terça-feira, 2 de junho de 2015

Livros antiestresse para colorir viram moda



Quem disse que livros para colorir são coisa de criança? Com a correria e o estresse do dia a dia, há cada vez mais adultos adeptos dos livros para colorir.

Novidade nas livrarias brasileiras, os livros para colorir, conhecidos também como livros de arteterapia, tem chamado a atenção de adultos por seus benefícios, como o controle da ansiedade e o alívio e redução do estresse.

Para a psicóloga Eliane de Oliveira, a prática de colorir gera bem-estar, tranquilidade e também estimula áreas do cérebro relacionadas a habilidades motoras, os sentidos e a criatividade. “Quando estimulamos atividades relacionadas a nossa infância, como o simples ato de pintar, nos conectamos com nosso passado e as lembranças que causam a sensação de bem-estar que tanto buscamos na fase adulta”.

Os livros para colorir também ajudam quando temos um bloqueio criativo. "Quando usamos os livros de colorir como terapia, estamos ajudando a desbloquear nossas imaginações. Ainda mais se nós nos desafiamos a colorir da maneira que queremos”, relata Eliane.

A psicóloga ainda completa que os livros funcionam como válvula de escape, assim como cozinhar, assistir TV, ler ou qualquer atividade relaxante. "Quando nos concentramos em uma atividade particular, focamos apenas nesta atividade e não em nossas preocupações pessoais".

Iniciante e adepta dessa prática, a estudante Yasmin Nasser conta que os livros ajudam a relaxar nos momentos de folga. “Estou adorando voltar a pintar, especialmente nos momentos de ansiedade e estresse, onde me desligo um pouco do mundo virtual.". Além disso, a estudante completa que os desenhos para colorir chamam a atenção pelos seus traços.“Os desenhos são lindos, fico hipnotizada, me sinto uma criança ao colorir".

Para fugir do estresse do dia a dia ou como distração, os livros para colorir são um sucesso absoluto.

Fonte: Unimed Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário