quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

12º Festival Jazz & Blues

Antes do Carnaval chegar o Festival Jazz & Blues já acontece em fevereiro com os projetos Na Trilha do Jazz e Residências Artísticas

Desde 2000 o carnaval cearense tem uma sonoridade diferente do que se escuta em quase todo o país. Longe – mas nem tanto – das praias do litoral, é na aconchegante Guaramiranga, na região serrana próxima a Fortaleza, que acontece o já tradicional Festival Jazz & Blues. Localizada no Maciço de Baturité, a cerca de 100km da capital, Guaramiranga fica a uma altitude de 865 metros, cercada pela mata atlântica e suas cachoeiras, o que garante um clima ameno entre 18º e 25º. É uma pequena cidade de veraneio, com aproximadamente 6.400 habitantes. A riqueza natural da serra e a tradição cultural da população local favorecem o encontro com a boa música instrumental e ritmos afins que marcam o Festival Jazz & Blues.

O Festival foi idealizado pela Via de Comunicação e Cultura, que ousou ao oferecer ao público espetáculos de jazz e blues durante o carnaval e distante dos grandes centros urbanos. A ideia deu certo e garantiu ao evento um lugar cativo no calendário cultural brasileiro, conquistando credibilidade e um público fiel do Ceará e de vários cantos do país.

Em 2011 o festival será de 05 a 08 de março em Guaramiranga e, depois de uma pausa na quarta-feira de cinzas, terá mais três dias na capital, com shows de 10 a 12. Dessa forma, quem não tiver a possibilidade de subir a serra nos dias mominos, terá a oportunidade de conferir algumas atrações após o carnaval. Também haverá um show em Sobral, no dia 11, como parte da programação.

Abertura Oficial

A abertura oficial da 12ª edição será no dia 26 de fevereiro, em Fortaleza, com um show de Aldo Sena e Mestre Vieira no BNB Clube, mostrando o som das guitarradas do Pará. O show será também para comemorar os 15 anos da Via de Comunicação e Cultura.

Residências Artísticas

É também no dia 26 de fevereiro que começa uma das ações que integram o programa de formação e capacitação do Festival. São as Residências Artísticas, realizadas em Guaramiranga na semana que antecede o Carnaval, com a proposta de estimular e colaborar continuamente para a formação musical de novas gerações e, assim, agregar valor à comunidade.

Ao longo de uma semana, de 26 de fevereiro a 04 de março, 90 jovens instrumentistas terão aulas práticas e teóricas de música ministradas por professores conceituados na cena local e nacional. Este ano, os professores são: Heriberto Porto (CE), Marcos Maia (CE), Caito Marcondes (SP), Claudio Dauelsberg (RJ), Arismar do Espírito Santo (SP), Pádua Pires (CE), Adriano Giffoni (CE/RJ) e Vanildo Franco (CE).

O curso é formado por dois grandes módulos: pela manhã, os professores residentes darão aulas práticas de instrumento; à tarde os residentes têm aula de prática de conjunto e aulas teóricas de leitura musical, harmonia e improvisação e de história do jazz. Além disso, professores e alunos irão conviver em um ambiente que propicia a integração e troca de experiências musicais para além dos momentos de aulas, tendo espaços para pequenas apresentações à noite.

Parte dos alunos poderá permanecer em Guaramiranga para acompanhar o Festival Jazz & Blues no período do Carnaval, com as despesas custeadas pelo projeto, e vão se apresentar no Festival em shows batizados de Toca Jazz, possibilitando aos jovens músicos o contato com o grande público.

Durante o Carnaval

De 05 a 08 de março em Guaramiranga o Festival Jazz & Blues acontece durante todo o dia até às 3h da madrugada, com programação paga e gratuita em espaços variados, incluindo oficinas, ensaios abertos e shows. Em Fortaleza os shows acontecerão no teatro do Shopping Via Sul.

Na programação de shows: o gaitista americano Rick Estrin; a cantora e violonista Carmen Souza, nascida em Lisboa e filha de caboverdeanos; o saxofonista Moreira Chonguiça, moçambicano residente na África do Sul; a cantora Joyce, com um trabalho jazzístico; o multiinstrumentista paulista Arismar do Espírito Santo; o pianista carioca Claudio Dauelsberg em formação de trio; o violonista cearense Zé Menezes com a participação da saxofonista carioca Daniela Spielmann; o violinista Nicolas Krassik, francês radicado no Brasil; e o violonista Manassés de Sousa com o acordeonista Adelson Viana.

Ao por do sol, o festival terá o grupo Abanda, da Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, na região do Cariri (Ceará), com a participação do gaitista carioca Jefferson Gonçalves, o violonista baiano Amadeu Alves, a cantora carioca Taryn Szpielman, o grupo de Guaramiranga A Outra Banda da Serra, que abre a programação; além de shows do projeto Toca Jazz, com grupos formados por alunos das Residências Artísticas realizadas pelo festival na semana anterior ao Carnaval.

Ainda na programação do festival, diariamente haverá o tradicional Ensaio Aberto, com uma das atrações da noite; Cortejos com alunos da Residência Artística de Vanildo Franco no sábado e terça-feira de Carnaval; Café no Tom, com entrevistas descontraídas no fim de tarde; Oficinas diversas, voltadas para o público do festival; e as Jam Sessions nas quatro noites, comandadas este ano pela banda cearense De Blues em Quando, com participação da banda Brazilian Blues Band.

Na Trilha do Jazz

Para o público de Fortaleza já se preparar para o que vem por aí e entrar em clima de festival, de 02 a 27 de fevereiro acontece o projeto Na Trilha do Jazz, uma parceria com festival com bares que já têm uma tradição de jazz e blues em suas programações.











SERVIÇO

Festival Jazz & Blues 2011 – Guaramiranga e Fortaleza – De 05 a 08 de março (carnaval) em Guaramiranga e de 10 a 13 /03 em Fortaleza/CE. Info: www.jazzeblues.com.br e 85-3262.7230. Patrocínio: Instituto Votorantim, Banco do Nordeste, Coelce e Indaiá. Apoio: Governo Federal por meio do Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) e Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Via de Comunicação e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário