quinta-feira, 3 de julho de 2014

Saiba como evitar a baixa autoestima


A forma como uma pessoa se enxerga traduz a sua autoestima. Quando ela é baixa, todos os campos da vida são afetados, principalmente porque a pessoa cai em uma postura de “autossabotagem”. Segundo uma pesquisa feita pela R18, empresa especializada em Social Data Analysis, as mulheres são as que mais sofrem com esse mal.

Autoestima nas redes sociais

A pesquisa revelou que a baixa autoestima das pessoas, principalmente das mulheres, é citada em redes sociais como Facebook e Twitter com uma frequência alta. Em pouco menos de duas semanas, a empresa registrou 23.044 publicações sobre o assunto. Desses posts 81% são de mulheres, sendo 75% são negativos. A maioria das usuárias reclama de problemas ligados à beleza, principalmente em relação ao excesso de peso ou magreza. Veja abaixo o infográfico completo da pesquisa:

Como melhorar a autoestima

A psicóloga Pamela Magalhães, especialista clínica e em relacionamentos, afirma que é possível elevar a autoestima com movimentos e pensamentos positivos. Veja 5 dicas para afastar a falta de amor próprio.

Evite a autocrítica exagerada. A primeira dica da especialista é aceitar que você também erra. Procure trabalhar a frustração e evite se torturar quando você falhar.

Não seja imediatista. Se você decidiu que precisa mudar a situação, saiba que algumas mudanças não acontecem do dia para noite. Segundo a especialista, o resultado é de pouco em pouco e mudanças drásticas e radicais costumam ter prazo de validade.

Busque sempre o autoconhecimento. A psicóloga afirma também que para afastar a baixa autoestima é importante reconheça seus defeitos e qualidades e encare-os como o conjunto de características que formam quem você é.

Enfrente as situações. Quando surgir algum obstáculo, pare e avalie. Mentalize suas qualidades e acredite que você é capaz de enfrentar a situação explorando seu potencial pleno e sendo bem sucedida.

Cuide de si mesmo. Converse consigo mesmo e t ente se tratar com o mesmo cuidado e carinho com que trata os outros. Faça atividades que lhe façam bem, se coloque em situações gostosas e se relacione com pessoas interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário