terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Seja mais tolerante


A correria e a pressão do final de ano deixa as relações do dia a dia ainda mais tensas, e falta paciência para lidar com situações de conflito. Especialistas dão orientações de como ser mais tolerante já!

APRENDA A OUVIR
Não concorda com outra pessoa? Tudo bem! Mas você precisa escutar e aceitar se quer ser escutado. “Quando aprendemos a ouvir, abrimos espaço para o diálogo.”, explica a psicanalista Monica Donetto Guedes. “Colocamos as nossas ideias como verdades inquestionáveis e ficamos ‘surdos’ ao que as pessoas têm a nos dizer. No entanto, tolerância não significa passividade e muito menos omissão.  Se não concordamos, é preciso expor, mas sem impor a nossa vontade”, garante

RESPIRE FUNDO
Respirar é uma excelente maneira de acalmar os ânimos. Segundo a psiquiatra Patricia L. Gerbarg, da escola de medicina americana New York Medical College e coautora do livro The Healing Power of the Breath (O poder de cura da respiração), inédito no Brasil, certas técnicas de respiração corrigem desequilíbrios nos sistemas de resposta ao estresse, estimulando o nervo vago e enviando mensagens a áreas do cérebro responsáveis por avaliar, analisar, tomar decisões e regular emoções. "Essas mensagens nos convencem de que as condições são seguras e podemos nos acalmar e nos relacionar com outras pessoas de forma tranquila", conta. A técnica mais simples proposta pela pesquisadora se chama "respiração coerente" e envolve realizar, nos momentos tensos, cinco respirações por minuto, durante dez minutos, com inspiração e expiração em tempos iguais. Se a prática se tornar parte da sua rotina, do tipo 20 minutos ao dia, seu organismo ficará mais forte para enfrentar eventuais picos de ansiedade.

EXERCITE A PACIÊNCIA
Para evitar que uma discussão se inicie ou piore, controlar a ansiedade e se concentrar no que vai dizer e fazer é essencial. Prestar atenção no ânimo, respirar e diminuir o tom de voz são atitudes que ajudam a evitar conflitos.  “Procure formas de exercitar a paciência, seja pelo diálogo, pela adoção de atividades paralelas a situações das quais invariavelmente teremos que esperar, aguardar. Ser paciente pode ser uma alternativa sábia para o manejo do estresse e prevenção de transtornos, como síndrome do pânico”, explica a psicóloga Pamela Magalhães.

RESPEITE
Nada justifica o desrespeito, em qualquer área da vida. Para ser tolerante, é preciso respeitar a si mesmo e manter o respeito em relação ao outro. Ridicularizar e humilhar o próximo não irá fazer nada por você.  “Qualquer ideia pode ser repudiada, mas o afeto precisa ser preservado. Quando uma pessoa faz algo que discordamos, podemos reprovar sua atitude, mas sem destrato ou ofensas”, comenta Monica Donetto Guedes.

RECLAME MENOS
Em alguns momentos reclamar pode ser inevitável, mas cuidado para não fazer dessa atitude um hábito. A reclamação constante e exagerada diminui o entusiasmo e rouba energia,  tornando a pessoa amargurada e pouco agradável.  “Procure observar se as queixas estão frequentes, isso pode se tornar um vício. Muitas vezes reclamamos sem nos dar conta, sem perceber que estamos enxergando a vida de forma negativa”, diz Pamela Magalhães.

RESOLVA OS CONFLITOS
Pacificar o ambiente para manter a harmonia deve ser a missão de quem quer praticar a tolerância, seja em casa, no trabalho ou entre amigos. Haja de forma sincera e verdadeira diante de situações de conflito. Busque resolver exaltando o lado positivo da questão. “O exercício de se colocar no lugar do outro pode ajudar quando se está diante de uma situação que pode gerar atritos”, garante a psicanalista Monica Donetto Guedes.



Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário