Iniciativas para combater a sazonalidade do turismo estão sendo estudadas por empresários em Gramado e Canela
Gramado e Canela, cidades gaúchas famosas nacionalmente como roteiros turísticos de inverno, desencadearam uma série de ações que estão garantindo fluxo turístico o ano todo e servem de exemplo para outros destinos do Pais que sofrem com a sazonalidade.
Com essa perspectiva, empresários de vários Estados brasileiros cumpriram um roteiro de visitas técnicas e atividades de vivência nas duas cidades, no final de agosto. O objetivo é identificar e reproduzir ações que possam suavizar os impactos da sazonalidade do turismo em seus destinos. Eles participam da quarta etapa do programa Benchmarking em Turismo 2010 - Vivências Brasil, executado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), em parceria com o Sebrae, o Ministério do Turismo e a Embratur.
A programação constou de reuniões com representantes de entidades responsáveis pelo turismo nas duas cidades e visitas técnicas a hotéis e pontos turísticos, entre eles a Pousada Don Ramon e o Le Jardin Parque de Lavanda, em Gramado, que, inspirado em parques da Europa e dos Estados Unidos, utiliza a lavanda como atrativo. O "Le Jardin" alia produção e comercialização da lavanda com a possibilidade de realizar eventos ambientados e aromatizados naturalmente, na maioria dos casos, casamentos.
Fundo de Turismo
Em Canela, um dos pontos turísticos visitados foi o Parque Estadual do Caracol, uma Unidade de Conservação Ambiental e um dos destaques de Canela. O ícone maior do parque é a Cascata do Caracol, formada a partir de um arroio que se precipita em queda livre de 131 metros de altura.
Canela tem 38 mil habitantes e a atividade turística é responsável por 60% da arrecadação de impostos. O nome da cidade vem de uma árvore do mesmo nome, que ficava nas proximidades de onde está localizada a Praça João Corrêa, no centro, e que servia de ponto de encontro de tropeiros.
A cidade possui o Fundo de Desenvolvimento do Turismo, utilizado pela Associação Comercial e Industrial de Canela para reduzir a sazonalidade, aumentar o fluxo de turistas e buscar o desenvolvimento sustentável do turismo no município.
Gramado tem o nome relacionado ao seu passado, quando suas terras eram passagem de tropeiros que levavam o gado pelos campos de cima da serra, no final do século XIX. Ao chegarem ao topo da serra, eles encontravam ali um campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade.
Para vencer a sazonalidade, Gramado elaborou um calendário de eventos apoiado na forte infraestrutura hoteleira e gastronômica. Segundo dados oficiais, a cidade, de 31 mil habitantes, oferece 9.629 leitos, 1.140 estabelecimentos comerciais e 112 bares e restaurantes, capazes de atender mais de 10 mil pessoas simultaneamente. Além disso, possui dois centros de eventos - o Serra Park e a Expo Gramado - que, juntos, somam 35 mil metros quadrados de área.
Um dos mais importantes eventos do calendário é o Festival de Cinema de Gramado, oficializado pelo Instituto Nacional do Cinema, que todos os anos leva dezenas de celebridades à cidade, além de muita divulgação. Outros eventos importantes promovidos por Gramado são a Festa da Colônia, o Festival de Gastronomia, o Festival de Publicidade, o Festival do Turismo e o Natal Luz, de novembro a janeiro.
COPA 2014
Festival do Turismo espera mais agentes
No Brasil, o ritmo para receber a Copa do Mundo de 2014 está sendo intensificado gradativamente. No Rio Grande do Sul, várias ações acontecem, principalmente na área de projetos. Neste mês, iniciam-se as obras de duplicação da Avenida Beira-Rio e as obras de revitalização do estádio Beira-Rio, sede gaúcha na Copa do Mundo de 2014.
O Festival do Turismo de Gramado participa desse momento histórico para o País. Já na edição do ano passado, a África do Sul, que sediou a Copa de 2010, esteve presente no espaço Destinos em Destaque. A expectativa do Ministério do Turismo é que a Copa de 2014 consiga atrair de 500 a 700 mil turistas estrangeiros para o Brasil. Esta projeção representa 10% a mais que o atual número de visitantes anuais em território nacional.
Gramado, Canela e Bento Gonçalves são candidatas à base de seleções durante o mundial. A Secretaria da Copa 2014 realizará, neste mês, um seminário com a empresa Match Service, contratada pela FIFA para pré-selecionar os campos base. A previsão é de que os nomes destas cidades sejam divulgados até dezembro.
Os diretores do Festival do Turismo de Gramado sabem que, com a Copa no Brasil, o mundo volta seus os olhos para este País. E isso provavelmente terá reflexos na feira ainda este ano, trazendo um maior número de agentes de viagens internacionais ao evento. "Com certeza a atividade turística será bastante aquecida já a partir deste ano", observa Marcus Rossi. "Acreditamos que, nas próximas edições, a tendência de participação internacional à medida que se aproxima a data, será ainda maior", complementa Eduardo Zorzanello.
O 22º Festival do Turismo de Gramado se realizará de 18 a 21 de novembro, no Serra Park. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o Festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. Em sua última edição, o evento recebeu cerca de 13 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagens da América do Sul.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário