sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Conheça 8 aplicativos de celular gratuitos para saúde e fitness


O aplicativo tem o objetivo de incentivar a meditação como fator de melhora da qualidade de vida das pessoas. Você pode programar seu horário e controlar seu tempo de meditação.

Traz informações de como meditar corretamente e explicações sobre os benefícios deste tipo de exercício (como a melhora do humor ao longo do dia, por exemplo).

É um aplicativo criado para lembrar você da hora certa de meditar.

Versão: Free
Plataformas: Android e iOS
Site: http://www.eumedito.org/

Beba Água (Water Your Body)
Este app te lembra de beber água em intervalos regulares todos os dias,  rastreia seus hábitos de consumo de água e fornece depois estatísticas. Você só precisa colocar o seu peso atual e o aplicativo calcula a quantia ideal de água que seu corpo precisa todos os dias.

Versão: Free
Plataformas: Android

Carenet Longevity
O app brasileiro inova ao oferecer a possibilidade de monitorar e integrar informações de todas as áreas de importância crítica para sua saúde: não só atividades físicas, mas também sono, alimentação e até informações médicas. Com o auxílio de questionários simples e do KliP – um dispositivo equipado com sensores que monitoram suas atividades – o app mostra como mudanças comportamentais impactam no processo de envelhecimento permitindo um maior cuidado de sua qualidade de vida.

permite desafios e competições com rede de amigos ou desconhecidos
agenda e histórico médico
contador de calorias
Versão: Free (mas sem o KliP – em torno de R$199 – os dados precisam ser inseridos manualmente)
Plataformas: Android e iPhone
Site: http://carenet.com.br

Quer 10% de desconto na compra do KLiP?

Deixe um comentário nesse post! Ou envie um email para vidaplenaebemestar@gmail.com

 Endomondo
Um verdadeiro personal trainer de bolso. O aplicativo promete controle de atividades físicas, calorias perdidas, tempo gasto, periodicidade dos exercícios físicos dentre outras estatísticas e desafios. Ideal para corrida, ciclismo, caminhada e qualquer outra atividade baseada em distância. Oferece suporte para mais de 40 atividades distintas.

feedback sonoro
funciona com monitores cardíacos padrões BTLE, BT e ANT+
análise de performance
Versão:  Free e Premium (USD 29,99)
Plataformas: iOS, Android, Blackberry e Windows Phone
Site: https://www.endomondo.com/


My Fitness Pal – Contador de Calorias
App para controle nutricional. Promete ajudar a perder os quilos extras através do contador de calorias e registro de atividades físicas. Possui um banco de dados de alimentos de mais de 3 milhões de alimentos.  Você pode monitorar todos os principais nutrientes, obter relatórios de progresso, metas personalizadas baseadas em seu perfil de dieta, além de uma calculadora de receitas, com unidades métricas brasileiras e inglesas.

integra os dados do app no site e compartilha progressos nas redes sociais
scanner de código de barras
grava refeições
monitora mais de 350 exercícios
Versão: Free
Plataforma: Android, iOs, Windows Phone
Site: http://www.myfitnesspal.com.br/

Saúde Mais Fácil
Esse aplicativo de iniciativa da Roche permite localizar farmácias privadas pertencentes ao programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde, Centros de infusão de medicamentos do sistema público e privado para as seguintes áreas terapêuticas: Oncologia, Hematologia e Reumatologia e centros de dispensação de medicamentos para doenças autoimunes como a Artrite Reumatoide. Com apenas alguns toques na tela, a busca pode ser feita por geolocalização, tipo de estabelecimento ou, ainda, por região (estado, cidade, bairro) do estabelecimento e/ou usuário.

Versão: Free
Plataformas: Android e iOs

SleepBot – Sleep Cycle Alarm
Um app para monitorar o seu sono. Aciona o alarme do telefone te lembrando do horário ideal para dormir e te acordando na fase mais leve. Ele usa uma acelerômetro para medir seus movimentos e também permite gravar sons. Oferece depois estatísticas sobre a qualidade geral do seu sono. Você vai ter que dormir literalmente com o celular por perto e o app recomenda deixá-lo ligado para preservar a bateria. (o que não parece muito seguro..)

Versão: Free
Plataforma: Android e iOs
Site: https://mysleepbot.com/

Yoga.com Studio
O aplicativo oferece 289 poses e exercícios de respiração, em 37 programas pré-definidos. Traz demonstrações de vídeo HD para todas as poses, além de imagens musculares em 3D para cada pose. Em inglês. Os usuários reclamam do inconveniente de ter que baixar cada pose individualmente consumindo a memória do telefone.

Versão: Free
Plataforma: Android
Site: https://yoga.com/


Fonte: Vida plena

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Alongamento facilita a digestão


Você sabia que durante o alongamento, ocorre uma massagem dos órgãos internos que é extremamente benéfica?

Segundo Claudio Zezza, coordenador da FisioShape, a massagem do intestino, por exemplo, facilita o percurso dos alimentos ingeridos, melhorando a digestão, enquanto que a movimentação do pâncreas ajuda a estabilização do açúcar no sangue.

“O alongamento colabora para a correção da postura e o alívio de dores musculares, melhora o desempenho nos esportes, reduz o risco de lesões, além de facilitar a mobilidade. Fora a quantidade de hormônios que são liberados com a prática, como a serotonina, que provoca sensação de bem-estar”, enumera Zezza.

Fonte: Revista Viva Saude

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Encontre mais tempo para você


Se você é do tipo de pessoa que está sempre fazendo coisas para os outros, precisa encontrar tempo para si mesmo, dizem especialistas.

A Academia Americana de Médicos de Família oferece os seguintes conselhos para retomar o controle sobre o seu tempo:

- Tente manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal

- Encontre tempo para cultivar os relacionamentos importantes

- Não tenha medo de procurar ajuda de outras pessoas quando precisar

- Faça exercícios e pratique técnicas de relaxamento, isso vai ajudar a diminuir o estresse

- Mantenha a mente aberta e se disponha a experimentar novos hobbies e atividades.


Fonte: Saude.ig

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Sinta-se mais tranquila durante a gravidez


A fadiga é uma queixa comum entre as mulheres grávidas, mas certas atitudes podem minimizar o sono e aumentar a energia.

- Deite virada para o lado esquerdo e coloque travesseiros entre os joelhos

- Durma e acorde sempre no mesmo horário

- Quando estiver muito cansada, procure dormir ou deitar mais cedo

- Procure dormir um pouco durante o dia

- Beba líquidos durante o dia e evite-os à noite.


Fonte: Saude.ig

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Nove benefícios dos óleos essenciais


Como parte da aromaterapia, as gotas que combinam ervas, flores e frutas têm vantagens poderosas que vão desde reduzir a TPM até combater celulite!

Parte da aromaterapia, um ramo da fitoterapia, está nos óleos essenciais, que combinam flores, frutas, ervas e especiarias dos óleos essenciais que agem sobre a saúde, o bem-estar e até nos cuidados de beleza. Confira as vantagens de contar com essas gotinhas poderosas:

1. Para diminuir a celulite

Misture 8 gotas de óleo de tangerina para 2 col. (sopa) de creme hidratante (sem óleo mineral) e massageie pernas e braços no sentido do coração.

2. Para ter mais disposição

O alecrim traz energia e combate o inchaço. Utilize o óleo em massagens após o banho: 8 gotas para 2 col. (sopa) de hidratante.

3. Para reduzir a TPM

Pingue 50 gotas de óleo de gerânio para cada 200 g de creme hidratante. E passe por todo o corpo após o banho.

4. Para trazer alegria

Óleo de tangerina dá ânimo imediato. Pingue 3 gotas no chão do boxe durante o banho.

5. Para combater a queda dos fios

Para cada 100 ml de xampu, use 10 gotas de óleo de alecrim e 10 de óleo de cedro. Use todos os dias.

6. Para ter um sono gostoso

Pingue 2 gotas de óleo de lavanda em uma bolinha de algodão e coloque-a entre a fronha e o travesseiro.

7. Para combater o colesterol

Óleo de laranja traz alegria e colabora na redução do colesterol, pois combate a gordura. Inclua 8 gotas em 2 col. (sopa) de creme hidratante e passe pelo corpo. Mas isso não exclui as recomendações médicas, ok?

8. Para reduzir problemas urinários

Contra infecção urinária, pingue 5 gotas de óleo de melaleuca em uma bacia com 1 litro de água morna e faça banho de assento. Para combater candidíase e cistite, o banho de assento deve ter de 7 a 10 gotas do óleo.

9. Para acabar com a acne ou fungos nas unhas

Para acne, pingue 1 gota de melaleuca, ou tea tree, em um cotonete e passe no local – ela vai secar rapidinho! Contra fungos, pingue 1 gota pela manhã e outra à noite nas unhas com problemas até perceber melhora.

Fonte: M de Mulher

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Hortas urbanas: A nova moda verde


Cultivar hortas em casa é uma forma de ajudar na sustentabilidade do planeta

Ouve-se falar em preservação da natureza e sustentabilidade, mas o que você pode fazer para conviver em harmonia com o meio ambiente, preservando os recursos naturais disponíveis? Uma das ideias é cultivar uma horta urbana, hábito muito utilizado no passado, quando todos tinham espaço em suas casas e plantavam produtos orgânicos.

Segundo o engenheiro agrônomo Roberto Gouveia, a horta pode ser feita em qualquer lugar. Desde um vaso ou uma floreira, basta decidir o que será cultivado e procurar um espaço adequado para o desenvolvimento. Gouveia afirma também que a prática garante vantagens econômicas, além de contribuir para um planeta mais limpo e saudável. Disposto a fazer parte dessa iniciativa?


Fonte: Revista Viva Saúde

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Benefícios de ouvir música durante os treinos


Os estilos musicais influenciam a prática esportiva, oferecem ritmo e ainda mais disposição para o seu treino.

Os especialistas indicam que ouvir música durante a prática esportiva ajuda a diminuir a percepção de dor e a fadiga.
Durante a seleção, pense naquelas que devem acompanhar o ritmo, a intensidade e os objetivos dos exercícios.

Batidas mais rápidas ajudam a atingir a frequência cardíaca ideal. As de batidas mais lentas são perfeitas para os instantes de recuperação de fôlego e desaceleração.

Mesmo na musculação, em que as atividades dificilmente acompanham os ritmos velozes, uma canção acelerada (rock, axé) servirá como um “continue, vamos lá. Você pode mais”!

Ah! E se você optar por escutar música com fone de ouvido, o volume nunca deverá ser maior que o do ambiente e nem ir além de 60 minutos por dia.

Fonte: Revista Viva Saúde

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Comer peixe uma vez por semana melhora a saúde do cérebro


Pesquisas anteriores apontavam que o ômega-3 presente em grandes quantidades de peixes, sementes e óleos está associado à melhora da saúde cerebral. No entanto, um novo estudo descobriu que não é necessário consumir grandes quantidades para se beneficiar: segundo os cientistas, incluir apenas um filé de peixe uma vez por semana no cardápio já melhora as funções cognitivas do cérebro. As informações são do Daily Mail.

"Nosso estudo mostra que as pessoas que incluem peixe, grelhado ou assado e não frito, na dieta têm mais volume em áreas do cérebro associadas a memória e cognição", explica James Becker, professor de psiquiatria na University of Pittsburgh School of Medicine. "Peixe assado ou grelhado contém mais níveis de ômega-3 do que o frito porque os ácidos graxos são destruídos no processo de fritura, então levamos isso em consideração durante a pesquisa", explicou Cyrus Raji, um dos autores do estudo.

Para chegar aos resultados, os cientistas analisaram dados de 260 pessoas que forneceram informações sobre a alimentação e tiveram os cérebros escaneados. Todos foram considerados "cognitivamente normais" em dois momentos durante os 10 anos de duração da pesquisa, iniciada em 1989. "Os participantes responderam questionários sobre os hábitos de alimentação, como a quantidade de peixe que comiam e como era preparado", explicou um dos autores do estudo, Cyrus Raji. .

De acordo com Becker, os resultados sugerem que o estilo de vida, no caso, o hábito de comer peixe, contribui mais para mudanças estruturais no cérebro do que fatores biológicos. "Uma confluência de fatores do estilo de vida é responsável por uma saúde cerebral melhor e pode evitar ou adiar problemas cognitivos no futuro", explicou.

Fonte: O pantaneiro