quarta-feira, 13 de maio de 2015

Os benefícios das atividades físicas para crianças


Já são conhecidos os inúmeros benefícios que a prática de atividades físicas – aliada a uma alimentação equilibrada – oferece às pessoas, de forma geral. Porém, atualmente, fala-se cada vez mais sobre a necessidade de incentivar também as crianças, desde cedo, a se exercitarem de alguma maneira.

Se você possui filho(s), aqui vão, antes de qualquer outra informação, dois ensinamentos importantes para promover a saúde e o bem-estar dele(s): toda criança necessita de aproximadamente 60 minutos de atividade física moderada à intensa todos os dias; nenhuma criança deve ficar mais de 2 horas por dia em aparelhos de televisão ou eletrônicos (computador, jogos, internet), devendo, assim, dar preferência a brincadeiras que exigem movimentação do corpo.

Os motivos para isso são incontáveis! No Canadá, por exemplo, após alguns estudos científicos, desenvolveu-se um consenso sobre a importância das atividades físicas para as crianças. Ele está de acordo com outros consensos dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, que mostram que a prática é importante porque:

Promove o crescimento;
Melhora o desenvolvimento motor;
Constrói ossos e músculos fortes;
Mantém e desenvolve a flexibilidade;
Promove a manutenção do peso adequado;
Melhora o sistema cardiocirculatório;
Melhora a postura;
Promove a socialização;
Melhora significativamente a autoestima.
Alexandre Nikolay, especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Coordenador de Pediatria do Hospital Santa Lúcia (Brasília) e docente de Medicina da ESCS-FEPECS-SES-DF, reforça que os benefícios da atividade física para as crianças são inúmeros. “Alguns trabalhos científicos chegam a afirmar que o exercício é mais importante para a diminuição da gordura corporal das crianças do que a própria dieta. Porém, jamais devemos subestimar a importância de uma alimentação saudável”, destaca.

“Além de melhorar a relação entre a massa magra e a gordura corporal, o exercício físico propicia uma melhor capacidade de concentração e melhora os relacionamentos interpessoais”, acrescenta o especialista.

A partir de que idade a criança pode praticar alguma atividade física?

De olho em todos os benefícios que as atividades físicas podem oferecer, é comum que surja essa dúvida: a partir de que idade uma criança pode começar a se exercitar? E que, consequentemente, surjam outras questões, como, por exemplo, “como escolher a atividade que o meu filho deverá praticar?”.

Nikolay destaca primeiramente que as crianças podem e devem começar a praticar uma atividade física o quanto antes. “As atividades sempre devem ser escolhidas de acordo com a idade e respeitando as afinidades de cada criança”, acrescenta. Abaixo ele cita algumas orientações importantes neste sentido:

Crianças com idade inferior a 6 anos não estão preparadas para esportes organizados, com regras.
Entre 2 e 5 anos de idade as crianças devem praticar atividades que estimulem a coordenação motora como correr, pular, rolar, arremessar e pegar.
É fundamental respeitar as escolhas das crianças quanto ao esporte que desejam praticar. Quando a criança pratica uma atividade escolhida por ela mesma, a faz com mais interesse.
Existem atividades físicas que não são indicadas para crianças?

Nikolay afirma que não. “Toda e qualquer atividade física que seja realizada de forma responsável, com orientação e com o uso de equipamentos de proteção, pode ser praticada por crianças”, destaca.

Porém, vale ressaltar que existem atividades mais adequadas de acordo com a idade da criança, conforme citou o profissional acima, e o desejo dela deve também ser levado em consideração na hora da escolha.

Uma dica é conversar com o pediatra da criança pedindo todas as orientações necessárias antes de iniciá-la em qualquer atividade física. O profissional poderá ajudar inclusive com sugestões de atividades mais adequadas.

Quais são os cuidados com a prática de atividades físicas na infância?

Alexandre Nikolay explica que a prática de atividades esportivas deve ser realizada com o uso de acessórios adequados, quais sejam eles: capacetes, chuteiras, joelheiras, tênis com absorção de impacto, luvas, etc. “Desta forma, evitamos ou minimizamos traumas que podem repercutir por toda a vida do indivíduo”, diz.

É importante ainda não se esquecer do protetor solar nas atividades ao ar livre, conforme acrescenta o especialista.

Fonte: Dicas de mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário