segunda-feira, 26 de maio de 2014

Como se alimentar durante os exercícios físicos



O que comer antes e depois da atividade física é o assunto que escolhi para escrever hoje. E porque esse tema? Porque ele é repleto de mitos e meias verdades. Dentro das academias as pessoas costumam dizer coisas que nem sempre são coerentes e verdadeiras o que acarreta redução do desempenho e do resultado.

Atualmente muitas das dietas para emagrecimento estão reduzindo o carboidrato e aumentando a proteína da alimentação. Esse fato deve ser visto com cuidado, como já foi dito acima a ausência de carboidrato pode queimar músculo e não gordura.  Quer saber  meu ponto de vista? Eu defendo sim que o excesso de carboidrato é prejudicial nos resultados do emagrecimento, mas não defendo a ausência completa dele, principalmente próximo ao horário da atividade física, ou seja antes e depois. Como já dizia Paracelso: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.” Ou seja, tudo na dose certa gera resultados e na dose errada prejuízos.

Não importa qual é o objetivo do treino, seja ele ganho massa muscular ou queimar gordura, a dupla carboidrato e proteína é indispensável. Aprenda a turbinar o efeito dos exercícios fazendo as escolhas corretas antes, durante e depois da malhação.
Uma coisa é verdade: quanto mais esforço você realiza em uma atividade, mais energia gasta. E o responsável por abastecer o corpo com disposição para enfrentar o tranco é o carboidrato. “Uma dieta sem esse combustível não repõe os estoques musculares de glicogênio, o que causa fadiga”.

Caso contrário, na hora de esticar a corrida ou levantar um peso, o corpo acaba utilizando o músculo como fonte de energia. Resultado? Flacidez e perda de massa magra. E é por isso que, além do carboidrato, é tão importante garantir o aporte de proteínas. “Elas reparam as microlesões provocadas pelo exercício e fornecem aminoácidos para um funcionamento adequado do sistema imunológico”. O segredo está em dosar as quantidades de acordo com seu objetivo.

Antes do treino não abuse das quantidades. Além de aumentar o tempo da digestão, comer demais causa a sensação de estufamento, que acaba por diminuir o desempenho no treino. Independente do objetivo, o ideal antes de malhar é consumir carboidratos (prefira os integrais), que fornecem energia para o músculo crescer e ajudam a queimar a gordura corporal. É indicado também que essa alimentação seja feita uma a duas horas antes para garantir a absorção dos alimentos ingeridos. Os alimentos proteicos demoram mais para fornecer energia e por isso não são indicados nesse momento. Atenção nas quantidades caso você deseja emagrecer!

Depois de tanto esforço e suor chegou o momento de rechear sua alimentação com carboidratos e proteínas. O primeiro irá repor a energia gasta, enquanto o segundo reconstrói os músculos. Mas atenção: Faça essa refeição logo após o treino, ou até 1h depois. Repetindo… a dica é não abusar caso seu objetivo seja emagrecer.

Sugestões pós treino

Para quem malha pela manhã a dica é um lanche com pão integral e queijo branco. Você também pode tomar uma vitamina com leite desnatado + fruta + aveia. Se você terminou a malhação à noite pode fazer um jantar completo (com os queridos arroz, feijão, carne e salada!) ou crane grelhada com batata doce cozida. Outras opções para noite são: omelete com arroz integral ou sanduíche com pão integral, frango grelhado e bastante salada.

E pra finalizar vou responder uma dúvida que  costumo escutar no consultório. Porque não posso ir à academia pela manhã ou fazer aquela caminhada em jejum?

Algumas pessoas gostam de caminhar (atividade leve) durante a manhã sem comer nada. Acreditam (e realmente alguns estudos apontam pra isso) que ocorre uma queima maior de gordura. No entanto, quando se fala de perfomance e qualidade de vida, creio que não é uma atitude prudente. Treinar pela manhã em jejum, passar horas na academia, você utilizará bastante massa magra como energia, além do que, algumas pessoas podem sentir tonturas, náuseas e alterações na temperatura corporal. Na minha opinião é uma atitude que não vale a pena. Não saia em jejum, caso sua atividade seja leve como algo leve, mas coma!

Com informações do site Alimentação e Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário