quinta-feira, 26 de junho de 2014

Use o banho para beneficiar sua saúde e bem-estar



Tomar banho é mais do que um ritual de limpeza, é quase que um aspecto cultural. Por exemplo, enquanto no Brasil é comum tomar banho todos os dias (até mesmo mais de um banho por dia!), em alguns países da Europa o mais usual é pular o banho algumas vezes. Para algumas pessoas o banho chega a ser uma forma de ganhar disposição no inicio do dia, ou de tirar junto com a sujeira todo o cansaço provocado pela rotina.

Porém, a saúde também agradece o hábito de banhar-se com regularidade. "O banho auxilia na saúde da pele, retirando as impurezas dos poros. Para o bem-estar ele se torna importante, pois traz alívio das tensões e proporciona o relaxamento", considera a dermatologista Mônica Aribi, membro da Academia Europeia de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Para saber melhor como tirar proveito do seu banho para a saúde e o bem-estar, veja a seguir como a temperatura da água, tipo do banho e mesmo uso de óleos naturais pode ajudar:
Temperatura morna

Uma das formas mais indicadas de banho é com a água morna. De preferência entre 27 e 36 graus Celsius. Além de ser o tipo de temperatura mais adequado para a pele, os banhos mornos são excelentes depois de um dia cansativo. "O calor dilata os vasos sanguíneos da pele e relaxa os músculos, o que ajuda muito na sensação de bem-estar e relaxamento do corpo", ensina a dermatologista Natalia Cymrot, mestre em dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Inclusive, esse processo faz com que haja liberação de endorfinas, o que pode ajudar em alguns casos de insônia.
E o banho quente?

Se o banho morno é relaxante, imagine se a água estiver quente! Apesar de isso parecer lógico, o banho quente (principalmente quando passa de 42ºC) não é nada indicado e pode prejudicar a saúde da pele.

O primeiro ponto é que banhar-se apenas com a água quente pode ser ruim para a saúde da pele: afinal a camada de sebo natural da pele é retirada, causando um ressecamento, o que pode resultar em coceira, vermelhidão, descamação e eczema, lista a dermatologista Natália. "Se isto ocorrer, deve-se aplicar hidratantes logo nos três primeiros minutos após o banho, com a hidratação da pele ainda úmida, pois esta absorve bem mais o produto neste momento", explica a especialista. Quem tem uma pele que tende à oleosidade, pelo contrário, pode ter um efeito rebote e ficar com a pele ainda mais oleosa.

Outro problema do banho muito quente é que o relaxamento excessivo pode causar um efeito reverso: você se sente mais cansado e sem energia do que quando saiu.
Jatos de água fria

Se você é daqueles que foge de água gelada, um banho de água fria, literalmente, traz diversos benefícios à saúde. "A água fria melhora a disposição para as nossas atividades e ativa a circulação. O frio promove constrição vascular na pele e com isso, favorece a irrigação sanguínea dos outros órgãos, mais nobres, como o cérebro, por exemplo, deixando o corpo mais acordado", descreve a dermatologista Natalia.

De acordo com a dermatologista Mônica Aribi, International Fellow da Academia Europeia de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, o banho com água fria também ajuda o corpo a não desidratar, e é mais indicado em situações em que a pele está muito seca ou inflamada.
Intercale as temperaturas

Um bom jeito de aumentar os benefícios do banho frio é, surpreendentemente, intercala-lo com o banho morno. "A temperatura fria promove bem-estar e energia, e a morna relaxamento, sem ressecar a pele. Além disso, há uma melhor circulação, pois há constrição e dilatação vascular alternadas", considera Natália. Assim você não corre os riscos causados por um banho gelado muito longo e ainda encontra melhoras.

Aproveite os óleos naturais

Não só de água é feito o banho. E se as temperaturas já podem causar bons efeitos não só ao corpo, como ao bem-estar, incluir aromas especiais sempre é uma boa pedida para intensificar o efeito desejado. Para tanto, é sempre possível usar sais de banho, sabonetes líquidos, cremes esfoliantes, entre outros.

Óleos essenciais como o de cereja, uva ou amêndoa são bem absorvidos pela pele durante o banho. "O melhor momento para usá-los é antes do último enxague", explica Mônica Aribi.

Porém, nada de abusar desses produtos. "Ficar esfregando o sabonete ou esfoliantes por muito tempo pode ressecar a pele e deixá-la mais suscetível ao desenvolvimento de eczemas, alergias, infecções, sensação de coceira e descamação", considera a dermatologista Natalia. Para evitar reações desagradáveis, recomenda-se diluir os óleos essenciais em óleos carreadores (de semente de uva, de jojoba, e de gérmen de trigo), praticamente inodoros, antes de adicioná-los à água.

Fonte: Site Minha Vida

terça-feira, 24 de junho de 2014

7 dicas para levar uma vida menos complicada


Viver com menos - objetos, roupas, comida e obrigações - é o caminho para uma rotina mais saudável e feliz. Veja como colocar em prática um estilo de vida em que o simples é mais do que necessário.

1. Foque o presente

Está provado que fazer várias coisas ao mesmo tempo não é sinônimo de competência nem de resultado. Tente se concentrar no que está sendo realizado no momento, não importa se você está trabalhando, cozinhando ou brincando com as crianças. Só mantendo o foco é que você consegue captar as próprias emoções, entender e influenciar o mundo à sua volta, além de dar atenção de verdade a quem está por perto.

2. Desconecte-se

"Ter momentos off ao longo do dia é chave para se conectar consigo mesma", sugere a terapeuta cognitiva e médica nutróloga Mariela Silveira, do Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa, no Rio Grande do Sul. Deixe smartphone e tablet dentro da bolsa, em outro cômodo e nem pense em levar para a academia - assim, você consegue relaxar depois de um dia de trabalho, malhar com foco e curtir o jantar com as amigas.

"Parece pouco, mas a expectativa pelo toque ou alerta de mensagem gera ansiedade e tira você do momento presente", diz a médica. Ela explica que cada alerta de chamada no Whatsapp ou curtida em uma foto, por exemplo, liberam uma descarga de dopamina, substância que promove o prazer imediato. Na dependência dessa recompensa rápida, deixamos de aproveitar o agora e de experimentar outros prazeres.

3. Dê-se um tempo

"Boas ideias e decisões dificilmente surgem quando estamos procurando por elas no meio da nossa rotina acelerada", diz o escritor britânico Carl Honoré, defensor da movimento Slow, que prega justamente a desaceleração como o caminho para uma vida mais plena e prazerosa. "Elas vêm quando estamos praticando um esporte, balançando na rede ou mergulhados em um banho de espuma. Quando estamos tranquilos, sem pressa nem stress, o cérebro entra em um modo de pensamento mais eficiente", completa.

4. Prepare sua comida

Cozinhando você sabe exatamente o que está ingerindo e tem como controlar a dose de sal e gordura, além do tamanho da porção. Isso faz diferença na balança, como mostrou um estudo da Universidade de Temple, na Pensilvânia (EUA), que acompanhou 12 mil pessoas durante quatro anos. O resultado revelou que aqueles que se alimentavam em restaurante de três a seis vezes por semana tinham índice de massa corporal mais elevado do que os que faziam as próprias refeições ou comiam fora no máximo duas vezes por semana.

5. Curta seus relacionamentos

A tecnologia enfraqueceu os laços entre as pessoas. Tudo bem que podemos manter contato constante e reencontrar gente que não víamos havia um tempão, mas os relacionamentos nunca foram tão superficiais. Invista em quem você ama, seja fazendo mais refeições em família, seja lembrando de telefonar para a amiga com frequência ou conversando mais com o namorado. Vínculos sólidos nos tornam emocionalmente fortes e preparadas para a vida.

6. Pense antes de comprar

E não apenas sobre a necessidade de ter mais uma bolsa preta ou outro tênis para malhar. Mas também sobre a relação entre preço e qualidade. O que vale mais: uma blusa baratinha, daquelas que você sabe que vai acabar depois de algumas lavagens, ou uma mais cara, mas que combina com várias peças do guarda-roupa e mesmo depois de anos está inteira e deixa o visual sempre arrumado? Lembre-se de que o momento pede reflexão e consumo consciente.

7. Medite

A prática facilita todas as sugestões anteriores, pois acalma, ajuda a pôr as ideias e as emoções em ordem e tem impacto na saúde. Vários estudos já associaram a meditação à redução da pressão arterial, da ansiedade, do stress e da insônia, ao controle da depressão e da dor e à melhora da imunidade. Quer começar? Encontre um lugar sossegado, feche os olhos, acalme a respiração e vá deixando os pensamentos irem embora, sem se prender a eles.

Com informações do site M de Mulher

sexta-feira, 20 de junho de 2014

6 atitudes para espantar o baixo astral


Se a maioria dos dias parece sem graça, você pode estar mergulhada na apatia, uma condição que mina o bem-estar. Saiba como recuperar o entusiasmo.

1. Durma bem
"Durante o sono, o corpo renova neurotransmissores críticos para o bem-estar", afirma a psiquiatra Samantha Meltzer-Brody, professora da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA. Um estudo do periódico internacional Psychology Press revelou que pessoas que dormiam bem tinham uma capacidade de lidar com as emoções melhor do que aquelas com distúrbios de sono. Procure dormir pelo menos sete horas por noite.

2. Compare-se
É provável que você tenha um ou vários motivos para ficar feliz. Lembrar-se deles pode elevar seu grau de contentamento. Se isso não for suficiente, experimente uma técnica mais dramática. Uma vez por dia, complete a frase: "Ainda bem que eu não..." "Pesquisas mostram que os níveis de felicidade aumentam quando nos comparamos a pessoas que estão piores do que a gente", afirma a psicóloga canadense Tami Kulbatski.

3. Conheça o seu limite
Um estudo da multinacional de saúde comportamental ComPsych revelou que 63% das pessoas sofrem com alto nível de stress no trabalho. "E muita gente nem é apaixonada pelo que faz. Ao contrário, encara o trabalho como uma fuga da vida pessoal", atesta a psicóloga americana Leslie Beth Wish.

Evitar o problema central causa apatia - que pode ser o pontapé para problemas maiores, como depressão, perda de apetite, distúrbios do sono e falta de energia. "Se você puder, tire um tempo para si mesma diariamente", sugere Gretchen Rubin, autora do livro The Happiness Program (inédito no Brasil).

4. Peça auxílio
"Procurar ajuda psicoterapêutica já é metade do caminho", diz o psicanalista Daniel Kupermann, professor do Instituto de Psicologia da USP. "O mais indicado é o tratamento inspirado na psicanálise." Os psicanalistas são treinados para escutar e manejar as situações de trauma sofridas pelas pessoas.

5. Transpire
Exercitar-se 30 minutos por dia pode ajudá-la a combater o desânimo por aumentar os níveis de serotonina, o hormônio que regula o humor e o pique. Comece com caminhadas curtas. Não importa a atividade escolhida - ioga, dança ou um DVD com exercícios funcionam. O segredo é a consistência.

6. Tenha metas realistas
Estabelecer objetivos é ótimo - desde que eles sejam alcançáveis. Pesquisas mostram que se levam em média dois meses para adquirir um novo hábito. Comece estabelecendo um objetivo por mês.

Com informações do site M de Mulher

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Como acabar com os sintomas da TPM


A vida da mulher que sofre com os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) não é nada fácil. Mesmo sem motivo aparente, tudo fica diferente. Mas por que isso acontece com cerca de 80% das brasileiras? Dentre os fatores que a provocam, estão hereditariedade, queda dos níveis de serotonina e outras alterações hormonais. Veja dicas fáceis para driblar os incômodos.
Sintomas da TPM

Cólica
A fisioterapeuta do Zahra Spa & Estética, Mariana Moraes, explica que a dor é provocada pelas contrações do útero para expulsar o sangue.

O que fazer
Que tal uma automassagem? Deite-se confortavelmente e use as mãos para fazer movimentos circulares no abdômen, no sentido horário. Em seguida, coloque bolsa de água quente. Deitar de barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, também ameniza a cólica.

Sessões de acupuntura são muito bem-vindas. “As agulhas aplicadas em pontos estratégicos auxiliam a liberação de endorfina e reduzem o incômodo”, indica a ginecologista e obstetra Erica Mantelli.
A alimentação também pode ajudar. Erica indica alimentos ricos em cálcio — leites e derivados — que diminuem as contrações uterinas e intestinais, reduzindo as cólicas. E os que contêm vitamina E — soja, óleos vegetais, couve, espinafre e cereais —, que regulam a produção das prostaglandinas, responsáveis pela dor.

Irritabilidade
As mudanças hormonais fazem qualquer uma ir do céu ao inferno em segundos. Por isso, aposte nestes truques de bem-estar.

O que fazer
Faça um escalda-pés. “Nosso corpo o interpreta como um carinho”, conta Mariana, que ensina: “Coloque água morna em uma bacia, deixe um pé mergulhado, enquanto massageia o outro”.
Inclua vitamina B6 e magnésio nas refeições. “Eles ajudam o corpo a transformar aminoácido triptofano em serotonina, melhorando a disposição”, diz a cardiologista, Heloisa Rocha.

Consuma mais ferro. “Estudos comprovam que ele aumenta os níveis de serotonina”, completa Heloisa. E para potencializar a absorção de ferro, consuma suco de limão ou laranja (ricos em vitamina C) junto às refeições.Quer um chocolate? “Ele libera endorfinas e dá prazer”, afirma a ginecologista Mara.

Choro fácil
São as quedas dos níveis de serotonina que deixam a mulher deprimida nessa fase.

O que fazer
Faça 30 minutos de caminhada ou exercícios de relaxamento todos os dias. “A atividade aumenta a produção de endorfina, considerada um analgésico natural. Além de liberar serotonina, que regula as emoções”, sugere a psicóloga Josiane Cândido Porto de Melo. “Assista a uma comédia para aliviar as tensões”, sugere a ginecologista Mara Diegoli. Mantenha a mente ocupada. “Trabalhe muito, organize as coisas… Assim, você não terá tempo para chorar”, sugere Mara.

Dor de cabeça
Segundo a ginecologista e obstetra Mara Diegoli, que também é coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo, a dor de cabeça costuma aparecer um dia antes ou durante a menstruação devido à queda hormonal.

O que fazer
Não se sobrecarregue com tarefas e evite situações de estresse, que pioram a dor. Pare de menstruar! De acordo com a ginecologista e obstetra especialista em medicina fetal, Carolina Mocarzel (RJ), aderir às pílulas de uso contínuo pode ser uma excelente alternativa, uma vez que as alterações hormonais drásticas do período deixarão de acontecer.Aplique uma bolsinha de gelo na cabeça. “O frio provoca vasoconstrição e diminui a dor latejante, inclusive da enxaqueca”, indica a neurologista Carla Jevoux, da Sociedade Brasileira de Cefaleia (RJ). Coloque exatamente no local da dor por alguns minutinhos até que sinta que aliviou. Opte pelo Do-In. Pressione com as pontas dos dedos indicadores a artéria temporal (ponto que fica na lateral da cabeça). Isso alivia a pulsação provocada pela dor. Use óculos escuros e, em casa, coloque máscara para dormir. “As crises provocam fotossensibilidade, portanto ficar no escuro alivia esse sintoma”, indica Carla.

Inchaço
O aumento da produção de progesterona e de prostaglandina durante o período são os grandes responsáveis pelo inchaço na TPM.

O que fazer
Invista no óleo de prímula. Segundo Heloisa Rocha, ele tem ácido graxo poli-insaturado, que equilibra os hormônios, diminuindo o inchaço. Reduza o sal, modere o consumo de açúcar e os carboidratos. Mara explica que eles precisam de boa quantidade de insulina para serem absorvidos, o que leva à reter líquidos. Beba muita água e chás. “Eles ajudam os rins a funcionarem”, indica Heloisa. Coloque alimentos diuréticos na dieta. Como: melão, pera, alface, pepino, aipo e abacaxi. Marque uma sessão de drenagem linfática, recomenda a fisioterapeuta Mariana Moraes, para eliminar as toxinas e a água em excesso.

Fonte: Bolsa de Mulher

sexta-feira, 13 de junho de 2014

4 meios de manter a sua agenda organizada



De repente você olha para o relógio e percebe que não cumpriu nem metade das tarefas do dia? Separamos 4 atitudes que vão ajudá-la a ter um dia mais produtivo e ágil.

1. Siga um roteiro factível

Ela deve conter sete tarefas por dia, incluindo as pessoais, como comprar o uniforme do filho ou jantar com amigos. Menos do que isso é pouco e mais fica muito difícil de cumprir. Também mude sua postura em relação a sua agenda: encará-la como instrumento para organizar o dia, não para escravizar, ajuda a reduzir o stress quando não dá para fazer tudo.

2. Planeje os próximos passos

Você precisará de no máximo dez minutos, logo no começo da manhã ou na noite anterior, para organizar todas as tarefas do dia. Quem tem o hábito de fazer esse planejamento diário acaba economizando uma hora por dia para se dedicar às atividades de que mais gosta. O passo seguinte é organizar a semana e, mais tarde, a agenda de longo prazo. Liste o que haverá de importante nos próximos sete dias, incluindo relatórios a entregar e o jantar de confraternização da turma da faculdade, e ainda o que deseja para o futuro: o curso de especialização, a imersão no inglês durante as férias. A sensação de paz interior quando se consegue um bom planejamento é indescritível.

3. Classifique as tarefas

Divida em “urgentes” e “importantes”. Urgente é o que precisa ser resolvido logo, mas não necessariamente por você — a conta que vence hoje e deve ser paga no banco. Importante é o que tem de ser feito por você ou pode haver consequências sérias — ir à reunião da escola do filho. Essa é uma diferença fundamental para definir prioridades. Também classifique-as em prioridade alta, média ou baixa. Alta: preciso fazer agora e bem-feito; média: posso fazer preventivamente; baixa: se der tempo, faço. Lembre que se trata de um processo dinâmico. Por exemplo: arrumar a mesa do trabalho tem prioridade baixa hoje, mas, amanhã, pode ser que ela mude para alta – a bagunça talvez represente um empecilho para a realização das demais tarefas do dia.

4. Abra espaço para imprevistos

Eles preenchem de 20 a 30% do nosso tempo. Para lidar com isso sem stress, coloque as tarefas prioritárias na parte da manhã, quando a maioria das pessoas está mais ligada e produtiva. Sempre que possível, livre-se também das tarefas mais chatas pela manhã. É um segredo para passar o dia leve e ter mais energia para o que vem pela frente. Por fim, todos os dias, procure deixar uma hora livre na agenda para acomodar imprevistos. Se não acontecer nada extraordinário, sorte sua! Trate de usar o tempo que sobrou para você, da forma mais agradável possível. Saber que esse tempo está lá, disponível, ajuda e muito na qualidade de vida.

Com informações do site M de Mulher

terça-feira, 10 de junho de 2014

Bons hábitos para mudar de vida



1. Reduza o stress

Você é do time que buzina a toda hora no trânsito, não tem paciência para ficar em fila, responde de maneira atravessada a quem a contraria? Pois saiba que o stress e a irritabilidade também são hábitos - que, por sua vez, nada mais são do que ações que fazemos de maneira automática, sem pensar.

Por isso, evite reações impensadas. Antes de responder de forma grosseira, pare, pense e respire. Em vez de mandar o e-mail malcriado, guarde e releia no dia seguinte.


2. Aprenda a comer melhor

Regra número um: sente-se à mesa! Não coma diante da televisão ou fazendo outra atividade. Quem come distraidamente mastiga menos os alimentos e exagera na quantidade. E, se ligar a televisão ao pegar o prato é um ato automático, mude a TV de lugar ou faça sua refeição em outro local. O ambiente pode ter um papel decisivo na manutenção do hábito. Programe sua dieta saudável com alimentos de que você realmente goste (ou pelo menos não deteste).


3. Abandone os maus hábitos

Mesmo pequenos vícios, como roer a unha e atacar o chocolate, podem ser difíceis de lidar por estarem associados a fatores emocionais. O segredo é tentar identificar e tratar a origem do problema. Depois, é interessante estabelecer um plano de metas para reduzir o hábito gradualmente. Do contrário, seu organismo sentirá falta da sensação de prazer ou alívio antes proporcionada.

O importante é dar o primeiro passo e se preparar para as possíveis dificuldades, especialmente nos primeiros dias. Para evitar desistir durante o processo, podemos recorrer a estratégias mentais. "É fundamental trocar um pensamento que gera emoção negativa por outro de carga positiva. Em vez de 'nunca vou conseguir', reforce a ideia de que 'posso conseguir se persistir'", ensina Marcelo Quirino, psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também ajuda focar-se no resultado e nos benefícios que virão depois do estabelecimento do novo hábito, tanto para a aparência e a saúde quanto para os relacionamentos e até para o desempenho profissional.


4. Incorpore a malhação ao dia a dia

Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em 2013 a pedido do Sesc (Serviço Social do Comércio) constatou que o brasileiro - e especialmente a brasileira - precisa se exercitar mais. O índice de sedentarismo atinge a marca de 71% da população do sexo feminino. A principal recomendação dos especialistas para mudar esse quadro é conciliar o exercício físico com o lazer. A atividade física tem que ser divertida para quem pratica e, quanto mais confortável você se sentir com ela, mais rápido a transformará em um hábito. Outra dica: a melhor academia é aquela a que você consegue ir (a que fica perto da sua casa ou do trabalho) e o melhor exercício é o que você gostar de fazer (não adianta se obrigar a treinar musculação se gosta mesmo é de aulas de dança).

Com informações do site M de Mulher

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Saiba como aproveitar melhor os móveis planejados

Os móveis planejados, além de serem práticos, bonitos e funcionais, ajudam a aproveitar melhor os espaços na hora da decoração, já que são feitos sob medida para cada ambiente. Mas na hora de decorar a casa é importante prestar atenção em alguns detalhes, para não ter arrependimentos depois.



Home Theater
Ao elaborar o projeto do home theater é preciso lembrar que os aparelhos tecnológicos podem ser eventualmente trocados, e nem sempre os novos terão o mesmo tamanho que os antigos. “Planeje vãos que possam atender necessidades futuras”, sugere o designer.

Closet

Se houver espaço disponível, a dica é utilizar portas tradicionais e não de correr. “Essas, ao serem abertas, impedem a visão da totalidade do armário. Já as tradicionais podem ser abertas simultaneamente, permitindo que todas as prateleiras e gavetas sejam vistas ao mesmo tempo”, diz.

Cozinha

No caso de móveis muito altos, solicite um bom fechamento, que proporcionam melhor acabamento e ajudam a evitar cantos com pó acumulado. Mas tente evitar portas com elevação acima de 1,80 m de altura, pois não são acessíveis para a maioria das pessoas.

Para que o acesso aos itens guardados mais rápido, é preciso administrar melhor as gavetas, colocando peças mais usadas em locais mais acessíveis, e as que são raramente utilizadas nas últimas gavetas.
Banheiro

Deve haver nichos abertos – utilizados para decoração e acabamento, e não para armazenamento – e fechados – para guardar toalhas, por exemplo. O projeto dos gabinetes deve levar em conta itens de estética, como secador, escovas e produtos de maquiagem.

Armários

Seja no quarto, no banheiro ou na cozinha, opte por acabamentos resistentes na parte inferior dos armários, para que eles não sejam danificados com a limpeza constante. Para a parte interna, escolha um acabamento neutro, pois no caso de mudanças estéticas – cor das portas, por exemplo –, será necessário modificar apenas as peças externas.

Com informações do site M de Mulher

terça-feira, 3 de junho de 2014

Benefícios do esporte para o seu bem-estar



O interesse inicial não varia muito: emagrecer, deixar os músculos durinhos ou, em raros casos, melhorar a flexibilidade são os objetivos da maioria dos alunos que começa a praticar alguma atividade física. O que poucos deles sabem - e que gera uma surpresa deliciosa conforme os treinos avançam - são os benefícios emocionais do esporte. "Fazer exercícios pode melhorar a autoestima, combater a indisposição e até mesmo melhorar a memória", diz o educador físico e fisiologista do exercício Gustavo Lopes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Veja por que fazer exercícios com regularidade eleva seu astral.

Aumenta o convívio social
"Esportes coletivos facilitam o convívio social, já que a prática depende da interação entre os alunos", afirma o educador físico e fisiologista do exercício Gustavo Lopes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ele conta que mesmo os esportes considerados individuais, como corrida ou natação, têm modalidades em grupo ou podem ser praticados em companhia de outras pessoas. "Nesse caso, o esporte também é uma oportunidade para fazer amigos novos".

Autoestima
O convívio com outras pessoas que praticam esportes e as modificações que a atividade física promove no corpo, deixando-o mais forte e saudável, também influenciam na forma como você se vê no espelho. "O maior impacto acontece com pessoas que estavam muito acima do peso e passam a se enxergar de outra maneira depois de começar os esportes", afirma o educador físico Fábio Miranda, coordenador do Centro de Wellness do Instituto Wilson Mello. Além disso, as conquistas do esporte proporcionam muita confiança, o que tem interfere de forma positiva na autoestima.

Xô indisposição!
Quem pratica esporte garante: a atividade física é inimiga número um da preguiça. O exercício cansa o corpo durante sua a realização, mas o efeito nas horas restantes é inverso: sobra disposição para o trabalho e para o lazer. "Durante qualquer atividade física, o cérebro libera endorfina, hormônio responsável por diminuir o estresse, deixando você mais relaxado e disposto", afirma Fábio.

Diminui a ansiedade
A prática de exercícios físicos já vem sendo estudada como parte do tratamento contra ansiedade. O fisiologista Gustavo Lopes, entretanto, afirma que essa relação ainda não está totalmente comprovada. "Mas tudo indica que a concentração no treino ajuda a esquecer, por algum tempo, os problemas geradores de ansiedade e isso já desponta como um grande benefício".

Memória afiada
De acordo com uma pesquisa feita pela Unicamp, praticar esportes como artes marciais, dança, natação e corrida pode favorecer o bombeamento de sangue para o cérebro e outras partes do corpo, além de estimular a criação de novas sinapses (conexões entre os neurônios) e aumentar a capacidade de comunicação entre as células nervosas.

Melhora o humor
Os exercícios físicos aumentam os níveis de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis por melhorar o humor. A psicóloga e terapeuta comportamental Denise Diniz, coordenadora do Setor de Estresse e Qualidade de Vida da Unifesp, conta que o organismo só funciona corretamente se houver equilíbrio entre o físico e o psicológico

Dormindo melhor
"A atividade física proporciona um sono mais profundo, deixando o corpo mais descansado e com mais disposição para o dia seguinte", afirma o fisiologista. "Mas o ideal é realizar os exercícios no mínimo quatro horas antes de dormir, pois a elevação da temperatura corporal pode dificultar o sono".

Com informações do site Minha Vida

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Substituir alimentos é o segredo de uma alimentação mais saudável



Estudiosos dizem que o verdadeiro remédio é a alimentação, ou seja, a grande responsável por evitar doenças desde as mais comuns, até as mais sérias. No dia a dia, muitas vezes fica difícil discernir qual o alimento mais saudável para escolher em cada refeição. A nutricionista Alessandra Luglio dá dicas de como substituir os alimentos e tornar as refeições mais ricas e saudáveis.

Trocas inteligentes na alimentação

Café da manhã:

Laticínios convencionais por versões light e zero (menos gordura saturada)

Sucos industrializados por sucos naturais ou a própria fruta (menos açúcar, menos químicos e mais nutrientes)

Cereais industrializados por mix de cereais caseiro a base de aveia, quinoa, sementes de linhaça e chia moídas (refeições mais leves, nutritivas e menos calóricas nas horas que antecedem o sono, momento de baixo gasto energético)

Pães brancos e refinados por pães integrais (mais nutrientes e fibras)

Almoço:

Refeições desequilibradas: somente massa ou salada ou monótona por refeições balanceadas com todos os grupos alimentares mais nutrientes, sem excessos e sem carências nutritivas

Fritura por grelhados ou assados (menos gorduras, refeição mais leve)

Preparações a base de molhos engordurados (creme de leite e manteiga) por molhos a base de vegetais (tomate e legumes) ou laticínios magros (creme de ricota ou leite desnatado) – mais nutrientes, sem excessos e sem carências nutritivas

Versão refinada por integral (maior teor de nutrientes e fibras)

Carnes gordurosas, embutidos e processadas por carnes magras (menor teor de gorduras saturadas e colesterol)

Refrigerantes ou bebidas açucaradas por limonada, água com limão espremido, chá gelado light em pequena quantidade (menos açúcar, químicos e volume exagerado de líquidos)

Jantar:

Molho de salada pronto por temperos naturais (menos gordura, menos químicos e mais nutrientes)
Sopas a base de carboidratos (mandioquinha, batata, lentilha, arroz, macarrão, feijões) por sopas a base de legumes (legumes diversos, couve-flor, tomate, cenoura) – menos calorias, mais nutrientes evitando o consumo excessivo de energia à noite

Pratos tradicionais e massas por legumes, verduras e carnes ou omeletes magros (refeições mais leves, nutritivas e menos calóricas nas horas que antecedem o sono, momento de baixo gasto energético)

Sanduíches tradicionais por lanches leves e nutritivos (menos calorias e gorduras saturadas, refeição mais leve e nutritiva)


Com informações do site Bolsa de Mulher