Plantio de mil mudas será realizado em parceria com a Semace, Senac, Cooperativa de Flores de Guaramiranga, alunos da rede pública de ensino, comunidade, organização e autoridades
A organização da Oktoberfest Guaramiranga, comprometida com a realização de um evento socio e ambientalmente responsável se prepara para cumprir a meta de zerar os créditos de carbono da 1ª edição do evento.
Na ocasião, a organização contratou empresa especializada para fazer os cálculos dos resíduos gerados durante os três dias de festa, a partir da emissão de gases de carbono de veículos e geradores de energia.
Foi detectada e orientada pela empresa, a necessidade de plantação de mil mudas para que se chegasse aos créditos de carbono e assim reduzisse os impactos gerados com o evento. “Saímos de um discurso, de um ideal de compromisso para uma prática cidadã. Somos o primeiro evento a ter essa iniciativa talvez em todo o Nordeste, porque entendemos que é preciso retribuir do local onde você explora de alguma maneira. E em se tratando de um ecossistema tão frágil como o da Serra de Baturité isso é uma obrigação”, explicou o jornalista e produtor Aécio Santiago.
A ação que está programada para o plantio de mil mudas frutíferas e nativas acontecerá uma semana antes do evento e será no Campo da Batalha, uma extensão de Mata Atlântica degradada que fica localizada na área rural de Guaramiranga.
“Essa é uma área que há algum tempo planejávamos uma recuperação e é importantíssima para a cidade e a região”, disse Cleiton Furtado, instrutor e técnico do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A ação tem a parceria da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da coordenadora de Educação Ambiental Virgínia Carvalho.
Valorização da vida – A Oktoberfest Guaramiranga vem inovando e mostrando seu compromisso com a comunidade de Guaramiranga e com o futuro da região. No próximo mês serão plantadas mil mudas numa região considerada de mata ciliar.
Mata ciliar é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de “cílio“, que protege os cursos de água do assoreamento.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Oktoberfest Guaramiranga é 1º evento a zerar créditos de carbono
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário