terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Pilates previne escoliose em adolescentes


O exercício contribui para a organização da coluna vertebral e suas extremidades, evitando a má formação dos ossos.

A escoliose é um problema que vem afetando cada vez mais jovens. O desalinhamento das vértebras atinge 2% a 3% dos adolescentes. A deformidade na curva da coluna vertebral inicia nos primeiros anos de vida, mas é na puberdade por volta dos 10 a 14 anos de idade que a escoliose começa aparecer. Nas meninas, a escoliose pode ocorrer antes da menstruação.

Existem diversos tipos de escoliose, sendo as mais frequentes:

Escoliose congênita: má formação dos ossos da coluna vertebral desde o nascimento.
Escoliose idiopática: é o tipo mais comum e a sua causa ainda é desconhecida.
Escoliose neuromuscular: provocada por uma anormalidade dos músculos causando uma fraqueza e descontrole dos músculos em crianças que apresentam paralisia cerebral, distrofia muscular, espinha bífida e pólio.

"O adolescente que tem escoliose pode apresentar um ombro mais alto do que o outro, um lado da caixa torácica maior, o quadril é mais proeminente que o outro, a cintura pode parecer desigual e o corpo se inclina de lado. A perna ainda pode parecer menor do que a outra”, explica Eduardo Rodrigues, educador físico e fisioterapeuta do Fit Body Pilates e Terapias Complementares.
Tratamento com pilates

A prática tem sido uma das mais indicadas pelos médicos no tratamento de diversas patologias osteomusculares, incluindo a escoliose, pois seus exercícios estão concentrados na casa de força formada pelos músculos transversos do abdômen, multífidos, diafragma, oblíquos e músculos do assoalho pélvico. A ativação desta casa de força traz harmonia entre as curvaturas espinhais, refletindo na eficiência do equilíbrio corporal, na postura e no trabalho muscular. Contribuindo para uma organização melhor da coluna vertebral e extremidades.

Nas aulas de reabilitação para escoliose devem ser levados em consideração o tipo de escoliose, os sintomas e a capacidade do paciente em executar os movimentos sem sofrer uma sobrecarga.

Fonte: Revista Viva Saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário