quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A Natureza e os Benefícios para a saúde mental e física


Tão diferente da realidade dos carros, buzinas e cinza da poluição, estar em contato com a natureza resultará em benefícios para a saúde mental e física. A tranquilidade do verde e do natural diminui o estresse, alivia a tensão e traz relaxamento, o que consequentemente diminuirá a pressão arterial, resultando em menos dores de cabeça e doenças.

Ficar em contato com a natureza faz com que as pessoas se sintam mais vivas. “A natureza é combustível para a alma”, diz Richard Ryan, professor de psicologia da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. “Na maioria das vezes, quando nos sentimos esgotados procuramos por uma xícara de café, mas as pesquisas sugerem que uma forma melhor de se manter energizado é conectar-se com a natureza.”

Com todos esses benefícios para a saúde citados até agora, não é de se espantar que outras pesquisas também mostrem que as pessoas não só se sentem vivas ao realizarem passeios ao ar livre, que até mesmo as lembranças desses passeios desencadeiam sentimentos de felicidade.

Para as crianças, os benefícios para a saúde vão além do mental. Além de fortalecerem seus sistemas imunológicos e auxiliarem na perda de peso, o contato com a natureza também estimula a independência e a criatividade delas.

Banhos de sol e muita saúde
O sol é uma fonte riquíssima para aquisição de mais saúde em seu dia a dia. A exposição ao sol de 10 a 15 minutos por semana estimula a produção de vitamina D, a qual é muito importante para a saúde dos nossos ossos e sangue. O sol também auxilia na liberação de uma das substâncias responsáveis pela nossa sensação de bem-estar, a serotonina, e na redução dos níveis do hormônio do sono, a melatonina, dando maior disposição para o nosso dia a dia. Ao tomar os famosos “banhos de sol”, você também melhorará a circulação sanguínea e fortalecerá o sistema imunológico do organismo, estimulando a produção de glóbulos brancos, além de auxiliar na melhora dos processos inflamatórios de algumas doenças de pele.


Fonte: Site Alaya

Nenhum comentário:

Postar um comentário