quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

De volta ao bom e velho blues




Em 2012 o primeiro pianista de blues do Brasil comemorou 20 anos de carreira. É Ari Borger, convidado desta edição do Festival para apresentar "Back to the Blues" novo trabalho do seu grupo: Ari Borger Quartet – AB4.

No palco, Ari Borger (piano e Hammond), Igor Prado (guitarra), Rodrigo Mantovani (baixo) e Humberto Zigler (bateria) apresentam releituras instrumentais onde passeiam por clássicos como "Key to the Highway" (Big Bill Broonzy), "Chicken Shack" (Jimmy Smith), "Funky Miracle" (The Meters) e temas autorais como "Boogie Train", "Back to the Blues" e "Funk Jam", levando o espectador a uma verdadeira viagem musical.

Aclamado pela crítica, o Ari Borger Quartet - AB4 já tocou em vários festivais internacionais e nos palcos mais descolados do mundo, inclusive com uma apresentação no maior festival de "Piano-Blues" dos EUA, em agosto de 2011, em uma performance arrebatadora.

O disco "Back to the Blues" revela o retorno do pianista a esse gênero, que marcou seu disco de estreia, "Blues da Garantia", gravado em 2001 na Louisiana, EUA. Nos dois álbuns seguintes, "AB4" e "Backyard Jam", apresentou um distanciamento do 'blues de raiz', priorizando o soul e o funk, temperados com o 'swing brazuca'.

O retorno ao blues foi uma opção natural para um músico que morou durante anos em New Orleans e tocou nas mais renomadas casas da região, como o House of Blues e o Tipitina´s, abriu shows de artistas como B.B. King e participa regularmente dos principais festivais de blues realizados no Brasil e no exterior.


O álbum foi gravado ao vivo em apenas três dias, de forma analógica, na melhor tradição "old school". São cinco composições inéditas de autoria de Ari Borger, uma das quais em parceria com toda a banda. As outras quatro faixas são interpretações novas para clássicos, como os que serão apresentados no Festival Jazz & Blues.

Com informações do site Jazz Blues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário