quinta-feira, 22 de maio de 2014

Exercícios na prevenção das diabetes



O desenvolvimento do diabetes tipo 2 está associado principalmente ao excesso de peso e ao cultivo de maus hábitos alimentares. Portanto, exercícios aeróbicos e de musculação se tornam grandes aliados na prevenção da doença.

Segundo a professora Ana Paula de Oliveira, da Academia Smart Fit, atividades físicas trazem diversos benefícios às mulheres em relação ao diabetes: "Normalizam a glicose sanguínea, diminuem a resistência à insulina, melhoram a sensibilidade do organismo à insulina e através do aumento do gasto energético, ocasionado pela prática da atividade, ajudam na redução do peso".
Os exercícios indicados nesses casos são os aeróbios, como corrida, natação, hidroginástica, caminhada e ciclismo, e exercícios que podem ser mantidos por um tempo relativamente longo e que envolvem grandes grupos musculares como os encontrados nas coxas, pernas e braços.

"Hoje, sabemos que exercícios com pesos, como musculação, também podem ser uma alternativa na prevenção para quem não quer ou pode fazer exercícios com grandes exigências e movimentos como a corrida", explica Ana.

Segundo a professora, o tempo ideal em cada atividade física é variável de pessoa para pessoa, conforme seu nível de condicionamento e aptidão. "O ideal é a prática regular e bem orientada de no mínimo três vezes por semana, de 30 a 60 minutos de atividade de intensidade leve a moderada."

Coordenadora da equipe médica da Bio Ritmo, Dra. Fernanda Lima esclarece que qualquer exercício só deve ser feito após uma avaliação médica, "em especial pacientes que apresentam alguma doença crônica como o diabetes". Para a doutora, em casos relacionados à doença é necessário a avaliação do coração e o ajuste das doses dos medicamentos antes de iniciar o treinamento físico.

Como a professora da academia indica, "qualquer mulher pode praticar, desde que bem orientada e com exames específicos que determinam os limites adequados". Mesmo para quem possui diabetes, desde que esteja sobre controle, não existem restrições a nenhuma atividade.

A prevenção do diabetes está na fórmula: exercício + manutenção do peso ideal, o que pede hábitos saudáveis por toda a vida.

Fernanda ainda nos lembra que a alimentação é de grande ajuda nesses casos: "Sem dúvida, o ideal é ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, que não promovam grandes picos de insulina. Também, é importante evitar períodos prolongados em jejum. Procurar fazer 5 a 6 refeições ao dia". Para o cardápio, aposte em carboidratos complexos (integrais) e proteínas, com digestão mais lenta.

Com informaçãoes do site Mais Equilibrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário