quarta-feira, 30 de abril de 2014

Decorando com pratos

Uma sugestão simples e prática de fazer. Os pratos decorados e com desenhos podem virar lindas peças de decoração. O ideal é se inspirar e procurar modelos diferentes nas lojas. Pode ser colocado na sala, quarto, banheiro e aonde você preferir, vai ficar lindo! Separamos algumas modelos. Inspire-se!








segunda-feira, 28 de abril de 2014

Riscos associados ao tempo sentado


Pesquisadores do Instituto do Coração e Diabetes de Melbourne, na Austrália, descobriram que pessoas com comportamento sedentário, que passam muito tempo sentadas, correm mais riscos de desenvolver problemas cardíacos.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores agruparam 43 artigos que estudavam os hábitos das pessoas relacionados à saúde. Desses estudos, foram retirados os seguintes dados: população estudada, quantidade de horas que as pessoas passavam sentadas no trabalho ou em casa, sedentarismo e fatores de risco para outras doenças.

Ao final da análise, foi concluido que pessoas que passam mais de seis horas sentadas todos os dias correm um maior de desenvolver diabetes ou morte súbita por complicações cardíacas.

Os pesquisadores, porém, atentam ao fato de que, durante a pesquisa, foi analisada especificamente a relação entre passar muito tempo sentado e o risco de doenças, sem levar em conta a atividade física. Por isso, no resultado, pessoas que passam mais de seis horas por dia sentadas e praticam atividade física regular correm os mesmos riscos de quem não faz. A atividade física, porém, é um hábito muito saudável e não deve ser deixado de lado.

Portanto, a recomendação é, além da prática regular de exercícios físicos, mover-se mais durante o dia - seja em horário de trabalho ou em casa. Caminhar quando necessário, usar escadas e espreguiçar-se estão entre as recomendações dos especialistas.

Passar muito tempo sentado prejudica o corpo e o organismo 
O sedentarismo faz parte da sociedade atual - e não apenas durante o trabalho. Quando você entra no ônibus, procura logo um assento vazio; quando está diante de uma praça de alimentação, espera impacientemente um lugar para sentar. Mas, já parou para pensar quanto tempo da sua vida você fica sentado? Provavelmente não, pois nos acostumamos a isso assim que chegamos à escolinha e somos encaixados na carteira.

Com o passar do tempo, sentar-se virou sinônimo de recompensa, de descanso. Porém, é importante reconhecer que isso pode ser prejudicial, principalmente se você passa o dia todo sentado. "Hoje em dia existem muitas profissões que mantém o indivíduo sentado. Quem trabalha em escritório ou como motorista, por exemplo, precisa tomar alguns cuidados com o corpo", indica Raul Santo de Oliveira, fisiologista do exercício da Unifesp.

 Ai, minha coluna 
Quem nunca sentiu dor na coluna, que atire a primeira pedra. A maior consequência de ficar muito tempo sentado é o comprometimento da coluna vertebral. "Quando estamos sentado, os discos intravertebrais - responsáveis pelo amortecimento do impacto dos movimentos - ficam muito pressionados, causado inflamação nos nervos e, por isso, a dor nas costas e o desvio postural. Eventualmente, isso pode levar a problemas mais sérios como a hérnia de disco", afirma o fisiologista. Circulação comprometida Além da coluna, problemas circulatórios sérios podem ocorrer. "Quando estamos sentados, há uma compressão de todos os vasos sanguíneos. O sangue não circula direito, há dificuldade de oxigenação do corpo, de transporte de nutrientes e de hormônios. O cansaço e a fadiga podem também ficar acentuados com a má circulação sanguínea", diz Raul Santo.

Obesidade 
E por que não falar em obesidade? Quando você não se movimenta muito, o metabolismo fica mais lento e sua queima calórica é mais baixa. Isso, quando associado a outros fatores, como falta de exercício físico e pré-disposição, pode levar ao sobrepeso e, mais gravemente, a obesidade.

A melhor saída 
Para quem precisa trabalhar sentado, mudar de emprego não dá, claro. O caminho não é bem por aí. É muito mais simples que esse, na verdade. "As pessoas podem fazer exercícios simples de alongamento do corpo, quando estão sentadas ou quando se levantam para ir ao banheiro ou pegar um cafezinho. Espreguiçar-se vai dar maior oxigenação ao organismo.

Faça uma pausa a cada uma hora ou uma hora e meia sentado para alongar o pescoço e a coluna e mexer as pernas", explica Raul Santo. "É importante que a pessoa crie o hábito de alongar-se para reposicionar o corpo, tentando alcançar o equilíbrio postural."

Com informações do site Minha Vida

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Excesso de exercícios pode causar lesões na musculatura



Aproximadamente 50% das lesões do esporte estão relacionadas ao "overuse", ou seja, pelo excesso das atividades. A frequência das lesões por excesso de uso, nos locais de atendimento inicial, é geralmente duas vezes maior do que as lesões agudas. A maioria das lesões no tratamento de corredores está relacionada ao overuse, sendo cerca de metade destes envolvidos na perna (20%), tornozelo (15%) e pés (15%).

As lesões por excesso de uso ocorrem em decorrência de microtraumas que levam a lesão do tecido local, e geralmente estão relacionadas a mudanças na forma, intensidade ou duração dos treinos. A falta do equilíbrio entre o período de recuperação pós-treino e a geração de uma nova sobrecarga tende a ser a causa das lesões por repetição. É importante ressaltar que as lesões do tecido, mesmo que pequenas, vão se sobrepondo pelo uso aumentado, sem tempo suficiente para a reparação tecidual, o que leva depois de um tempo ao aparecimento de sintomas como dor e incapacidade.

A possibilidade da ocorrência das lesões são maiores em atletas que já tenham tido uma historia anterior de lesão, ou que caminham/correm mais de 32 km por semana. Algumas características do atleta também podem facilitar a ocorrência das lesões, como a falta de equilíbrio muscular, diminuição da flexibilidade, fraqueza e instabilidade em uma determinada articulação. Pés cavos, aqueles com maior curvatura, foram comprovados em ser um fator de risco para ocorrência de lesões, quando comparados aos pés planos. Outros fatores incluem técnica esportiva mau realizada, equipamentos inadequados, e alterações intensas da duração ou na sobrecarga dos treinos.

As lesões mais comuns por excesso de uso são tendinopatias (machucado no tendão), fraturas por estresse, síndrome compartimental e periostites (canelites). O diagnóstico pode ser feito por meio da conversa com o médico e exame físico. Em alguns casos o uso de exames de imagem pode ser necessário - desde radiografias até tomografia e ressonância magnética.
Seguem algumas dicas para o tratamento dessas lesões:

Diminuir a intensidade, duração e frequência da atividade física
Adaptar o tipo de treinamento e intercarlar os treinos mais intensos com outros de menor sobrecarga, além de realizar atividades que permitam o equilíbrio muscular de diferentes regiões - não apenas as voltadas diretamente a modalidade
Melhorar as técnicas do esporte com educador físico ou técnicos
Realizar atividade de aquecimento muscular e diminuição progressiva, antes e após os exercícios
Utilizar gelo para pequenas dores após o treino
O uso de medicações anti-inflamatórias poderão ser necessárias.
Se os sintomas persistirem, procure um especialista na área medica para aliviar os sintomas e ainda reorientar e oferecer mudanças para a realização da atividade física. Há casos em que fisioterapia ou outras modalidades de terapias adjuvantes poderão ser incorporadas ao tratamento e a retomada da atividade física.

Prevenção

A maioria destas lesões pode ser prevenida com a realização de um treino adequado e bom senso. Aprenda a escutar o seu corpo. Não se deve intensificar em mais de 10% o seu treino por semana. Isto se aplica tanto para intensidade das atividades aeróbicas, como velocidade e distância, quanto para elevação de pesos para fortalecimento. Outras dicas envolvem:
Sempre lembrar de aquecer e resfriar antes e apos os exercícios
Realizar também treinamento de fortalecimento muscular global, aumento da flexibilidade e na estabilização da musculatura do core (grupo de músculos que confere segurança a sua coluna) para melhor execução das atividades físicas
Busque a avaliação de profissionais do ramo se estiver iniciando ou passando a sentir qualquer incômodo com a atividade física
Durante a fase de treinamento procure poupar a região lesada, apenas mantendo atividades que permitam manter a condição do preparo físico.
O mais importante, em casos de sintomas intensos ou persistentes, é procurar um médico especialista.

Com informações do site Minha Vida

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Receita de Lombo de Bacalhau com Batata Doce


Já preparou o almoço? Que tal uma receita deliciosa? Separamos hoje uma receita de Lombo de Bacalhau com Batata Doce. 

Ingredientes
1 kg de bacalhau dessalgado
1 batata doce média
1 caixinha de mini tomates
1 cebola em rodelas finas
6 dentes de alho
1 ramo grande de alecrim fresco
Ramos de tomilho fresco
Mix de pimentas ou pimenta do reino moída na hora a gosto
Azeite de oliva
Sal a gosto

Modo de preparo

1.Descongele o bacalhau e coloque os lombos num tabuleiro mais fundo, um ao lado do outro
2 Numa almofariz (cumbuca para socar temperos) coloque os dentes de alho, as ervas frescas picadinhas com a tesoura, o sal e a pimenta
3 Cuidado com o sal, pois o bacalhau já é salgado, mas talvez precise apenas de um pouco mais
So que até misturar tudo
4 Encha com azeite e misture. Jogue este tempero sobre os lombos de bacalhau
5 Agora descasque a batata doce e pique em rodelas e distribua na forma
6 Coloque também as rodelas de cebola e os mini tomates
7 Para finalizar tudo, dê mais uma boa regada de azeite sobre tudo, tampe com o papel alumínio com lado brilhante virado para baixo (pois assim que é o certo) e leve ao forno preaquecido 180 graus

O meu demorou uma hora com papel alumínio e mais uns 40 minutos sem o alumínio, mas aí cabe a você ficar observando o cozimento de tudo
Depois de pronto, um arroz branquinho ou com castanhas vai bem

Com informações do site Receitas de Comida

terça-feira, 22 de abril de 2014

Hipertensão: Entenda o problema


Os problemas relacionados à pressão arterial acabam dando origem a uma série de outros males. Conheça alguns e veja como eles abalam a sua saúde a médio e longo prazo.

O que é arteriosclerose e como ela está relacionada à pressão alta?
Um dos problemas mais sérios relacionados à pressão alta é a arteriosclerose, que pode levar a doenças coronarianas. Pessoas com pressão alta têm mais chances de desenvolver doenças coronarianas porque a pressão alta coloca mais força nas paredes das artérias. Com o tempo, essa pressão extra pode danificar as artérias, tornando-as mais vulneráveis ao estreitamento e ao depósito de placas. Isso reduz o fluxo de sangue para o coração, privando-o de oxigênio. O endurecimento das paredes das artérias também pode levar à formação de pequenos coágulos de sangue.

Como a arteriosclerose é diagnosticada?
Normalmente, a arteriosclerose não é diagnosticada até a pessoa reclamar de dor no peito. Nesse estágio, o médico pode realizar exames de vão avaliar o risco de doenças do coração. São eles:
Eletrocardiograma: exame que verifica a atividade elétrica do coração. Pequenos eletrodos são fixados na pele do seu peito, braços e pernas
Cateterismo: Introdução do cateter para diagnosticar problemas cardíacos ou obstrução nas artérias
Testes de esforço: durante esse exame, você se exercita numa bicicleta ergométrica ou numa esteira para elevar seus batimentos cardíacos enquanto eles são monitorados
Ecocardiograma: um exame de ultra-som do coração. Permite fazer uma análise da anatomia e do funcionamento do órgão. Em geral, é acompanhado de um exame de som, que verifica o fluxo sanguíneo pelo coração
Tomografia computadorizada: um raio-x e um computador são usados para construir uma imagem do coração
Ressonância magnética: faz imagens dos vasos sanguíneos, mostrando onde eles podem estar bloqueados

Pressão alta e derrame
Um derrame ocorre quando o fluxo de sangue para uma área do cérebro é paralisado. Como resultado, as células do cérebro, sem o oxigênio e a glicose necessários para a sobrevivência, morrem. Se não detectado logo, estragos permanentes podem se instalar. Pessoas hipertensas têm de quatro a seis vezes mais chances de ter um derrame.

Como ocorre um derrame?
Existem dois tipos de derrame:
Isquêmico: É semelhante a um ataque do coração, mas ocorre nos vasos sanguíneos do cérebro. Os coágulos podem se formar tanto nos vasos sanguíneos do cérebro ou nos vasos que chegam ao cérebro. Esses coágulos barram o fluxo de sangue para as células do cérebro. O derrame isquêmico também ocorre quando muita placa gordurosa se acumula nos vasos sanguíneos do cérebro. Cerca de 80% dos derrames são dessa natureza

Hemorrágico: Ocorre quando um vaso sanguíneo do cérebro se quebra ou rompe. O resultado é o sangue se espalhando para os tecidos, danificando as células. As causas mais comuns são pressão alta e aneurisma (dilatação anormal de um vaso)

Pode ocorrer também um mini-derrame, um sinal de iminente derrame. Consiste dos mesmos sintomas de um derrame, mas eles são temporários, durando 15 minutos ou menos. Pode acontecer minutos ou meses antes de um derrame. Por isso deve ser tratado.

Como um derrame é tratado?
O melhor caminho é a prevenção. Caso ele já tenha ocorrido, o médico pode aplicar uma medicação intravenosa que desobstruirá a artéria, principalmente nas três primeiras horas depois do início do derrame. No caso do derrame hemorrágico, o caminho é controlar a pressão ou até mesmo realizar uma cirurgia.

O derrame pode ser evitado?
Cerca de 50% dos derrames podem ser evitados. Muitos fatores de risco podem ser controlados antes que causem problemas. São eles:

Pressão alta
Fibrilação arterial
Diabetes fora do controle
Colesterol alto
Fumo
Álcool (mais de uma dose por dia)
Estar acima do peso
Doenças do coração ou na carótida (artéria na cabeça)

Algumas pessoas podem precisar de procedimentos para remover placas das artérias ou alargá-las para melhorar o fluxo sanguíneo.

O que é um ataque do coração?
Acontece quando o fluxo de sangue no coração é interrompido. Sem sangue e oxigênio, parte do coração começa a morrer. Como ele não consegue bombear o sangue de forma adequada, o corpo acaba retendo líquidos e sódio. Os fluidos começam a se acumular nos braços, pernas, joelhos, pulmões e outros órgãos. O corpo fica congestionado. Nem sempre um ataque do coração é mortal. Um atendimento rápido pode restabelecer o fluxo sanguíneo. Os sintomas podem ser:

Falta de ar
Inchaço
Dificuldade para dormir deitado
Pulsação irregular
Náusea
Fadiga
Maior necessidade de urinas durante a noite

Durante um ataque do coração, os sintomas duram cerca de 30 minutos ou mais e não são aliviados com o repouso ou com medicação oral. Os sintomas iniciais podem começar com um leve desconforto que progride para dor. Algumas pessoas têm um ataque do coração sem ter nenhum sintoma. Pode acontecer com qualquer pessoa, mas é mais comum entre diabéticos. Se você estiver tendo um ataque do coração, não tarde em procurar socorro médico. O tratamento imediato é essencial para minimizar os danos.

Como as doenças hipertensivas do coração são diagnosticadas?
Seu médico vai procurar alguns sinais, como:
Pressão alta
Crescimento do coração ou batimentos cardíacos irregulares
Fluidos nos pulmões ou nas extremidades inferiores do corpo
Barulhos estranhos no coração

Eletrocardiograma, ecocardiograma, teste de esforço, raio-x do peito e outros exames também podem ser pedidos.

Como elas são tratadas?
Seu médico vai tratar a hipertensão, que é a causadora das demais doenças. Para isso, ele usará vasodilatadores e outros remédios, como diuréticos, inibidores da angiostesina, bloqueadores dos canais de cálcio, bloqueadores de beta e IECAs. Além disso, ele pedirá mudanças no seu estilo de vida, como:
Dieta: se um ataque do coração estiver em jogo, reduzir a quantidade de sódio ingerida para 2g ou menos por dia é recomendado. Além disso, ingira mais fibras e potássio, limitando a quantidade de calorias para perder peso. Restrinja o uso de açúcar refinado, gorduras saturadas e colesterol
Monitore seu peso: isso envolve aumentar seu nível de atividade (conforme recomendado pelo médico) e verificar o peso todo dia
Evite o tabaco e o álcool
Check-ups regulares

Em alguns casos, você pode precisar de uma cirurgia para corrigir uma doença do coração. Pode ser um marcapasso, uma válvula mitral reparadora, cirurgias vasculares e a implantação de um equipamento de assistência ao ventrículo esquerdo.

Pressão alta e doenças nos olhos
Além de causar problemas para o coração e para os rins, a hipertensão maltratada pode afetar sua visão e causar doenças oculares. A hipertensão pode danificar os vasos sanguíneos na retina, a área atrás do olho onde a imagem é formada. Essa doença é conhecida como retinopatia hipertensiva. O dano pode ser sério se não for tratado.

Quais são os sintomas?
Em geral, as pessoas não percebem os sintomas. A retinopatia acaba sendo diagnosticada em exames de rotina dos olhos. Alguns sintomas podem ser dor de cabeça e problemas para enxergar.

Como é diagnosticada?
Um oftalmologista pode diagnosticar a retinopatia por meio de um instrumento que projeta luz para examinar o fundo do seu olho. Alguns sinais da doença são:

Estreitamento dos vasos sanguíneos
Infiltração nos vasos sanguíneos
Manchas na retina
Inchaço da mácula e do nervo óptico
Sangramento no fundo dos olhos

Como evitar?
Mantenha sua pressão sob controle, com uma dieta adequada, exercícios e até remédios. Além disso, visite o médico regularmente.

Pressão alta e diabetes
A combinação de diabetes e pressão alta pode potencializar o risco de doença cardiovasculares. Por isso, quem tem diabetes e pressão alta deve cuidar tanto dos níveis de açúcar no sangue quanto da hipertensão. Alguns remédios para hipertensão pode ter um efeito negativo na taxa de glicose. Por esse motivo, muitas vezes os diuréticos são usados para tratar hipertensos diabéticos. Eles não influenciam os níveis de açúcar. Além disso, a combinação de pressão alta e diabetes é um importante fator de risco para o desenvolvimento e piora de várias complicações do diabetes, incluindo doenças nos olhos e nos rins. Isso afeta cerca de 60% das pessoas diabéticas.

Ter diabetes aumenta o seu risco de desenvolver pressão alta e outras doenças cardiovasculares porque o diabetes afeta de forma negativa suas artérias, tornando-as predispostas à arteriosclerose (endurecimento das artérias). A arteriosclerose pode causar pressão alta que, se não tratada, leva a estragos nos vasos sanguíneos, derrame, ataque do coração e insuficiência renal. Comparados a pessoas com uma pressão sanguínea normal, os hipertensos têm mais risco de:

Doenças coronarianas
Derrames
Doenças vasculares periféricas
Insuficiência cardíaca

Qual deve ser a pressão de quem tem diabetes?
Ela não deve ficar acima de 130/80. O primeiro número se refere à pressão sistólica ou a pressão que ocorre nas artérias quando o seu coração bate e enche as artérias de sangue. O segundo número está relacionado à pressão diastólica, ou seja, a pressão exercida nas artérias quando o seu coração está em repouso, no intervalo entre os batimentos. Ter uma pressão normal é tão importante para lidar com o diabetes quanto controlar os níveis de açúcar no sangue.


Com informações do site Minha Vida

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Benefícios da dança


Uma ótima atividade para se exercitar e queimar calorias de um jeito diferente e divertido é dançar. A dança, além dos benefícios estéticos, proporciona doses de relaxamento e diversão, trazendo ao aluno uma diversidade de exercícios que ele não encontraria em mais nenhum esporte.  Além disso, por envolver música associada ao movimento e expressão corporal, traz ao praticante, a sensação de liberdade e vivências diferentes com o corpo.

Talvez por isso, o número de mulheres que procuram escolas de dança ou aulas dançantes nas academias com o intuito de perder peso, tem aumentado cada vez mais, como nos contou Rodrigo Nolasco, professor de Dança de Salão da Escola de Dança Celso Vieira. “Dançar é uma atividade física que leva ao aumento do gasto energético. Algumas modalidades podem gastar mais e outras menos. Uma pessoa com 70 kg, por exemplo, pode gastar durante 60 minutos dançando um ritmo moderado, cerca de 315 kcal. Esta demanda energética equivale ao gasto estimado de uma caminhada ou um passeio de bicicleta leve a moderado.  Dançando 4 vezes por semana, esta pessoa poderá gastar 1260 kcal e,  aliada a dieta equilibrada, este gasto calórico contribuirá para um emagrecimento mais rápido e saudável”, afirma o professor.

Modalidades
O segundo passo depois de se matricular numa aula de dança, é escolher qual modalidade praticar. Devido a grande variedade de ritmos, as pessoas costumam ficar confusas na hora de optar por um estilo e se perguntam qual as proporcionará mais benefícios e mais perda de calorias.

Nesses casos, o coreógrafo e diretor da ABR, Alan Brasil, aconselha que o mais importante é eleger a que lhe dá mais prazer, pois só assim a dedicação será completa e os benefícios maiores ainda. “Existem vários tipos de dança indicados para o emagrecimento, como a salsa, o dance, o hip hop, a dança de salão, entre outros. Todas essas modalidades auxiliam no processo de emagrecimento. Porém, o importante não é o estilo escolhido para dançar, e sim, uma dança que você realmente realize com muita intensidade por ter prazer em praticar, e isso só é possível se você dançar com amor. Quanto maior a intensidade maior os gastos calóricos!”, acredita Alan”.  

Com informações do site Corpo a Corpo

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Brigadeiro de colher crocante


Já estamos pertinho da Páscoa e que tal uma receita de brigadeiro de colher bem crocante para esta tarde? Confira o passo a passo. 

Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Docinho
Calorias: 209 por porção

Ingredientes

. 1 lata de leite condensado
. 100 g de chocolate meio amargo picado
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 1/2 xícara (chá) de leite
. 1 xícara (chá) de bolinhas de chocolate crocante

Modo de preparo

Em uma panela média, ponha o leite condensado, o chocolate, a manteiga e o leite. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar, até a mistura ficar homogênea e se desgrudar totalmente do fundo da panela. Deixe esfriar, misture 1/3 das bolinhas de chocolate, decore o creme com bolinhas restantes e sirva.


Com informações do site M de Mulher

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Feijão reduz colesterol


Estudo canadense e americano sugere que consumo diário de uma porção de leguminosas não oleaginosas diminui em 5% o nível de LDL

Conduzida por pesquisadores de vários centros, a pesquisa analisou 26 ensaios clínicos randomizados que incluíram 1.037 pessoas. Apesar das disparidades entre os estudos, os pesquisadores encontraram uma taxa de redução de 5% na lipoproteína de baixa densidade (LDL) com o consumo de 130 gramas ou 3/4 de xícara de leguminosas não oleaginosas por dia.
Homens têm maior benefício
Os homens tiveram mais redução dos níveis de LDL do que as mulheres. Os cientistas acreditam que o maior benefício se dê pelos altos índices de colesterol ruim encontrados neles.
“A redução de 5% (no colesterol LDL) em nossa meta-análise sugere uma redução do risco potencial de 5% a 6% em grandes eventos vasculares”, escreveu John Sievenpiper, do Centro Clínico de Nutrição e Fator de Risco do Hospital St. Michael, em Toronto, no Canadá.
As leguminosas como o feijão fazem bem ao organismo também por seu índice glicêmico baixo, o que significa que elas liberam açúcar lentamente e em menor quantidade no sangue. No entanto, alguns participantes do estudo relataram problemas de estômago como inchaço, flatulência, diarréia ou constipação.
Os autores acreditam que a ingestão das leguminosas também tenha impacto benéfico no peso corporal, na pressão arterial e no controle da glicose.


Com informações do site O Globo

Você consegue ter autocontrole?


Pessoas que possuem bom autocontrole costumam ser bem sucedidas em várias áreas da vida. Por outro lado, pessoas sem autocontrole não conseguem alcançar muitos objetivos, são explosivas e costumam ser marginalizadas por companheiros de trabalho e amigos. Desenvolver essa habilidade é como fazer musculação. Exige treino, disciplina e exercícios mentais que ajudem a fortalecer essa característica.

 Respeite o seu limite

Um dos maiores riscos para o autocontrole é não respeitar o seu limite. Nas áreas que mais nos controlamos é que temos maior dificuldade para suportar possíveis tentações. Reconheça quando seus níveis de autocontrole estiverem baixos e procure encontrar um caminho alternativo para evitar os impulsos e vontades que não devem ser correspondidos.

Faça um comprometimento antecipado

Se comprometa com sua decisão antes de se envolver na situação tentadora. Isso é difícil porque normalmente queremos deixar todas as opções em jogo, mas, na realidade, isso prejudica ainda mais o desempenho de quem quer controlar as próprias atitudes e emoções. Se seu problema é com dinheiro, por exemplo, faça um comprometimento antecipado de que não irá gastar mais do que seu limite seguro por mês.

 Use um sistema de recompensas

Recompensas podem funcionar muito bem para fortalecer o autocontrole. Todas as vezes que conseguir evitar determinado impulso e ser bem sucedido em uma situação tentadora, premie-se com algo que gostaria muito de fazer ou ter.

 Ou um sistema de penalidades

Da mesma forma que você usa recompensas, use penalidades para desenvolver seu autocontrole e percepção de riscos. Ao errar, tire de si mesmo privilégios que valoriza muito como, por exemplo, acesso a redes sociais, doces ou sair nos finais de semana.

 Combata o inconsciente

O inconsciente pode ser parcialmente culpado por muitas de nossos erros ao tentar resistir às tentações, já que ele entra em conflito constante com nossas decisões racionais. A dica é simples, mas difícil de por em prática, tente lutar contra as tentações em sua mente, para que elas não se desenvolvam em futuras ações.

 Controle suas expectativas

Para manter sua motivação mais alta do que seus impulsos, coloque suas expectativas a seu favor. Ao invés de pensar que nunca irá conseguir, tenha expectativas positivas de que servirão como motivação para continuar.

 Ajuste valores

Da mesma maneira como você pode pensar de maneira otimista, é bom que ajuste seus valores e princípios para que fortaleçam você em momentos mais difíceis. Quando valorizamos mais esses fatores do que o objeto da tentação, fica mais fácil de resistir a ela e considerar os fatores de risco e consequências.

 Emoções

Se você não tiver uma boa imagem de si mesmo, será ainda mais difícil de desenvolver ao autocontrole. Tenha opinião positiva e motivadora sobre si mesmo, sem deixar que as outras pessoas ou circunstâncias determinem a maneira como você deve se sentir.

 Faça afirmações

Muitas vezes ter autocontrole significa evitar maus hábitos. Uma maneira de fazer isso é usar auto-afirmações. Isso significa usar frases e palavras para reafirmar aquilo que você acredita, busca e quer manter equilibrado em sua vida.

 Pense de maneira abstrata

Pense em porque você está fazendo algo e não em como está fazendo para pensar de maneira abstrata. Esse tipo de mentalidade ajuda a elevar o autocontrole e a persistência em resistir.


 Com informações do site Universia

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Causas e sintomas da menopausa


O que é Menopausa?
Climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério.

No climatério há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo. Estatisticamente, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos.

Sintomas de Menopausa
Algumas mulheres nesta fase podem sentir ondas de calor, acompanhadas de transpiração, tonturas e palpitações; suores noturnos prejudicando o sono; depressão ou irritabilidade; alterações nos órgãos sexuais, como coceira, secura da mucosa vaginal; distúrbios menstruais; diminuição da libido; desconforto durante as relações sexuais; diminuição do tamanho das mamas e perda da firmeza; diminuição da elasticidade da pele, principalmente da face e pescoço; aumento da gordura circulante no sangue; aumento da porosidade dos ossos tornando-os mais frágeis.
Convivendo/ Prognóstico
Procure orientação no serviço de saúde mais próximo de sua casa. Converse com seu médico. Além disso:

Procure orientação no serviço de saúde mais próximo de sua casa. Converse com seu médico. Além disso:

  • beba bastante água
  •  principalmente após exercícios físicos
  • use roupas leves e procure ambiente fresco e ventilado
  • pratique exercícios leves regularmente. Caminhada, natação e dança ajudam a fortalecer os músculos
  • evite fumo, álcool ou outras drogas
  • faça refeições mais leves e mais frequentemente
  • tome sol.
  • Estas medidas vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças como câncer de mama, osteoporose, entre outras.O climatério e a menopausa não são doenças! São ocorrências naturais do ciclo de vida das mulheres e nem todas apresentarão sintomas no decorrer desse período.

Com informações do site Minha Vida

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Os benefícios do limão para a saúde


O limão é popularmente conhecido como sendo uma fruta rica em vitamina C mas este fruto também é rico em vitamina A, vitamina B (b1, b2 e b3),  vitamina I e vitamina P.
Além das vitaminas supracitadas o limão possui ainda outros nutrientes importantes para o nosso organismo como, cálcio, cobre, magnésio, iodo, ferro, fósforo, silício, ácido cítrico, ácido málico e pequenas quantidades de ácido fórmico e ácido acético.

O limão tráz inúmeros benefícios para a saúde do ser humano.
Você deve incluir o limão na sua dieta alimentar seja ela de emagrecimento ou não. Se você faz dieta para emagrecer, saiba que o limão é um bom aliado no combate aos quilos a mais e que é um alimento hipocalórico (com poucas calorias). Veja aqui as calorias do limão:
- Calorias dos frutos (limão).

Vamos então conhecer os 12 benefícios do limão para a saúde do ser humano:
1- Faz bem ao estômago.
2- Excelente para a pele.
3- Auxilia na digestão.
4- Bom para os dentes.
5- Cura inflamações da garganta.
6- Ajuda a emagrecer (perder peso).
7- Ajuda a controlar a pressão sanguínea.
8- Ajuda no tratamento contra o reumatismo.
9- Ajuda na cura de distúrbios respiratórios.
10- Ajuda a diminuir a febre.
11- Purifica o sangue.
12- Excelente para tratamento capilar.

Com informações do Blog Dieta Alimentar

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Receita de Rocambole de Doce de Leite


Para esta tarde, que tal uma receita de Rocambole? Super Gostoso e fácil de preparar, confira o passo a passo:

Ingredientes
Massa:
6 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
12 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de açúcar

Recheio:
açúcar para polvilhar
1 lata de doce de leite moça cremoso
modo de preparo

Modo de preparo:
Bata os ovos com cinco colheres (sopa) de água até formar uma espuma fofa e clara.
Acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo.
Quando a massa estiver bem fofa, peneire por cima a farinha e o fermento, misturando levemente sem bater.
Coloque para assar em assadeira retangular (31 x 42cm) forrada com papel-manteiga untado, em forno médio (180°C) por aproximadamente 20 minutos.
Retire do forno e desenforme ainda quente sobre papel-manteiga polvilhado com açúcar.
Espalhe o Doce de Leite, enrole e polvilhe o açúcar.

Com informações do site Receitas de Comida

terça-feira, 8 de abril de 2014

Os benefícios do iogurte para a saúde

No iogurte há propriedades nutricionais benéficas, como por exemplo ser de fácil digestão, aumenta a longevidade e é um produto muito bom para quem tem problemas gastrointestinais.
Hoje em dia encontramos vários tipos de iogurtes:

IOGURTE NATURAL: tem sabor suave, podendo ser consumido puro ou usado em receitas como saladas, doces, pães, molhos, recheios variados e sorvetes. O iogurte natural tem todos os nutrientes oferecidos pelo nosso leite, como as proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais. Os microorganismos vivos exercem influência positiva no nosso organismo. Há várias versões desse iogurte como com mel e suco de frutas.

IOGURTES DESNATADO: tem os mesmos benefícios que o iogurte natural. O iogurte desnatado tem a vantagem de ter menos gordura na sua composição, e com isso, tem valor calórico baixo. Com essa quantidade menor de gordura recomenda-se não só a quem procura emagrecer como também aos que estão de olho nos níveis do colesterol.

IOGURTES FUNCIONAIS: é um iogurte desenvolvido especialmente para regularizar o intestino “preso”. Na sua composição tem a presença do bacilo DanRegulari, que segundo pesquisas é o único que percorre o trato gastrointestinal, chegando vivo e em quantidades grandes ao intestino e com isso garante um trânsito regular. Há vários sabores como manga, ameixa, nozes, coco, morango, além do original. Na linha fibras encontramos frutas vermelhas e cereais, aveia, mel e cereais. Esses iogurtes atuam na prisão de ventre e ainda tem a versão ligth com 0% de gordura e tem sabores como morango, pêssego e ameixa.


IOGURTES LIGHT: esses iogurtes tem em sua composição 0% de gordura e não contém açúcar. Outro ponto a favor são enriquecidos com as vitaminas A, C, D e E. Nos produtos desta linha temos os iogurtes com pedaços de frutas, os líquidos, cremosos e com suco de frutas, todos com diversos sabores.

POTINHO DO BEM
Os iogurtes tem importantes nutrientes como proteínas, zinco, cálcio, vitaminas A e do complexo B.
-  As proteínas são fundamentais na construção, renovação e reparação dos tecidos do nosso corpo, onde se inclui pele, cabelos e unhas. Participando também dos hormônios, enzimas e anticorpos;
- O cálcio é um fundamental mineral na manutenção e formação dos ossos, unhas e dentes, e ainda participa das contrações musculares;
- O zinco além de aumentar a ação das nossas enzimas no combate dos radicais livres, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, retardando o envelhecimento e fortalece o crescimento dos cabelos;

IOGURTE NO NOSSO ORGANISMO
Com a inclusão do iogurte no nosso organismo temos benefícios nos em vários aspectos como:
- Há uma melhora no funcionamento do intestino combatendo as bactérias presentes no nosso intestino e promovendo a limpeza do local;
- Tem um bom funcionamento na absorção de nutrientes no nosso organismo;
- Há restauração na flora bacteriana, livrando os efeitos colaterais;
- Tem uma diminuição de gases, fermentação, inflamações, infecções intestinais e flatulências;
- Há uma melhoria na sistema imunológico;
- Tem uma renovação nos tecidos do corpo;
- Tem uma desaceleração do processo de envelhecimento;


Com informações do Blog A Nutricionista

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Alergia: Como detectar


O que é a alergia?
É uma reação patológica do sistema imunitário do organismo, que em condições normais se encarrega de proteger contra as infecções e os tumores, caracterizada por uma resposta inflamatória exagerada face a alguns estímulos (ou antigénios) que são inofensivos e perfeitamente tolerados pela maior parte da população. Essa resposta imunológica exagerada é prejudicial para o organismo e pode ser aguda ou crônica e mais ou menos intensa, dependendo do órgão ou do tecido onde a resposta imunitária anomalia se desencadeia.

Como é que as alergias se manifestam?
As suas manifestações são muito diversas: na dermatite atópica, na urticária ou no angioedema, a pele é o órgão afetado, ou o “alvo”. No caso das rinites alérgicas ou da asma brônquica, o afectado é o sistema respiratório, enquanto que nos casos mais graves, como no “choque” anafiláctico, afecta todo o organismo e pode conduzir à morte.

Causas da alergia
Embora se conheçam muitos dos mecanismos imunológicos que ocorrem durante as reacções alérgicas e muitos dos factores desencadeantes, a causa última da alergia não está totalmente esclarecida nos dias de hoje. Sabemos que há factores genéticos e hereditários. Está provado que existe uma evidente predisposição familiar: se os dois progenitores sofrerem de patologia alérgica, existem pelo menos 50% de probabilidades de um filho vir a ser alérgico. A exposição a diferentes agentes antigénicos (que estimulam as reacções imunológicas de tipo alérgico) e a posterior sensibilização do organismo são os factores determinantes para que se inicie o processo alérgico, que pode ocorrer por diversas vias: digestiva, cutânea, respiratória...

Quando é que devemos suspeitar de uma alergia?
- Se aparecerem lesões na pele, como vesículas, pápulas (ou verrugas), inchaço ou outras, que provoquem comichão ou ardor.
- Vermelhões ou lesões que mudam de sítio e provocam comichão ou ardor.
- Inchaço ou tumefacção da pele, especialmente se afectar lábios ou pálpebras.
- Rinites, conjuntivites ou irritação na boca ou garganta, com ou sem manifestações de mal-estar generalizado.
- Tosse contínua ou persistente, mucosidade excessiva, respiração sibilante, especialmente se os sibilos forem repetidos ou persistentes; sensação de sufoco, insuficiência respiratória.
- Hipotensão arterial, colapso.

Como é que se confirma o diagnóstico?
1) Se se comprovar um aumento dos níveis de imunoglobulina E numa análise ao sangue.
2) Pelo resultado positivo dos testes cutâneos (injecção subcutânea ou contacto sobre a pele de diferentes substâncias ou alergénios que desencadeiam uma resposta inflamatória).
3) Pelos testes de provocação (avaliação dos sintomas que surgem depois de administrar o fármaco ou o alimento a estudar).
Como prevenir a alergia?

A aleitação materna pode atuar como medida preventiva generalizada em caso de predisposição alérgica.

Evitar a exposição ao pó doméstico (peluches, excesso de tapetes, carpetes, etc.)
Correcta instrução dos familiares e cuidadores de crianças com alergia alimentar no sentido de lerem a composição de qualquer alimento comercializado.
Medicação específica (anti-histamínicos, mediadores da inflamação, vacinas ou imunoterapia) em alguns casos, como tratamento preventivo “de base”.

Com informações do site Dodot

sexta-feira, 4 de abril de 2014

O que fazer para que a chapinha e a escova durem mais.


PREPARE O CABELO ANTES DA ESCOVA
Antes de fazer a escova e a chapinha lave os cabelos com shampoo antirresíduo, que eliminará todos os cremes e finalizadores usados anteriormente. Outra opção é usar o shampoo especifico para seu tipo de cabelo, com PH neutro, que não abre a cutícula do fio e, por isso, não deixa o cabelo recuperar a umidade, deixando-os mais leves e menos embaraçados com o passar dos dias.

Também é importante não usar condicionador, porque o produto hidrata e fecha as cutículas do fio, guardando na fibra capilar uma umidade que não é perdida com o uso do secador, o que deixa os cabelos pesados e mais oleosos. Depois de lavar a cabeleira e com os fios ainda úmidos, use um produto termoativo, que protege o cabelo do estrago provocado pela chapinha ao mesmo tempo que potencializa o efeito liso.

CUIDADOS DIÁRIOS: DURANTE O BANHO E NA HORA DE DORMIR
Assim que terminar de fazer a escova, use o jato frio do secador, que proporciona brilho, movimento e aumenta o efeito liso, já que forma uma espécie de proteção ao fechar as cutículas do fio. Na hora do banho, invista em toucas de plástico ou material que isole as madeixas, para não deixar a umidade do chuveiro chegar até o cabelo, o que pode destruir o visual.

Cuide dos fios também na hora de dormir, e invista na dica de nossas avós, a touca! A técnica, que consiste em contornar a cabeça com mechas de cabelo presas em grampos, evita o amassado e deixa os fios mais fáceis de serem penteados no dia seguinte. Outra opção é fazer um coque apertado na nuca que, ao ser solto na manhã seguinte, criará ondas leves no "estilo Gisele Bundchen".

ESCOLHA A CHAPINHA CERTA E BONS PRODUTOS FINALIZADORES
Use a tecnologia a seu favor e use secadores e pranchas com íons ou infravermelhos que ajudam a selar a cutícula do fio. Os finalizadores como seruns, silicone e sprays de brilho, também ajudam a manter os cabelos lisos por mais tempo porque formam uma película protetora contra a ação da umidade e a formação de frizz, mas cuidado para não pesar a mão e deixa-los oleosos e pesados.

Nos intervalos entre escovas, faça hidratações potentes porque com a fibra capilar nutrida, o efeito liso dura mais fácil no cabelo. Carlos Oliveira explica na entrevista para o site "R7" que cabeleira saudável facilita o serviço da chapinha: "a hidratação evita que o fio quebre e resseque com facilidade e também que ocorra o frizz", contou.

PARE DE PASSAR A MÃO NOS FIOS
Um liso bonito faz a mulher se sentir poderosa, mas evite jogar o cabelo para o lado e passar a mão nos fios pois isso os deixa mais oleosos. Se precisar ajeitar o penteado, prefira escovas e pentes, pois mesmo as mãos limpas estimulam a oleosidade dos fios.

Com informações do site Beleza Extraordinária

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Os perigos da automedicação

Quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? Ou pediu opinião a um amigo sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões? A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina.

A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação. 

O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.

Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.

Tipos de Uso Irracional de Medicamentos
Uso abusivo de medicamentos (polimedicação);
Uso inadequado de medicamentos antimicrobianos, freqüentemente em doses incorretas ou para infecções não-bacterianas;
Uso excessivo de injetáveis nos casos em que seriam mais adequadas formas farmacêuticas orais;
Prescrição em desacordo com as diretrizes clínicas;
Automedicação inadequada, frequentemente com medicamento que requer prescrição médica.
Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS)
Em todo o mundo, mais de 50% de todos os medicamentos receitados são dispensáveis ou são vendidos de forma inadequada.
Cerca de 1/3 da população mundial tem carência no acesso a medicamentos essenciais.
Em todo mundo, 50% dos pacientes tomam medicamentos de forma incorreta.
Ações para o Uso Racional de Medicamentos

O Ministério da Saúde criou, em março de 2007, um Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) – uma instância colegiada, representativa de segmentos governamentais e sociais afins ao tema e com caráter deliberativo.

O Comitê tem como papel propor estratégias e mecanismos de articulação, de monitoramento e de avaliação de ações destinadas à promoção do URM. Para garantir as implementações das ações, foi criado o Plano de Ação, composto por vertentes em quatro áreas: regulação, educação, informação e pesquisa.

Com informações do Blog Endocrino

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Receita de Mousse de Chocolate


Tempo de preparo
20 min
Rendimento
10 porções
 Rápida

Ingredientes
3 ovos
200g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite

MODO DE PREPARO
1.Bata as gemas até dobrarem de volume
2.Junte o açúcar e continue batendo
3.Derreta o chocolate e acrescente à gemada
4.Junte o creme de leite batendo sempre
5.Por fim, as claras em neve (bem batidas mesmo) misturando rapidamente na batedeira
Adicione, se quiser, licor de cacau para dar um gostinho suave (pode ser 3 ou 4 colheres de sopa)
Leve à geladeira e sirva-se deliciando o melhor mousse e mais simples de fazer.

Com informações do site Tudo Gostoso

terça-feira, 1 de abril de 2014

Como tratar a enxaqueca

A enxaqueca é uma condição cerebral crônica caracterizada por crises de dor de cabeça pulsátil, de média ou forte intensidade, eventualmente associada a náuseas, vômitos, fotofobia e intolerância aos ruídos (fonofobia).

Em cerca de um terço dos casos, as crises são acompanhadas por sintomas neurológicos, geralmente visuais, conhecidos como auras.

O distúrbio ocorre em pessoas geneticamente suscetíveis. A Organização Mundial da Saúde calcula que no mundo existam 324 milhões habitantes nessas condições.

As crises são mais frequentes e mais intensas no sexo feminino. O risco de ocorrerem durante a vida é de 43% nas mulheres e de 18% nos homens. Ao redor de 25% dos pacientes apresentam mais de três dias de cefaleia por mês.

Os sintomas costumam instalar-se na adolescência ou no início da vida adulta. Embora os ataques sejam autolimitados, os portadores de enxaqueca correm risco mais alto de complicações vasculares, como derrames cerebrais e pré-eclâmpsia.


Muitas vezes, os episódios podem ser controlados com analgésicos comuns (entre eles o ácido acetilsalecílico), eventualmente associados à ergotamina, à cafeína e à metoclopramida (antiemético).

O tratamento dos casos que respondem mal a essas medidas deve ser feito com uma classe de drogas que recebe o nome de triptanos. Existem sete delas disponíveis no mercado. Entre as vantagens estão a baixa incidência de efeitos colaterais e o mecanismo mais específico de ação.

A resposta ao tratamento é mais eficaz, quando é iniciado logo que surgem os primeiros sintomas. O efeito começa depois de 20 a 60 minutos, dependendo do triptano escolhido.

Da mesma forma que outras drogas empregadas no tratamento das enxaquecas agudas, a administração frequente de triptanos está associada ao desenvolvimento da chamada cefaleia por uso excessivo de medicamentos, na qual o abuso de analgésicos leva a um ciclo vicioso. Por essa razão, o ideal é que os triptanos tenham seu uso limitado à média de dois dias por semana.

Os principais efeitos colaterais são formigamentos nas mãos e pés, endurecimento transitório do pescoço e sensação de opressão no peito não associada às coronárias.


Com informações do Dr. Drauzio Varella.