segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A festa do teatro

Mais de 30 espetáculos compõem a programação do 17º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que acontece entre os dias 4 e 11 de setembro

Tido como um dos mais tradicionais e conceituados festivais de artes cênicas do Norte e Nordeste, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) chega neste ano à sua 17º edição, com programação que contempla todos os públicos - infantil, adulto, artistas e pesquisadores. O evento inicia no próximo sábado e segue até dia 11 de setembro.

Além dos mais de 30 espetáculos, o FNT inclui ainda debates, oficinas, fóruns, apresentação de teses e dissertações de pesquisadores, entre outras atividades que compõem o Programa de Formação do evento.

Nos palcos, o carro-chefe é a Mostra Nordeste, da qual participam nove grupos - um de cada Estado da região. Ao todo, foram 77 montagens inscritas. Abolido há três anos pelo festival, o processo seletivo para compor a mostra foi retomado; antes, os espetáculos eram convidados pelos realizadores.

A Mostra Nordeste permanece não competitiva, havendo somente a premiação de Melhor Espetáculo eleito pelo júri popular. O Ceará está representado pelo Grupo de Estudos e Trabalhos em Stanislavski (GETS), com o espetáculo "As três irmãs". Os outros selecionados são: Invisível Companhia de Teatro (AL), com "Voo ao solo"; Produtora Carambola (BA), com "Uma vez nada mais"; Pequena Companhia de Teatro (MA), com "Pai e filho"; Grupo Harém de Teatro (PI), com "A casa de Bernarda Alma"; Coletivo Angu de Teatro (PE), com "Rasif - Mar que arrebenta"; Coletivo de Teatro Alfenim (PB), com "Milagre brasileiro"; Cia A Máscara de Teatro (RN), com "Deus Danado"; e Projeto Cacuete (SE), com "Cacuete - A incrível performance de crendices".

Abertura

Apesar do caráter nordestino, o FNT prima pelo intercâmbio também com outras regiões ou países. O festival já recebeu espetáculos de Portugal, da Alemanha e de estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Este ano, na noite de abertura, o FNT apresenta a montagem de "Simplesmente eu, Clarice Lispector" (RJ), com Beth Goulart. A atriz assina também a adaptação do texto e a direção, esta última com supervisão de Amir Hadad.

O espetáculo estreou em julho de 2009 no CCBB em Brasília e já foi visto no país por mais de 56 mil pessoas com uma trajetória vitoriosa. Beth Goulart levou, pelo trabalho, o Prêmio Shell 2009 de melhor atriz e o Prêmio APTR de melhor atriz protagonista.

No palco, ela interpreta a escritora ucraniana-brasileira e mais quatro personagens de sua obra: Joana, do romance "Perto do Coração Selvagem"; Ana, do conto "Amor"; Lóri, do romance "Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres"; e outra, não nomeada pela autora, do conto "Perdoando Deus".

Para interpretar Clarice, Goulart passou dois anos coletando e analisando depoimentos, entrevistas e correspondências da autora. Sucesso de crítica e público, "Simplesmente eu, Clarice Lispector" revela todo o potencial de Beth Goulart como intérprete e criadora. Tem sido bastante elogiada a versatilidade da atriz no palco, que consegue ir facilmente da interpretação mais natural de Clarice ao tom menos realista dedicado às outras personagens.

"O FNT tem tido esse papel de trazer grandes espetáculos ao Ceará. No caso da Beth Goulart, a produção foi muito atenciosa, fácil de negociar", elogia Nilde Ferreira, uma das coordenadoras gerais do festival. "A dificuldade está no financiamento. É caro promover a circulação de montagens teatrais em cidades do Interior. O transporte é caro e a estrutura tem que ser praticamente criada", lamenta Ferreira.

Além da Mostra Nordeste e da convidada nacional, o FNT conta em sua programação com mostras específicas para grupos teatrais do Ceará, a exemplo do FNT no Maciço (para grupos da região), Palco Ceará (grupos do Estado), Infantil, Te-Ato à Meia-Noite (espetáculos de caráter mais experimental), Guaramiranga em Cena (grupos da cidade) e outros.

"Com essa programação paralela, o festival mantém a política de promover a produção teatral dos municípios cearenses", ressalta Nilde Ferreira.

Formação

Outro ponto forte do FNT é o Programa de Formação, que inclui o Ciclo de Debates da Mostra Nordeste, o Fórum do FNT - Pedagogias Teatrais e o VIII Encontro de Artistas Pesquisadores, além de oficinas.

No Ciclo de Debates, as discussões acontecem pela manhã e giram em torno da montagem encenada na noite anterior. Nesta edição os debatedores são Tiago Fortes (Mestre em Artes Cênicas pela UniRio e professor no curso de Licenciatura em Artes Cênicas pela UFC), Zeca Ligiéro (escritor e diretor teatral, PhD pela NYU, professor da UniRio) e Armindo Bião (premiado por seu trabalho em teatro e por suas atividades acadêmicas na Bahia).

Já o Fórum pretende trabalhar com experiências de formação em grupos e companhias da história recente do Ceará. "Assim, convidamos dois jovens diretores, Silverio Pereira e Tomaz de Aquino, e o criador e diretor da Paracuru Cia. de Dança, Flávio Sampaio", revela Izabel Gurgel, diretora do Theatro José de Alencar e coordenadora do fórum.

"Vamos partilhar experiências por meio de demonstração técnica, a partir do processo de elaboração dos espetáculos ´Mixórdia´ (Silverio Pereira) e ´Mulieres´ (do Teatro Mimo, com direção de Tomaz de Aquino)", ressalta a diretora. "No caso da Paracuru Cia. de Dança, vamos ver no corpo dos bailarinos a mudança de eixo no ensino da dança que o Flávio vem fazendo. Desde o Colégio de Dança do Ceará, ele leva professores de teatro para a sala de dança. É um tráfego estimulante".

Por fim, o VIII Encontro de Artistas Pesquisadores reúne convidados que discutem e apresentam dissertações de mestrado ou teses de doutorado no campo do teatro.

"O objetivo do encontro é aproximar o festival da Academia e vice-versa. Cada convidado tem uma temática diferente, porque a ideia é fazer um panorama do que está sendo pensado nas universidades no campo da criação e discussão teatral", explica a professora Maria Rejane Reinaldo, coordenadora de Ação Cultural da Secult e responsável pelo encontro.

Neste ano a lista de convidados inclui pesquisadores de duas fortes instituições na área de pesquisa teatral: Hebe Alves e o já citado Armindo Bião, ambos da Universidade Federal da Bahia, e José Luiz Ligiero Coelho (da UniRio). Participam ainda Oswald Barroso, Diego Frank Marques Cavalcante, Wellington Junior e Tiago Moreira Fortes, todos do Ceará.

Destaques

4/9

20h - Espetáculo de abertura: "Simplesmente Eu, Clarice Lispector" (RJ),

Teatro Municipal Rachel de Queiroz

21h30 - Mostra Nordeste: "Voo Ao

Solo" (AL), Teatrinho Rachel de

Queiroz

5/9

19h - Mostra Nordeste: "As Três Irmãs" (CE), Teatro Municipal

6/9

19h - Mostra Nordeste: "Uma Vez Nada Mais" (BA), Teatro Municipal

23h - Sesc Palco Giratório: "Conceição" (PE), Teatro Municipal

7/9

19h - Mostra Nordeste: "Cacuete - A incrível performance de crendices"

(SE), Teatro Municipal

8/9

19h - Mostra Nordeste: "Rasif - Mar que Arrebenta" (PE), Teatro Municipal

0h - Paracuru Cia de Dança (CE),

Teatrinho Rachel de Queiroz

9/9

19h - Mostra Nordeste: "Deus Danado" (RN), Teatro Municipal

21h - "A Casa de Bernarda Alba" (PI), Teatrinho Rachel de Queiroz

10/9

19h - Mostra Nordeste: "Milagre Brasileiro" (PB), Teatro Municipal

21h - "Pai e Filho" (MA), Teatrinho

Rachel de Queiroz

11/9

20h - Sesc Palco Giratório: "Mi Muñequita" (SC), Teatro Municipal

23h - Espetáculo de encerramento: "A Divina Comédia de Dante e Moacir" (Ricardo Guilherme/CE), Teatro

Municipal

0h - Festa de encerramento: show com Racional Soul (CE), Praça do Teatro

De 6 a 8/09

Fórum do XVII FNT - Pedagogias

teatrais, Sala 1 do Mosteiro (14h às 17h)

10 e 11/09

VIII Encontro de Artistas Pesquisadores, Sala 1 do Mosteiro (14h às 17h)

Mais informações

XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

De 4 a 11 de setembro, em Guaramiranga (CE). Contato: 3246.2353. Programação completa em http://www.agua.art.br./fnt2010/

Nenhum comentário:

Postar um comentário