quinta-feira, 11 de junho de 2015

Alimentos que você pode replantar


Quem gosta de cozinhar sempre precisa estar indo ao mercado ou feira para comprar aquelas mesmas verduras básicas. Pode parecer obvio, mas por que comprar quando podemos simplesmente plantar em casa?

Ter uma pequena horta em casa é não só econômico, como prático e benéfico para a natureza. Deixe de lado a lista de compras e confira a seguir alguns alimentos que você pode replantar uma vez e nunca mais precisar comprar.

Manjericão
Perfeito para molhos, pizzas e outras receitas, o manjericão é o curinga da cozinha. Para replantar, separe mais ou menos três pares de hastes, corte-as com uns 10 a 15 cm e escolha as mais bonitas.

Depois, retire as folhas da parte de baixo, também as flores, deixando apenas algumas folhas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe num lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias.

Quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm  é hora de replantar num vaso médio, grande ou numa floreira, pois ele precisa de espaço e de sol.

Hortelã

Funciona da mesma forma que o manjericão. Depois precisa ser plantada também em um vaso maior e com furos em baixo, pois necessita de solo drenado e de muita água. Em nenhum momento a terra poderá ficar seca, cuidado!

Alecrim

Também funciona da mesma forma que o manjericão. Plante os galhinhos em um vaso com furos em baixo para drenar a água, numa mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo.

É importante não regar demais e manter a planta em um local ensolarado. Vá cortando os galhinhos quando precisar, depois replante de novo. Também funciona com o coentro.

Erva Cidreira

Consiga cinco ou seis talos, deixe na água até criar as raízes e passe para o vaso com a terra já preparada. Ela suporta bem o sol, deve ser regada normalmente.

Cebolinha

Separe toda a parte branca da cebolinha e mais um pedacinho da parte verde. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo cerca de 2,5 cm (a parte branca). Deixe num local ensolarado e dentro de poucos dias, terá cebolinhas!

Batatas e Batatas doces

São as mais fáceis. Deixe as batatas em um ambiente fresco e com sombra que logo os brotinhos começam a aparecer. Para prantar, basta cortar cada raiz de batata com um pedaço da verdura e plantar os pedaços a cerca de 8 centímetros de profundidade. Deixe as raízes para cima e cobertas com terra.


Fonte: Vila Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário