sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cuidados necessários para usar saia sem receio



Ter pernas impecáveis é exigência número um para encarar saias e vestidos sem passar vergonha. Para isso, é preciso seguir alguns cuidados diários. Reunimos aqui o que você deve fazer em cada idade para continuar arrasando por aí!

Aos 20 anos...

Usar protetor solar evita manchas e flacidez e previne o surgimento de vasinhos (os raios solares podem provocar o dilatamento das veias). Garanta o bronzeado por outra via: aplicando autobronzeador. No dia a dia, use hidratante com FPS. E exercite-se. "Correr é ótimo, pois ajuda a tonificar os músculos e eliminar a celulite e a gordura localizada", diz Marcio Lui, personal trainer de São Paulo.

Aos 30 anos...

A renovação da pele se torna mais lenta. Para combater o ressecamento provocado pela mudança, o indicado é trocar o hidratante comum por outro com ácido lático, glicólico ou retinol. Está grávida? Use meias compressoras a partir do quarto mês de gestação. Elas combatem o inchaço e incrementam a circulação, o que evita a formação de varizes (pelo mesmo motivo, mantenha o hábito após fazer 40 anos).

Aos 40 anos...

Os nódulos de celulite aparecem ou aumentam. Fazer musculação se torna imperativo: isso melhora o visual e firma a musculatura sob a pele. Alterne exercícios localizados com aparelhos focados nas pernas, como as cadeiras abdutora e adutora. Adote cremes anticelulite e antiflacidez. Utilize um massageador após espalhar o produto, pois isso potencializa sua absorção.

Com informações do Site M de Mulher

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Os pneus como suporte de mesa



Pneus usados podem ser utilizados de maneira prática e útil à decoração. A sugestão é utilizá-los como suporte para mesas. Os latões são outro tipo de material que pode ser transformado seguindo a mesma técnica.

Pneus são itens que quando descartados levam anos para se decompor na natureza. Além disso, eles podem servir como criadouro para mosquito da dengue e outros insetos transmissores de doenças. Portanto, uma alternativa bastante plausível é reutilizar este objeto em artesanatos.

Para fazer o suporte de pneus será necessário: oito pneus, parafusos, porcas, furadeira e tinta esmalte sintético brilhante, epóxi, óleo ou automotiva. Todos estes tipos de tinta podem ser eficientes e a escolha deve variar de acordo com a disponibilidade financeira.

Em todos os artesanatos feitos com materiais reaproveitados o primeiro cuidado necessário é com a higienização. Os pneus precisam ser lavados e secados adequadamente, até mesmo para que tinta seja melhor fixada na borracha.

Depois de limpos os pneus devem ser pintados, com as cores que melhor se adequarem ao ambiente em que a mobília será inserida. Quando a tinta estiver seca começa a segunda etapa. Cada um dos pneus deve ter quatro furos, para que os parafusos fixem todos eles adequadamente quando estiverem empilhados e para que eles sirvam como uma base firma para a mesa.

Cada uma das bases contará com quatro pneus, portanto, é importante que todos tenham medidas semelhantes, para que as bases fiquem na mesma altura e o tampo da mesa fique perfeitamente acomodado. O tampo pode ser feito em qualquer material, algumas sugestões são o uso de madeira ou placas de aços reaproveitadas.

O mesmo procedimento pode ser feito com a substituição dos pneus por latões. Neste caso basta higienizá-los e pintá-lo como mais agradar.

Com informações do site Ciclo Vivo

terça-feira, 28 de maio de 2013

O hipismo e seus benefícios





Apesar de ser bastante conhecida e ter quase um século, a prática do hipismo,  deixou de ser apenas um hobbie ou ter fins competitivos, e passou a proporcionar inúmeros benefícios, que o diferenciam dos demais esportes tradicionais. Atualmente, o esporte vem sendo cada vez mais valorizado e o Ceará já conta com um número considerável de hípicas, que disponibilizam atividades que vão do básico, como a montaria, o trote, o galope e saltos em obstáculos de diferentes níveis, ao desenvolvimento físico e psíquico, onde são estimulados o equilíbrio, a auto-estima e a confiança.

Nas aulas de níveis básico e intermediário, não é necessário ter um cavalo próprio ou uma roupa especial. Basta um tênis, uma camiseta e uma calça que dê mobilidade, já que os capacetes de segurança e animais devidamente preparados para a montaria, ficam sob a responsabilidade dos centros hípicos.

Para aqueles que buscam aliar o prazer que o esporte proporciona, a melhorias significativas de comportamento e concentração, essa é a escolha ideal. E se você acha que esses resultados só podem ser obtidos a partir de uma certa idade, engana-se. As escolas, em sua maioria, recebem crianças a partir de dois anos. Portanto, se você é apaixonado pela montaria e quer que seu filho também adira à prática desde cedo, é uma ótima opção, já que para os iniciantes, a aula torna-se ainda mais gostosa e divertida. Isso por que além de andar a cavalo, são realizadas várias atividades lúdicas, como a lateralidade dos números, das cores e das formas geométricas, que estimulam o raciocínio da criança, auxiliam no aprendizado, e, acreditem: melhoram até a dicção.

Com informações do site Fígaro Club.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dicas para manter sua saúde em dia



Coma alimentos bem nutritivos
Dê preferência a uma dieta com baixo teor de gordura, cheia de frutas, vegetais e cereais.

Não se sobrecarregue
Faça aquilo que você sabe que vai conseguir fazer; evite se sobrecarregar. Descanse e relaxe sempre que tiver uma chance.

Rir, o melhor remédio
Mantenha-se sempre positivo, com bom senso de humor; nada como uma boa risada para se relaxar.

Mantenha-se ativo
Arranje sempre uma atividade para fazer; andar, praticar algum esporte, ter algum hobby, sempre ajuda a manter a mente saudável.

Seja seu próprio dono
Controle sua vida como você deseja; seja independente. Não deixe que os outros ditem o que você deve fazer ou pensar.

Ajude aos outros
Procure se voluntariar para alguma atividade; ajudar aos outros traz felicidade e bem-estar.

Pare de fumar
Fumar só traz prejuizo à sua saúde, à dos que estão ao seu redor e ao bolso.

Não coma demais
Comer demais acaba provocando mal-estar; evite comer de 2 a 3 horas antes de ir para cama, a comida aumenta a quantidade de ácido em seu estômago e você não vai dormir bem.

Reduza o álcool, chocolate e alimentos gordurosos
Esses alimentos provocam aumento de ácido no estômago, causando má digestão.

Pense antes de beber
Coma algum alimento antes de beber, para evitar que a bebida seja absorvida muito rapidamente. Saiba quando parar também!

Não coma muito rápido
Coma aos poucos, sem pressa, mastigando bem os alimentos.

Não encha o prato até a boca
Pegue um pouco de cada comida e vá saboreando aos poucos.

Não tome muito sol
Sol em excesso estraga sua pele, sem falar que pode provocar desidratação.

Use um protetor solar
Aplique um protetor solar em sua pele sempre que for se expor ao sol. Comece com um fator 15 e reaplique a cada 2 horas.

Use equipamentos de proteção solar
Chapéus, óculos escuros com proteção contra raios ultravioleta, guarda-sol e roupas adequadas são muito úteis para se proteger do sol.

Evite as horas de "pico de sol"
O horário das 10 da manhã às 3 da tarde é o pior para se tomar sol.

Evite o bronzeado excessivo
Ficar com 'aquele' bronzeado é muito bonito, mas estraga a pele e provoca envelhecimento precoce, além de poder causar câncer.

Durma bem
Durma pelo menos 8 horas por noite, num lugar tranquilo. Mantenha sempre a mesma rotina, a mesma hora de ir para a cama e de acordar.

Coma alimentos ricos em anti-oxidantes
Vitamina C, Beta caroteno e vitamina E contribuem para evitar o envelhecimento, aumentam a resistência física às infeccões e evitam a destruição das células que podem levar ao câncer. Evitam também doenças do coração e disfunção cerebral.

Coma menos gordura
Mantenha uma dieta com apenas 20 por cento das calorias derivadas de gordura; você vai reduzir o risco de ter uma doença do coração e alguns cânceres, além de se manter em forma.

Trabalhe com a cabeça
Use sempre equipamento de proteção se o seu trabalho requer. Você pode evitar muitos acidentes de trabalho.

Use cinto de segurança
Essa medida tão simples pode evitar muitas mortes, bem com reduzir o trauma físico durante um acidente.

Use capacete
Quando andar de bicicleta, use capacete. Crianças tem uma alta incidência de quedas quando andam de bicicleta, muitas vezes batendo a cabeça, causando lesão cerebral que pode ser irreversível ou mesmo levar à morte.

Com informações do site Similia

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Paleta de cores para cada tipo de pele


Na hora de se maquiar, você fica perdida ao ter que escolher a cor que mais combina com você? Acalme-se, existe uma paleta ideal para cada tipo de mulher: negras, morenas, loiras, ruivas e orientais. Quem garante é Marcos Costa, maquiador oficial da Natura. Navegue pela galeria, confira todas as dicas do expert e acabe já com as dúvidas, ou melhor, com os erros!

Loiras
As com pele bastante rosada devem dosar a quantidade dessa tonalidade na maquiagem.
Em geral, quando as maçãs são naturalmente viçosas, as cores quentes como bronze, dourado, cobre, laranja, amarelo, marrom e os neutros se adaptam muito bem às loiras.

Morenas
Já reparou que algumas delas têm pele amarelada? Por isso, cores como preto, todos os tons de rosa e os produtos com pigmentos bronzeadores são adequados para as morenas.
As nuances de azul e o vermelho vibrante que puxa para o tomate também combinam perfeitamente.

Orientais
As orientais devem seguir os mesmos conselhos das morenas.
Se a pele amarela estiver bronzeada, cores quentes como dourado, cobre, bronze, verde musgo e laranja são alternativas que deixam o rosto ainda mais iluminado.

Ruivas
As ruivas devem passar longe de maquiagem com pigmento que lembre amarelo, já que a pele tende a puxar naturalmente para esse tom.
Preto, grafite, lilás, azul e todos os tons rosados são perfeitos para elas.

Negras
Muitas só usam os tons de terra. No entanto, as cores profundas, acesas e vibrantes são outras escolhas para esta linda pele.
Entram na lista azul, vermelho, vinho, preto, berinjela e todos os variantes de rosa, das mais suaves às mais explosivas.

Com informações do site M de Mulher

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mitos e verdades sobre adoçante



Adoçante realmente ajuda no emagrecimento? Ele causa câncer? Quanto podemos consumir por dia? Essas são algumas das perguntas que surgem sempre que o assunto é adoçante. Osmitos e verdades são muitos, mas poucas pessoas sabem realmente o que interfere na sua saúde ao substituir o açúcar por adoçante. Por isso, decidimos relacionar o que é verdadeiro ou falso sobre o adoçante.



Como o adoçante não possui calorias as pessoas acham que podem consumir na quantia que achar melhor, mas isso é ummito sobre esse alimento.  Para saber a quantidade de adoçante indicada para você, e que seja saudável, basta multiplicar a quantidade do item pelo peso. Uma pessoa que pesa 60 Kg pode ingerir até 2.200 mg de aspartame, por exemplo. Isso quer dizer que ela pode beber até 6,3 litros de refrigerante diet ou light em um único dia. Confira a seguir como calcular a quantidade de adoçante ideal para você:


Ciclamato: 11 mg x peso corporal
l
Aspartame: 40 mg x peso corporal


Acesulfame K: 15 mg x peso corporal


Sacarina: 5 mg x peso corporal


Sucralose: 15 mg x peso corporal



Quem consome adoçante acima da quantidade recomendada pode ter problemas de saúde, sendo que um deles é o câncer, devido a quantidade de toxinas que ficam no organismo. Porém, nenhum estudo comprovou a relação do produto com o câncer. Por isso, essa afirmativa sobre oadoçante é parcialmente mito.



Adoçante é utilizado para auxiliar no emagrecimento, por não engordar e deixar os alimentos e bebidas adocicados. Porém, nada se compara ao consumo de açúcar e produtos na versão diet. Por isso, quem consome só adoçante em vez de açúcar pode ter vontade de ingerir doces e, com isso, ingere muitos produtos diet ou light, e o consumo de gordura aumenta, influenciando no peso.



Um dos maiores mitos sobre adoçante é que não é recomendado o uso para crianças. Adoçante não faz mal para à saúde de crianças, não interfere no crescimento deles, mas pode ser uma arma contra a obesidade infantil. Além disso, os diabéticos precisam desse produto para dar sabor de doce aos alimentos sem interferir na saúde. 



Com informações do site Mundo dos tribos

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Suco de maçã e gengibre para fazer uma faxina no organismo



Tomar líquido é a melhor estratégia para fazer uma verdadeira faxina no organismo, segundo a nutricionista Andréa Esquivel, da clínica CEDIG, Centro de Medicina Avançada, em São Paulo: "A boa hidratação favorece todos os órgãos".

Andréa explica que quando há exageros no consumo de comida engordurada e de álcool, o fígado trabalha dobrado para dar conta de metabolizar tudo e acaba sobrecarregado. "Daí pode surgir aquele mal-estar", diz e continua: "mas, não é correto afirmar que o corpo fica intoxicado, já que a verdadeira intoxicação tem a ver com metais pesados ou micro-organismos", esclarece.

"Não bastasse aquela sensação de enjoo e desânimo, banquetes muitos salgados contribuem para inchaços e isso pode pesar na balança", afirma a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, vice-presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT).

Para garantir bem estar, que tal um suco detox nessa quarta-feira? Segue uma receita exclusiva e prática de suco de maça e gengibre, receita da nutricionista Vanderlí Marchiori.


Ingredientes

1 litro água de coco

1 maçã Gala pequena

1 colher de sopa de hortelã picada

1 rodela de gengibre

1 colher de sobremesa de espinafre

Gelo a gosto


Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

O gengibre ficou famoso pela sua atuação termogênica, ou seja, ele promove a queima de calorias. "A água de coco é sempre uma boa pedida para atenuar inchaços", revela Vanderlí. Portanto esse suco favorece a perda de peso.

Com informações do site Saúde

terça-feira, 21 de maio de 2013

Faça você mesmo







Você pode decorar um móvel novo, reformar uma peça antiga sem remover a pintura ou acrescentar interesse em uma peça barata e sem acabamento adicionando um efeito especial. Você tem muitas opções para escolher.



Por exemplo, você pode aplicar esmalte para esconder defeitos na superfície. Verniz envelhecedor ou efeito de pintas criará um efeito de madeira envelhecida ou desgastada. A douração com cera adiciona brilho e um tom dourado a um móvel. Estênceis, faixas pintadas e decalques são maneiras simples e econômicas de decorar quase qualquer tipo de acabamento. Use sua imaginação e as instruções passo a passo mencionadas neste artigo para criar efeito especial que deseje.



Antes de iniciar qualquer técnica de efeito especial, certifique-se que a superfície do móvel está limpa e lisa. E certifique-se também que os materiais que deseja utilizar sejam compatíveis com o acabamento atual da peça. Isto é muito importante com acabamentos laqueados. Uma das escolhas mais comuns para decorar um móvel é aplicar esmalte.



Pintura



Ao contrário dos acabamentos transparentes, o esmalte pode ser utilizado sobre um acabamento antigo de um móvel de madeira. É resistente, bonito e fácil de manter. Cobre muitas falhas - baixa qualidade ou madeira sem atrativos, manchas e peças feitas com tipos de madeiras diferentes podem ser recuperadas com uma demão de esmalte brilhante. Utilizada sobre madeira sem acabamento ou sobre um acabamento antigo, o esmalte pode criar uma peça muito interessante.



Tipos de esmalte



Quando se trata de móveis, nunca deve-se confundir esmalte com tinta. Tinta consiste de pigmentos em um "veículo" ou meio de aplicação. Um bom esmalte é composto por pigmentos em um verniz, laca ou a base de óleo. Enquanto que o esmalte é tão resistente quanto um verniz, a tinta cria um acabamento suave e não é recomendada para utilização em móveis. O esmalte a base de óleo geralmente é superior ao látex.



O esmalte está disponível em cores com alto brilho, semibrilho e opaco ou fosco. Caso esteja repintando um móvel para realçar um quarto, talvez você queira um acabamento brilhante, porém os móveis com melhor acabamento possuem um acabamento acetinado e não de alto brilho. Compre o esmalte em cores padronizadas ou mande fazer a mistura na loja de tintas.



Requisitos especiais

As superfícies a serem pintadas devem ser seladas com goma laca diluída. Antes de aplicar o esmalte, deve-se passar um primer em todas as superfícies. O esmalte brilhante enfatiza irregularidades, então, para cobrir superfícies com este tipo de esmalte elas devem ser muito lisas. O esmalte não pode ser utilizado sobre cera.



A menos que um móvel tenha entalhes intrincados já obstruídos pelo acabamento antigo, não é necessário remover a tinta ou o acabamento antigo antes de aplicar o esmalte. Para preparar uma superfície acabada de um móvel para passar esmalte, lixe para remover quaisquer irregularidades ou marcas muito óbvias.

A superfície deve estar lisa, porém não é necessário remover completamente o acabamento antigo. Limpe cuidadosamente a madeira lixada com um pano que não solte fiapos e aplique uma demão seladora de goma laca diluída. Deixe secar completamente e lixe a peça suavemente com uma lixa 7/0. Remova os resíduos com um pano que não solte fiapos. Para preparar um móvel sem acabamento, lixe e sele a madeira com qualquer tipo de acabamento e limpe com um pano que não solte fiapos.



Técnicas de aplicação



O móvel de madeira a ser pintado com esmalte deverá estar lixado e revestido com um acabamento de preenchimento, para uniformizar os poros abertos, com um selador, para criar uma superfície lisa. As superfícies acabadas só devem ser lixadas e seladas. Antes de aplicar o esmalte, limpe cuidadosamente o móvel com um pano que não solte fiapos.



Antes de aplicar o esmalte, você deve passar um primer no móvel, estão disponíveis no mercado vários tipos de primer. Geralmente esse primer é branco, então, utilize-o nessa cor ou tinja-o caso não combine com o esmalte. O primer nunca deve ser mais escuro que o esmalte.

Aplique o primer com um pincel limpo de boa qualidade, certifique-se que o primer está bem misturado. Pincele o primer de maneira lisa e uniforme no sentido dos veios da madeira, cobrindo completamente a superfície. Alise cuidadosamente a superfície para uniformizar quaisquer pontos mais espessos. As marcas do pincel quase desaparecerão após a secagem do primer.



Deixe o primer secar por pelo menos três dias, de acordo com as instruções do fabricante, lixe suavemente as superfícies com uma lixa 7/0. Remova quaisquer resíduos do lixamento com um pano que não solte fiapos.

Quando a base estiver pronta, aplique o esmalte. Utilize um pincel limpo de boa qualidade, do tipo especificado pelo fabricante do esmalte - misture-o bem o esmalte, mas com calma. Aplique o esmalte com pinceladas longas, suaves e uniformes, no sentido dos veios da madeira em faixas da largura do pincel. Utilize esmalte suficiente para cobrir a superfície, mas não tanto que deixe pontos mais espessos.



Após aplicar uma demão uniforme de esmalte em faixas, aplique mais esmalte no sentido inverso dos veios da madeira para nivelar e uniformizar a superfície. O esmalte deve ficar o mais uniforme possível, sem pontos espessos ou finos, porém, uma camada fina é melhor que uma grossa. As camadas espessas de esmalte tendem a demorar muito para secar e a permanecer moles por um longo tempo.



Para finalizar a superfície, passe esmalte no sentido dos veios da madeira utilizando um pincel quase seco. Mantendo o pincel com um pequeno ângulo em relação à superfície, pincele a superfície do esmalte suavemente para remover marcas de pincel e uniformizar a superfície. Trabalhe faixas ao longo do veio da madeira. À medida que trabalha, retire o pó e fiapos com um instrumento adequado. As marcas de pincel desaparecerão à medida que o esmalte seca. 



Em superfícies verticais, o esmalte pode correr ou escorrer. Trabalhe com um pincel quase seco, aplicando o esmalte das superfícies secas para as molhadas. Quando acabar cada superfície, inspecione cuidadosamente se o esmalte correu ou escorreu. Com o pincel inclinado, e movendo-o apenas encostando as cerdas na superfície, faça o acabamento. Mantenha as pinceladas em movimento enquanto passa por uma parte escorrida e enquanto a ponta do pincel deixa a superfície. Mantendo o pincel em movimento antes, durante e depois você evitará marcas. Inspecione com cuidado o esmalte enquanto ele seca, que pode correr ou escorrer mesmo depois descansar por 10 a 15 minutos. Retire os escorridos imediatamente.



O esmalte deve se aplicado com cuidado para evitar pontos espessos. Nos cantos externos, trabalhe da superfície plana em direção aos cantos, levante o pincel à medida que se aproxima do canto e antes que ele passe pela borda. Isto impede o acúmulo de esmalte ao longo das bordas. Nos cantos internos, trabalhe a uns 2 a 4 cm do canto, então passe o pincel, retire qualquer excesso e deixe-o secar sozinho. Este método evita o acúmulo em superfícies planas. Os locais que tendem a acumular esmalte, como pequenos furos, só devem ser recobertos uma vez com esmalte e o excesso só deve ser retirado uma vez com o pincel. Retirar o excesso muitas vezes acabará formando uma protuberância.

Pincele no sentido do comprimento ao longo de degraus, eixos e outras curvas. Aplique antes o esmalte nos entalhes com um pincel quase seco e, então, faça o acabamento das superfícies planas com a ponta do pincel. Finalmente, com um pincel seco, passe nos entalhes e então nas partes planas, nivelando o acabamento e removendo excessos e escorrimentos. Em portas de painéis em relevo, faça o acabamento dos painéis primeiro e então faça a estrutura plana. O acabamento se acumulará nas esquadrias da estrutura onde se encontram com o painel, portanto, remova o excesso com um pincel seco, trabalhando do canto para fora.



Secagem e segunda demão



Deixe o esmalte secar por vários dias ou de acordo com as instruções do fabricante. Então lixe suavemente a superfície com uma lixa 7/0 e um bloco de lixamento forrado e limpe o móvel cuidadosamente com um pano que não solte fiapos. Aplique uma segunda demão de esmalte, como descrito acima, e deixe secar completamente.


O esmalte pode ser acabado de várias maneiras. Para uma superfície resistente e brilhante, aplique uma terceira demão de esmalte, como descrito acima e lixe a segunda demão suavemente antes de aplicar mais esmalte. Ou deixe o móvel secar por pelo menos um mês e então aplique uma camada de cera em pasta e faça o polimento para obter mais brilho.



O esmalte é uma base comum utilizada no envelhecimento de móveis. Verifique a próxima seção para diretrizes de quando e como aplicar um visual envelhecido ou colorido à sua peça.



Com informações do site UOL

segunda-feira, 20 de maio de 2013

O que comer quando a ansiedade chegar




Pense em quantas vezes você desejou que o dia tivesse 48 horas para cumprir todas as tarefas e, ante a impossibilidade de esse milagre acontecer, passou o tempo todo correndo de um lado para o outro. Foram muitas, certo? Pois saiba que a tensão constante causa alterações no humor e, acredite, no peso. "A ansiedade nas alturas contribui para a produção de cortisol, um hormônio associado ao acúmulo de gordura no abdômen", conta Fabiana Honda, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição, na capital paulista. Uma maneira consagrada de apagar o pavio desse estresse é fazer exercícios. Mas não é a única.

"Há estudos que apontam a relação entre certos nutrientes com uma menor agitação", diz Ana Paula Fioreti, coordenadora do curso de nutrição da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no interior do estado. Um desses trabalhos foi publicado recentemente pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Nele, os jovens que receberam suplementação de ômega-3 apresentaram uma redução de 20% nos níveis de ansiedade quando comparados a quem consumiu cápsulas inócuas. "A dieta exerce um papel importante no controle dos ânimos", reconhece o médico Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. "Mas nenhum alimento é mágico." Patrícia Spada, psicanalista e doutoranda em nutrição na Universidade Federal de São Paulo, concorda: "O tratamento é multidisciplinar". 

Confira, os nutrientes que deixam tanto o cardápio quanto a sua mente mais equilibrados.

Ômega-3
Para os pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, a suplementação com essa gordura benéfica brecaria a ansiedade ao reduzir a concentração de citocinas, substâncias consideradas pró-inflamatórias. A nutricionista Fabiana Honda informa outro possível mecanismo: "Os ômegas 3 e 6 facilitam a atuação de neurotransmissores como a serotonina, que cria a sensação de bem-estar".
Fontes: linhaça, óleos vegetais, azeite de oliva e peixes de água fria, como atum, sardinha e salmão.

Triptofano
Esse aminoácido essencial é precursor da tal serotonina. "Pessoas com concentrações normais da substância têm menos episódios de ansiedade", afirma Priscila Meirelles, nutricionista funcional de Pelotas, no interior gaúcho. Aposte também em carboidratos complexos, como os cereais integrais, que estabilizam os níveis de insulina. É que esse hormônio, responsável por botar o açúcar para dentro das células, deixa o triptofano mais disponível no sangue.
Fontes: banana, leite, arroz integral, soja, feijão, chocolate amargo, peixe, aves, carne bovina, manga e abóbora.

Magnésio
Segundo Fabiana, a enzima que converte o triptofano em serotonina é dependente desse mineral e, daí, sua presença ajuda a acalmar os nervos. "Além disso, o magnésio bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa uma excitação exagerada no cérebro. A consequência são sintomas como irritação, ansiedade e estresse", conta Ana Paula Fioreti, da Universidade São Francisco.
Fontes: cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais.

Vitamina C
"Estudos com cobaias mostram que ela ajuda a reduzir a produção de cortisol, hormônio do estresse", conta Fabiana Honda. E esse não é seu único trunfo: ela combate os radicais livres, moléculas nocivas que fazem a festa em momentos de tensão.
Fontes: acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula.

Arginina e lisina
Pesquisas indicam que combinar esses dois aminoácidos diminuiria a concentração de cortisol pelo corpo, garantindo uma baita tranquilidade. "A forma de ação, porém, ainda não é conhecida", avisa Fabiana Honda.
Fontes: cacau, nozes, castanha de caju e semente de girassol.

Com informações do site Saúde

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dicas para ter cabelos incríveis


Algumas atitudes do deu dia a dia podem estar dificultando o crescimento dos seus fios. Veja quais são elas e como mudar o hábito para ter um belíssimo cabelo comprido.

1. Está tomando remédio ou com os hormônios alterados?

Esses são grandes derrubadores de fios e empacadores do crescimento. Eles alteram o funcionamento dos folículos pilosos. Desconfie que é o seu caso se notou aumento de pelos, está com infecção urinária, hipo ou hipertireoidismo ou toma pílula para emagrecer.

Atitude pró-cabelo
O negócio é corrigir a situação quanto antes. E depois experimente o laser de baixa potência. "Ele aumenta a multiplicação das células da raiz e faz com que os fios permaneçam mais tempo na fase de crescimento. O cabelo ganha até 0,2 centímetro por mês", diz o tricologista Ademir Júnior, de São Paulo.

2. Engata um regime no outro?

Está explicado por que seu cabelo não cresce: você não fornece os nutrientes nem a energia de que as células do folículo piloso precisam para produzir o fio. Quem se alimenta mal, exagera no sal e na gordura corre o risco de ficar com o cabelo fraco e suscetível à quebra.

Atitude pró-cabelo
Recheie o cardápio com aminoácidos (presentes na carne), silício (aveia) e zinco (cereais). Como esses nutrientes fazem parte da fibra capilar, a carência pode interferir no crescimento e até na espessura! Agora, se você só come correndo, o negócio é apelar para os suplementos. O Herbage nas Pontas previne a queda e deixa o fio mais forte.

3. Vive num lugar poluído, malha, é viciada em finalizadores?

A poluição, a fumaça do cigarro e o acúmulo de cosméticos alteram o couro cabeludo, e quando ele não funciona bem pode prejudicar o crescimento do fio. "A situação fica complicada quando a mulher não lava a cabeça com frequência - um péssimo hábito de quem quer fazer a escova da segunda durar até sexta-feira", diz Ademir Júnior.

Atitude pró-cabelo
Parar de fumar é essencial. Já para se livrar da poluição, uma vez por semana, use xampu antirresíduos. Como esse tipo de produto tem alto poder detergente, capriche no enxágue, e nesse dia substitua o condicionador por uma máscara hidratante.

4. Abusa de chapinha, coloração, alisamento, secador?

É tendência brincar com a textura e a cor do cabelo, mas mudar toda hora tem consequências. "O calor e a química roubam a água e a proteína dos fios", diz o cabeleireiro Eron Araújo, de São Paulo. E, secos, eles quebram!

Atitude pró-cabelo
Já que não dá para viver sem secador, prometa sempre usar um protetor térmico e manter o visual in natura pelo menos dois dias por semana. Quanto à coloração e ao alisamento, dá para continuar com eles se você aumentar o intervalo dos retoques - mas use máscaras que prolonguem o efeito das químicas, combinado?

5. Anda estressada?

Sim, o stress mexe com o crescimento dos fios! Como ele altera o funcionamento do corpo todo, acaba impactando no ciclo dos folículos pilosos, levando até a casos graves de queda capilar.

Atitude pró-cabelo
Ataque em todas as frentes: tome suplemento nutricional, melhore a qualidade do sono e relaxe - vale namorar, dançar ou fazer duas sessões de shiatsuterapia por mês. "Pressionar pontos do couro cabeludo favorece a irrigação do folículo e faz com que o cabelo cresça mais rápido", diz a terapeuta Chris Villas Boas, do Visage Coiffeur, no Rio de Janeiro, que aprendeu a técnica com um monge chinês.

Com informações do site Nova

quinta-feira, 16 de maio de 2013

As plantas e o seu poder purificador



As flores e folhas emprestam suas cores à decoração da casa todo mundo, o que pouca gente conhece é a capacidade das plantas de absorver substâncias químicas do ambiente, melhorando o ar que a gente respira.

Cacto
Onde colocar: Perto de aparelhos de TV e micro-ondas.
O que ele faz: Barra as ondas eletromagnéticas.
Como cuidar: Aguar uma vez por semana, para não apodrecer a raiz, está ótimo.

Azaleia
Onde colocar: No banheiro.
O que ela faz: Camufla o odor forte do amoníaco.
Como cuidar: É necessário regar uma vez por semana e deixá-la exposta ao sol pelo menos duas horas por dia.

Bromélia
Onde colocar: Na cozinha.
O que ela faz: Absorve a fumaça das panelas no fogão.
Como cuidar: Basta molhar o vaso a cada três dias ou sempre que perceber que a terra está seca.
Crisântemo
Onde colocar: Próximo a janelas, porque necessita de luz solar e ventilação.
O que ele faz: Reduz a concentração de benzeno (presente em solventes e desengordurantes), que causa problemas respiratórios.
Como cuidar: Regar com frequência.

Gérbera
Onde colocar: Na sala e quartos.
O que ela faz: Acaba com o cheiro desagradável de cigarro, enquanto você não consegue se livrar do vício.
Como cuidar: Molhe uma vez por semana e arrume um lugarzinho onde bata sol para colocar o vaso durante três horas por dia.

Lírio Amarelo
Onde colocar: No jardim, sacada ou varanda.
O que ele faz: Absorve o monóxido de carbono, gás tóxico que pode provocar alteração na pressão sanguínea e sensação de sufocamento.
Como cuidar: Precisa ser aguado com frequência. Mas cuidado para não encharcar!

Lírio da paz
Onde colocar: Em ambientes com pouca ventilação.
O que ele faz: Absorve os poluentes do ar.
Como cuidar: Evite o sol nos momentos mais quentes do dia, de preferência entre 11 e 15h. E nada de deixar a terra do vaso secar completamente, hein?!

Com Informações do site M de Mulher

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Sobremesa de hoje, mousse de maracujá com brigadeiro






Ingredientes:

Brigadeiro:
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
Sementes de maracujá para decorar

Mousse:
1 e 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite (200g)
1 embalagem de cream cheese (150g)
1 envelope de gelatina incolor em pó (12g)

Modo de preparo:

Brigadeiro:
Em uma panela, misture o leite condensado, o chocolate em pó, o leite e a manteiga. Leve ao fogo e mexa até que engrosse um pouco. Passe para um prato e deixe esfriar.

Mousse:
No liquidificador, bata o suco de maracujá, o leite condensado, o creme de leite e o cream cheese Philadelphia. Hidrate a gelatina em cinco colheres (sopa) de água e leve ao micro-ondas por 25 segundos para dissolver. Adicione à mistura do liquidificador e bata novamente. Coloque em uma tigela e leve para gelar até começar a firmar.

Montagem:
Em taças, coloque camadas de brigadeiro intercalando com camadas de mousse. Deve-se terminar com mousse. Decore com as sementes de maracujá e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Sirva gelado.

Receita do site GNT

terça-feira, 14 de maio de 2013

Exercício simples de respiração ajuda a focar no presente




Quem nunca ouviu a afirmação "viva o aqui e agora"? Esta simples declaração de que a vida não acontece em outro momento a não ser no presente é uma constância nos caminhos de autoconhecimento. Muita gente acredita, inclusive, que esta verdade pode ser o remédio para todos os nossos males. Eu particularmente também acredito nisso, mas sinto(por viver também essa forte identificação com a mente) que saber viver na prática o momento presente é uma outra história, já que exige um árduo caminho de mergulho interno e de desenvolvimento do nosso observador.

Na verdade, o aqui e agora é tudo o que existe. É, inclusive, o mais simples, pois ele simplesmente é, não procura ser outra coisa se não sua própria e natural existência. Mas, como uma "ironia" da vida, sentir o presente, experienciá-lo e "retê-lo" exige de nós um grande trabalho interno. No momento em que conseguirmos viver essa experiência e nos mantermos nela, estaremos entrando no estado o qual os mestres iluminados chamam de "Nirvana" ou "Samadhi".

Se existe um momento para amarmos, este é o agora. Se existe um tempo para mudarmos a nossa vida, este tempo é o presente!

Mesmo quando sabemos disso e conseguimos compreender essa ideia mentalmente, por que é difícil colocá-la em prática? Você já percebeu como é muito mais comum estarmos o tempo todo perdidos em pensamentos sobre o futuro e o passado?

Pensando nisso, vale refletir e tentar responder internamente em você:
Você já refletiu sobre esse tema alguma vez?
Você consegue manter sua atenção sempre focada no momento presente?

Vou afirmar uma verdade que pode ser um choque: passado e futuro não existem de verdade! Podemos concluir que quando o futuro vier a existir, este será o aqui e agora, concorda? E da mesma forma podemos afirmar que quando o passado existiu, naquele momento, ele estava sendo o presente também, certo? O passado e futuro só existem em nossas cabeças e, por isso, são denominados de "tempo psicológico".

Mas se eles não existem, como não conseguimos abrir mão deles? Muitos sábios afirmam que temos internamente uma criança ferida, a qual nós estamos identificados e presos em um passado dolorido. Esta prisão se deve ao fato de que não conseguimos perdoar grandes choques e dores que vivemos em nossa infância. Afinal, a criança é completamente dependente dos "pais" ou daqueles que a criaram. Sendo assim, ela procura naturalmente o que é impossível: receber amor exclusivo 24 horas por dia e, por mais que os pais tentem dar o seu melhor, a meta da criança nunca consegue ser alcançada.

Para reverter este padrão, precisamos buscar o silêncio mental, que virá baseado no despertar de nossa consciência e no ato de compreender e integrar nossa história. Tenho certeza de que muitos já experienciaram a totalidade na ação e já sabem o quanto isso é mágico e profundo. Torço para que consigamos permanecer cada vez mais neste estado real de ser.

Um ótimo exercício para começarmos a viver o aqui e agora é focar na respiração. Então, durante o dia, sempre que se perceber perdido em seus pensamentos, observe o ar entrando e saindo pelas narinas. Só o ato de focar a atenção na respiração já lhe ajuda a se desvincular dos pensamentos (tempo psicológico) e trazer a atenção para o momento presente, uma vez que a respiração está acontecendo aqui e agora. Faça um teste enquanto lê este parágrafo. Repita o exercício sempre que necessário, pois assim você estará fortalecendo seu Guerreiro Interno, seu observador.

Com Informações do site Personare

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dicas para reforçar o sistema imunitário


Com a mudança de clima é comum aparecer as alergias, espirros, e em alguns casos pingo no nariz e ou obstrução nasal e ardor nos olhos. Compilamos uma lista com oito dicas que o vão ajudar a reforçar o seu sistema imunitário, tornando o organismo mais resistente às infecções, alergias e a outras doenças.

Beba chá verde
O chá verde pode ajudar a perder peso e a reduzir o stresse, mas também tem sido associado à prevenção de constipações e alergias. Num estudo, crianças japonesas que bebiam chá verde seis vezes por semana tinham menos probabilidade de contrair uma infecção do que os que não bebiam.

Exercite-se regularmente
De acordo com o Colégio Americano de Medicina Desportiva, as pessoas que praticam exercício físico estão menos vezes constipadas do que as sedentárias. Vários estudos têm demonstrado uma redução na ordem dos 25% e 50% no tempo que as pessoas que praticam exercício físico regularmente ficam doentes.

Seja positivo
Sentir que está em baixo e ter pensamentos negativos pode fazer mais mal ao corpo do que imaginamos. O optimismo aumenta a imunidade.

Controle a vontade de comer doces
De acordo com a médica Holly Lucille, o excesso de açúcar é um dos problemas que contribui para enfraquecer o sistema imunitário, tornando o organismo mais susceptível a constipações. Reforçar a ingestão de açúcar ajuda a fortalecer o sistema imunitário. Não dispense também a fruta e os legumes, pois são os mais ricos em vitaminas protectoras, como a C – na qual os citrinos são ricos -, anti-oxidantes e minerais. É importante comer sopa a todas as refeições, salada e quatro ou cinco peças de fruta por dia.

Invista em probióticos
Holly Lucille sugere tomar suplementos probióticos de alta qualidade, para uma digestão eficaz, um forte desempenho imunitário e bem-estar geral. Mas primeiro aconselhe-se com um profissional.

Beba bastante água
Quando temos as mucosas mais secas estamos mais expostos a infecções virais. Precisamos pelo menos de três litros de água, diariamente; a alimentação já satisfaz metade. O resto deve ser satisfeito através de água, sumos de frutos naturais ou outras bebidas como o café de cevada ou chás de ervas, sem adição de açúcar.

Relaxe
Segundo vários estudos, as massagens podem fazer maravilhas ao nosso organismo. Uma sessão de 45 minutos aumenta o número de células brancas do sangue, o que é essencial para a função imune normal.

Elimine o excesso de peso
Se precisa de mais um motivo para começar a perder peso, saiba que o excesso de gordura pode dificultar a eliminação de germes e bactérias, tornando o organismo mais susceptível a infecções e vírus.

Com informações do site O Meu Bem Estar


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Receitas para rejuvenescer e hidratar a pele



Quem não gostaria de ter sempre uma pele saudável e jovem? Certos cuidados básicos podem contribuir neste processo. A boa notícia é que isso pode ser feito de uma maneira barata e por meio de produtos simples, que você pode fazer em casa.

Para quem pretende manter a pele sempre jovem, o ideal é investir em produtos à base de retinol, colágeno e elastina, que dão sustentação à pele, amenizando rugas, linhas de expressão e demais sinais de envelhecimento. Os ácidos também são muito bem vindos após os 30 anos de idade, por conta do seu efeito antioxidante.

Para manter a cútis longe dos efeitos do tempo, experimente preparar um creme caseiro, misturando uma colher de chá de creme de retinol, Bepantol, Vitamina A e Vitamina E. Esses produtos podem ser encontrados em farmácias, em formato de ampolas ou de creme em tubo. Antes de dormir, lave bem o rosto e cubra o local com a mistura. Use o produto pelo menos uma vez por semana.

Outra saída é usar uma máscara de açaí, que proporciona hidratação, revitalização e remoção das impurezas da pele, deixando-a luminosa e jovial, já que as propriedades do açaí neutralizam os efeitos dos radicais livres. Outras frutas também potencializam a ação da máscara de açaí e melhoram ainda mais o aspecto geral da pele. O abacate, por exemplo, é rico em óleos naturais que renova, principalmente, as peles secas. Já o morango é fonte de vitamina C e tem ação desintoxicante. O mel também enriquece as máscaras caseiras, por sua capacidade de dar brilho e controlar a oleosidade da pele.

Para preparar uma máscara facial com esses ingredientes, pegue uma poupa de açaí, uma colher de sopa de abacate, um morango médio e uma colher sopa de mel. Amasse o açaí, o abacate e o morango com um garfo. Depois acrescente o mel. Misture tudo e passe camadas generosas da mistura no rosto. Depois, deixe agir por 20 minutos e retire a máscara com água fria. Use o produto duas vezes ao mês.

Para hidratar a área dos olhos, pingue umas gotas de azeite de oliva na região e depois coloque um disco de algodão por cima, embebido em chá gelado de camomila. Deixe agir por cinco minutos e enxague com água.

Se suas mãos estão ásperas, mergulhe-as em um pouco de azeite e deixe-as assim por aproximadamente três minutos. Depois disso, envolva-as com luvas ou saco plástico durante seis horas, de preferência à noite, para não atrapalhar suas tarefas. Outra receita simples é fazer uma mistura com: 30g de óleo de linhaça, 15g de glicerina, 10g de lanolina e 10 gotas da essência de sua preferência. Misture tudo e passe nas mãos ou nos pés antes de deitar. Deixe a mistura agir até o dia seguinte, você vai perceber que sua pele ficará mais macia e viscosa.

Se a ideia é combater as celulites, melhore a circulação do sangue na região desejada. Experimente preparar um creme com: 6 colheres de sopa de argila verde, 4 colheres de sopa do creme para celulite de sua preferência (pode ser comprado em farmácias ou casas especializadas) e 10 colheres de sopa de água morna. Misture tudo e aplique nas regiões onde as celulites estão mais concentradas. Depois envolva com a pele com papel filme e deixe o creme agir por 30 minutos. Retire a mistura com água fria e repita o ritual uma vez por semana.

Mas vale lembrar que sempre é indicada uma visita ao seu dermatologista de confiança. É papel deste profissional orientar sobre as receitas caseiras mais indicadas para sua pele e seu objetivo.

Com informações do site Personare

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A importância de comer bem no café da manhã



Você já deve saber que o café da manhã é a principal refeição do dia porque fornece toda a energia necessária para realizarmos nossas tarefas. A novidade é que fazer questão de tomá-lo diariamente ajuda até a eliminar alguns quilos. "Estudos comprovam: quem tem o hábito de tomar café da manhã controla o peso com mais facilidade", diz a nutricionista Nairana Borim, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo.





Isso ocorre porque você fica satisfeita e não começa a comer por gula ao longo do dia, consumindo o que vê pela frente. Ou seja, se você mantiver uma dieta de 2 mil calorias diárias e se alimentar corretamente de manhã, dá para eliminar de 3 a 5 kg em um mês.



Medida certa
O que comer e quanto consumir nesse horário vai depender de suas necessidades diárias. Em geral, essa refeição deve representar um terço do valor calórico total do dia, de acordo com Silvia Benvenuti, nutricionista da Clínica Medicina da Mulher (SP).





E, para emagrecer de fato, fuja dos alimentos calóricos. Outra dica: se comer pouco no café da manhã, faça um lanche antes do almoço. "Nesse caso, o lanche da manhã se torna essencial. Senão a pessoa exagera no almoço", ensina a endocrinologista Claudia Chang, integrante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.





No almoço, prefira alimentos naturais e suas versões integrais. Dica: quanto mais colorido o prato, melhor! Legumes e verduras devem ser seus grandes aliados porque fornecem fibras e outros nutrientes para o corpo!



Um bom café da manhã precisa ter...


Alimentos dos três principais grupos (80% de carboidrato, 15% de proteínas e 5% de gorduras). Portanto, para ficar magra e saudável, não deixe faltar:




Cereais integrais: Pão integral, aveia, farelo ou gérmen de trigo, linhaça e granola, porque são fontes de energia e fibras, que melhoram o funcionamento do intestino.




Frutas: São ricas em antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das células. Se não quiser a fruta, escolha os sucos naturais.




Derivados: Do leite iogurte, coalhada e queijo branco são opções de proteínas e cálcio. Previnem a osteoporose e aumentam a saciedade. Prefira as versões com menos gorduras e calorias.



Com informações do site M de Mulher

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Frango Caprese



Ingredientes

400 gr de frango inteiro cozido(s)
8 fatia(s) de mussarela
2 unidade(s) de tomate
2 colher(es) (sopa) de azeite
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
1 ramo(s) de manjericão
2 colher(es) (chá) de vinagre balsâmico

Modo de fazer

Corte o frango em pedaços. Aqueça frango na panela, forno ou micro-ondas, só tome cuidado para não cozinhar demais. Depois coloque-o em uma assadeira. Alterne fatias de tomate e mussarela em cada pedaço de frango e finalize com azeite. Coloque os frangos na parte mais alta do forno, cerca de 8 centímetros abaixo da fonte de calor, por 3 ou 4 minutes, ou até que o queijo começa a derreter. Retire do forno, regue algumas gotas de vinagre balsâmico e polvilhe com manjericão fresco.

Com informações do site Cyber Cook

terça-feira, 7 de maio de 2013

Pesquisa revela dados positivos sobre os brasileiros



Segundo pesquisa Barômetro de Biodiversidade 2013, feita pela União para o Biocomércio Ético (UEBT), o brasileiro é o povo mais bem informado a respeito de biodiversidade. Em sua quinta edição, o estudo avaliou o nível de conhecimento e preocupação da população de dez países, além do Brasil, com relação à fauna e flora.

Segundo o documento, 96% dos entrevistados nascidos em solo brasileiro já ouviram falar de biodiversidade, enquanto 51% sabem definir o termo corretamente. O segundo lugar do ranking dos mais bem informados ficou com a França, seguida, respectivamente, por China, Suíça, Coréia do Sul, Inglaterra, Japão, EUA, Peru, Alemanha e Índia, onde apenas 19% da população já ouviu falar em biodiversidade.

A média brasileira também foi superior à média global, que apontou que 75% dos consumidores do mundo conhecem o termo, embora só 39% saibam defini-lo corretamente. Ainda de acordo com a pesquisa, os documentários, as instituições de ensino e a publicidade são as três principais fontes que os brasileiros utilizam para se manter bem informados a respeito do assunto.

No quesito consumo consciente, os brasileiros também apresentaram resultados satisfatórios: 81% dos entrevistados do país afirmam se preocupar em conhecer a origem dos ingredientes naturais usados para produzir cosméticos, alimentos e bebidas, mostrando que se preocupam com a preservação da natureza.

Globalmente, 84% dos consumidores deixariam de comprar produtos de marcas que não possuem boas práticas na cadeia de abastecimento e 87% desejam que as empresas deem mais informações a respeito do assunto. No setor de beleza, por exemplo, apenas 24% das 100 companhias líderes de mercado comunicam sobre o tema, enquanto no setor de alimentos a percentagem é de 31%.

"O Barômetro da Biodiversidade não só mostra uma crescente conscientização sobre o tema como também retrata que o respeito à fauna e flora representa grandes oportunidades de negócio", afirmou Bráulio Dias, secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, durante o evento de lançamento da pesquisa, que aconteceu em Paris.

Com informações do site Viaje Aqui

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Os benefícios da atividade física



Você já sabe que o exercício é bom para você. Mas sabe o quanto a atividade física é boa, sendo capaz de impulsionar o seu humor e até melhorar sua vida sexual? Para se sentir melhor, ter mais energia e talvez viver mais tempo e com mais qualidade, confira as 7 maneiras específicas de como os exercícios podem melhorar sua vida: 



Exercício melhora seu humor



Depois de um dia estressante. Um treino personalizado, na academia ou uma caminhada rápida de 30 minutos pode ajudá-lo a se acalmar. A atividade física estimula várias reações químicas no cérebro que podem deixar você mais feliz e mais relaxado do que você estava antes, podendo até mesmo ajudar a prevenir a depressão. Fazendo com que se sinta melhor, aumentando sua confiança e auto-estima.

Exercício combate doenças crônicas


Preocupado com doenças cardíacas ou tentando prevenir a osteoporose? A atividade física regular pode ajudar a prevenir ou gerenciar a pressão arterial elevada. Através dela, seu colesterol também vai ser beneficiado, pois aumenta a lipoproteína de alta densidade (HDL), ou bom colesterol, enquanto diminui os níveis de triglicérides e o colesterol ruim (LDL). Este golpe duplo deixa seu sangue fluir sem problemas, reduzindo o acúmulo de placas nas artérias, além de ajudar a prevenir diabetes tipo 2 , osteoporose e alguns tipos de câncer. 



Exercício ajuda a controlar seu peso


Quando você faz atividade física, você queima calorias. Quanto mais intensa a atividade, mais calorias você queima e é mais fácil manter o peso sob controle. Alguns exemplos são fáceis de seguir: vá pelas escadas ao invés do elevador, leve seu cachorro para passear, caminhe durante a pausa de seu almoço, levante-se no intervalo da TV, ou melhor, movimente-se o máximo que puder, pois ao longo do dia, você verá que gastou mais calorias do que imagina.

Exercício aumenta o seu nível de energia


A atividade física fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos, ajudando todo o sistema cardiovascular, tornando mais eficiente a circulação do sangue pelo coração e através dos vasos sanguíneos. Quando o seu coração e pulmões trabalham mais, você tem muito mais energia para fazer as coisas que mais gosta. 



Exercício promove um sono melhor


Você tem dificuldade para adormecer? Com o aumento de suas atividades físicas durante o dia isso poderá ser resolvido. Às vezes o exercício físico é a chave para a solução de uma noite bem dormida. Quando isso acontece, melhoramos a concentração, a produtividade e o humor. No entanto, se você se exercitar muito perto da hora de dormir, poderá ficar muito energizado para adormecer, portanto a melhor solução seria treinar mais cedo.

Exercício pode melhorar e estimular seu desempenho sexual
A atividade física pode deixá-lo com maior disposição, energia e consequentemente proporcionar um efeito mais positivo na sua vida sexual. No caso dos homens, por exemplo, aqueles que se exercitam regularmente têm menos probabilidade de ter problemas com a disfunção erétil do que os que não o fazem, especialmente à medida que envelhecem.



Exercício pode ser uma diversão
 

O que fazer num sábado à tarde? Procure uma atividade para a família inteira. A atividade física não precisa ser penosa. Faça aulas de dança, caminhada em família, brinque em uma parede de escalada, empurre seus filhos no balanço ou vá a um parque respirar ar puro. Jogue bola, vôlei, queimada com eles. Encontre uma atividade física de que você goste e se cansar faça outra, experimente algo novo. 



O que importa é que você se mexa e gaste mais calorias do que você costuma ingerir com sua alimentação. E agora, se estiver convencido de que a atividade física regular é boa, comece hoje mesmo a ter mais saúde e disposição.

Com informações do site Minha Vida

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Xampu: qual o ideal, com ou sem sal?



De tempos em tempos, surge uma tendência no mercado de cosméticos para cabelos. Se antes a praticidade do xampu 2 em 1 e do gel para manter os penteados causava frisson, hoje em dia estão no auge do sucesso os produtos ditos não agressivos, aqueles que têm o compromisso de proteger as madeixas de intempéries como poluição, sol, ar seco e cigarro. E, nessa linha, o grande destaque das prateleiras é o xampu sem sal, que, com a promessa de preservar os fi os, ganha espaço em pontos de vendas e salões de beleza. "Sem dúvida, o xampu sem sal conquista cada vez mais consumidores", nota Alessandra Rebouças, coordenadora de desenvolvimento de produtos da Unilever, fabricante da marca Seda. "Hoje, o fato de um xampu ser sem sal é considerado pelas pessoas um grande diferencial", corrobora Maria Silva, química da Kush Laboratories do Brasil, laboratório responsável pela marca Truss.

Mas, antes de mergulhar de cabeça, e madeixas, na nova onda, convém primeiro desfazer uma eventual confusão: o sal da fórmula do xampu não é o mesmo usado no preparo de alimentos. Pode-se dizer que eles são parentes. "Ambos recebem o mesmo nome, cloreto de sódio. Porém o sal usado nos cosméticos para cabelos não contém iodo, o que o torna mais puro", explica o tricologista, profissional que estuda o couro cabeludo, Valcinir Bedin, diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, em São Paulo.

Nas formulações da indústria de cosméticos, o cloreto de sódio é usado para dar viscosidade, agindo como um espessante. "Ele confere a consistência necessária para que o produto não escorra quando colocado nas mãos", explica a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo. Então, seria só isso o que as versões sem sal teriam de diferente pra valer? As respostas dividem os especialistas.

Xampu sem sal
Ele protege na medida certa e por isso pode ser usado em todos os tipos de cabelo.

Xampu com sal
Uma pitada de cloreto de sódio faz diferença na viscosidade do produto.

Para Luciano Barsanti, diretor médico do Instituto do Cabelo, em São Paulo, são muitas as vantagens de um produto sem esse componente. "A versão com sal desidrata os fios, deixando- os secos e sem brilho e maciez", defende. Isso porque ele depositaria, na superfície do couro cabeludo, microcristais do mineral, responsáveis por potencializar a ação negativa dos raios ultravioleta. Esses microcristais funcionariam como uma espécie de lente de aumento dos raios, agravando o processo de ressecamento.

Para completar o estrago, o cloreto de sódio é acusado de remover em demasia a gordura natural dos cabelos, uma espécie de barreira protetora produzida pelas glândulas sebáceas da pele. Em excesso, essa gordura deixaria os fios oleosos e sem brilho. Sua deficiência, porém, provocaria secura e desidratação. E é exatamente aí que residiria a vantagem do xampu sem sal: retirar a oleosidade das madeixas de forma equilibrada, deixando-as protegidas na medida certa.

Por esse motivo, o xampu sem sal poderia ser usado para tratar todos os tipos de cabelo, em especial os ondulados, que se ressecam com maior facilidade. "Por ter a superfície reta, o cabelo liso absorve água em toda a sua extensão. Os cacheados, por sua vez, retêm o líquido nas curvas, o que impede a hidratação total dos fios", explica Barsanti.

Mas há quem diga que a nomenclatura "sem sal" não passa de uma estratégia de marketing. Os defensores desse argumento observam que os pequenos percentuais de cloreto de sódio presentes nas formulações, que variam de 0,2 a 0,6%, não interferem tanto na lavagem. "A ideia de que o xampu com sal resseca o cabelo está relacionada aos efeitos da água do mar, também composta de cloreto de sódio. Mas o que muitos não levam em conta é que a água do mar é muito mais salgada", compara Alessandra Rebouças. O professor do curso de visagismo e terapia capilar da Universidade Anhembi Morumbi, Celso Martins Júnior, concorda: "O xampu sem sal não traz benefícios diferentes daqueles que podem ser obtidos com bons xampus com sal. É ilusão acreditar nisso".

A verdade é que são muitos os fatores responsáveis por danificar os cabelos. Além do calor, seu principal agressor, temos a baixa umidade do ar e os procedimentos químicos, como alisamentos e colorações, que, quando não realizados corretamente, lesionam a cutícula, estrutura externa dos fios. "Precisamos avaliar tudo isso antes de sair colocando a culpa nos xampus", opina o dermatologista Francisco Le Voci, do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. Agora é com você. Sem sal ou com sal: que tal fazer um teste?

Com informações do site Saúde.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O carinho pelos animais de estimação



Donos de animais de estimação costumam ser acusados de dedicar-lhes um amor excessivo, por tratá-los como filhos. Isso é considerado um obsceno deslocamento de afetos. Tendo a discordar: quem quer filhos tem filhos, cães e gatos geralmente ocupam outro lugar.

Talvez a melhor representação disso esteja na concepção de Dimons que encontramos em Fronteiras do Universo, uma trilogia que se inicia com A Bússola de Ouro, do britânico Philip Pullman. Estes são uma duplicação das personagens, sua "alma de estimação". Na história, cada humano tem um Dimonou Daemon, sua extensão animal, como se a alma caminhasse a seu lado e ainda fosse possível dialogar com ela. O de Lyra, a personagem principal, chama-se Pantalaimon e pode assumir várias formas conforme a necessidade: mariposa, gato-do-mato, morcego. Quando ela crescer, sua personalidade tendo atingido uma forma mais definida, o mesmo ocorrerá com ele, que assumirá uma identidade estável, sua melhor tradução.

Oriundo da mágica Oxford, Pullman conseguiu dar corpo novo a um recorrente aspecto do mundo mítico: nossas metamorfoses como animal. Em muitas sociedades antigas, os animais eram pensados como seres de outra cultura, não como natureza. Imputam-lhes linguagem e credos, assim como atributos mágicos específicos a cada espécie. Conservamos algo dessa visão mágica, por isso o animal se presta para metaforizar o caráter e predicados que supomos ter.

É dessa ordem a relação que estabelecemos com nossos animais de estimação, cujo maior mérito é estimar o dono. Se são tratados como filhos, o são somente num aspecto da parentalidade, aquele no qual o filho é uma extensão do narcisismo dos pais.

O excesso de zelo com os animais de estimação parece ridículo aos que estão fora da cena. Mas, quando problemas de saúde os afetam, seus donos apresentam um genuíno sofrimento, que aprendi a jamais subestimar. Da mesma forma, a morte de um animal de estimação arrasta consigo uma parte de nós.

Por essa função de duplo que o animal ocupa, comemoro quando um paciente passa a estimar um para chamar de seu. Relacionar-se com essa criatura é uma experiência amorosa que funciona melhor que muitos antidepressivos. Não tem contraindicações, além de ser bom descobrir a cara de nosso Dimon. O meu é um buldogue francês ancião, cujos olhos enormes e dóceis mascaram uma natureza insubordinada. Meu número.

Com informações do site Vida Simples.