segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Por um Nordeste cênico

XVII Festival de Teatro de Guaramiranga, que acontece de 4 a 11 de setembro, fortalece a produção regional selecionando espetáculos dos nove estados para a Mostra Nordeste

Criado em 1993, numa parceria entre a Secretaria de Cultura do município e a Associação Amigos de Guaramiranga (Agua), o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, promovido na cidade durante o mês de setembro, tem se consolidado no calendário de festivais de artes cênicas do País. Desde que deixou de ser mostra competitiva, há duas edições, o evento vem experimentando modelos de interações entre artistas e de critérios para a seleção das peças para que a mostra priorize a formação dos profissionais e das plateias. "Já chamamos grupos de repertório, com carreiras sólidas; já priorizamos a dramaturgia, agora estamos querendo investir na representatividade do teatro nordestino", destaca o presidente da Agua e um dos organizadores do evento, Luciano Bezerra.

Seguindo este mote, o 17º FNT selecionou dentre 77 inscritos, nove espetáculos, um de cada estado da região. Estes se apresentam entre os dias 4 e 11 de setembro no teatro da cidade e em diversos outros espaços públicos, ocupados pela programação. Além da Mostra Nordeste, o festival promove ainda as Mostras FNT no Maciço, Palco Ceará, Infantil e Te-Ato à Meia-Noite, voltadas para grupos cearenses. Ao longo dos oito dias do festival, acontecem ainda ciclo de debates, oficinas, apresentação de teses e dissertações de pesquisadores, lançamentos de livros, entre outras atividades que compõem a programação do evento.

Reafirmando o investimento em formação, uma das novidades desta edição é a promoção de um fórum de "pedagogias teatrais", produzido em parceria com o Theatro José de Alencar. Durante o evento, escolas de teatro cearenses são convidadas a discutir seus métodos e técnicas, além de repassar suas experiências.

O grupo Carambola, da Bahia, teve o espetáculo "Uma vez, nada mais" selecionado dentre 17 inscritos do estado. Para a diretora Hebe Alves, o festival é uma oportunidade de não apenas apresentar o trabalho, mas discutir efetivamente a linguagem teatral. "Começamos a buscar os festivais fora do estado pra encontrar essa troca de experiências. Em Guaramiranga, percebemos que o debate realmente acontece, inclusive com a participação da comunidade, que nessa época respira teatro", observa a diretora.

Cena Nordestina

Os 17 anos de contato com espetáculos e companhias do Nordeste permitem a Luciano Bezerra analisar o cenário do teatro na região. Segundo ele, críticos e diretores de teatro de outros estados do país, quando vêm ao Nordeste, ficam surpresos com a qualidade dos trabalhos. "A profundidade dos estudos que os grupos fazem para produzir as peças é muito elogiada no cenário nacional", revela Luciano.

A diversidade é uma marca do teatro nordestino, que leva aos palcos um pouco de cada vertente: comédia, drama; teatro do absurdo, de revista ou de rua. Também o perfil dos atores é variado. "Algumas companhias da Paraíba trazem anciãs para atuar, já o Pernambuco sempre vem com muitos jovens, então não é possível definir um perfil único. O Nordeste é experimentação", afirma o organizador do evento.

Para a diretora Hebe Alves, ainda que seja uma realidade modificada ao longo dos últimos anos, a histórica falta de investimentos em artes cênicas no Nordeste, forjou marcas particulares no teatro nordestino. "Como nunca tivemos os recursos do sudeste e mesmo o glamour da TV, por exemplo, a relação do nordestino com o teatro sempre foi por vontade de aprender, de mergulhar no estudo da linguagem. Dificilmente ele é escolhido como apenas profissão", aponta Hebe.

ESPETÁCULOS

Voo ao solo

Invisível Companhia de Teatro (AL)

Uma vez nada mais -

Carambola (BA)

As três irmãs -

Grupo de Estudos e Trabalhos

em Stanislavski Gets (CE)

Pai e filho -

Pequena Companhia

de Teatro (MA)

A casa de Bernarda

Alba Grupo Harém de Teatro (PI)

Rasif, Mar que

arrebenta - Coletivo Angu

de Teatro (PE)

Milagre brasileiro -

Coletivo de Teatro Alfenim (PB)

Deus danado

- Cia A Máscara de Teatro (RN)

Cacuete, a incrível

performance de crendices -

Projeto Cacuete (SE).


MAIS INFORMAÇÕES

XVII Festival de Teatro de Guaramiranga

De 4 a 11 de setembro.

Contato: 3321-1405

Nenhum comentário:

Postar um comentário