segunda-feira, 31 de março de 2014

Varizes: Entenda o problema


O comum problema das varizes, veias dilatadas das pernas e pés, atingem 70% das pessoas com até 70 anos e, além de prejuízos estéticos, podem causar dor, desconforto, inchaço e demandar cirurgia. Por isso, fique atento aos sinais na pele e aprenda a cuidar deste quadro.

O que é?
As varizes são aquelas veias que se dilatam e deixam de ser retas, ficando tortas e saltadas na pele. Segundo o secretário-geral da Sociedade Brasileira de Angeologia e de Cirurgia Vascular, Dr. Celso Bregalda Neves, “varizes são veias que nós vemos”. Ele destaca que o que é popularmente chamado de “varizes internas” não existe, as veias comprometidas que ficam mais profundas nos músculos são tratadas como outra condição venosa chamada de doença das veias profundas.

Os vasinhos se diferenciam das varizes apenas em calibre e posição, já que ficam na camada mais superficial da pele e tem 1mm de diâmetro, enquanto as varizes apresentam 3mm. As causas e os tratamentos também são bem similares.

Conheça as causas
O principal fator é a predisposição familiar, ou seja, a doença é passada de geração em geração, caso pais, avós e tios apresentem os mesmo sintomas.

Em seguida, as mulheres são as mais prejudicadas. Segundo o Dr. Celso Bregalda, são registrados entre 2,5 e 3 casos de mulher com varizes para cada homem com a doença. O motivo são os hormônios femininos que diminuem a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos. Por isso, reposição hormonal e métodos anticoncepcionais podem ajudar com que as varizes apareçam antes da hora. Pela mesma razão, durante a gravidez, as chances também crescem e, aumentam a cada nova gestação.

A idade é outro fator de risco. Varizes não são nada comuns em bebês e normalmente começam a aparecer na puberdade, quando os homens esticam no tamanho e, as mulheres, recebem maior carga de hormônio. Além disso, o colágeno das veias começa a diminuir com a idade, por isso elas tendem a dilatar mais facilmente.

Além destes fatores naturais, hábitos incorretos também são grandes motivos. Ficar muito tempo na mesma posição, seja em pé ou sentado, prejudica a circulação do sangue nos membros inferiores.

Além da obesidade e sedentarismo, a longo prazo, pessoas com intestino preguiçoso, que por vários anos, fazem força para evacuar acabam pressionando as veias nas pernas, aumentando as chances das varizes aparecerem.

Salto alto, piora?
“Existe um certo conflito na literatura médica sobre o uso do salto alto”, comentou o Dr. Celso Bregalda . Ele explica que por causa do salto alto, o sangue pode ficar mais facilmente preso na região da panturrilha pela dificuldade que a posição da babata da perna causa. No entanto, o pé reto também exige mais esforço dos músculos para bombearem o sangue de volta ao coração. “O ideal é um saltinho pequeno, com um ou dois centímetros, para que a perna fique em posição confortável”, explicou.

“A panturrilha é o coração da perna”. Cuide bem dela!
O Dr. Celso Bregalda explica que, depois de bombeado, o sangue precisa voltar para o coração e, para isso, depende da panturrilha. “É preciso fazer o ciclo completo da movimentação do sangue e, quando as veias das pernas estão comprimidas e os membros parados, o sangue fica represado nas batatas das pernas, o que prejudica a circulação e, entre outros fatores, causa varizes. A panturrilha é o coração da perna”, explicou.

Como tratar?
Os vasinhos – manchinhas nas pernas que parecem riscos de caneta - podem ser  tratados com aplicação, nas quais substâncias são injetadas com agulha e causam a inflamação da veia, sendo depois absorvida pelo organismo. O laser também é outra opção, procedimento no qual o sangue da veia é esquentado até queimar o vaso. No entanto, ao contrário do que se pensa, lazer dói tanto quanto as aplicações com agulha e, cada nova emissão de luz, dá a sensação de uma picada de agulha.

No caso das varizes, o método mais comum é a retirada das veias dilatadas com procedimento cirúrgico. “Este método ainda tem o melhor custo benefício estético”, informou o Dr. Celso Bregalda.

A aplicação de espumas segue o mesmo princípio da aplicação dos vasinhos. No entanto, uma desvantagem é a possibilidade de ficar manchas na pele, já que como a extensão da veia danificada é extensa, pode acontecer de o corpo não conseguir absorvê-la por completo.

Fique atento às complicações
As varizes mais simples e fáceis de serem tratadas são os vasinhos. Com a complicação da situação das veias, pode haver inchaço das pernas e pés, dor e desconforto. Caso esta situação se prolongue por muitos anos, pode aparecer manchas na pele, chamadas de dermatite ocre e que acontece entre 2% e 3% dos pacientes.

Como prevenir
A melhor maneira de prevenir os vasinhos e varizes é adotar um estilo de vida saudável. Evitar o excesso de peso, fazer exercício aeróbico com frequência , ter uma alimentação balanceada para evitar a síndrome do intestino preguiçoso, manter a hidratação e usar a meia elástica.

“Não existe remédio para evitar o surgimento das varizes. Existem apenas remédios que melhoram os sintomas, como inchaço, dor e cãibra, que podem ser usados via oral ou em cremes, e são receitados em situações bem especificas”, comentou o Dr. Celso Bregalda.

Co informações do site Terra

sexta-feira, 28 de março de 2014

Uso excessivo do salto pode prejudicar a saúde

Símbolo de beleza e poder, os sapatos de salto alto são os queridinhos das mulheres. Deixam as pernas mais longas e finas, além de dar mais elegância a qualquer visual. Mas de acordo com o ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da FMUSP, Alexandre Godoy, o uso excessivo pode trazer riscos a saúde, como lesões e deformidades nos pés e tornozelos.

O glamour dos saltos também está relacionado a outros problemas, como joanete, metatarsalgia (dor na face plantar da região dos dedos), fasceíte plantar (dor no calcanhar), entorse do tornozelo (lesão ligamentar do tornozelo), tendinite e até problemas na coluna.

Para a alegria das mulheres, evitar esses problemas é mais simples do que parece e ninguém precisa ser radical e abrir mão. Segundo o especialista, no dia-a-dia, basta usar sapatos com até seis centímetros de salto e guardar os mais altos para ocasiões especiais.

Já para aquelas que têm que usar o acessório no trabalho, como as modelos que desfilam na São Paulo Fashion Week, por exemplo, a dica do médico são exercícios físicos constantes e fortalecimento específico dos grupamentos musculares envolvidos na movimentação da coluna, do pé e do tornozelo.

Mas não é todo mundo que pode usar os saltos, mesmo com ressalvas. Pessoas que estão passando por tratamentos de lesões na topografia do pé e tornozelo estão proibidas de colocar os pés neles, pois eles prejudicam na cicatrização da lesão, alerta Godoy.

Com informações do site D24

quinta-feira, 27 de março de 2014

Problemas com a calvície?


A alopecia androgenética (AAG), também conhecida por calvície, é uma das principais causas de perda de cabelo. Ela atinge tanto homens quanto mulheres, porém sua prevalência no sexo feminino é relativamente menor. Apesar de não causar riscos à saúde, é um problema que afeta a autoestima principalmente quando acomete mulheres.

As causas genéticas da calvície ainda não são bem conhecidas, apesar de serem propostas algumas teorias para explicá-la. A mais antiga dentre as teorias defendia que se tratava de uma herança autossômica que se comportava de maneira diferente entre homens e mulheres. De acordo com essa hipótese, em homens, ela comportava-se como autossômica dominante; porém, em mulheres, era autossômica recessiva.

Após diversos estudos, chegou-se à conclusão de que se tratava de uma herança poligênica, entretanto pouco se sabe ainda sobre quais genes estão realmente envolvidos na calvície. Alguns estudos evidenciaram um aumento na concentração de um receptor de androgênio e diferenças nos genes responsáveis por esse receptor. Vale destacar que esse é apenas um dos genes envolvidos no processo de desenvolvimento da AAG.

A calvície tem relação com a testosterona, que, ao atingir o couro cabeludo de indivíduos com predisposição genética, sofre a ação da 5-alfa-redutase e converte-se em di-hidrotestosterona (DHT). Esta é responsável pela diminuição gradual dos fios, que vão ficando mais curtos, finos e claros. Esse processo é chamado de miniaturização.

Em homens, a perda de cabelo segue normalmente um padrão, iniciando-se normalmente com uma rarefação na região frontal. Após o acometimento dessa região, a calvície instala-se na região do topo da cabeça. Acredita-se que a diminuição dos cabelos aconteça de forma gradual, tendo uma redução de cerca de 5% ao ano. Nas mulheres, a perda de cabelo acontece de forma difusa, normalmente no topo da cabeça.

Os tratamentos para calvície disponíveis nos dias de hoje baseiam-se na aplicação de apliques e enxertos, além das formas medicamentosas. Dentre os remédios que possuem seu efeito comprovado, podemos citar o minoxidil e a finasterida.

O minoxidil é um medicamento que age na diminuição da queda de cabelo e no estímulo ao seu crescimento, devendo ser aplicado sobre a área calva. Após a parada do seu uso, o paciente volta ao estágio inicial e o processo de queda continua. Já a finasterida é um medicamento de uso oral que atua como um bloqueador hormonal que impede a transformação da testosterona em DHT. Assim como o minoxidil, deve ser utilizada constantemente. A finasterida apresenta efeitos colaterais, sendo os mais comuns a diminuição da libido e a disfunção erétil.

O que temos hoje são medicamentos que não levam à cura da calvície e apenas minimizam os sintomas apresentados. Os tratamentos baseados nas técnicas de enxertos apresentam bons resultados, mas são métodos cirúrgicos e, por isso, possuem seus riscos. Sendo assim, não existe cura milagrosa para a calvície genética, sendo necessários estudos que realmente esclareçam a sua causa para que tratamentos eficazes sejam criados.

Com informações do site Brasil Escola

quarta-feira, 26 de março de 2014

Aprenda a fazer um descanso de panela usando cabo de vassoura


Cabos de vassoura muitas vezes representam um problema no momento de descartá-los. A madeira é resistente, difícil de ser quebrada, não há espaço adequado para acomodar esses itens e muitas pessoas não sabem como reutilizá-los.
Confira a seguir um descanso de panela feito com cabos de vassoura que, além de ser um objeto prático, pode ser personalizado e fazer parte da decoração de sua cozinha.

Itens necessários:

- Cabos de vassoura;
- Serra;
- Furadeira;
- Cordão;
- Lixa;
- Tinta para artesanato;
- Pincel;
- Régua ou trena;
- Caneta ou marcador.

Primeiro, escolha o comprimento que deseja para o seu descanso de panela. Faça objetos que tenham entre 15 e 30 centímetros, pois as panelas geralmente têm esse tamanho. Marque as medidas na madeira e serre com muito cuidado.
Para um descanso serão necessários 10 pedaços de madeira. Pegue a lixa e retire todas as rebarbas e fiapos que a madeira possa soltar. Em seguida, faça marcas em todos os pedaços com aproximadamente cinco centímetros de distância das extremidades.
Com uma broca entre 4 e 5 milímetros, perfure as marcações que você fez nas peças. Escolha um local que não haja perigo de perfurar outros móveis e caso não saiba usar a furadeira adequadamente, peça a ajuda de uma pessoa experiente.
Deixe a madeira esfriar e faça a decoração. Pinte todos os pedaços com a tinta de sua preferência.
Pegue o cordão e passe por todos os pedaços, por meio dos buraquinhos feitos. Para ter mais segurança, passe o cordão duas vezes. Nas extremidades, faça nós e deixe um pedaço do cordão.
Corte outro pedaço e faça as alças do objeto, assegurando que fique bem firme e preso.
Assim, seu descanso de panela estará pronto. Você pode fazer quantos itens quiser e decorá-los de diversas maneiras, deixando a sua cozinha sustentável e diferenciada.


Com informações do site Atitudes Sustentáveis

segunda-feira, 24 de março de 2014

Entenda os riscos e os benefícios do chá verde


Ele ajuda a perder peso e a prevenir envelhecimento, mas é preciso tomar cuidado com a quantidade. Cápsulas podem contar substância em excesso.
Um segredo milenar de saúde. Os últimos estudos na Europa revelam que o chá verde pode proteger o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer e previne contra o câncer.
Rico em substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células do corpo.
“O chá verde apresenta a catequina que é um antioxidante, o flavonóide que tem uma ação vascular, a cafeína que melhora a parte cognitiva e melhora a parte cardíaca, e apresenta vitaminas também do complexo b, complexo c e vitamina k”, conta o nutrólogo Edson Credidio.
Ele também é indicado para o emagrecimento. “Porque acelera o metabolismo. A pessoa tem uma tendência a perder peso”, completa o nutrólogo.
Mas para obter os benefícios é preciso tomar o chá de forma correta.
“Nós devemos utilizar uma colher de chá rasa para cada xícara de chá. O ideal seria tomar após o almoço ou após o jantar. Algumas pessoas têm alteração de sono por causa da cafeína, então o ideal seria no almoço. Mas é uma vez por dia só. O excesso é prejudicial”, diz Edson.
O excesso seria mais de quatro ou cinco xícaras por dia e pode sobrecarregar o fígado e outros orgãos.
“Além da toxicidade hepática, pode provocar gastrite, úlcera gástrica com sangramento, que às vezes não é perceptível, causando problemas sérios ao paciente. Algumas substâncias do chá diminuem a absorção de ferro e a pessoa fica anêmica”, explica João Ernesto de Carvalho, coordenador de um centro de pesquisas da Unicamp.
A preocupação com o consumo descontrolado de chá verde ficou maior com a comercialização de cápsulas com um concentrado do produto. A Anvisa não reconhece a eficiência dos chás produzidos dessa forma.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Campinas, o chá verde em cápsulas tem uma concentração muito grande dos princípios ativos. Para se ter uma ideia, uma única unidade é equivalente a 10 xícaras de chá. Um exagero que em vez de trazer benefícios vai prejudicar a saúde.
“Pode causar diarreia, vômito, mal estar, batedeira, insônia, irritabilidade“, enumera o nutrólogo Edson Credidio.
“Quando você pega o chá, tira a água e põe em cápsula, ele passa a ser outro produto”, fala o pesquisador João Ernesto.
Em vez de tomar cápsulas, o médico Claudio de Lima Barbosa prefere misturar o chá verde com outras frutas para variar o sabor e ganhar saúde.
“Costumo fazer uma combinação de sucos de frutas com o chá verde. Com pêssego, abacaxi, abacaxi com hortelã, manga. Fica muito bom, saboroso e delicioso”, sugere o médico.
Com informações do site G1

Conheça os alimentos que ajudam no combate a diabetes

Quer prevenir ou tratar a diabetes? Esqueça seu armário de remédios e vá para a cozinha.
Fazer alguns pequenos, mas significativos ajustes em sua dieta pode regular o açúcar
no sangue e ter efeitos profundos sobre sua saúde em geral.
Não deixe de pegar esses 12 alimentos de combate à diabetes em sua próxima ida ao supermercado.

Cúrcuma
Boa notícia para os amantes de curry: a curcumina, um composto encontrado no açafrão, pode ajudar a retardar ou impedir a progressão da diabetes, é o que aponta um novo estudo publicado na revista Diabetes Care. Os pesquisadores analisaram 240 pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue, mas não alto o suficiente para justificar um diagnóstico de diabetes.
A metade do grupo recebeu um comprimido de 1,500 miligramas (mg) de extrato de curcumina por dia,enquanto que os restantes receberam um placebo. Depois de 9 meses, 16,4 por
cento do grupo do placebo desenvolveram diabetes. E o grupo da curcumina? Ninguém.
Mais pesquisas são necessárias para determinar os efeitos em longo prazo da
curcumina, mas os primeiros resultados são promissores. Enquanto isso adicione
uma pitada de açafrão em seus legumes salteados.

Nozes
Pessoas que relataram comer pelo menos uma noz por dia tiveram 5 por cento menos ocorrência de síndrome metabólica, uma combinação de fatores de risco que podem levar à diabetes tipo 2, segundo um estudo de 2011 da Universidade Estadual da Louisiana.

Queijo e Iogurte
Pessoas que consumiram laticínios mais fermentados, como iogurte, queijo e leite fermentado, tiveram risco de diabetes 12 por cento menor em comparação com as pessoas que comiam menos de laticínios fermentados, de acordo com um estudo recente publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Os investigadores acreditam que as bactérias saudáveis ? encontradas em alimentos fermentados podem ser em parte responsáveis por esse efeito.
Cientistas britânicos descobriram recentemente que um extrato do morango ajuda o corpo a ativar uma proteína que diminui os lipídios do sangue e o colesterol LDL que podem contribuir para o desenvolvimento de diabetes tipo 2. E um estudo preliminar publicado no British Journal of Nutrition no início deste ano verificou que os morangos ajudaram a reduzir os níveis de glicose no sangue de ratos.

Vinho Tinto
Você já sabia que o vinho tinto é um infalível impulsionador da saúde, mas ele também pode ser um lutador poderoso contra a diabetes. Uma nova análise feita na Polônia sobre as pesquisas mais recentes descobriu que o resveratrol, composto aparentemente superpoderoso encontrado na casca da uva, pode ajudar a melhorar a função do açúcar no sangue, regulando a insulina e reduzindo os níveis de glicose no sangue.
A maioria dos dados sobre o resveratrol foi obtida a partir de estudos com animais, por isso são necessárias mais pesquisas para descobrir como funciona o composto em humanos. Mas os pesquisadores concordam que o consumo moderado de vinho tinto, que não deve passar de dois copos por dia para homens, é bom para você. Brindemos a isso!

Chocolate amargo
De acordo com um estudo publicado no British Medical Journal, aqueles queregularmente consumiram o chocolate tinham um risco de diabetes 31 por cento menor, para não mencionar que 37 por cento reduziram o risco de doenças cardiovasculares e uma redução de 29 por cento no risco de acidente vascular cerebral, em comparação com quem não consome essa chocolate regularmente. Os estudos analisaram todos os tipos de chocolate, mas para efeitos de melhoria de saúde, o amargo (com maior percentual de Cacau) é a sua melhor aposta. Pesquisas anteriores já haviam descoberto que o chocolate amargo pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a pressão arterial e a resistência à insulina. Para receber um impulso de saúde sem a bomba de calorias, procure um percentual maior de cacau, quanto mais escuro o chocolate, menos açúcar ele contém.

Canela
Comer canela pode diminuir a glicemia de jejum, de acordo com pesquisa de 2011 feita por cientistas da UC-Davis. Esse é um acréscimo a seus outros benefícios: Essa especiaria ajuda a reduzir o colesterol LDL, triglicérides e melhorar a sensibilidade à insulina. Misture uma colher em seu café da manhã, polvilhe um pouco nas torradas ou adicione-a ao seu mingau de aveia.

Café
Seu cafezinho matinal faz mais do que animar você: Um novo relatório no Journal of Agricultural and Food Chemistry considera que a bebida contém compostos que inibem um hormônio que desempenha um papel na diabetes. Estudos anteriores descobriram que aqueles que saborearem quatro ou mais xícaras de café por dia têm um risco 50 por cento menor de desenvolver diabetes tipo 2.

Maçãs
Um estudo publicado em abril na revista American Journal of Clinical Nutrition descobriu que um maior consumo de frutas ricas em antocianinas, como maçãs, peras, e mirtilos está associado a um risco 23 por cento menor de diabetes tipo 2. Coma pelo menos cinco porções por semana para colher o máximo de benefícios.

Espinafre e couve
Você já sabe que os vegetais de folhas verdes são potências nutricionais, mas você sabia que eles podem reduzir seu risco de diabetes? De acordo com pesquisa de 2010 publicada no British Medical Journal, um aumento de apenas 1,15 porções diárias pode diminuir o risco de diabetes em 14 por cento.

Farelo de Trigo
Um artigo de 2011 no Diabetes Care oferece suporte a dados do passado afirmando quea alta ingestão de magnésio pode diminuir suas chances de desenvolver diabetes tipo 2, especialmente se você está acima do peso. O mineral é encontrado em uma variedade de vegetais e grãos integrais, mas o farelo de trigo é uma das melhores fontes. Somente ¼ de xícara vai lhe dar 22 por cento das suas necessidades diárias de magnésio.

Água
Não,não é um alimento, mas é vital para a sua saúde. Cientistas franceses acompanharam mais de 3.000 voluntários durante um período de nove anos e descobriram que aqueles que bebiam mais água, mais de 1 litro por dia, eram 21 por cento menos propensos a ter açúcar elevado no sangue do que quem bebia menos. Os pesquisadores acreditam que os níveis mais elevados de vasopressina, o hormônio que regula os
níveis de água em seu corpo, podem levar a um aumento do açúcar no sangue.
Como? Quando você não bebe água suficiente, os seus níveis de vasopressina sobem
e pesquisas anteriores já haviam descoberto que níveis mais elevados de
vasopressina significam maior índice de açúcar no sangue.

Com informações do site M de Mulher.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Os benefícios do Azeite


E lá vamos nós fazer uma incursão no maravilhoso mundo do azeite de oliva. O azeite de oliva é típico da região mediterrânea, e é extraído das oliveiras,  árvore que dá olivas… oliveira, oliva, azeite, azeitonas, hum, hum?! Os benefícios do azeite de oliva foram descobertos há mais de 3 mil anos, mas inicialmente ele não era usado na alimentação. Era usado principalmente para proteger o corpo do frio, besuntando a pele. Devia ser uma coisa linda e maravilhosa, se a gente for pensar nos hábitos de higiene da época…

Mas foram os gregos e os romanos que mais exploraram o azeite de oliva em busca dos seus benefícios, principalmente para a alimentação. O fato é que o azeite já está na história desde a.C, aparece na bíblia, e tem um papel muito importante na antiga Roma e Grécia, onde a oliveira era considerada uma dádiva dos deuses! Os gregos sabem mesmo das coisas!

Agora que ninguém mais tem dúvidas que o azeite foi ungido pela Nossa Senhora da Beleza e da Boa Nutrição, vamos ao que interessa: os benefícios dessa lindeza!

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO AZEITE DE OLIVA

É verdade que poderíamos escrever uma tese sobre os benefícios do azeite, mas ainda vamos falar bastante sobre ele aqui… por isso vamos por partes!

Em primeiro lugar, o azeite tem ação antioxidante (e a gente adora tudo que é #detox), porque é rico em polifenóis, ou seja, em substâncias antioxidantes naturais,  e também tem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, o azeite de oliva é uma gordura do bem, porque tem o special power  dos ácidos graxos de não transformar a gordura em colesterol do mal.

Mas os benefícios do azeite de oliva ainda não acabaram! O azeite também é rico em ômega 3 e vitanima E, e faz muito bem ao coração e ao cérebro, porque tem uma ação no organismo que ajuda a não entupir os vasos sanguíneos, além de ajudar a hidratar unhas, cabelo, pele… E quer saber mais? Ainda ajuda a proteger contra a osteoporose.
Mas atenção: tudo nesta vida deve ser usado com moderação

Com informações do blog Carol Morais

terça-feira, 18 de março de 2014

Como preparar Waffle


Que tal preparar um lanchinho pra esta tarde? Separamos pra você uma receita deliciosa de Waffle. Confira o passa a passo:

Ingredientes
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite
1 gema
1 clara

MODO DE PREPARO
Peneire todos os ingredientes secos
Acrescente a gema, o leite, a manteiga derretida aos ingredientes secos e misture-os bem
Junte a clara batida em neve, incorporando delicadamente
Despeje aproximadamente 1/2 xícara de chá de massa na forma de Waffle quente
A luz do indicador deverá estar apagada, quando a massa for colocada a luz acenderá
Quando a luz apagar novamente, o Waffle está pronto
Você poderá servir este Waffles com geléia ou até mesmo requeijão
Minha filha come com requeijão
É uma opção diferente para o lanche ou café da manhã, principalmente para aquelas crianças difíceis na hora da alimentação
O único inconveniente desta receita é que você tem que ter a máquina de waffle, nunca fiz a experiência de fazê-lo sem a máquina.

A importância dos grãos para a saúde

Os alimentos em grãos são ricos em carboidratos complexos, que são o principal combustível para o nosso corpo.  
Nosso organismo necessita da energia que está contida nos grãos para funcionar. Os carboidratos fornecem essa energia para manter os movimentos, a respiração e principalmente a mente. Nosso cérebro é o órgão que mais usa energia para estar em condições para trabalhar. 
Os produtos em grãos também fornecem vitaminas B e ferro, assim como outros fitonutrientes benéficos (substâncias em plantas com efeitos protetores à saúde). Além disso, muitos alimentos em grãos são riquíssimos em fibras.

Tipos de grãos
Os tipos mais comuns e essenciais para nossa alimentação são: 
Lentilha - Possui elevado valor nutricional: é praticamente isenta de gordura e rica em proteína.
Apresenta também uma quantidade grande de vitaminas, especialmente do complexo B como ácido fólico, minerais como magnésio, fósforo e potássio.

Feijão -  Contém fibra que é responsável por regular o trânsito intestinal, e reduz a absorção do colesterol e glicose, auxiliando no tratamento e prevenção do diabetes, constipação (intestino preso), colesterol e triglicérides elevados. Rico em potássio, proteínas, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio.

Milho - É grande fonte de energia por conter alto teor de carboidrato. Rico em vitaminas B1 e E, sais minerais e fósforo. Possui propriedades antioxidantes e tem fácil digestão. Ajuda na redução do nível de colesterol, pois dificulta a formação de gordura no sangue.

Grão de bico - Possui 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim. Rico em fibras, também possui ácido fólico, indispensável na dieta das gestantes.  Contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.

Ervilha - Possuem sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre que são reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos.
Também possuem vitaminas A, importante para a visão e para a formação de ossos; vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no metabolismo energético; e vitamina C, importante nos processos de cicatrização.

Soja - Tem a capacidade de ajudar a reduzir o colesterol e a prevenir alguns tipos de câncer.
Apresenta elevada concentração de proteína, mas nem por isso pode ser usada como uma fonte única desse nutriente.  Possui em sua composição o fitoestrógeno, elemento que tem a capacidade de inibir a síntese de colesterol no fígado.
Inclua em sua alimentação diária uma porção de um tipo de grão. Assim terá uma alimentação mais saudável, e podendo contribuir para um tratamento alternativo contra doenças.  

Com informações do site Nutrição e Sabores

segunda-feira, 17 de março de 2014

Confira quais alimentos ajudam no bom humor


Já pensou em viver feliz e de bom humor apenas... comendo? Pois diversos estudos e pesquisas indicam que hábitos alimentares saudáveis podem interferir diretamente no nosso humor. "Quem tem bons hábitos de alimentação sofre menos com estresse, ansiedade e depressão", afirma Camila Mendes de Abreu, professora do curso de nutrição da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.
Segundo ela, a química dos alimentos é capaz de interferir na produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. Essas substâncias são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos para o cérebro e causam as sensações de prazer e bem estar.
Nesse caminho, um ingrediente é fundamental: o triptofano, um aminoácido que compõe a serotonina. "Uma vez no cérebro, ele aumenta a produção da serotonina, responsável por reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite e até melhorar a qualidade do sono", afirma Paula Fernandes Castilho, especialista em nutrição clínica da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, de São Paulo.
Paula Castilho diz ainda que os carboidratos também têm um papel fundamental no bom humor. "Eles elevam os níveis de insulina e ajudam a 'separar' o triptofano dos outros aminoácidos, facilitando sua absorção", afirma a nutricionista. Por isso, dietas que cortam carboidratos podem, sim, deixar uma pessoa em péssimo estado emocional.
Veja alguns alimentos que podem melhorar o seu humor:
Proteínas: elas possuem boas doses de triptofano, que funciona ajuda na formação da serotonina. Além de carnes, ovos, leite e derivados, está presente no grão-de-bico, ervilha e feijões.
Chocolate: o cacau possui carboidrato e triptofano, que estimulam a produção de serotonina no organismo. "Prefira os tipos meio amargo ou com 70% de teor de cacau, já que esse tipo tem também poder antioxidante", afirma a nutricionista Camila Mendes de Abreu.
Aveia: além do triptofano, contém selênio, que colabora para a produção de energia no organismo.
Banana: a fruta possui carboidratos, que estimulam a produção de serotonina; e vitamina B6, essencial na hora da condução dos impulsos nervosos.
Milho: o grão é rico em carboidratos e também em vitamina B6
Vegetais com folhas escuras: couve, brócolis, rúcula e outros vegetais com folhas escuras são ricos em ácido fólico, que também ajuda a liberar serotonina no organismo.
Oleaginosas: nozes, castanhas e amêndoas possuem magnésio, cobre e selênio, uma tríade que ajuda a diminuir o estresse e melhora a memória.
Laranja, maracujá e jabuticaba: as três frutas são ricas em vitamina C, que combate o cansaço e o estresse do organismo.
Ovos, fígado e soja: esses três alimentos possuem as substâncias chamadas colina e lecitina, que afetam de forma positiva o funcionamento do cérebro de pessoas com alterações de humor.
Peixes e frutos do mar: são ricos em nutrientes que melhoram a atividade cerebral e contribuem diretamente para o bom humor. O selênio e a vitamina B12, por exemplo, combatem a ansiedade e o cansaço; já o ômega-3 colabora na produção de neurotransmissores, combatendo a irritação.
Pimenta: a ardência desse alimento é causado pela capsaicina, princípio ativo da pimenta e que estimula o cérebro a produzir mais endorfina, responsável pela sensação de euforia.
Alface: o vegetal é rico em lactucina, que tem capacidade analgésica e sedativa, causando um efeito calmante no organismo.

Com informações do site Terra.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Peixe, um beneficio para a sua saúde


Falar em alimentação saudável, faz a maioria das pessoas lembrar daquela salada verde acompanhada de um filé de peixe grelhado. Mas por que será que o peixe tem essa fama de saudável?

Os peixes possuem cerca de 20% em sua composição de proteína de ótima qualidade, rica em aminoácidos não essenciais, isto é, que não são produzidos pelo organismo. E quanto ao teor de gordura tão temido por todos? Quando falamos em peixes, não devemos ter a imagem tão negativa que temos, por exemplo, quando pensamos na carne vermelha, que tem gordura saturada em excesso.

O peixe é uma carne com baixo teor de gordura e o tipo predominante é a polinsaturada. Com grande destaque para as gorduras do tipo ômega 3, presente em peixes como sardinha, salmão, arenque e atum, onde os estudos mostram ser um nutriente anti-inflamatório que auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares, diminuição dos triglicerídeos e colesterol e até mesmo na obesidade.

Peixe cru é mais saudável?

Como hoje os restaurantes de comida japonesa se multiplicam pelo país, uma dúvida muito frequente é: É melhor o peixe cru? Ele conserva mais os nutrientes? etc... Vamos a resposta. Qualquer alimento submetido ao calor, perde algum nutriente original, mas o destaque no peixe é o teor de proteínas, gordura de boa qualidade e vitaminas lipossolúveis (A, D e E), por isso o “prejuízo” não é significativo em relação ao peixe cru. E quando falamos em peixe cru não se esqueça de consumi-lo somente em locais confiáveis, pois sendo o pescado um alimento altamente perecível, os índices de contaminação são elevadíssimos. Por isso, se não está tão seguro quanto ao local, dê preferência ao peixe assado, grelhado ou cozido ao invés do cru.

Sempre fique atento à forma de preparo. Nada de consumir peixe frito achando que vai ter algum benefício, muito pelo contrário. E a carne de peixe por ser muito tenra, é fácil de cozinhar e pega bem o sabor de ervas como tomilho e alecrim, por exemplo.

Com todas essas vantagens, a recomendação de consumo fica em torno de no mínimo duas na semana. Mas apesar do Brasil ser um país com uma costa enorme, tem um consumo de peixe de cerca de 7kg por ano por pessoa, bem abaixo dos 12kg recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Por isso, para ajudar a aumentar esse consumo, coloquei abaixo uma receita bem fácil e deliciosa de salmão com alho e alecrim. Coloque seu lado mestre-cuca para fora e aproveite todos os benefícios que esse superalimento pode trazer para a sua saúde.

Com informações do site Uol

quarta-feira, 12 de março de 2014

Como preparar: Arroz a Grega


Para o almoço ficar muito mais gostoso e nutritivo, que tal uma receita de Arroz à Grega? Confira o passo a passo.

Ingredientes
> 3 xícaras de arroz
> 6 xícaras de água
> 1 caixa de passas
> Queijo parmesão ralado
> 5 colheres de ervilha
> Manteiga
> Óleo
> Pimentão, cebola, salsa, cebolinha verde e cenoura
> Sal

MODO DE PREPARO
1.Leve uma panela ao fogo com água, sal e um pouco de óleo
2.Quando a água ferver, coloque o arroz lavado e escorrido
3.Mexa o suficiente, diminua o fogo e deixe a água secar
4.Aí, então, retire o arroz do fogo, tampe bem e deixe por mais algum tempo até ficar completamente pronto
5.À parte, leve uma caçarola ao fogo com a manteiga e aí frite as passas e as ervilhas
6.Jogue, em seguida, em uma travessa grande
7.Junte a cebolinha verde, a cenoura, o pimentão, a cebola - cortados em pequenos pedaços - a salsa e o parmesão
8.Junte, por fim, o arroz cozido, misturando tudo cuidadosamente.


Com informações do site Tudo Gostoso

terça-feira, 11 de março de 2014

Para enfrentar o calor, consuma alimentos que hidratam


A água está presente em cerca de 70% do organismo do ser humano. Além de participar da maioria das reações que ocorrem no nosso corpo, inclusive na quebra da gordura, ela é essencial para o bom funcionamento do intestino e, consequentemente, da saúde da pele e dos cabelo. De acordo com a nutricionista Mariana Froes, quando o intestino funciona de forma equilibrada, é possível colher os benefícios de uma alimentação balanceada.
Segundo Mariana Froes, para obter cabelos e pele sempre bonitos e hidratados é fundamental consumir água, assim como os nutrientes vindos da alimentação. “A água é insubstituível, mas alguns alimentos possuem grande quantidade de água e ajudam a hidratar e a dar saciedade, já que geralmente são alimentos também ricos em fibras”, afirma a especialista.

Conheça alguns alimentos que devem ser incluídos no cardápio por serem ricos em água, ou seja, por serem fortes aliados no processo de hidratação.

Melancia - é um complexo vitamínico estimulante, com vitaminas A, C, E, K e todas as do complexo B, além de ter alta atividade diurética. Possui alto conteúdo de líquido e baixo valor calórico em relação à maior parte das frutas. É rica em uma série de antioxidantes como o licopeno, que protege as células contra o envelhecimento.

Melão - assim como a melancia, possui baixo valor calórico e é super diurético. A cor alaranjada confere à fruta maior quantidade de carotenos, ou seja, tem antioxidantes de sobra para combater radicais livres e manter a pele em forma.

Abacate cru – a fruta tem 83,8% de água. Possui vitaminas e minerais como o cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina e vitamina C e E. Lembrando que o abacate é um poderoso antioxidante e ajuda a aumentar o bom colesterol.


Couve manteiga crua - tem 90,9% de água, além de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, niacina e vitamina C. Ela também tem o poder de desintoxicar o organismo.
Abacaxi - tem 87% de água e é composto por vitamina C, ácido málico e bromelina. Este último nutriente auxilia na digestão, por isso, o ideal é consumi-lo como suco ou em fatias após uma refeição. Além disso, ele é ótimo para desintoxicar.

Tomate -  possui 94% de água  e oferece nutrientes como potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C - que fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças - e é rico em licopeno, poderoso antioxidante.

Pêssego médio - tem 89% de água e é importante para a prevenção de problemas relacionados à visão e à pele, por conter quantidades significantes de vitamina. Além disso, é muito pouco calórico.

Kiwi - tem 84% de água em sua composição, além de vitaminas C, E, B6, niacina e potássio. Tem efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e anticancerígenos.

Framboesas - famosa pela presença de antioxidantes, a framboesa também é excelente quando o assunto é hidratação. Uma porção tem 87% de água e apenas 57 calorias.

Abobrinha - apresenta uma grande quantidade de água (95%) em sua composição. Ela também é rica em vitamina B3, que auxilia na manutenção dos níveis de colesterol. Cozinhar a abobrinha antes de comer acaba retirando boa parte da água. Se a intenção for hidratar, prefira consumi-la crua, ralada ou fatiada na salada.

Com informações do site Sua Dieta

segunda-feira, 10 de março de 2014

Estudos afirmam que dietas a base de proteínas pode diminuir o tempo de vida


Uma dieta rica em proteína animal – ou seja, com muita ingestão de carne, ovos, leite e queijo – pode encurtar a vida de uma pessoa e ser tão prejudicial à saúde quanto fumar, concluíram pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com esse estudo, o risco de mortalidade é maior em pessoas de até 65 anos.

A pesquisa se baseou nos dados de 6.831 adultos que haviam participado de um estudo nacional de saúde nos Estados Unidos. Os autores analisaram a relação entre hábitos alimentares e risco de morte entre os voluntários. As conclusões foram publicadas nesta terça-feira no periódico Cell Metabolism.

Segundo os resultados, os participantes na faixa dos 50 anos que consumiam muita proteína (mais de 20% das calorias totais ingeridas no dia) tiveram um risco quatro vezes maior de morrer por câncer ou diabetes e o dobro de chance de morte por qualquer outra causa em um período de 18 anos em comparação com quem ingeria menos proteína.

No entanto, os pesquisadores perceberam que esses efeitos nocivos podem ser reduzidos – e até eliminados – quando a proteína consumida na dieta vinha principalmente de fontes vegetais, como do feijão e de leguminosas.

Diferença de idade — Os pesquisadores ainda descobriram que os efeitos da alta ingestão de proteína são inversos em pessoas com mais de 65 anos. De acordo com o estudo, quem come muita proteína nessa faixa etária pode reduzir em 28% o risco de morte por qualquer causa e em 60% o risco de morte por câncer em um período de 18 anos.

O estudo intensifica o debate em torno de dietas famosas que recomendam a ingestão de muita proteína e pouco carboidrato, mostrando que esse tipo de alimentação pode ter graves consequências à saúde a longo prazo.
Consumo ideal — Valter Longo, diretor do Instituto da Longevidade da Universidade do Sul da Califórnia, disse ao jornal britânico The Guardian que uma pessoa deve consumir até 800 miligramas de proteína para cada quilo de seu peso corporal. Ou seja, quem pesa 60 quilos deve ingerir, no máximo, 48 gramas de proteína por dia, o equivalente a um pedaço de frango. Segundo ele, a proteína deve representar entre 9% e 10% das calorias totais ingeridas num dia, e o ideal é que a maior parte seja de origem vegetal.

Como a pesquisa é observacional – ou seja, baseada em estatísticas, sem comprovar de que forma a proteína afeta o organismo – é preciso cautela na hora de interpretar os resultados. Outros estudos mais aprofundados, com pesquisas clínicas, ainda precisam ser feitos para comprovar essas conclusões.

Com informações da Revista Veja

sexta-feira, 7 de março de 2014

Como tirar olheiras

Para tirar as olheiras, pode-se recorrer a técnicas caseiras simples, como aplicar uma compressa fria de chá de camomila ou rodelas de batata ou rodelas de pepino e deixar atuar durante aproximadamente 15 minutos. Contudo, estas técnicas nem sempre conferem o resultado esperado, especialmente se as olheiras forem muito escuras e se houver "bolsas nos olhos".

Nestes casos, o ideal é recorrer ao uso de cremes para olheiras, prescritos por um dermatologista, que vão ajudar a diminuir os vasos sanguíneos, descongestionar a área e clareá-la. O creme escolhido deve ser aplicado à noite nas olheiras, com movimentos circulares no sentido anti-horário, de fora para o canto interno dos olhos, até que seja completamente absorvido.

Outras formas de conseguir tirar as olheiras são técnicas mais profundas como, por exemplo, o peeling químico com ácidos (retinoico ou glicólico) ou a terapia com laser.

Como tirar olheiras com maquiagem

Para tirar olheiras com maquiagem é necessário aplicar um bom corretivo para olheiras, num tom mais claro que o da sua pele ou colorido.

Para usar o corretivo para olheiras corretamente, com um pincel aplique uma pequena quantidade do produto como mostra a imagem e depois esbata o pincel na pele, de forma que ele preencha a região. Para tirar as olheiras escuras, de cor marrom, com maquiagem, o melhor corretivo é o de cor laranja ou rosa, e para tirar as olheiras roxas, o corretivo verde ou amarelo.
​​Alimentar-se bem, beber bastante água, descansar o suficiente, evitar o estresse e as noites mal dormidas são também algumas formas de evitar a aparecimento ou agravamento das olheiras.

Para tirar as olheiras causadas por choro, pode-se realizar uma boa drenagem linfática facial, pois rapidamente ela diminui o inchaço dos olhos e clareia as olheiras.

Seja qual for a terapêutica escolhida, é preciso ter consciência de que se as olheiras forem de origem genética, elas provavelmente nunca serão totalmente eliminadas, mas podem ser atenuadas com os tratamentos acima citados.

Com informações do site Tua Saúde

quinta-feira, 6 de março de 2014

Transformando latas em artigos de decoração

Peça ajuda aos familiares e amigos próximos para ajudarem na coleta de latinhas de alumínio e depois é só transformar a criatividade em ação! 
Você pode criar objetos de decoração para sua casa ou para presente, fazer a decoração de uma festa, promover atividades educacionais e muito mais!
Com pequenos furos nas latas é possível fazer desenhos simples e lindos, use para decorar a mesa do jantar ou até mesmo um lual. Você também pode utilizá-las para numerar as mesas do restaurante ou de uma festa.

Centro de mesa
Nada que uma boa tinta spray não resolva! O tom cobre é neutro e fica charmoso.
Mas se o rótulo da lata for estiloso, não há necessidade de escondê-lo. Repare como nos exemplos abaixo eles combinam ou com os pratos ou com as flores.





Com informações do site Recicla Design e Gulab

quarta-feira, 5 de março de 2014

Receita: Misto Quente



Ingredientes
.Margarina para untar
.12 fatias de pão de forma (sem a casca)
.1/2 lata de molho de tomate pronto
.6 fatias de presunto (ou a gosto)
.4 colheres de sopa de requeijão
.12 fatias de mussarela (ou a gosto)
.1/2 caixa de creme de leite
.1 tomate grande cortado em rodelas
.Orégano a gosto

MODO DE PREPARO
1.Unte um refratário com margarina
2.Forre o fundo com 6 fatias de pão de forma
3.Colocar metade do molho de tomate temperado, presunto, camada de requeijão, metade da mussarela, restante do pão de forma, molho de tomate, creme de leite, mussarela, tomate em rodelas, orégano
4.Leve o refratário ao forno até a mussarela derreter (fiz no micro-ondas)

Com informações do site Tudo Gostoso