sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Aposte nos grãos e garanta boa saúde



Eles são pequenos, práticos para o consumo e fazem muito bem à saúde. Seja in natura ou ingrediente para pães, bolos e até mesmo pratos salgados, os grãos estão cada vez mais presentes na culinária e têm um papel fundamental para promover saúde e bem estar. Além de saborosos, ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim e aumentar o bom, proporcionam mais saúde ao coração e auxiliam no controle da pressão arterial. Entre os grãos mais consumidos e indicados para promover qualidade de vida, estão a chia, linhaça e grão de bico.

São alimentos ricos em ômega-3 e 6 e ácidos graxos que ajudam a combater o colesterol, pois diminui as chances de acumular gordura nas artérias. Dados do Ministério da Saúde informam que 30% da população tem uma alta dose de colesterol, o que representa mais de 77 milhões de pessoas. A nutricionista Daísa Pinhal, destaca que “o consumo de alimentos específicos, juntamente com hábitos saudáveis, beneficiam a redução do colesterol “ruim” e o aumento do “bom”. Por isso a importância se introduzir os grãos na alimentação.”

Uma dica prática é preparar um mix de grãos e levar na bolsa em um potinho para o trabalho. Misturar aveia em floco com chia, quinoa e linhaça, por exemplo, é ótimo e vai super bem com frutas e iogurte. A quantidade de cada grão pode ser determinada de acordo com o paladar da pessoa. Dessa forma, fica mais fácil e saboroso e ninguém se esquece de consumi-los.

Outra forma de consumo é misturar os grãos na hora de preparar os alimentos. Acrescentar aveia a um pão feito em casa, linhaça ao molho da salada e, até mesmo, a chia em bolos ajudam a acrescentar saúde e sabor aos alimentos. Além disso, é uma maneira fácil de fazer com que a família consuma estes alimentos de forma saborosa e prática.

Os grãos fazem parte do grupo dos carboidratos, que fornecem energia ao corpo. Neste grupo estão presentes os cereais, arroz, grãos, trigo, milho e aveia, os tubérculos, batatas, mandioca e mandioquinha e os açúcares, mel e frutose.  As nutricionistas indicam o consumo diário de 5 a 9 porções deste grupo.

Com informação do site Sentir Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário