quarta-feira, 29 de abril de 2015

Benefícios da dança para o bem-estar e saúde


Nenhuma dieta funciona com você? Malhar está longe das suas prioridades? A dança pode ser a solução! Essa atividade ajuda a manter a forma, a levantar a autoestima e até a arranjar namorado (ou curtir mais o marido). Além disso, faz bem à saúde, protegendo o corpo de problemas cardíacos e respiratórios.

Segundo o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, a dança de salão desestressa e é uma excelente terapia, uma vez que desenvolve o raciocínio e a parceria, e também ajuda a desinibir até pessoas que são muito tímidas.

Mas a falta de ginga não deve servir de desculpa para ninguém! "Se você é capaz de se levantar, caminhar, dar 'até logo' e cruzar as pernas, já tem ritmo. Basta não ter medo de errar", garante o famoso coreógrafo.

Dançar faz bem porque...

Ajuda você a fazer novos amigos
É uma oportunidade de se unir a outras pessoas em prol de um objetivo comum.

Combate o estresse
O exercício diminui a tensão e relaxa a musculatura.

Controla a ansiedade
Além de estimular a concentração, a dança acalma e tranquiliza.

Melhora a comunicação
Depois de algumas aulas, você terá menos dificuldade de se expressar em público.

Aumenta a autoestima
Quem não se sente mais segura e poderosa fazendo bonito no baile?

Queima calorias
Uma hora de salsa ou samba rock queima até 594 calorias!

Turbina a capacidade sanguínea
A dança de salão aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias. Você sentirá até que seu fôlego aumentou!

Melhora a flexibilidade
Dá elasticidade e melhora a postura ao caminhar.

Tonifica os músculos
Pernas, glúteos e barriga agradecem quando você treina os novos passos na pista ou no salão de baile.

Dá mais tesão no sexo
Jogo de pernas, charminhos e brincadeiras típicos de alguns ritmos despertam a fantasia do casal. Sem falar que dançar coladinho com alguém dá um gostoso frio na barriga...

Reforça o amor e a cumplicidade do casal
Dançando, você e seu parceiro redescobrem o prazer de curtir a companhia um do outro. Sem falar que ganham um motivo a mais para passear.

Exercita o equilíbrio
e a coordenação motora Com a dança, o corpo passa a se movimentar com mais ritmo e agilidade.

A dança que mais combina com você

Para quem nunca dançou
Experimente forró ou merengue, ritmos mais fáceis. Em poucas aulas, você já pega alguns passos.

Para quem quer emagrecer
Gafieira e lindy hop exigem movimentação intensa. O constante jogo de pernas fortalece os músculos e queima gordura.

Para quem é jovem
Salsa, zouk e samba rock têm espaço garantido nas baladas e são ideais para pessoas descontraídas.

Para quem é romântica
Tango e bolero são as melhores opções, com passos lentos e elegantes. E dançar com o rosto coladinho faz o clima a dois esquentar na hora!

Fonte: M de Mulher

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Vamos turistar?


Trilhas  ecológicas, observação de animais silvestres, verde exuberante e muitas atividades de aventura são alguns dos atrativos que você encontra na região de Guaramiranga e do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará.

 As trilhas estão distribuídas no Maciço de Baturité por inteiro, em meio a uma enorme diversidade ecológica com flora e fauna nativas, sendo ideal para a observação de animais, para os amantes da vida silvestre e seus pesquisadores.  Onde podemos observar serpentes, animais pequenos e um número grande de pássaros locais e migratórios, sem esquecer das muitas cachoeiras onde se pode tomar aquele merecido banho no final da trilha.

Para os adeptos das atividades de aventura, tem trilhas para prática  de trekking, mountain bike, acampamentos na mata atlântica e lual, com roda de violão e histórias assombrosas da região. Interagindo com o meio, conhecendo a história e a cultura do lugar. Assim, o turista não leva apenas fotos, mas sim uma experiência de vida.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Caminhada, um exercício aeróbico perfeito


Caminhar é fácil, não tem custo ou contra-indicação, ajuda a emagrecer, tonifica os músculos, além de reduzir os riscos de doenças, inclusive depressão. Acompanhe os melhores trechos da matéria na Revista Corpo a Corpo.

Existe, sim, uma atividade física perfeita, fácil e leve de desempenhar, capaz de proporcionar saúde, beleza, boa forma e muito mais: a caminhada. “É indiscutivelmente um dos exercícios mais eficientes, que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico”, garante o fisiologista e personal trainer Fábio Bernardo (SP).

Se realizado com freqüência – no mínimo três vezes por semana, durante 30 minutos -, torna- se eficaz para abandonar o sedentarismo, expulsar doenças e melhorar a qualidade de vida. Nas ruas da cidade, na esteira da academia ou até mesmo na areia da praia, você pode usufruir todos os benefícios dessa modalidade.

Já um recente estudo (14/03/2012) apresentado nos Estados Unidos revelou que 1 hora de caminhada por dia reduz o fator genético da obesidade:

O sedentarismo amplia a predisposição genética para a obesidade, mas é possível reduzir seus efeitos à metade caminhando a um ritmo constante durante uma hora por dia.

“Nossa pesquisa mostra que caminhar em um bom ritmo diariamente reduz a influência genética na obesidade, o que se traduz pela queda à metade do índice de massa corporal (IMC)”, assinalaram os pesquisadores.

Já um estilo de vida sedentário, marcado pelo ato de ver televisão quatro horas por dia, aumenta a influência dos genes sobre o tamanho da cintura e faz subir 50% o Índice de Massa Corporal (peso dividido pela altura ao quadrado)”, acrescentaram os especialistas, em um comunicado.

Leia na íntegra em Caminhar uma hora por dia reduz fator genético da obesidade – 15/03/2012 – Ciência e Saúde – AFP

Muitos benefícios na caminhada

Assim como a corrida e a natação, caminhar é uma atividade aeróbica que ainda tem a vantagem de ser a mais segura de todas do ponto de vista cardiovascular e ortopédico.

Sem falar que favorece muito a saúde do corpo todo: combate o colesterol ruim, estimula a circulação sanguínea, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a densidade óssea, favorece o controle de doenças como diabetes e hipertensão e ameniza desequilíbrios posturais e articulares.

Quer mais? Até problemas como insônia e depressão melhoram com o andar constante, que ainda relaxa e proporciona bem-estar emocional, levando o mau humor e o estresse para bem longe.

Importante: caminhar também afina a silhueta. Meia hora em ritmo moderado pode enxugar até 200 calorias. Utilizando velocidade e terrenos com subidas e descidas ou elevação na esteira, é possível tonificar os músculos. “O exercício freqüente melhora o tônus das pernas, do bumbum e do abdômen”, afirma Carlos Cintra, preparador físico e fisiologista do exercício (SP).

No ritmo certo

Para ganhar condicionamento físico é preciso acelerar o ritmo cardíaco e direcionar o treino para um objetivo específico. Se quer apenas relaxar, caminhe devagar, cerca de 1 km em meia hora.

Já se pretende ganhar fôlego, escolha uma passada mais acelerada e terrenos com inclinação. Assim, o metabolismo aumenta e dá para andar 2 km em 30 minutos.

Caso queira emagrecer e conquistar condicionamento físico, treine em subidas e descidas. Você caminhará cerca de 3 km em meia hora. Para queimar gordura durante o exercício, o batimento cardíaco tem de ficar entre 70% e 80% da sua freqüência cardíaca máxima (FCM).

Calculando a Frequência Cardíaca Máxima

Faça a seguinte conta para atingir essa marca: subtraia sua idade de 220 batimentos por minuto (BPM), que é o máximo estimado para qualquer pessoa. Multiplique o resultado por 70%.

Veja o exemplo de uma pessoa de 30 anos:

220-30 = 190. 190 x 70% = 133 BPM.

Isso quer dizer que o coração deve bater 133 vezes em 1 minuto de atividade. Para controlar, utilize um freqüencímetro ou conte os batimentos apertando o pulso. O treino não pode ser intenso a ponto de impedir que você vá até o final, nem tão leve que não estimule sua função cardiorrespiratória.

Leia a matéria completa em Corpo a Corpo | – Caminhada: exercício poderoso

Lembre-se também de alongar todo o corpo antes e depois da caminhada, utilizar roupas que facilitem a transpiração e um tênis adequado e caminhar nos horários em que o sol estiver mais brando – antes das 10h da manhã e depois das 17h. Além de procurar lugares seguros, bem ventilados e terrenos regulares.

Pronto, agora é manter o tronco ereto, olhar na horizontal, queixo paralelo ao solo, abdômen contraído e pernas para que te quero!

Fonte: Vida Plena

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Coma chocolate na Páscoa sem culpa


Páscoa é sinônimo de tentação para muitos. O excesso de chocolate nesta época do ano é a grande preocupação para quem está de dieta ou pretende manter peso. Segundo o médico e nutrólogo Dr. Mohamad Barakat, o doce é totalmente permitido se algumas orientações forem seguidas. “O cacau é rico em fitoquímicos fenólicos (polifenois), especialmente de flavonoides, potentes antioxidantes que protegem o organismo contra os radicais livres (moléculas reativas, produzidas pela oxidação biológica, que danificam os tecidos humanos). Ainda possui cafeína, tiramina e teobromina, estimulantes que melhoram o funcionamento do cérebro, aprimorando o raciocínio”.

Para quem não quer abrir mão do chocolate, o especialista recomenda o consumo da versão com 70% de cacau por apresentar o dobro da capacidade antioxidante do chocolate tradicional, não conter leite e possuir uma menor quantidade de açúcar. “Além do mais, reduz a oxidação do LDL, colesterol ruim, evitando que se deposite na parede dos vasos sanguíneos”.

O “pior” chocolate é o branco, por nem usar a massa de cacau e ter em sua composição a manteiga de cacau, açúcar e leite. Ou seja, não tem antioxidantes e é mais calórico.

“Nesta época do ano, o chocolate é uma forma de aproximação. Só o valor emocional da troca, já contribui para o bem-estar da pessoa. Aproveite com consciência. Opte pelo amargo, com a maior concentração de cacau possível e ingira com moderação, uma porção de chocolate (30g) a cada três dias (até 6.7g por dia) e 14 g para crianças de até três anos de idade. Acima dessa dose, os efeitos são mais discretos”, finaliza Barakat.

Fonte: Uol