quinta-feira, 17 de julho de 2014

10 passos para acalmar-se em uma situação de estresse


Uma pesquisa conduzida pela empresa TalentSmart com mais de 1 milhão de pessoas descobriu que 90% dos funcionários que se destacam em seu meio de trabalho possuem uma característica em comum: eles têm uma grande habilidade em gerenciar suas emoções em momentos de estresse de forma a manter a calma e o controle.

Agir sob forte estresse e ansiedade pode comprometer sua capacidade de tomar decisões ou enxergar a melhor solução. Apesar de o estresse ser uma emoção absolutamente necessária para ativar o cérebro, deixá-lo em estado de alerta e atenção e, assim, impulsionar a ação, isso só é benéfico quando ele é moderado e curto. A partir do momento em que se torna prolongado e intenso, passa a prejudicar a saúde.

Ainda assim, não são todas as pessoas que têm a capacidade de gerenciar as emoções fortes em uma situação estressante e pensar com a cabeça “limpa”. Muitas se deixam influenciar pelo nervosismo e não só acabam cometendo erros, mas também põem em risco a própria saúde. Não apenas isso, mas tomar atitudes equivocadas devido à raiva pode gerar consequências sérias que vão te acompanhar por anos da sua vida.

Abaixo estão 10 estratégias que você deve adotar ao se deparar com o estresse. Algumas podem parecer óbvias, mas o verdadeiro desafio está em reconhecer quando é preciso pô-las em prática e ter o equilíbrio mental para isso.

Passo 1: Identifique a fonte do estresse. Você ficou ‘p da vida’ porque alguém cortou você no trânsito? Surgiu um pepino no trabalho e você precisa resolver o mais rápido possível? Ou está ansioso por conta daquela apresentação que fará na faculdade mais tarde? Tenha claro exatamente o que está te causando ansiedade.

Passo 2: Você sabe o que te estressou. Agora, pergunte-se: ‘que importância isso tem na minha vida?’ Se no momento for difícil enxergar a real magnitude do problema, pense no seguinte: daqui a uma semana, isso ainda importará? Esse exercício te ajudará a colocar as coisas em perspectiva.

Passo 3: Outra pergunta a fazer para si mesmo é: a fonte do estresse está no passado, presente ou futuro? Lembre-se que é impossível mudar o que já passou, mas podemos nos preparar para o que ainda está por vir e lidar com o que está acontecendo agora.

Passo 4: Por fim, procure identificar qual o seu poder de controle sobre a situação. Você não pode fazer parar a chuva que está estragando seu casamento ao ar livre, mas tem como se preparar e garantir que se sairá na prova de química amanhã.

Passo 5: A partir destas perguntas, você terá condições de escolher sua resposta ao estresse. Você nem sempre pode controlar a fonte do problema, mas tem como controlar sua reação a ele. Você tem duas opções: pode concluir que o fato não tem a menor importância (ou não pode ser modificado por você) e, então, escolher simplesmente ignorá-lo; ou entender que o evento é, sim, relevante e decidir encará-lo de frente.

Passo 6: Se escolher abstrair: alguém te cortou no trânsito, quase bateu no seu carro e saiu acelerando como um louco. Além de ser irrelevante, o fato já aconteceu e não há mais nada que você possa fazer. Coloque uma música que você adora e tente relaxar. Procure mudar o foco do seu pensamento e lembrar de coisas positivas que aconteceram com você no dia. Sua mente certamente tentará retornar ao evento estressante, mas não permita. Se preciso, recomece o exercício e foque em sentimentos bons.

Passo 7: Se puder, afaste-se fisicamente da causa do estresse. Vá fazer exercícios físicos, caminhar por algum lugar agradável, tomar um banho quente ou preparar um chazinho.

Passo 8: Se escolher enfrentar: você concluiu que está estressado por conta da apresentação que fará hoje no trabalho. É um evento futuro sobre o qual você tem poder, o que significa que você tem condições de enfrentá-lo e controlar seu resultado. Neste caso, tome as ações necessárias o mais rápido possível. Ficar parado, se preocupando, só irá prolongar o estresse e não irá resolvê-lo. Uma vez atacado o problema, pare de pensar nele e relaxe.

Passo 9: Escrever um plano para solucionar a questão pode ser uma boa saída. Ao organizar suas ideias em uma folha de papel, você consegue visualizar melhor o todo e pensar mais claramente.

Passo 10: Dê um passo de cada vez. Você está nervoso, então provavelmente tentará atropelar as etapas para chegar logo ao final. Combata este impulso. Tenha claro quais são as fases do seu plano e execute cada uma calmamente, mantendo o foco.

Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário