais da idade.

As mãos estão sempre expostas à radiação solar e é uma grande pena que a maioria das pessoas não se lembre de passar protetor nessa região. Além disso, os produtos de limpeza acabam com a saúde da pele, por conta dos agentes químicos contidos em sua formulação.

É necessário que diariamente tenhamos uma rotina de cuidados com as mãos. Confira abaixo algumas dicas:

1. Utilizar sabonete de PH fisiológico na hora de lavar as mãos, para não ressecá-la. Essa informação pode ser encontrada no rótulo do produto.
2. Como dito antes, é preciso passar filtro solar diariamente nas mãos, com fator 30, no mínimo. Se for à praia ou piscina, opte pelo fator 60.
3. Hidratar as mãos é imprescindível. Cremes à base de ureia, óleo de uva, e ácido glicólico são a grande salvação contra mãos ressecadas e sem vida.
4. Utilize luvas quando fizer uso de produtos químicos e de limpeza, como o cloro, por exemplo.

Existem no mercado alguns produtos anti-idade de fabricantes nacionais, que são muito bons para evitar a perda do viço e o aparecimento de manchas nas mãos. No entanto, é possível cuidar dessa parte do corpo com receitas caseiras e baratas.

Para deixar suas mãos longe do envelhecimento precoce, experimente fazer esfoliações com cremes caseiros, uma vez por semana. Para isso, misture duas colheres de sopa de mel com uma colher de sopa de fubá. Depois esfregue a mistura nas mãos e lave-as com água morna.

Outra opção é aplicar nas mãos uma combinação de cinco gotas de óleo essencial de rosa, uma colher de sopa de óleo de amêndoas, uma colher de sopa de creme de leite sem soro e uma colher de chá de aveia em flocos finos. Passe a mistura e logo depois cubra as mãos com sacos ou luvas de plástico, durante 30 minutos. Por fim, remova o creme com água morna, massageando as mãos.

Os tratamentos podem contribuir para que o tônus das mãos volte, deixando-as mais bonitas, hidratadas e bem longe do envelhecimento. É importante consultar um especialista para que ele indique o tratamento mais adequado às reais necessidades de cada paciente.

Com informações do site Personare.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Saiba como evitar os problemas de pele mais comuns no Verão


Quando esquenta, é preciso ter ainda mais cuidado com a pele, que sempre sofre as consequências do excesso de calor. Além de ficar alerta para não abusar do sol, é preciso se lembrar de beber muita água, usar hidratante depois do banho e evitar produtos caseiros sem recomendação médica. Tudo isso previne o aparecimento de alergias, infecções e coceiras. Siga as dicas do alergista da Associação Paulista de Medicina Clóvis Galvão para passar o verão longe de problemas desse tipo.

Insetos: um dos vilões

A principal causa de alergias no verão são as picadas de insetos.

Os dermatologistas aconselham a evitar o uso de produtos caseiros sem orientação médica. Nada de misturar um monte de cremes diferentes e sair ao sol, porque essa mistura pode deixar sua pele irritada.

Os sintomas de alergia mais comuns são manchas vermelhas, muita coceira e descamação na pele.

Antes de tomar qualquer comprimido, xarope ou usar pomada, consulte um médico. O remédio que fez bem para sua vizinha pode não solucionar o seu problema, e até piorar a situação! Não vacile.

Se você tem sensibilidade a picadas de mosquito:

Evite

Ficar ao ar livre ao entardecer e em lugares com grande concentração de insetos.

Use e abuse

Repelentes são essenciais para quem tem esse problema. Você pode aplicar no corpo ou usar no ambiente - há até velas aromatizadas que afastam os bichinhos! As opções naturais de citronela ou andiroba são as mais indicadas.

Como evitar micoses, brotoejas, assaduras:

Com o tempo quente, você sua mais e abre o caminho para os fungos, que adoram se alojar em locais quentinhos e úmidos. É assim que aparecem problemas como micoses e brotoejas. Veja como se cuidar:

Frieira / Micose

A frieira é um tipo de micose. A micose é uma infecção causada por fungos. Provoca coceira, descamação e vermelhidão.

Os lugares mais comuns para elas aparecerem são pés, virilhas, barba e embaixo das mamas.

Para evitar, seque-se muito bem, especialmente entre os dedos dos pés. Não ande descalça em piscinas e nos banheiros públicos.

O tratamento é feito com medicamentos orais ou pomadas.

Brotoeja

São bolinhas com água que coçam e deixam a pele toda avermelhada.

Os lugares mais comuns são as regiões onde mais suamos e onde a pele também é ressecada, como axilas, costas, a parte de trás dos braços e laterais das coxas.

Para evitar, hidrate bem a pele e beba muito líquido. Evite roupas de tecidos sintéticos e banhos demorados com água excessivamente quente.

Outra recomendação dos médicos é usar pasta d¿água nas feridas. Fácil de achar em qualquer farmácia, ela alivia a sensação de coceira.

Assadura

Acontece quando algo está irritando a pele. Um exemplo é quando uma pessoa mais gordinha fricciona uma perna na outra ao andar. O suor funciona como um fator irritante no local.

Para evitar, seque bem essas regiões depois de lavá-las. Você também pode usar cremes para acabar com o atrito (pomadas usadas no bumbum de bebês são ótimas para isso).

Bicho geográfico

É um parasita encontrado nas fezes de animais domésticos.

Quando entra em contato com o ser humano, o verme tenta penetrar no organismo. Como não consegue, fica andando superficialmente pela pele.

Comum em crianças, é mais fácil de pegar essa larva em praias ou parquinhos ao pisar ou sentar na areia infectada por fezes de animais.

Não existe uma maneira direta de se prevenir, mas vale procurar praias e parquinhos que não sejam poluídos.

Para tratar o problema, a pessoa precisa tomar medicamentos ou usar pomadas, dependendo da gravidade do caso.

Com informações do site M de Mulher.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sorvete árabe





Nesta tarde de quarta-feira, que tal preparar uma lanche da tarde gelado e incrível para a sua família saborear e se refrescar com estas delícias

Ingredientes:

2 colheres (chá) de gelatina em pó
1/4 de xícara (chá) de água fria
1 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 1/2 colher (sopa) de maisena
1 litro de leite
4 pedras médias de misk socadas (se preferir, use essência de baunilha ou canela a gosto)

Para decorar:

Nozes e pistache

Modo de preparo:

Numa tigela pequena, dissolva a gelatina com a água. Deixe hidratar por alguns minutos e leve ao banho-maria, até dissolvê-la. Numa panela, desmanche a maisena com um pouco de leite frio, coloque o açúcar, a gelatina e o restante do leite. Leve ao fogo alto, mexendo até ferver. Abaixe o fogo e, mexendo, cozinhe por 15 minutos ou até engrossar um pouco. Retire do fogo, junte o misk socado, mexa bem e deixe esfriar. Coloque a mistura numa tigela, cubra com filme plástico e leve ao freezer até endurecer. Quando estiver congelado, retire e bata até ficar cremoso. Volte para o freezer e repita essa operação mais uma vez. Bata de novo. Decore e sirva.

Receita do site M de Mulher e foto João Ávila.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pó de Guaraná, use com cautela



Acordar cedo para trabalhar já não é fácil. Acordar ainda mais cedo para fazer exercícios pode parecer um desafio difícil de superar sozinho. Há quem precise de um empurrãozinho e encontre esse incentivo no pó de guaraná, como se o produto fosse a vitamina que o corpo mais precisasse.

A solução não é exatamente uma novidade, há muitos anos esse fruto com grande concentração de cafeína é visto como estimulante. Um aliado na recuperação de noitadas no meio da semana ou, entre os mais saudáveis, o complemento que oferece a energia matinal necessária para levantar pesos ou correr.

Hoje, com tantas opções de suplementos e bebidas energéticas, o pó de guaraná está sendo visto como uma alternativa mais natural.

Tal pensamento, entretanto, não é sustentado pelos especialistas no assunto. “O pó pode ser natural, mas o efeito no organismo é o mesmo dos energéticos”, argumenta o médico do esporte Fernando Soares Moreira, da clínica Invista Sim.

O princípio ativo do pó de guaraná é o mesmo dos energéticos gaseificados, a cafeína. Até a concentração é semelhante, cerca de quatro vezes maior que a do cafezinho servido na padaria do bairro. Essa cafeína é a responsável pelo efeito estimulante.

Energia
O termo “estimulante” é tratado com especial atenção pelos médicos. “Pó de guaraná não é ergogênico, ele é um estimulante apenas”, diferencia Moreira. Ergogênicas são as substâncias que dão energia e possibilitam uma performance melhor, caso do carboidrato. “Estimulantes não dão energia, eles simplesmente aliviam as sensações de dor e cansaço”, esclarece o médico.

Parece até algo bom, mas a prática revela alguns riscos. Dor e cansaço são sinais naturais do organismo. Eles indicam que você está pegando pesado demais ou que não está descansando e se alimentando tão bem quanto deveria.

“O pó de guaraná provoca uma analgesia que torna esses alertas do corpo menos perceptíveis. Assim, a pessoa fica mais sujeita a lesões”, adverte Moreira. As lesões por excesso de esforço geralmente atingem os tendões, em vez dos músculos. “O tratamento quase sempre é cirúrgico. Implica em repouso e fisioterapia”, afirma. Se a pessoa for praticante de corrida, o risco passa a ser também de fraturas por estresse.

Com o processo lento de recuperação, a pessoa perde massa muscular e sofre queda no condicionamento físico, podendo até ganhar uns quilinhos indesejáveis, ou seja, tudo o que ela não queria quando resolveu misturar pó de guaraná com malhação.

Coração
Nos cenários mais extremos, o pó de guaraná pode favorecer problemas no coração ou de circulação. “É aí que mora o perigo. A pessoa pode ultrapassar seus limites, forçar demais o organismo e ter um desfecho fatal”, alerta o médico.

Para ter disposição na medida certa, sem perder os alertas naturais do corpo, o médico recomenda a ingestão de alimentos ricos em carboidrato. “Eles representam 70% da energia necessária aos exercícios”, aponta.

Boa alimentação
A nutricionista explica que as pessoas costumam ter uma ideia errada do café da manhã saudável. “Não precisa ser uma refeição enorme e repleta de opções”, diz ela. Alimentos simples, fáceis de encontrar em qualquer supermercado e presentes na dieta dos brasileiros, já são suficientes.
“Leite com cereais ou torradas com queijo dão energia para malhar de manhã”, exemplifica.

Se o cansaço aparecer depois, o que provavelmente vai acontecer, é só fazer outra refeição pequena para repor as energias. Frutas são boas opções para lanche da manhã. “Bananas são ricas em carboidrato, boas para quem faz exercícios com regularidade”, recomenda Moreira.

Essas pequenas refeições vão de encontro com o conceito de alimentação fracionada, composta por cinco ou seis refeições durante o dia. Elas mantêm o metabolismo em alta, o que dá mais energia, sensação de disposição e evita o acúmulo de gordura no corpo.

A cafeína também acelera o metabolismo, assim como a pimenta, que melhora até o humor, por ser termogênica. “Mas esse efeito só ganha importância quando o alimento é ingerido em grandes quantidades”, esclarece a nutricionista.

A ingestão excessiva pode causar uma série de complicações até fora da academia. “Quem sofre de insônia ou tem o estômago sensível pode ter o problema agravado. E hipertensos não devem consumir pó de guaraná”, afirma Rosana.

Mas os especialistas concordam que uma exceção, de vez em quando e se a pessoa não tiver problemas que pioram com cafeína, são permitidas. “Se bater aquele cansaço, em situações que fogem da rotina, tudo bem”, autoriza a nutricionista. Para o médico, o pó de guaraná vale se for como empurrãozinho para acordar de manhã, desde que a dose seja pequena e não cause sensação de euforia. “Seria como um cafezinho”, compara.

Com informações do site Steticlin.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Conheça seis terapias alternativas de beleza




Na era da cirurgia plástica, métodos de beleza mais naturais, menos ou nada invasivos, que podem trazer benefícios para seu corpo, rosto e alma conquistam cada vez mais adeptos. Com uma vantagem: eles prometem restaurar seu bem-estar.

Aromaterapia

Não basta sair por aí colhendo flores no jardim para perfumar a casa nem pendurar um ramo de alecrim atrás da orelha para se livrar da celulite. É preciso usar óleos essenciais puros extraídos das plantas, que têm poder tanto para controle da saúde quanto para estética. O segredo da aromaterapia, que já é considerada uma ciência na França, onde até faz parte da medicina, é saber como manipular os óleos essências corretamente para atingir cada objetivo.
Indicação: envelhecimento cutâneo, gordura localizada, dificuldade de emagrecimento, celulite, acne, melasmas, entre outros.

Oligoterapia

Já pensou em levar seu corpo a uma oficina para que ele seja regulado e que todas as suas peças funcionem perfeitamente? A ideia é, por meio da reposição de minerais, equilibrar o metabolismo sem necessidade de pílulas, injeções ou qualquer coisa considerada invasiva para tornar o corpo mais receptivo aos tratamentos tradicionais.
Indicação: dificuldade de emagrecimento, flacidez, cabelos enfraquecidos

Ginástica facial

Tudo bem que você tenha preguiça de ir à academia, mas esse tipo de ginástica pode ser feito até dentro do carro e você nem precisa esperar o verão para mostrar o resultado. Difundida pela fisioterapeuta americana Miss Craig na década de 60, a ginástica facial pode resolver esse descompasso. A técnica combina exercícios para tonificar a musculatura e prevenir ou suavizar os sinais de envelhecimento, colo e pescoço. Inicialmente foi usada para reabilitar mutilados de guerra e pacientes com paralisia facial, mas ganhou fãs nas clínicas de estética.
Indicação: flacidez, rugas e sinais de expressão. Massagem facial. Se massagem no corpo funciona, imagine o que pode fazer no seu rosto. Essa tem o intuito de estimular e tonificar os músculos e melhorar a textura da pele, além de dar a mesma sensação de relaxamento que uma massagem corporal proporciona. Indicação: rugas, flacidez, falta de viço.

Terapia das pedras vulcânicas

Elas não têm nada a ver com a criptonita do Super-Homem, mas ninguém pode negar que têm poderes: por causa de sua porosidade e composição química (são ricas em minerais como ferro, silício e alumínio), as pedras têm alta capacidade de absorver calor. Acredita-se que terapias com pedras quentes já eram comuns no Egito antigo e na civilização Maia. Difundida na Europa e nos EUA, a técnica nada mais é do que uma drenagem linfática otimizada com pedras vulcânicas preaquecidas a 35 °C.Indicação: celulite e retenção de líquido. BambuterapiaEspere até testar a técnica francesa de massagem em que, em vez dos dedos, o profissional utiliza bambus de diferentes comprimentos e diâmetros para a realização dos movimentos. As manobras podem ser suaves, para relaxamento, ou mais vigorosas, para ajudar na redução de medidas.
Indicação: celulite, gordura localizada, culote, retenção de líquido.

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica chinesa milenar que usa agulhas bem fininhas para equilibrar a energia do organismo, sua base é a harmonização de dois opostos: yin e yang. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde por sua eficácia no combate a uma série de doenças, tem um mecanismo de ação complexo: "Ela estimula o sistema nervoso central, promovendo a liberação de substâncias químicas capazes de aumentar a imunidade, equilibrar o sistema endócrino e também a pele", diz a dermatologista Maria Assunta Nakano, chefe do Ambulatório de Acupuntura em Dermatologia do Setor de Medicina Chinesa da Unifesp. Assim como a acupuntura voltada para a saúde, a versão estética é também descrita há 5 mil anos.
Indicação: celulite, rugas da face, flacidez, estrias, acne, manchas, entre outros.

Com informações do site M de Mulher.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Aposte nos grãos e garanta boa saúde



Eles são pequenos, práticos para o consumo e fazem muito bem à saúde. Seja in natura ou ingrediente para pães, bolos e até mesmo pratos salgados, os grãos estão cada vez mais presentes na culinária e têm um papel fundamental para promover saúde e bem estar. Além de saborosos, ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim e aumentar o bom, proporcionam mais saúde ao coração e auxiliam no controle da pressão arterial. Entre os grãos mais consumidos e indicados para promover qualidade de vida, estão a chia, linhaça e grão de bico.

São alimentos ricos em ômega-3 e 6 e ácidos graxos que ajudam a combater o colesterol, pois diminui as chances de acumular gordura nas artérias. Dados do Ministério da Saúde informam que 30% da população tem uma alta dose de colesterol, o que representa mais de 77 milhões de pessoas. A nutricionista Daísa Pinhal, destaca que “o consumo de alimentos específicos, juntamente com hábitos saudáveis, beneficiam a redução do colesterol “ruim” e o aumento do “bom”. Por isso a importância se introduzir os grãos na alimentação.”

Uma dica prática é preparar um mix de grãos e levar na bolsa em um potinho para o trabalho. Misturar aveia em floco com chia, quinoa e linhaça, por exemplo, é ótimo e vai super bem com frutas e iogurte. A quantidade de cada grão pode ser determinada de acordo com o paladar da pessoa. Dessa forma, fica mais fácil e saboroso e ninguém se esquece de consumi-los.

Outra forma de consumo é misturar os grãos na hora de preparar os alimentos. Acrescentar aveia a um pão feito em casa, linhaça ao molho da salada e, até mesmo, a chia em bolos ajudam a acrescentar saúde e sabor aos alimentos. Além disso, é uma maneira fácil de fazer com que a família consuma estes alimentos de forma saborosa e prática.

Os grãos fazem parte do grupo dos carboidratos, que fornecem energia ao corpo. Neste grupo estão presentes os cereais, arroz, grãos, trigo, milho e aveia, os tubérculos, batatas, mandioca e mandioquinha e os açúcares, mel e frutose.  As nutricionistas indicam o consumo diário de 5 a 9 porções deste grupo.

Com informação do site Sentir Bem.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cumpra suas metas para 2013 de maneira tranquila




O novo ano mal começou e já há uma infinidade de metas: emagrecer, ter mais tempo para a família, fazer exercícios... Mas é difícil adequá-las à rotina corrida e cheia de responsabilidades. Quando você se dá conta, já está tão ocupado e estressado que não tem vontade de cumprir nada do planejado. Que tal evitar essa situação e adotar desde já um pacote de medidas para evitar o estresse durante o ano todo? Com mente e corpo tranquilos, haverá muito mais disposição para enfrentar os 12 meses que vem por aí e alcançar os objetivos. Confira as nossas sugestões:

Estabeleça menos metas

Metas são novas tarefas que você irá encaixar na rotina. Quando você se enche de compromissos, ficará mais estressado e esgotado a cada dia. "Estabeleça no máximo 10 metas para um ano, porque mais do que isso pode gerar ansiedade e perda de foco", afirma o psiquiatra Jairo Mancilha, especialista em programação neurolinguística e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada (INAp), no Rio de Janeiro. Todo mundo almeja uma porção de coisas, mas há aquelas que são mais importantes, faça uma reflexão e eleja as melhores.

O médico sugere algumas perguntas que ajudam a estabelecer metas mais motivadoras:
- O que você ganhará com essa meta?
- O que esse ganho irá te trazer depois?
- Como você poderá viver e desfrutar desses valores e sentimentos enquanto executa o que for necessário para consegui-la?

Planeje-se para cumprir o que deseja

Não dá pra iniciar tudo de uma vez, então experimente começar uma meta nova por mês. Para que as metas anteriores não sejam perdidas, faça sempre lembretes em lugares visíveis para ser lembrado. "O fato de escrevê-la irá ativar o inconsciente para trabalhar em uma direção", indica Jairo Mancilha. Aos poucos, será mais fácil se organizar e se adaptar às mudanças que esses objetivos representam, sem atrapalhar a sua rotina e deixar os nervos à flor da pele.

Plano B na manga

É preciso estar preparado para driblar a frustração quando o objetivo não é alcançado. "Esteja ciente de que é possível encontrar dificuldades durante o percurso e procure ter um plano B", recomenda o psiquiatra Jairo. Se a sua meta é praticar exercícios, por exemplo, e você ficou até mais tarde no trabalho, tenha planejada uma série mais rápida do exercício para não deixar de lado o objetivo.

Não se engane

"Um dos meios mais comuns de boicotar a meta é o de sempre encontrar 'coisas' mais importantes para fazer do que a atividade que havíamos proposto a realizar", conta o psicólogo Fernando Elias José. Isso só retarda a meta e aumenta a frustração por parecer estar sempre longe dela, gerando uma sensação de incompetência. Quanto mais você atrasa, mais coisas ficarão acumuladas no futuro e maiores serão as chances de o estresse dominar os seus dias. Dê um basta na preguiça.

Separe o momento de cada coisa

Tem hora para tudo: hora pra trabalhar, hora pra relaxar e hora para se dedicar a sua meta. Tente dividir o seu dia em pequenas doses desses momentos para não se sobrecarregar demais só com um e acabar comprometendo os outros. O momento de lazer é o que mais costuma ficar de lado injustamente, pois é exatamente ele que deixará você com a bateria carregada para ir atrás dos objetivos.

Comemore cada passo dado

Cada avanço que você dá em direção à meta final deve te trazer satisfação e motivação para continuar no caminho. O especialista em neolinguística Jairo recomenda dividir a meta em outras pequenas quando ela parecer muito grande e quase impossível de ser concretizada. "Ao atingir uma parcela da meta, por mais pequena que seja, a pessoa se sente mais empolgada para persistir", explica o médico.

Tenha um tempo só para você

A correria às vezes é tanta que fica difícil pensar no que você quer e gosta de fazer. O problema é que, segundo os especialistas, a falta de ter um instante pessoal prejudica a saúde e a autoestima, deixando o corpo sempre cansado e sob estresse. Criar uma brecha para cuidar de você deveria estar no topo de todas as metas.

Respire e recomece!

Se nada está saindo como você gostaria, faça uma pausa, que seja umas férias ou cinco minutos do seu dia. O momento deve ser suficiente para respirar, levar os pensamentos para longe e manter a consciência de que você está dando o seu melhor. Se achar necessário, repense as suas metas e objetivos ao chegar em casa, ou simplesmente planeje melhor o dia seguinte para estar forte e disposto a enfrentar o que quer que possa acontecer. "O planejamento das tarefas a serem realizadas no dia seguinte certamente irá auxiliar a diminuir a ansiedade que foi desenvolvida no dia anterior", conta o psicólogo Fernando.

Com informações do site Minha Vida

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Suco energizante para ajudar a aliviar o excesso de calor



Com as temperaturas mais altas dá vontade de beber uma bebida geladinha, tomar um sorvete refrescante, ou se deliciar com uma comidinha mais fria. Muita gente sofre com o clima quente e abafado, ainda mais vivendo nas cidades e continuando a rotina de trabalho. Muita gente se sente mais agitada, irritada ou com aquela moleza quando o verão começa e as temperaturas aumentam.

Para ajudar a aliviar o excesso de calor, e a melhorar o corpo e o humor, nada melhor do que incluir no seu cardápio uma alimentação com mais vegetais crus e frutas frescas da época, com poder energizante, desintoxicante e anti-inflamatório. Para ajudar você nessa tarefa, você pode começar com um suco bem completo ainda pela manhã.

Ingredientes:
1 polpa de açaí (pura, sem guaraná)
1 manga (ou polpa)
1 colher de sopa de semente de chia
2 castanhas-do-Pará
Mel silvestre de abelhas a gosto
½ maço de hortelã
200 ml de água de coco (ou água)

Preparo:
Bata tudo no liquidificador até virar suco. Adoce a gosto com mel silvestre. Se usar frutas frescas e quiser que o suco fique mais geladinho, congele a água de coco em forminhas de gelo. Além de energizante, este suco também é desintoxicante.

Receita do site Personare

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Em viagens longas, nada de ficar com as pernas paradas por muito tempo




Em época de férias e lazer, é preciso adotar alguns cuidados para que sua viagem não se torne uma experiência desagradável. Viajar por longas horas, seja de carro ou avião, muitas vezes resulta em um extenso período sem movimentar as pernas, o que pode gerar diversos impactos negativos para a saúde. De acordo com o angiologista Francisco Mansani Queda (SP), ficar com as pernas paradas e em uma só posição por muito tempo, mais de duas horas, provoca a redução do fluxo sanguíneo, ou seja, a diminuição da velocidade do sangue dentro dos vasos, o que pode provocar quadros de trombose, caracterizada pelo entupimento de um vaso sanguíneo por formação de coágulo.

“As tromboses podem ser superficiais quando acometem veias mais perto da pele, ou profunda, quando atinge as veias do interior do corpo. Podem ser distais, quando são apenas abaixo do joelho, ou proximais, quando acometem veias acima do joelho. E há também a embolia pulmonar, que acontece quando um trombo se desprende e causa uma complicação circulatória nos pulmões. É muito grave e pode ser fatal, apresentando sintomas como dores no peito, falta de ar e tosse com eliminação de sangue”, explica Fábio Espírito Santo, cirurgião vascular do Hospital São Camilo (SP).

Ary Elwing, angiologista e especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser (SP) conta que sintomas como dores na batata da perna, vermelhidão, aumento de temperatura e inchaço, principalmente se uma perna fica maior que a outra, podem indicar a doença. “As pessoas devem ficar atentas aos sinais durante a viagem, pois muitas vezes a trombose é silenciosa”, alerta o especialista. O médico lembra que o problema pode ocorrer não só durante a viagem, mas também é frequente em casos de obesidade, gestantes, mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais e fumantes. “Quem apresenta algum destes fatores tem mais chance de desenvolver uma trombose venosa, independente de realizar ou não uma viagem prolongada”, alerta.

Dicas para evitar a doença e manter a boa circulação sanguínea em viagens longas
Alguns cuidados simples no dia a dia podem evitar a trombose. O angiologista Francisco Mansani Queda destaca os principais: “Para evitar o problema, é importante levar uma vida saudável, com a realização de caminhadas e esportes; evitar o tabagismo e adotar uma alimentação com pouco gordura. Em alguns casos, para as pessoas com maior risco de desenvolvimento da doença, pode também ser benéfica a ingestão de AAS – Ácido Acetil Salicílico, que provoca o aumento da viscosidade do sangue”.

Para usufruir em viagens longas, Ary Elwing também listou algumas dicas que garantem o movimento das pernas durante o trajeto: “Primeiramente, não permaneça sentada por longos períodos. Caso esteja sentada por um período de tempo moderado, eleve as pernas. Durante a viagem é importante que faça exercícios: com os calcanhares apoiados no chão, movimente os pés alternadamente para cima e para baixo por cinco minutos,repetindo o ciclo a cada uma hora. Jamais deixe de fazer pequenas caminhadas durante o percurso e mantenha-se hidratada, ingerindo bastante líquidos e evitando bebidas alcoólicas. Lembre-se de usar roupas confortáveis e também converse com seu médico sobre a necessidade de medicamentos e uso de meias de compressão elástica. Em viagens  aéreas, acomode suas bagagens de mão no compartimento específico para que você tenhaespaço para esticar as pernas”, recomenda o expert no assunto.

Tratamentos para a cura
Quando perguntamos sobre como se dá a cura da trombose, o cirurgião vascular Fábio Espírito Santo revelou que, em casos em que o paciente não possui contraindicações, o tratamento é feito com medicações anticoagulantes, que desequilibram o sangue para que não ocorra a formação de coágulos. Além disso, é importante procurar saber se não há algum fator oculto que tenha favorecido a aparição da doença. “É fundamental que o diagnóstico médico seja realizado a tempo de uma boa recuperação”, lembra o angiologista Francisco Mansani Queda.

Com informações do site Corpo a Corpo.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

É verão: Conheça os benefícios da natação




Todos nós já ouvimos falar que a natação é um dos esportes mais completos, você sabe por quê? A natação ajuda no desenvolvimento físico e mental, melhora o condicionamento através da estimulação dos sistemas cardiovascular e respiratório, além de propiciar uma simetria de movimentos entre braços e pernas.

Essa movimentação simultânea de braços e pernas desenvolve a coordenação e a lateralidade. Por ser uma atividade que não oferece impacto, possui mínimo risco de lesão, isso faz com que ela seja indicada para inúmeros casos dentre eles o emagrecimento e a melhora na qualidade de vida. Qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou profissão, pode fazer natação sem problemas uma vez que a água é um meio muito benéfico para o corpo, relaxante, sem efeitos agressivos e favorece as funções orgânicas.

Benefícios da Natação:

Reduz o risco de episódios cardiovasculares. Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo.

Reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.

Melhora o sistema respiratório. Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contracção e expansão depende dos músculos da parede torácica.

Fortalece as articulações. A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade.

Alivia dores causadas pela artrose.

Sobe a auto-estima. Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o facto da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Reduz a dor e o risco de lesões

Retarda os efeitos do envelhecimento. Tanto a nível físico como psicológico. São vários os estudos que confirmam que uma pessoa de 65 anos que faz exercício regularmente tem uma maior capacidade física e vital do que uma de 45 que não faz nenhuma atividade desportiva.

Bom mergulho!

Com informações do site Esporte Mulher.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Segundo cientistas a frutose não promove a saciedade no cérebro




Cientistas realizaram testes que mostraram que a frutose, um açúcar comum em alimentos industrializados e na dieta dos americanos, pode causar alterações no cérebro que levariam a um descontrole maior na hora de comer. As informações foram divulgadas por agências internacionais.

Após tomar uma bebida com frutose, o cérebro não registra a sensação de saciedade de forma tão eficaz quanto o faz com o consumo de glicose, apontam os cientistas. Eles ressaltam que a pesquisa não prova que a frutose ou açúcares semelhantes podem levar à obesidade, mas destacam o papel que a substância deve ter no consumo excessivo de comida e em refeições exageradas.

Para o estudo, cientistas usaram ressonância magnética para monitorar o fluxo sanguíneo no cérebro de 20 jovens de peso normal, antes e depois de eles consumirem bebidas com glicose e frutose, durante várias semanas.

Os testes mostraram que a glicose nas bebidas "desliga ou suprime a atividade de áreas do cérebro ligadas intimamente ao desejo por comida", disse o endocrinologista da Universidade Yale, Robert Sherwin, um dos líderes da pesquisa.

Já com a frutose, "nós não constatamos estas mudanças", afirmou Sherwin. "Como resultado [da ingestão de frutose], a vontade de comer continua. Ela não é suprimida."

"Isso, a descoberta, implica que a frutose, pelo menos com relação ao controle do peso e do consumo de comida, tem um papel muito ruim na comparação com a glicose", ressaltou Jonathan Purnell, da Universidade de Ciência e Saúde de Oregon.

O estudo foi publicado nesta semana, no periódico "Journal of the American Medical Association". Os pesquisadores agora estão fazendo testes com pessoas obesas, para descobrir se elas reagem da mesma forma com a frutose e a glicose.

A frutose é adicionada em dezenas de bebidas e comidas industrializadas, e seu consumo cresceu desde 1970, ao mesmo tempo em que a obesidade nos EUA, aponta a agência Associated Press.

Com informações do site G1.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Para quem listou atividade física como uma meta para 2013




A prática regular de exercícios físicos é essencial à saúde e à qualidade de vida. Melhora o tônus muscular e a flexibilidade, fortalece ossos, aumenta o gasto calórico, facilitando a perda de peso e a diminuição de gordura corporal. Tem papel na redução da pressão arterial, diminuição do colesterol total e prevenção e controle de diabetes. Portanto, a hora de começar é agora.

Escolha uma atividade que goste e seja natural para você, pois os benefícios são vistos com a prática regular. Se exercite pelo menos 4 vezes na semana por 45 minutos. Importante ressaltar que as roupas e os calçados devem ser adequados à atividade escolhida.

Não treine em jejum. O carboidrato é o nutriente que usamos como energia para a pratica da atividade. Por isso, antes de se exercitar, uma fruta seca, uma barra de cereais ou granola garantem a disposição.

Manter-se hidratado também é fundamental para retardar a fadiga e garantir a qualidade do treino. A cada 20 minutos, procure ingerir 200 ml de líquido, mas evite as bebidas gaseificadas.

Respeite seus limites. Inicie a atividade em ritmo lendo e vá aumentando sua intensidade gradativamente. Antes da prática de qualquer atividade física, faça uma consulta com seu médico e bom treino.

Com informações do site Mundo Verde.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Sorvete de melancia, uma sobremesa perfeita



Para fazer esse delicioso sorvete de melancia você vai precisar dos seguintes ingredientes:

· 1/2 xícara (chá) de açúcar
· 1/4 de xícara (chá) de água
· 5 xícaras (chá) de melancia sem sementes cortada em cubos
· 2 colheres (sopa) de suco de limão
·  1 colher (sopa) de casca de limão

Modo de preparo:

Em uma panela, misture bem o açúcar e a água. No fogo baixo e sem mexer, deixe ferver até dar ponto de calda fina. Bata no liquidificador a melancia e o suco de limão. Junte à calda. Leve ao fogo até amornar e se misturar completamente com a calda. Acrescente a casca de limão, deixe esfriar e leve ao freezer até começar a endurecer. Bata na batedeira e espere ficar cremoso. Leve ao freezer novamente até endurecer. Na hora de servir, faça raspas com um boleador de sorvete e coloque em taças individuais.

Receita do site M de Mulher