sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Troque o carro pela bicicleta


Mais que um veículo de lazer, a magrela pode ser o meio de transporte que leva você o trabalho, à farmácia, ao cinema. Saiba o que tem sido feito no Brasil e no mundo para tornar isso possível e como você também pode pedalar por esse caminho.

Muitas pessoas têm aposentado o carro e usado a bicicleta no dia a dia. É o caso dos ciclistas do Bicicletada, versão brasileira do Critical Mass, que param o trânsito e chamam a atenção dos motoristas para essa opção de transporte menos poluente e, muitas vezes, mais rápida. Num engarrafamento na capital paulista, os automóveis andam de 5 a 8 quilômetros por hora, enquanto a bicicleta chega a 15.

Ainda não está convencida de que a bike pode ser uma boa opção. Tire suas dúvidas:

É perigoso?

Quanto mais congestionado estiver o trânsito, mais seguro é. "Nos horários de trânsito livre, nas avenidas das grandes cidades, sim, é perigoso", diz Eric Ferreira, coordenador de mobilidade urbana do Instituto de Energia e Meio Ambiente de São Paulo. O melhor lugar para começar a pedalar são as ruas mais tranqüilas do seu bairro. E coloque-se no seu devido lugar: a rua. Andar na calçada é falta de respeito com o pedestre.

Vou respirar poluição?

"Vai respirar mais poluição do que se andar de bicicleta no parque, sem dúvida, mas menos do que se estiver dentro do carro ou do ônibus", diz o coordenador do Laboratório de Poluição da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva, que percorre 25 quilômetros diários de bicicleta, seu principal meio de transporte há 36 anos. Em São Paulo, onde nos últimos dez anos a população aumentou 12% e a frota de carros cresceu 73%, quem está dentro de um veículo motorizado respira 30% mais poluição que o ciclista ou o pedestre. Isso porque ao ar livre a poluição se dissipa mais rapidamente.

E o calor?

Sair mais cedo, voltar mais tarde e andar com calma são boas maneiras de evitar o suor. Se seu caminho não for assim tão cheio de retas, leve uma muda de roupa na mochila. Quem sabe no local onde você trabalha há um bom chuveiro? O tempo que você economizou no trânsito dá para tomar muitos banhos. Além disso, você não precisa cruzar a cidade toda. A bicicleta é indicada para percursos de até 7 quilômetros, o que equivale a no máximo 30 minutos de viagem, a uma velocidade média de 15 km/h. Para ir mais longe, faça parte do trajeto de transporte coletivo.

Fonte: Vida Simples

Nenhum comentário:

Postar um comentário