segunda-feira, 12 de maio de 2014

A importância da higiene das mãos


Como sabemos, todos nós possuímos microrganismos no corpo, que nos ajudam a manter a nossa saúde. Mas para além dos microrganismos que normalmente estão na pele (flora residente), também podemos adquirir outros microrganismos (flora transitória) pelo contacto com pessoas ou objetos. Este último tipo de microrganismos transmite-se com muita facilidade através do contacto pelas mãos, podendo provocar-nos doenças, bem como às pessoas com quem contactamos. Os germes estão presentes nos mais diversos objetos e, como não os visualizamos a olho nu, não tomamos medidas de prevenção. Por exemplo, muitas das doenças transmitidas por alimentos estão associadas à falta de lavagem ou à lavagem incorreta das mãos. Outro exemplo é quando tocamos no puxador de uma porta, pressionamos um botão de um elevador, seguramos na barra dos transportes públicos ou damos apertos de mãos.

A lavagem das mãos, que consiste na fricção com água e sabão, é o processo que tem por finalidade remover a sujidade e flora transitória. A água e o sabão removem os microrganismos transitórios adquiridos direta ou indiretamente do contacto com pessoas ou objetos.

Dada a importância da lavagem das mãos, é indispensável ensinar desde criança, quais os benefícios e a importância da correta lavagem das mãos. Devemos encorajá-las a lavar as mãos de forma correta e na altura certa, para assegurar que esta prática se vai tornar um hábito ao longo da sua vida.

Quando se deve lavar as mãos?
Lavar as mãos deve fazer parte da rotina de todos nós, especialmente:
- Antes de comer ou manusear os alimentos
- Após ter utilizado as instalações sanitárias
- Após assoar o nariz, tossir ou espirrar
- Antes de efetuar qualquer ação que inclua o contacto com as mucosas corporais (por exemplo, colocar ou retirar lentes de contacto).
- Após tocar em animais ou nos seus dejetos
- Após manusear resíduos (por exemplo, lixos domésticos)
- Após mudar fraldas (crianças ou adultos, não esquecendo de lavar as mãos de quem as está a usar)
- Após usar os transportes públicos
- Antes e após tocar em doentes ou feridas (cortes, arranhões, queimaduras, etc.)
- Antes e após de uma visita a um doente internado (Hospital ou outra Instituição)

Com informações do site Ser Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário