sexta-feira, 30 de março de 2012

Os benefícios do morango



Há um bom tempo o poder antioxidante do morango - proporcionado por substâncias chamadas polifenois que combatem o envelhecimento precoce - é exaltado aos quatro ventos.

Com isso em vista, pesquisadores italianos, sérvios e espanhóis decidiram fazer uma experiência: eles deram o extrato da fruta a cobaias durante dez dias. Passado esse período, induziram os bichos a consumir álcool com a intenção de gerar lesões em sua mucosa gástrica. Foi aí que veio a surpresa: "Aqueles que receberam o morango antes do etanol apresentaram uma importante redução nos danos estomacais quando comparados ao grupo que não ingeriu a fruta", informa Sara Tulipani, pesquisadora da Universidade de barcelona, na Espanha, e coautora do trabalho científico.

Vale esclarecer que o foco do estudo não foi ensinar truques para barrar os prováveis estragos da happy hour. "O álcool foi usado porque tem grande potencial para causar doenças crônicas ou inflamatórias no homem", explica a cientista.

Assim, sob uma perspectiva global, o resultado aponta que o extrato de morango deve ser considerado um grande aliado na prevenção de complicações como gastrite e úlcera.

Receita: suco de morango, maçã e maracujá
Bata no liquidificador 10 morangos, uma maçã sem casca, dois maracujás sem sementes ou 1/2 copo de suco concentrado e um copo de água gelada. Sirva em seguida.

Com informações do M de Mulher

quinta-feira, 29 de março de 2012

Aprenda a fazer duas automassagens da reflexologia


Siga o passo a passo de duas automassagens nas mãos e alivie tensões no pescoço e no ombro

 

Para aliviar dores no pescoço e nos ombros, típicas de quem vive tensa ou sofre de enxaqueca, experimente duas técnicas de reflexologia - massagem que ativa pontos reflexos nas mãos, nos pés ou na face e que melhora as tensões em várias regiões do corpo. Reserve alguns minutinhos no meio do seu trabalho e faça a automassagem de preferência em um lugar tranquilo.

Pescoço sem tensão
Abra uma das mãos e deixe a palma virada para cima. Use o polegar direito para fazer uma pressão firme ao redor da base do polegar esquerdo. Repita várias vezes.

Ombros relaxados
Continue com a mão na mesma posição. Deslize o polegar direito no dedo mínimo da mão esquerda, partindo da base em direção à ponta. Repita várias vezes e depois faça o mesmo movimento na mão direita, utilizando o polegar esquerdo.

Com informações do M de Mulher

quarta-feira, 28 de março de 2012

Bombom de leite condensado



Ingredientes

. 300 g de chocolate meio amargo picado
. 2 latas de leite condensado
. 2 gemas
. 1 colher (sopa) de margarina
. 3 colheres (sopa) de castanha-do-pará picada


Modo de preparo

1. Derreta o chocolate em banho-maria. 
2. Em uma panela, coloque o leite condensado, as gemas e a margarina. Leve ao fogo, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. 
3. Deixe esfriar e junte a castanha-do-pará, faça bolinhas e banhe no chocolate. Deixe secar e sirva.

Dica: se preferir, dissolva duas colheres de sopa de chocolate em pó no leite condensado.

terça-feira, 27 de março de 2012

4 motivos para entrar em contato com a natureza



Quem ainda precisava de argumentos para adotar um estilo de vida mais natural acaba de ganhar uma lista deles. São tópicos listados pela Universidade de Harvard para convencer as pessoas que passar mais tempo em contato com a natureza faz bem para o corpo e para a mente.
A revista lembra que diversos estudos já comprovaram os benefícios para a saúde física e mental que o contato com o meio ambiente pode proporcionar e listou alguns deles. Confira:

1 - Elevação dos níveis de vitamina D
Chamada de “vitamina do sol”, essa substância é produzida a partir do contato dos raios solares com a pele e promove a absorção de cálcio pelo organismo. Além da importância na manutenção dos níveis do cálcio no sangue e na saúde dos ossos, a vitamina D tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas.
Estudos epidemiológicos sugerem que a vitamina D pode ter efeitos protetores contra diversas doenças, desde a osteoporose ao câncer, passando pela depressão, ataques cardíacos e derrames. Já a deficiência da vitamina pode precipitar e aumentar a osteoporose em adultos e causar raquitismo, uma avitaminose, em crianças.
A boa notícia é que para produzir a vitamina D no seu organismo, você só precisa ficar ao ar livre algumas vezes por semana, de preferência nos horários em que sol está mais fraco, e expor seus braços e pernas por 10 a 15 minutos.

2 – Mais exercício
É verdade que muita gente consegue se exercitar sem sair de casa, ou ainda em academias e clubes de ginástica totalmente cobertos. Também tem muita gente que consegue passar horas em contato com a natureza sem mexer um músculo – basta ir a uma praia para perceber. Ainda assim, os ambientes fechados costumam ser um convite ao sedentarismo, enquanto um parque repleto de árvores costuma dar um novo ânimo a uma caminhada.
Um estudo feito por pesquisadores britânicos com crianças que passavam cerca de seis horas por dia utilizando equipamentos eletrônicos (como TV´s e videogames) mostrou que elas eram duplamente ativas quando estavam ao ar livre. Portanto, se você quer se exercitar, um bom começo é sair de casa. Pode ser uma corrida na orla, um passeio de bicicleta no parque ou até uma limpeza no quintal, o que importa é colocar o corpo em movimento junto à natureza.

3 - Maior concentração
O escritor americano e autor do livro Last Child in the Woods, Richard Louv, utilizou o termo “transtorno de déficit de natureza” em seu último trabalho. E ele não é o único a acreditar que a falta de contato com o meio ambiente agrava problemas como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Pesquisadores tem relatado que crianças costumam se concentrar melhor após passarem um período ao ar livre.
Um estudo publicado em 2008 mostrou que crianças diagnosticadas com TDAH obtiveram melhor pontuação em testes de concentração após caminharem em um parque, em comparação com outras que caminharam em um bairro residencial e no centro da cidade.
Apesar de não serem conclusivas em relação aos adultos, as pesquisas sugerem que o contato com a natureza pode ser uma aliada aos homens e mulheres que querem uma melhor concentração. Não custa tentar.

4 – Mais felicidade
Estudos mostram que a luz do sol tende a elevar o humor das pessoas, enquanto a prática de exercícios físicos libera endorfina, despertando uma sensação de relaxamento, euforia e bem-estar. Combinar as duas práticas em um ambiente ao ar livre certamente fará bem a qualquer um. 
Pesquisadores da Universidade de Essex, na Inglaterra, estão realizando um estudo que aponta que praticar exercício em meio à natureza traz vantagens significativas para a saúde mental. A pesquisa aponta que os “exercícios verdes”, como estão sendo chamados, mostram resultados benéficos na auto-estima e no humor com apenas cinco minutos de prática.

Com informações do site Ecodesenvolvimento.org

segunda-feira, 26 de março de 2012

Como planejar uma viagem




Uma viagem não começa apenas quando você entra no avião ou pega a estrada, mas a partir do momento em que começam os preparativos para ela – seja com uma semana, um mês ou um ano de antecedência.

Quanto antes começar o planejamento, maiores as chances de ela dar certo. E o que significa “dar certo”? Uma viagem é bem-sucedida quando você cumpre seu objetivo, que pode ser passear, descansar, namorar e tantos outros verbos no infinitivo.

Para que a viagem dê certo e você fique satisfeito, é preciso programar antes. Comece pelo local que você deseja ir, praia ou serra. Descubra o que você quer fazer em seu destino antes de chegar lá. Então, faça um planejamento diário com base em vários critérios, tais como plano "B" para dias de chuva, locais de compra e horário de funcionamento dos locais que se pretende visitar. 

Antes de viajar, deixe a casa limpa, a roupa lavada e as camas arrumadas. Ao chegar em casa depois da viagem, seu lar será um paraíso.


sexta-feira, 23 de março de 2012

Alimentos que ajudam a hidratar o corpo




Já é certo que tomar água faz parte da lista de prioridades para manter o corpo em perfeito funcionamento, já que 70% do organismo são compostos dela. No entanto, o que muitos não sabem é que os alimentos podem ser bons aliados nesta tarefa.

A melancia, por exemplo, possui 92% de água, a abóbora cozida, 86,4%, e agrião cru, 93,9% e assim por diante. "A água é insubstituível, porém ingerir alimentos que contenham grande quantidade dela em sua composição, como melancia e melão, ajuda a equilibrar a hidratação do organismo", afirma a nutricionista Gabriella Pereira .

Para que não haja confusão e as pessoas deixem de beber água, a nutricionista Evelyn Conti, do Spa Sorocaba, avisa que somente 10% do total do líquido pode ser substituído pelos alimentos. Os crus oferecem grande quantidade de água. Além disso, possuem fibras, que somadas à água, tornam-se uma excelente combinação para auxiliar na queima de gordura, aceleração do intestino e manutenção de um metabolismo saudável. De acordo com a nutricionista funcional Camila Borduqui, da Clínica de Estética Dr. Alan Landecker, os grãos aumentam a quantidade de água após o cozimento. "Cerca de 100 g de feijão carioca cru, por exemplo, contém 14% de água. Após o cozimento, a mesma quantidade possui para 82,3%", afirmou a especialista.

A seguir veja uma lista de 24 alimentos e suas respectivas quantidades de água,de acordo com as especialistas entrevistadas.

Abacate cru - 83,8% de água, lipídeos, carboidratos, fibras, cálcio magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina e vitamina C.
Açaí polpa congelada - 88,7% de água, lipídeos, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fosforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina e piridoxina.
Arroz integral cozido - Esse alimento possui cerca de 70,1% de água, além de conter carboidratos, fibras (que ajudam a saciar a fome e colaboram no funcionamento do intestino), fósforo, potássio, manganês, cobre, zinco, tiamina e piridoxina.
Abóbora cozida - Possui em sua composição 86,4% de água. O legume na versão cozida é rico em potássio (que ajuda no batimento cardíaco e no bom funcionamento dos músculos), fósforo e fibras.
Abobrinha italiana - Tem 93,9% de água em sua composição, além de possuir fósforo e potássio.
Banana-prata - Além de deliciosa, possui 71,9% de água, carboidratos, fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina, piridoxina e vitamina C.
Batata inglesa cozida - Possui em sua composição 86,4% de água, além de carboidratos (que colaboram para fornecer energia ao organismo), fósforo e potássio.
Brócolis cozido - A verdura na sua versão cozida possui 92,6% de água, além de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.
Cenoura crua - O legume possui 90,1% de água em sua composição, além de carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
Couve manteiga crua - Tem 90,9% de água, além de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, niacina e vitamina C.
Couve-flor cozida - 94,3% de água, fibras, fósforo, potássio e vitamina C.
Feijão carioca cozido - Tem 80,4% de água e mais proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina e niacina.
Kiwi - Tem 84% de água em sua composição, além de vitaminas C, E, B6, niacina, potássio, zero de colesterol e efeitos antiinflamatórios, antioxidantes e anticancerígenos.
Laranja-pera - A fruta possui 89,6% de água, carboidratos, cálcio, magnésio, manganês, fosforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C (boa para ajudar a combater a gripe).
Manga crua - A saborosa fruta possui 82,3% de água, além de carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, carotenoides, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.
Melancia - Da mesma família do melão, é uma fruta que possui 92% de água. Além de refrescante e doce, possui, entre vários nutrientes, o licopeno e glutationa, responsáveis por proteger o organismo contra a oxidação celular.
Tomate cru com semente - Contém 95,1% de água, além de fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina, vitamina C e carotenoides. Ainda é rico em licopeno, que ajuda a combater os radicais livres do organismo.

Com informações do Terra

quinta-feira, 22 de março de 2012

Atitudes essenciais para ser feliz



Cada um tem sua fórmula pessoal para ser feliz, mas, depois de conversar com centenas de voluntários, pesquisadores norte-americanos das universidades de Michigan e Pensilvânia apontaram pontos em comum na atitude de quem se diz realizado. Inspire-se e copie:

Entregue-se em tudo
A sensação de estar inteira e dando o seu melhor nas coisas que se compromete a fazer é gratificante por si só, independentemente do resultado alcançado, e coloca você em contato consigo mesma. "Além disso, deixar-se absorver pelas atividades realizadas é um modo de tirar o pensamento das emoções negativas", fala a psicanalista Dorli Kamkhagi, do Instituto de Psiquiatria da USP.

Tire o foco da dor
"Quando você procura ver o lado positivo e obter prazer e aprendizado do que acontece ao seu redor, as frustrações e os imprevistos perdem importância", diz a psicanalista.

Faça o bem
Além de exercitar o altruísmo, alimenta o autoconhecimento e a descoberta de virtudes em você mesma. "Ao olhar as necessidades do outro com sensibilidade, ampliamos nossa visão de mundo e crescemos", comenta Dorli.

Com informações do M de Mulher

quarta-feira, 21 de março de 2012

Mousse de manga e iogurte



Ingredientes
2 mangas descascadas e cortadas em cubos
1 lata de leite condensado
1 pote de iogurte
1 colher (sopa) de gelatina em pó incolor
 
Modo de Preparo
No liquidificador, bata a manga, o leite condensado, o iogurte e a gelatina hidratada e dissolvida de acordo com as instruções da embalagem. Distribua em taças individuais ou em um refratário. Leve para gelar. Na hora de servir decore com fatias de manga.
 

terça-feira, 20 de março de 2012

Pipas que captam energia eólica



Uma empresa italiana desenvolveu uma nova maneira de captar a energia eólica: usando pipas, que voam a mais de 1000 metros de altitude.

Segundo a empresa Kitegen, os movimentos dessas pipas serão controlados por um computador que calcula o melhor ângulo e posição para captar os ventos mais fortes. Quando o vento leva a pipa de um lugar para o outro, a estrutura do sistema (que fica no chão) é rotacionada, e transforma a energia motora em energia elétrica.

Segundo os cálculos, uma pipa do novo modelo deve ser capaz de gerar a mesma energia produzida 150 turbinas eólicas.

Com informações do  Atitude Sustentável