quarta-feira, 2 de junho de 2010

Um pouco de Guaramiranga...


Guaramiranga
"Muito apropriadamente, Guaramiranga é denominada a Cidade das Flores. Há quem a chame de Suíça Brasileira, quando não a Cidade Jardim.
Sua temperatura varia da máxima de 25ºC e da mínima de 18ºC

Atrativos Naturais:
A serra de Guaramiranga é uma atração natural. De sua rua principal, partem algumas mais - não muitas - como pequenas variantes. Mais à frente estaremos em direção ao famoso Pico Alto, ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1115m de altitude. Dali, podemos ter uma visão espetacular do sertão lá em baixo, em meio ao verde da vegetação das serras, também podemos ver uma parte do rio Pacoti, que nasce em Guaramiranga mesmo, a 6 km da sede. É emocionante e imperdível. Você pode ir até lá pelas trilhas ecológicas ou, ainda, existe um acesso por estrada asfaltada. Não podemos, é claro, esquecer que as flores que alegram e embeleza a cidade não deixam de ser uma atrativo natural. O acesso Guaramiranga-Pernambuquinho dá a uma sucessão de sítios e árvores gigantescas. Uma viagem que vale a pena. Existe o Parque Ecológico de Guaramiranga, uma área de proteção ambiental, assim conciderada oficialmente pelo Dec. de 30 de fevereiro de 1979. Sem contar com as Cachoeiras de São Paulo e do Urubu. Outros atrativos são a Linha da Serra e o Parque das Trilhas.

Atrativos Culturais:
Guaramiranga tem grande destaque no seu artesanato de trançados, taboca, cipó, vime e arranjos florais, o que não podia faltar na Cidade das Flores. Conta com grupos de teatro, danças folclóricas e a Banda Municipal de Música. Tem como destaque uma casa de espetáculos, o Teatro Raquel de Queiroz. Outros atrativos culturais importantes são as Igrejas de Nossa Senhora de Loudes e Nossa Senhora da Conceição e o Convento dos Capuchinos, que já foi um seminário e hoje é uma agradável pousada, tão boa que até parece que foi construída para receber visitantes.

Principais eventos:
Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga (realizado durante o período do Carnaval) e o Festival Nordestino de Teatro Amador (Setembro)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário