quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Como a bicicleta pode melhorar a saúde


Se você mora em grandes cidades, é possível que já tenha percebido um aumento significativo no número de pessoas que usam a bicicleta como meio de locomoção. A possibilidade de escapar do caos no trânsito e a consciência ecológica desenvolvida por meio da divulgação são alguns dos principais motivos alegados por quem já deixou o carro de lado para adotar a bike como estilo de vida.

De acordo com os responsáveis pelo “Bicicultura Maringá”, grupo que se articula para transformar a bicicleta em uma atividade cada vez mais comum no cenário da terceira maior cidade do Paraná, o número de adeptos da “magrela” vem se ampliando significativamente. O grupo acredita que, mais que a recente conscientização das pessoas quanto à importância da busca por alternativas para aliviar o trânsito e a divulgação realizada por organizações como a deles, o que efetivamente contribui para esse aumento no número de praticantes é a própria rede de marketing criada por esses mesmos praticantes.

Para Adriano Gabriel, administrador da página do Bicicultura no Facebook e um dos coordenadores do grupo, “a melhor propaganda da bicicleta é ver pessoas que ganharam qualidade de vida, abandonaram o cigarro ou o sedentarismo e fizeram novos amigos. É algo contagiante: um puxa outro e todos ganham com isso”.

A mesma sensação positiva parece se materializar em todas as pessoas que descobrem na cultura da bicicleta um refúgio para o caos vivido nas grandes cidades. Amanda Castro, assistente comercial, adotou os pedais há um ano e não consegue mais ficar longe deles. “Comecei a frequentar os “pedais” [eventos semanais, normalmente noturnos, que visam a integração dos ciclistas e a divulgação da bicicleta como prática de vida] porque alguns amigos me convidaram. Percebi logo o quanto aquilo poderia agregar à minha vida, tanto física quanto psicologicamente, e me tornei quase uma viciada”, diverte-se.
Para enfrentar o caos psicológico que permeia a vida nas grandes cidades, esse tipo de exercício é uma opção diferente e eficaz. Para Amanda, “o uso da bicicleta promove bem-estar físico e psicológico. Para quem não tem tempo de parar e olhar a paisagem do lugar em que vive, pedalar é um presente. A sensação é maravilhosa e quase impossível de se descrever, como quando você sente aquele cheiro de terra molhada antes de uma chuva”.

O corpo também não poderia ser mais beneficiado. Ela conta que emagreceu cerca de oito quilos em dois meses, logo que começou a pedalar. Essa perda também foi acompanhada do ganho de massa muscular. “Para a autoestima, foi incrível. Ganhei perna e perdi gordura”, brinca.

Tonifica as pernas;
ajuda a perder gordura;
auxilia no ganho de massa muscular;
relaxa;
melhora a qualidade de vida;
é uma boa opção para fugir do trânsito
possibilita que você “curta” a paisagem
aumenta a autoestima.

Dicas para quem quer começar a pedalar

Gabriel é taxativo ao lembrar que “antes de iniciar em qualquer atividade física, vale consultar um profissional da saúde. Tendo o aval do seu médico, comece a pedalar gradativamente. Primeiro nas ruas do bairro próximo de sua casa, depois nos parques e assim os desafios vão aumentando junto ao prazer na atividade física”.

”Não é necessário gastar muito, inicialmente. Se o objetivo é apenas fazer trajetos urbanos curtos, uma bicicleta mais simples dá conta do recado. Se possível, faça um “test drive” na bicicleta antes de comprar. Identifique o tamanho de quadro adequado e procure um selim (banco da bicicleta) confortável”, indica Gabriel. O quadro varia de acordo com o tamanho de quem vai utilizar a bicicleta, para saber qual o tamanho adequado para você, procure uma bicicletaria.


Fonte: Dicas de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário