sexta-feira, 13 de junho de 2014

4 meios de manter a sua agenda organizada



De repente você olha para o relógio e percebe que não cumpriu nem metade das tarefas do dia? Separamos 4 atitudes que vão ajudá-la a ter um dia mais produtivo e ágil.

1. Siga um roteiro factível

Ela deve conter sete tarefas por dia, incluindo as pessoais, como comprar o uniforme do filho ou jantar com amigos. Menos do que isso é pouco e mais fica muito difícil de cumprir. Também mude sua postura em relação a sua agenda: encará-la como instrumento para organizar o dia, não para escravizar, ajuda a reduzir o stress quando não dá para fazer tudo.

2. Planeje os próximos passos

Você precisará de no máximo dez minutos, logo no começo da manhã ou na noite anterior, para organizar todas as tarefas do dia. Quem tem o hábito de fazer esse planejamento diário acaba economizando uma hora por dia para se dedicar às atividades de que mais gosta. O passo seguinte é organizar a semana e, mais tarde, a agenda de longo prazo. Liste o que haverá de importante nos próximos sete dias, incluindo relatórios a entregar e o jantar de confraternização da turma da faculdade, e ainda o que deseja para o futuro: o curso de especialização, a imersão no inglês durante as férias. A sensação de paz interior quando se consegue um bom planejamento é indescritível.

3. Classifique as tarefas

Divida em “urgentes” e “importantes”. Urgente é o que precisa ser resolvido logo, mas não necessariamente por você — a conta que vence hoje e deve ser paga no banco. Importante é o que tem de ser feito por você ou pode haver consequências sérias — ir à reunião da escola do filho. Essa é uma diferença fundamental para definir prioridades. Também classifique-as em prioridade alta, média ou baixa. Alta: preciso fazer agora e bem-feito; média: posso fazer preventivamente; baixa: se der tempo, faço. Lembre que se trata de um processo dinâmico. Por exemplo: arrumar a mesa do trabalho tem prioridade baixa hoje, mas, amanhã, pode ser que ela mude para alta – a bagunça talvez represente um empecilho para a realização das demais tarefas do dia.

4. Abra espaço para imprevistos

Eles preenchem de 20 a 30% do nosso tempo. Para lidar com isso sem stress, coloque as tarefas prioritárias na parte da manhã, quando a maioria das pessoas está mais ligada e produtiva. Sempre que possível, livre-se também das tarefas mais chatas pela manhã. É um segredo para passar o dia leve e ter mais energia para o que vem pela frente. Por fim, todos os dias, procure deixar uma hora livre na agenda para acomodar imprevistos. Se não acontecer nada extraordinário, sorte sua! Trate de usar o tempo que sobrou para você, da forma mais agradável possível. Saber que esse tempo está lá, disponível, ajuda e muito na qualidade de vida.

Com informações do site M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário