Projeto do MTur em parceria com o Sebrae apoiará a promoção e comercialização dos destinos
Artesanato, moda, culinária típica, agroindústria e manifestações culturais de 15 municípios brasileiros reunidos no Guia Turístico de Produção Associada. O projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sob execução do Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (INCEP), visa apoiar a promoção e comercialização dos destinos turísticos por meio da identificação e registro de produtos com representatividade cultural e identidade regional.
Entre os municípios contemplados estão Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA), Mata de São João (BA), Nova Olinda e Juazeiro do Norte (CE), Parnaíba (PI), Bezerros (PE), Caicó (RN), Aracaju (SE), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Paraty (RJ), Tiradentes (MG), Bananal (SP) e Pomerode (SC). Durante visitas às cidades, foi realizado o levantamento das unidades produtivas, manifestações culturais e culinária típica significativas de cada destino.
Tiradentes (MG), por exemplo, está representada pelos santeiros e olarias; produtos como as cruzes cobertas com papel em franja, tecido ou fuxico; as namoradeiras e marionetes, bem como os doces de fabricação caseira e a culinária mineira.
Já em Paraty (RJ), destacam-se os ateliês e restaurantes; a produção de cachaça artesanal; os grupos de teatro, que se apresentam a céu aberto; e uma comunidade quilombola rica em produção artesanal e manifestações culturais.
O guia contará com versões impressa e online e será disponibilizado em site. A página, já em construção, terá funcionalidades para facilitar a navegação e possibilitar ao usuário o acesso a informações interativas, tais como a localização.
A versão impressa trará, ao final de cada destino, um tópico “Dicas”. Nesse tópico, serão fornecidas informações sobre como inserir a produção associada ao turismo nos roteiros formatados pelas operadoras de turismo.
“A proposta é fazer com que os operadores de turismo, responsáveis pela formatação dos roteiros, tenham, em um só local, informações sobre os produtos e serviços com identidade local selecionados nos destinos”, explica a coordenadora-geral de Produção Associada ao Turismo, Ana Cristina Albuquerque.
Segundo Albuquerque, ao apoiar a inserção dos atrativos culturais e com identidade local nos roteiros, “a ideia é oferecer produtos diferenciados ao turista para que ele se encante e permaneça mais tempo no destino, gerando renda para a população”.
Entre os critérios para seleção dos produtos do guia estão a representatividade cultural; a identidade que valorize a arte popular; a utilização de técnica de produção tradicional ou inovadora que atraia o turista e desperte o interesse em conhecer o processo produtivo; e a utilização de matéria-prima de origem local, controle e manejo sustentável.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário