quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cumpra suas metas para 2013 de maneira tranquila




O novo ano mal começou e já há uma infinidade de metas: emagrecer, ter mais tempo para a família, fazer exercícios... Mas é difícil adequá-las à rotina corrida e cheia de responsabilidades. Quando você se dá conta, já está tão ocupado e estressado que não tem vontade de cumprir nada do planejado. Que tal evitar essa situação e adotar desde já um pacote de medidas para evitar o estresse durante o ano todo? Com mente e corpo tranquilos, haverá muito mais disposição para enfrentar os 12 meses que vem por aí e alcançar os objetivos. Confira as nossas sugestões:

Estabeleça menos metas

Metas são novas tarefas que você irá encaixar na rotina. Quando você se enche de compromissos, ficará mais estressado e esgotado a cada dia. "Estabeleça no máximo 10 metas para um ano, porque mais do que isso pode gerar ansiedade e perda de foco", afirma o psiquiatra Jairo Mancilha, especialista em programação neurolinguística e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada (INAp), no Rio de Janeiro. Todo mundo almeja uma porção de coisas, mas há aquelas que são mais importantes, faça uma reflexão e eleja as melhores.

O médico sugere algumas perguntas que ajudam a estabelecer metas mais motivadoras:
- O que você ganhará com essa meta?
- O que esse ganho irá te trazer depois?
- Como você poderá viver e desfrutar desses valores e sentimentos enquanto executa o que for necessário para consegui-la?

Planeje-se para cumprir o que deseja

Não dá pra iniciar tudo de uma vez, então experimente começar uma meta nova por mês. Para que as metas anteriores não sejam perdidas, faça sempre lembretes em lugares visíveis para ser lembrado. "O fato de escrevê-la irá ativar o inconsciente para trabalhar em uma direção", indica Jairo Mancilha. Aos poucos, será mais fácil se organizar e se adaptar às mudanças que esses objetivos representam, sem atrapalhar a sua rotina e deixar os nervos à flor da pele.

Plano B na manga

É preciso estar preparado para driblar a frustração quando o objetivo não é alcançado. "Esteja ciente de que é possível encontrar dificuldades durante o percurso e procure ter um plano B", recomenda o psiquiatra Jairo. Se a sua meta é praticar exercícios, por exemplo, e você ficou até mais tarde no trabalho, tenha planejada uma série mais rápida do exercício para não deixar de lado o objetivo.

Não se engane

"Um dos meios mais comuns de boicotar a meta é o de sempre encontrar 'coisas' mais importantes para fazer do que a atividade que havíamos proposto a realizar", conta o psicólogo Fernando Elias José. Isso só retarda a meta e aumenta a frustração por parecer estar sempre longe dela, gerando uma sensação de incompetência. Quanto mais você atrasa, mais coisas ficarão acumuladas no futuro e maiores serão as chances de o estresse dominar os seus dias. Dê um basta na preguiça.

Separe o momento de cada coisa

Tem hora para tudo: hora pra trabalhar, hora pra relaxar e hora para se dedicar a sua meta. Tente dividir o seu dia em pequenas doses desses momentos para não se sobrecarregar demais só com um e acabar comprometendo os outros. O momento de lazer é o que mais costuma ficar de lado injustamente, pois é exatamente ele que deixará você com a bateria carregada para ir atrás dos objetivos.

Comemore cada passo dado

Cada avanço que você dá em direção à meta final deve te trazer satisfação e motivação para continuar no caminho. O especialista em neolinguística Jairo recomenda dividir a meta em outras pequenas quando ela parecer muito grande e quase impossível de ser concretizada. "Ao atingir uma parcela da meta, por mais pequena que seja, a pessoa se sente mais empolgada para persistir", explica o médico.

Tenha um tempo só para você

A correria às vezes é tanta que fica difícil pensar no que você quer e gosta de fazer. O problema é que, segundo os especialistas, a falta de ter um instante pessoal prejudica a saúde e a autoestima, deixando o corpo sempre cansado e sob estresse. Criar uma brecha para cuidar de você deveria estar no topo de todas as metas.

Respire e recomece!

Se nada está saindo como você gostaria, faça uma pausa, que seja umas férias ou cinco minutos do seu dia. O momento deve ser suficiente para respirar, levar os pensamentos para longe e manter a consciência de que você está dando o seu melhor. Se achar necessário, repense as suas metas e objetivos ao chegar em casa, ou simplesmente planeje melhor o dia seguinte para estar forte e disposto a enfrentar o que quer que possa acontecer. "O planejamento das tarefas a serem realizadas no dia seguinte certamente irá auxiliar a diminuir a ansiedade que foi desenvolvida no dia anterior", conta o psicólogo Fernando.

Com informações do site Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário