quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Música ajuda pacientes na recuperação de cirurgias, mostra estudo



Que a música faz bem para a mente todo mundo sabe! E é comum que cirurgiões colocarem músicas nas salas de operações, até para ficarem mais relaxados em um trabalho de tanta pressão. No entanto, os benefícios dessa prática não ocorrem apenas para os médicos: um novo estudo, publicado na revista científica The Lancet mostrou que músicas antes, durante e principalmente depois cirurgias são benéficas para a recuperação dos pacientes, e até os ajudam a sentir menos dor e ansiedade.

Para chegarem a esta conclusão, os estudiosos da Universidade de Brunel, no Reino Unido analisaram 72 estudos que reuniram um total de 7 mil pessoas. Com esses dados em mãos, eles observaram principalmente como a música afetava a ansiedade e a dor nesses pacientes.

Ao comparar os pacientes que ouviram música no pós-operatório com os que não ouviram, os primeiros sentiram muito menos dor e ansiedade no período de recuperação e também eram menos propensos a precisar de medicamentos para dor. Além disso, a música aparentou aumentar a satisfação dos pacientes após a cirurgia. Mas não houve mudança na duração da estada no hospital.

Os resultados foram os mesmos, independente do paciente ter ouvido música antes ou depois da cirurgia, mas um pouco mais intensos em que ouviu antes de entrar na sala de operação. Mas o que surpreendeu os pesquisadores foi como mesmo a música durante a cirurgia, mesmo sob anestesia, influenciou na melhora da dor dos pacientes, apesar de seu impacto ser maior em pacientes conscientes durante o procedimento.

E o tipo de música não influencia tanto: pacientes que escolheram as próprias músicas para o tratamento tiveram um pouco menos de dor do que os que ouviram músicas escolhidas pela equipe médica.

Fonte: Minha Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário