terça-feira, 30 de abril de 2013

Óleos essenciais para cada cantinho da sua casa



Ao entrar em um ambiente, uma das primeiras coisas que notamos é o cheiro do lugar. O sentido do olfato é ao mesmo tempo primitivo e sofisticado e atua principalmente em um nível subconsciente. Afinal, o corpo reage a um cheiro antes mesmo de se tornar consciente dele. E é essa interação direta com o sistema nervoso e o cérebro que confere aos óleos essenciais boa parte do seu poder terapêutico.
Na Aromaterapia, os óleos essenciais têm sido amplamente usados para promover a sensação de bem-estar. E quando são empregados corretamente causam um efeito psicológico que pode ajudar a equilibrar o corpo e a mente, além de favorecer a concentração, o relaxamento e até aumentar o estímulo sexual.
Levando em consideração o poder do olfato, nada melhor que utilizar os aromas corretos para cada ambiente da casa. Veja abaixo como utilizar a Aromaterapia a favor de seu lar.
Sala
Normalmente a sala é um local de reuniões com amigos e familiares. É neste ambiente que conversamos, descontraímos e até estudamos. Sendo assim, é ideal que o local favoreça o bem-estar, o aconchego e a concentração. Os óleos essenciais mais indicados para a sala são:

Óleo Essencial de Alecrim: estimula a concentração e a memória. Ótimo para quem estuda na sala.
Óleo Essencial de Canela: estimulante, aquece o ambiente proporcionando interação entre as pessoas.
Óleo Essencial de Eucalipto: clareia as ideias e favorece a concentração.
Óleo Essencial de Ho leaf: promove o equilíbrio, acalma o nervosismo e estimula em casos de apatia.
Óleo Essencial de Mandarina: revitalizante e refrescante, propicia o bem-estar e a sensação de alegria

Como usar:
Escolha dois dos óleos essenciais acima para combinar aromas. Depois, pingue de 10 a 15 gotas no total em um aromatizador elétrico de ambiente ou em um rechaud. Aromatize a sala 30 minutos antes de receber visitas ou estudar, sempre que achar necessário.
Cozinha
Este é um ambiente onde muitos cheiros se misturam, devido aos temperos, ervas e especiarias utilizados nas preparações dos pratos. É também um local de prazer e alegria. Afinal, para cozinhar é necessário estar de bem com a vida e ter prazer no que está fazendo. Caso contrário, "a coisa desanda", como diz o ditado. Neste cômodo, os óleos essenciais recomendados são aqueles que não anulam o aroma das preparações, mas sim potencializam o que já está no ar:

Óleo Essencial de Laranja: clareia os pensamentos, alivia a tensão, favorece o positivismo e é reanimador, além de aromatizar com seu cheiro doce estimulando o apetite.
Óleo Essencial de Cardamomo: estimula o apetite é refrescante e revitalizante.
Óleo Essencial de Citronela: além de revitalizante ajuda a espantar os mosquitos.
Óleo Essencial de Cravo: estimulante e revitalizante, quando combinado com o óleo essencial de laranja ou limão é um ótimo repelente de insetos e formigas.
Óleo Essencial de Pimenta Negra: estimula o apetite e dá energia nos casos de frustração (caso o assado não dê certo)

Como usar:
No total, utilize de 10 a 15 gotas de um ou mais óleos em um aromatizador elétrico. Os óleos essenciais cítricos devem ser usados quando você fizer frituras, pois eles neutralizam o odor da gordura. Já os óleos essenciais de Citronela e Cravo podem ser usados como repelente de insetos, nos cantos da pia. Para isso, pingue uma gota de cada um em uma lasquinha de cerâmica ou uma bolinha de algodão. Outra opção é usá-los dentro dos armários da cozinha. Em um copo plástico, coloque cinco pedaços de giz (aquele de escrever em lousa de escola) e pingue duas gotas de cada óleo e coloque dentro dos armários. Reaplique os óleos no copo a cada 10 dias.
Banheiro
Este local é onde todas as impurezas são mandadas embora. O banheiro funciona como um escoador de energias e é importante deixar a tampa do vaso sanitário sempre abaixada, para que os maus fluidos eliminados não voltem. Este é o local da casa que deve ser muito bem limpo e pede aromas frescos e higienizadores. Confira abaixo os óleos essenciais mais indicados para o ambiente:

Óleo Essencial de Pinho: antisséptico, desodorizante e desinfetante, o óleo deixa aquele aroma de "banheiro lavado".
Óleo Essencial de Limão: antisséptico e bactericida, deixa o banheiro com um aroma refrescante.
Óleo Essencial de Tea Tree: antimicrobiano, desinfetante e antisséptico, o óleo é muito eficaz para acabar com bactérias, fungos e outros germes.

Como usar:
Em um aromatizador elétrico ou de cerâmica, pingue cinco gotas do óleo essencial escolhido e deixar aromatizando o ambiente. Se preferir, após lavar o banheiro, em um balde de um litro de água pingue 10 gotas de óleo essencial de Pinho ou Tea Tree. Depois é só passar com um pano a mistura na pia, no vaso sanitário e em todo o chão do banheiro. Além de aromatizar este ambiente, a mistura ainda vai eliminar todas as bactérias.

Quarto
Os quartos são locais sagrados, onde as pessoas relaxam e buscam dormir bem ou ter prazer com as relações sexuais. Nos quartos das crianças os melhores aromas são os que relaxam, acalmam, e induzem ao sono tranquilo. Já no quarto dos casais, além dos aromas citados,também é possível usar óleos que despertam o desejo sexual e apimentam a relação. Veja abaixo algumas dicas:

Óleo Essencial de Lavanda: calmante e sedativo, ótimo para ter uma boa noite de sono, já que também combate a insônia.
Óleo Essencial de Manjerona: misturado à Lavanda, é um ótimo relaxante e sedativo para combater a insônia.
Óleo ESsencial de Camomila Romana: ótimo relaxante, ajuda a combater a ansiedade. Também alivia as preocupações, transmitindo paz.
Óleo Essencial de Canela: tem propriedades afrodisíacas, estimulando o sistema glandular e aquecendo o ambiente.
Óleo Essencial de Ylang-Ylang: afrodisíaco, é utilizado para ajudar nos problemas com impotência. Deixa um aroma doce, floral e exótico no ar.

Como usar:
Para promover o bom sono dos pequenos, pingue em um aromatizador elétrico ou difusor umidificador (que além de espalhar o aroma também ajuda a umidificar o ar em dias de tempo seco, evitando que as crianças fiquem com o nariz e garganta secos e irritados) 10 gotas de óleo essencial de Lavanda e Camomila Romana, no total. Outra alternativa é pingar um gota de óleo essencial de Lavanda ou Camomila Romana nas roupas de cama (principalmente na fronha), uma hora antes da criança dormir.
No quarto dos adultos, também no aromatizador elétrico ou rechaud, pingue de 10 a 15 gotas dos óleos essenciais escolhidos que melhor se encaixam na ocasião, seja para dormir e relaxar ou apimentar a relação.

Com informações do site Personare

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Chocolate, uma deliciosa tentação



Alimento dos deuses. Assim o botânico sueco Carl Von Linne, lá no século 18, classificou a planta do cacau, Theobroma cacao. Muito tempo antes, segundo relatos de historiadores, os astecas já valorizavam as propriedades estimulantes da espécie. Entretanto, essa atuação foi, mais tarde, encarada pela igreja da Europa como obra de espíritos malignos, daí a denominação "Chocolate do Demônio".


O aroma, o sabor, a textura e o fato de derreter na boca são alguns dos predicados que tornam o doce simplesmente irresistível, sem contar as conotações positivas desenvolvidas na infância, em ocasiões especiais, como as festas de aniversário, que têm tudo a ver com o sentimento de acolhimento.


Existe também um conjunto de compostos capazes de desencadear sensações psicológicas similares àquelas provocadas por substâncias que causam vício. Os principais componentes são as metilxantinas, cafeína e teobromina, além das aminas, dos canabinóides, entre outros ingredientes, que juntos provocam uma espécie de "fissura".


Os carboidratos presentes no chocolate podem até mesmo aumentar a disponibilidade cerebral do triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, o neurotransmissor envolvido na regulação do humor e, portanto, nas sensações de prazer e bem-estar.


Não à toa, os "chocólatras" consideram-se "dependentes" e comparam o doce ao cigarro e a outras drogas. Na realidade, muitos usam o chocolate para combater a depressão, devido à sua capacidade de liberação de endorfinas e consequente melhora na liberação da tal serotonina.


Há quem equipare as sensações trazidas pelo alimento com o prazer sexual, isto é, com um afrodisíaco.


Entretanto, existe o lado negativo, que está ligado à compulsão e ao uso do doce como um remédio que acaba com a ansiedade, a depressão e a carência de afeto. Nesse caso é preciso intervenção médica e um tratamento que inclua psicoterapia, medicação antidepressiva, orientação alimentar e a prática de atividades físicas.


Dentro de um contexto saudável, o chocolate é muito bem-vindo. Aliás, o consumo de 30 gramas por dia do tipo amargo traz efeitos positivos para o sistema cardiovascular. Assim, não é preciso bani-lo da dieta, mas saboreá-lo de forma equilibrada.

Com informações do site Saúde

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Produtinhos que não devem faltar na sua nécessaire



Os esmaltes e suas cores intensas ganham destaque do visual assim como penteados elaborados e make poderosa. Mas para manter as unhas e mãos em dia, alguns cuidados são necessários, pois o ressecamento e fragilidade podem destruir qualquer cobertura de peso, como Chanel ou cosméticos com alta tecnologia, como por exemplo, o Mavaderma Stimule La Croissance Des Ongles, da Mavala. Trata-se de um óleo nutritivo rico em proteínas que estimula o crescimento das unhas. Penetra pelos poros para alimentar na sua raiz e estimular seu crescimento.

Depois de pintadas, as unhas merecem ainda outros tratamentos que as mantêm pintadas e com cutículas hidratadas por mais tempo. A Cera Nutritiva da Granado é uma das boas opções para gantir maior durabilidade da ida à manicure. O produto é uma combinação cereais associada ao leite de aveia com silicones, que promovem hidratação e maciez.
Com informações do site Puretrend

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Os mitos contados pelas avós



Os mitos que as vovós e outras histórias que ouvimos repetidas vezes, passam a ser consideradas verdades. Tome cuidado com aquelas que podem afetar sua saúde e evite transmiti-las às futuras gerações.



"Creme dental é ótimo para tratar queimaduras"

Quem passa pasta de dente na pele afogueada sofre em dobro: primeiro para espalhar o creme, depois para retirá-lo da cútis sensível. "O ideal é não aplicar nada sem a orientação de um médico. A pessoa pode se surpreender negativamente com os efeitos de certos produtos", avisa Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O mesmo vale para clara de ovo, borra de café, manteiga.



"Manga com leite faz mal"

No Brasil colonial, os senhores de engenho não queriam que os escravos tomassem leite, um artigo caro à época. A manga, por outro lado, era abundante. Daí surgiu a lorota de que misturá-los não seria bom para o estômago. "A manga é rica em antioxidantes e o leite é a nossa principal fonte de cálcio. Juntá-los não traz nenhum problema", libera a nutricionista Elaine Rocha de Pádua, da Universidade Federal de São Paulo.



"Água com açúcar acalma os nervos"
Os grãos adocicados até induzem a liberação da serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem-estar. Mas a reação não é tão ligeira assim. "É muito mais válido e saudável oferecer um chá de camomila ou um fitoterápico à base de maracujá", sugere a nutricionista Elaine Rocha de Pádua.



"Chocolate causa espinhas"

O cacau, matéria-prima do produto, não é responsável pela acne. "Alguns estudos mais recentes relacionaram o problema com derivados do leite e alimentos adocicados em geral", diz a dermatologista Denise Steiner. Se você é daqueles que comem chocolate e veem a pele pipocar, invista nos meio amargos, com menos gordura e açúcar.



"Soprar o machucado faz a dor passar mais rápido"

Quando a criança rala o joelho, é comum alguém assoprar a ferida na tentativa de aliviar a chateação. Mas essa atitude é até perigosa: "Ao fazer isso, você está jogando diversas bactérias para dentro da lesão", adverte o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, da Sociedade Brasileira de Pediatria. Nesse caso, a velha dupla água e sabão é a melhor pedida.



"Ler no escuro estraga a vista"

Isso cai por terra ao primeiro olhar mais atento. "Na pior das hipóteses, ler no escuro causa fadiga ocular e dor de cabeça, o que pode ser resolvido com uma boa iluminação local", garante o oftalmologista Omar Assae, do Hospital Cema, em São Paulo. Em situações de pouca luminosidade, a pupila se dilata e a profundidade do foco fica reduzida. Mas esse esforço para enxergar as letrinhas não vai se transformar em miopia.



Com informações do site Saúde


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Filé de salmão com purê de batata no microondas




Para deixar o seu dia ainda mais prático, que tal almoçar salmão com purê de batatas, tudo feito no microondas? O preparo leva cerca de 30 minutos e o resultado é uma comidinha simples e cheia de sabor. Confira o passo a passo. 

Como fazer filé de salmão no microondas:

Ingredientes
1kg de filé de salmão dividido em partes
Sal (a gosto)
4 dentes de alho espremido
Salsinha picada (a gosto)
Suco de 2 limões
1 xícara (cha) de azeitonas verdes cortadas em rodelas
4 unidades de tomate concassé picado
4 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo
Tempere os filés de salmão com sal e alho. Leve o salmão ao microondas, coberto com filme plástico PVC, em potência alta por 5 minutos. Em uma vasilha, junte  o azeite com azeitonas e tomate e acerte o sal. Salpique sobre o peixe quando retirar do micro-ondas.

Como fazer purê de batata no microondas:

Ingredientes
3 unidades de batata lavada média
1/2 xícara de leite
Sal (a gosto)
1/2 colher (sopa) de manteiga
Pimenta (a gosto, se preferir)

Modo de preparo

Corte as batatas em cubos de 2cmx2cm e coloque em um recipiente com água e sal. Leve ao microondas, coberto com filme plástico PVC, por 25 minutos, ou até a batata ficar macia. Amasse grosseiramente com o garfo, junte o leite, a manteiga e acerte o sal. 

Receita do site GNT

terça-feira, 23 de abril de 2013

Pratique exercícios físicos de forma moderada



O equilibro é fundamental em diversas situações do dia a dia, inclusive na prática de atividade física. O excesso de exercícios pode transformar o que seria um hábito saudável em um grande risco para o corpo, não só para a musculatura, como também para o sistema cardiovascular.

“O exagero é o que chamamos de síndrome do excesso de treinamento, quando a pessoa treina sem parar para ter resultados melhores, o que na maioria das vezes não acontece”, alerta o cardiologista e especialista em medicina do esporte Nabil Ghorayebx.

Foi o que aconteceu com Priscilla Nasrallah, de 31 anos. Em novembro de 2012, ela começou a perceber que seu corpo já não estava mais respondendo aos treinos e decidiu ir ao médico. “Eu nunca tinha competido e, do nada, decidi que queria ser triatleta. Treinava duas vezes por dia, todos os dias, e buscava um resultado rápido. Às vezes, achava que estava só com preguiça, mas a verdade é que meu corpo não estava mais aguentando”, lembra.

De acordo com o médico Nabil Ghorayeb, por causa do excesso de treinamento, começam a ocorrer mudanças no organismo do paciente. “O corpo passa a produzir hormônios de uma maneira errada. Além disso, o coração fica acelerado o tempo todo, mesmo em repouso”, afirma. As consequências começam a aparecer também no dia a dia e o paciente pode começar a ficar mais irritado, com insônia e até com a imunidade mais baixa.

“Com a defesa mais baixa, ele começa a ter mais facilidade para pegar infecções. Outro problema é em relação ao sangue, que pode ficar mais grosso, o que pode levar a um infarto do miocárdio ou a um derrame cerebral, por exemplo. Além do risco de arritmia e até parada cardíaca”, ressalta o médico. Fora isso, o atleta começa a perder rendimento e, por isso, passa a se cobrar cada vez mais. “É algo inconsciente. Ele faz um tempo ótimo e acha que está mal”, exemplifica Nabil.

Segundo a psicóloga Leila Cury Tardivo, a vontade de fazer cada vez mais exercício físico pode ser comparada a uma compulsão. “É uma atitude repetitiva associada a uma ideia obsessiva de querer ficar forte ou magro. Então a pessoa “vicia”, o que pode trazer danos também para sua saúde mental”, explica. Leila esclarece ainda que uma das causas do excesso de exercício pode ser uma distorção da imagem que a pessoa tem de si mesma. “A pessoa não se vê com o corpo bonito, então é como se ela tivesse uma ordem na cabeça dizendo para não parar”, diz a psicóloga.

No caso de Priscilla, essa cobrança e o estresse foram duas grandes dificuldades. “A orientação médica era para que eu parasse, mas eu não conseguia. A cabeça influenciava muito e eu ficava me cobrando, pensando que precisava treinar”, lembra. Segundo Gustavo Magliocca, médico do esporte que acompanhou o tratamento de Priscilla, o problema do excesso pode se agravar ainda mais por causa de maus hábitos alimentares, privação do sono e também erros nas cargas do exercício.

“Para um organismo não bem controlado, o excesso pode gerar uma fadiga, que pode ser uma simples dor muscular de 2 horas ou até um quadro que dura 2 semanas”, explica Gustavo. Por causa da diminuição da imunidade, Priscilla acabou desenvolvendo uma pielonefrite, infecção no trato urinário. “Fiquei internada na época”, lembra.

Para reverter o quadro, o tratamento é “parar tudo”, como explica o cardiologista Nabil Ghorayeb. “Tem que recomeçar quase do zero. Nesse momento, é importante ter um educador físico qualificado e também acompanhamento médico”, recomenda.

Priscilla, que está em processo de recuperação desde dezembro de 2012, conta que já voltou a se exercitar, mas em um ritmo bem menor. “Quando voltei a correr, não conseguia. Era um desespero porque estava acostumada a correr 9 km e não conseguia mais correr nem 3 km”, lembra.

Seja na recuperação da síndrome de excesso de treinamento ou na atividade física do dia a dia, a dica principal é sempre dar um descanso ao corpo. “Toda pessoa que começa um exercício físico, deve ter uma meta gradual e progressiva para evitar lesões e outros quadros mais graves”, alerta o médico do esporte Gustavo Magliocca. Segundo ele, quanto mais intenso for o treino, maior deve ser o período de descanso e intervalos.

Para o cardiologista Nabil Ghorayeb, a principal recomendação é sempre praticar atividade física, qualquer que seja, com orientação e moderação. “Tem que ter limite nos treinos e também no descanso”, defende o médico.

Em relação à saúde mental, a psicóloga Leila Cury Tardivo explica que há um trabalho de recuperação que pode envolver psicoterapia e até acompanhamento de um psiquiatra. “Tem que entender o que a pessoa está buscando, qual o tipo de perfeição que ela quer. Às vezes, o tratamento é feito inclusive com antidepressivos”, diz.

Ainda se recuperando, Priscilla alerta que o mais importante é sempre prestar atenção aos sinais que o corpo dá. “É fácil ignorar porque a gente sempre quer se superar, mas o corpo fica debilitado e não pode deixar a cabeça passar por cima disso”, aconselha. Ela diz que ainda tem dificuldade de entender que o corpo ainda está em recuperação. “É complicado. Mas não posso fazer o exercício físico virar uma obrigação. Se você não for um atleta, tem que ser sempre um prazer”, conclui.

Com informações do site G1

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Óleo de copaíba e Linhaça para previr doenças



Para quem tem problemas de colesterol ou sofre com os efeitos da TPM e da menopausa? Esses problemas podem ser reduzidos de uma forma natural, por meio do óleo vegetal de Copaíba e do óleo de semente de Linhaça. Além desses benefícios, os produtos também possuem efeito anticancerígeno e anti-inflamatório, sendo indicados para combater dores de garganta; processos inflamatórios; dores musculares e reumáticas; e cicatrizações de feridas, psoríase e eczemas.

O óleo de Copaíba é extraído do tronco da árvore Copaifera sp., encontrada na Floresta Amazônica e também em outras regiões do Brasil, tais como: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Pará, São Paulo, Paraná e nas regiões mais úmidas do Nordeste. Apesar de estar presente em vários estados brasileiros, a Copaifera ainda é muito pouco conhecida. O óleo vegetal é produzido dentro desta árvore, que na natureza funciona como um mecanismo de defesa contra pragas naturais, como o cupim, por exemplo. É como se a árvore fabricasse seu próprio remédio e, por esta propriedade, esse óleo tem sido muito importante para a ciência. O óleo de copaíba pode ser utilizado em mais de 50 tipos de doenças, ganhando respaldo científico de universidades, como a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que estuda os efeitos da copaíba há 10 anos.

Vale lembrar que o óleo vegetal de Copaíba pode ser utilizado em massagens, para amenizar dores. Além disso, quando usado em conjunto com o óleo essencial de Copaíba, potencializa ainda mais o efeito da substância. Em algumas regiões do Amazonas as pessoas costumam tomar diariamente uma colher de sopa do óleo vegetal de Copaíba para alcançar esses benefícios, apesar da prática ainda não ser muito comum nas grandes cidades.


Já o óleo de semente de Linhaça possui alto índice de gorduras insaturadas (poli-insaturadas e monoinsaturadas), como ômega 3, 6 e 9, sendo uma das mais ricas fontes de ácidos graxos, que protegem o coração e os vasos sanguíneos. A linhaça ainda contém 27 componentes anticancerígenos - como a lignana, que ajuda a evitar a formação de tumores. A linhaça contém, por exemplo, 100 vezes mais lignana que outros grãos integrais.

O óleo de semente de Linhaça tem um sabor suave e levemente amargo, podendo ser utilizado em saladas e pratos frios. Essa substância também possui efeitos anti-inflamatórios, sendo indicada no tratamento de artrites, artroses, dores musculares e dermatites, entre outros benefícios.

Como possui substâncias parecidas com os estrogênios (hormônios femininos), a Linhaça ainda melhora a absorção de cálcio pelo organismo, prevenindo a osteoporose. É antioxidante e também regulariza o funcionamento intestinal.
Além disso, outros óleos vegetais também podem ser benéficos para a saúde. O óleo vegetal de Amêndoas Doces é rico em minerais, vitaminas e proteínas, sendo indicado para peles secas, sensíveis e irritadas. Rico me vitamina A, B, D e F, além da lecitina, possui propriedades antioxidantes e também é usado na prevenção de estrias. O óleo de Amêndoas Doces pode ser utilizado em sessões de massagem ou para hidratação da pele após o banho.

O óleo vegetal de Semente de Uva também previne estrias, principalmente aquelas adquiridas depois da gravidez. Além disso, costuma ser eficaz em tratamentos de combate á celulite. Possui uma textura fina e é facilmente absorvido pela pele, deixando-a com um toque acetinado. Juntamente com os óleos essenciais, o óleo vegetal de Semente de Uva pode ser usado em massagens.

Uma dica de receita: misture em um recipiente 30 ml de óleo de semente de uvas, com 30 ml de óleo de amêndoas doces, e pingue 14 gotas do óleo essencial de Lavanda e 10 gotas do óleo essencial de Tangerina. Mas lembre-se que todos os óleos cítricos - como o de Tangerina - são fotossensíveis e, por isso, você não deve se expor ao sol por até 24h após o uso.


Os óleos essenciais não podem ser aplicados diretamente na pele, pois causam reações alérgicas ou queimaduras. Por esse motivo, é necessário utilizar substâncias que diminuam sua concentração, que também são chamadas de "carreadores" - função assumida pelos óleos vegetais, como o de Copaíba, Amêndoas Doces ou Semente de Uva.

Dê preferência aos óleos vegetais prensados a frio, ricos em ácidos graxos insaturados e isentos de conservantes ou emulsificadores. Essas informações geralmente vêm no rótulo dos produtos. Esses óleos possuem propriedades que favorecem a absorção dos componentes químicos dos óleos essenciais, quando os aplicamos na pele.

Já os óleos minerais são largamente utilizados em produtos cosméticos, pelo seu baixo custo. No entanto, esse produto obstrui as glândulas de excreção da pele e, quando usado em conjunto com os óleos essenciais, também interrompe todo o seu efeito terapêutico.

Além disso, lembre-se sempre de consultar um profissional especializado, para saber mais a respeito dos óleos vegetais.
Com informações do site Personare

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vai mudar a cor dos cabelos? Confira antes nossas dicas




Quem adora mudar a cor dos cabelos já teve que de encarar alguns dilemas em relação àtingimento dos fios. Confira uma série de dicas importantes da qual todas as mulheres devem saber antes de colorir as madeixas, pois tintura é coisa séria, todo cuidado é pouco.
É importante saber primeiro, que existe uma diferença ente produtos com e sem amônia na formulação. A amônia, que é base de muitas tintas, pode causar irritações nas vias nasais e há um incômodo com o cheiro forte.

A substância é responsável por atuar na escama dos fios, o que possibilita que a cor penetre e se fixe. Já os produtos livres de amônia, como tonalizantes e cremes, não atuam nas escamas dos fios, e saem dos fios com o passar do tempo, não sendo necessário esperar o cabelo crescer para fazer outra aplicação. A vantagem é que estes produtos agridem menos os fios do que a tinta convencional.

Se você fez alisamento ou relaxamento, não pinte o cabelo no mesmo dia. Algumas técnicas já agridem muito o cabelo, e as hidratações não costumam prevenir os danos de uma tintura nesse momento. O resultado são pontas duplas, fios ressecados, quebradiços e opacos. É preciso aguardar o período de 15 dias entre a defrisagem ou permanente e a coloração.

Também prefira optar por produtos livres de amônia para causar menos danos aos cabelos. Alguns tipos de tinta não são compatíveis com alguns tipos de relaxamento, por causa da química da formulação, por isso, antes de fazer em casa, prefira consultar um profissional.

Não tenha receio de que o uso frequente de tintura faça cair os cabelos. A coloração não atinge a raiz dos fios, que é a responsável pelo crescimento. No entanto, o uso continuado de tinturas pode afetar a haste do fio causando a perda do brilho e quebra dos fios, pois a tinta altera propriedades da queratina, um protetor natural dos fios. Por isso, opte por produtos que são enriquecidos com condicionadores e nutrientes que ajudam a blindar e fortalecer os fios durante o processo da coloração.

A coloração pode ser usada em cabelos naturais, com mechas e coloridos, mas no caso de clarear uma coloração é necessário fazer uma descoloração antes para eliminar a cor dos cabelos coloridos e só então aplicar nova nuance. A descoloração é um serviço muito técnico e deve ser realizada por um profissional. Cada caso exige uma aplicação de tom para neutralizar a cor. O melhor é esperar duas semanas antes de partir para uma cor diferente.

Descolorir os fios, só com um profissional. O uso de produtos e de técnicas associadas a descoloração pode resultar em catástrofes. Pessoas que fazem relaxamento, progressiva ou usam algum produto que tenha a base química, devem evitar o uso de descolorante, por exemplo. Quem quer ser loira platinada precisa ter cuidado redobrado.

Cuidado também com os xampus antirresíduo. O antirresíduo tem a função de eliminar impurezas e substâncias químicas que danificam os cabelos. Vale lembrar que o recomendado é usar esse tipo de produto para limpeza profunda a cada 15 dias. Com intervalo menor do que isso, ele pode acelerar o desgaste da coloração e, mais do que isso, os fios podem perder nutrientes, ficar opacos, ressecados e quebradiços.

As tinturas também podem causar reações alérgicas em algumas pessoas. O ideal é fazer os testes recomendados nas embalagens. Outra medida importante para evitar irritações é não deixar a coloração agir por mais tempo do que o prescrito, fazer misturas caseiras, guardar o produto que sobrou no frasco ou utilizar itens não indicados pelo fabricante durante o preparo.

Existem casos em que os efeitos da tintura se manifestam após dias ou só na reaplicação. É a chamada alergia por sensibilidade. Se observar alguma coceira, vermelhidão ou queda de cabelo, consulte um dermatologista. Caso você note alguma anormalidade durante a aplicação, lave a cabeça imediatamente em água corrente e xampu neutro e procure um médico. Uma boa dica é evitar tintas com excesso de amônia na composição.

Para colorir os fios brancos, tanto as tintas quanto os tonalizantes são eficientes. Mas os cabelos brancos e os grisalhos sofrem, além da perda de pigmentação, uma perda na densidade do fio. Assim, a chance de os fios ficarem quebradiços é muito maior, o que é agravado com o uso de tinturas com amônia na fórmula. No entanto, a penetração da tinta nos cabelos brancos é melhor. Já a utilização de tonalizantes vai demandar muitos retoques, pelo menos a cada quinze dias.

Atenção futuras mamães, vocês devem passar longe das tinturas pelo menos durante os quatro meses iniciais da gestação. 

Com informações do site Vila Mulher

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dicas de meditação



Muitas dúvidas podem surgir quando começamos a prática da Meditação. Afinal, nossa sociedade ocidental sabe muito pouco deste hábito tão precioso e por isso acabamos fantasiando que podemos fazer algo errado ao praticá-lo. A verdade é que os questionamentos costumam surgir sempre exatamente quando encaramos o desafio. As perguntas mais frequentes são: "qual é o melhor lugar para eu ter uma boa Meditação?" e "como encontrar a posição mais adequada para meu corpo?".

Quando comecei minhas práticas sozinha, a única coisa que tinha em mente era a certeza de um propósito legítimo de querer realmente viver o estado meditativo. Silêncio mental era algo que eu nem conseguia imaginar ter algum dia. Mas, mesmo assim, determinei que antes de dormir eu me sentaria em minha cama, com as pernas cruzadas, em posição de lótus, e com uma música suave tentaria relaxar.

Devo assumir que foi muito difícil. Primeiro porque meu corpo doía, minhas pernas ficavam dormentes e todo esse desconforto fazia com que eu não conseguisse parar de pensar nele. Além disso, todo tipo de pensamento vinha à minha mente, sem parar, dando muita aflição. Como não conseguia silenciar, comecei a arranjar todo tipo de desculpa e aí surgiram as dúvidas: "será que minha cama era mesmo adequada para a Meditação?". Afinal, naquele lugar eu dividia o sono e muito mais com meu marido.

Reprovava sempre o local escolhido, mas mesmo assim não achei, naquele momento, outro lugar mais tranquilo. Sem opção, me mantive assim durante alguns meses. Com o tempo senti vontade de tentar meditar pela manhã também, e percebi que era bom acordar e me preparar para o dia de forma otimista. Sentir meu corpo, mentalizar e ter a intenção de silenciar a mente estava me ajudando a ficar mais tranquila no dia a dia. O efeito era real, mas ainda difícil de realizar.

Com o tempo, a necessidade de ter um pequeno espaço só meu ficou muito forte. Aproveitei e coloquei minha criatividade para fora, transformando o espaço entre o criado mudo e a parede do lado em local para meditar. Com um pequenino tapete e um banquinho de madeira, para minhas pernas doerem menos, defini o espaço de Meditação em minha casa. Ali sentada me sentia separada de todo o resto do mundo. Quando me dei conta, o meu lado da cama tinha se tornado um lugar especial até mesmo para minha família. Todos acabavam indo para lá quando as coisas não iam bem. Foi curioso, as pessoas diziam que por alguma razão inexplicável relaxavam e muitas vezes sentiam sono.

Com o tempo, percebi que a repetição de estar no mesmo lugar e na mesma posição corporal fazia a minha mente aceitar mais rapidamente que naquele momento diário eu deveria me observar e silenciar. Tudo ficava cada vez mais fácil, levando em consideração que em alguns dias era simplesmente impossível acalmar meus pensamentos. Quando viajava, escolhia um canto do novo quarto e só de me imaginar em minha casa e me sentar na mesma posição, conseguia realizar mais facilmente o exercício.

Hoje tenho um novo quarto, mas mantive a prioridade de ter um pequeno canto para Meditação neste ambiente. Lá mantenho sempre o mesmo tapete, uma almofada, pois minha pernas não doem mais, e um vaso com flores naturais que me ajudam a constatar o silêncio da natureza em constante ação. Ver as plantas nascerem, abrirem suas pétalas e depois morrerem me aproxima da sabedoria de que a única coisa permanente na nossa vida é a impermanência. Admirar sua beleza me traz uma agradável sensação que me leva ao amor incondicional rapidamente. Isso é tudo que preciso ter neste altar para me reequilibrar através da Meditação e do contato mais profundo comigo mesma, pois compreendi que o meu corpo é também o meu templo. Nestes anos de prática, aprendi a aceitar que cada momento é diferente do outro. Em alguns dias o exercício de meditar fica ainda mais profundo e em outros preciso ler palavras de sabedoria para silenciar minha mente.

Espero que com este relato eu tenha levado você a entender o quanto é importante ter "o seu lugar" especial para silenciar sua mente e escutar suas respostas. Ele realmente pode lhe ajudar muito e deve ser exatamente onde você achar mais adequado. O que importa é a sua determinação em fazer dele "o lugar". Sentado ali, no chão, no banquinho, na almofada, na cama, numa poltrona ou cadeira ou com os pés apoiados, está valendo.

Devo ressaltar que quando estamos deitados nossa mente naturalmente entende que devemos adormecer. Por isso, deitar na cama pode não ser muito produtivo para quem quer viver a experiência de um estado de consciência alterado/meditativo.

Devo deixar claro que essa é a minha compreensão e experiência em relação à "Meditação do Bem-Estar" com a qual trabalho. Existem inúmeras técnicas, mas tudo depende de seu comprometimento e determinação em primeiro lugar. Cada pessoa se identifica com uma maneira específica, que pode ser usada como ferramenta auxiliar para entrar no estado meditativo.

Mas meditar é se sentar e mais "nada". Não importa realmente qual técnica vai usar, qual postura vai adotar ou em qual lugar vai fazer. O que interessa é a sua determinação para conseguir meditar cada vez mais profundamente e colher com isso todos os benefícios destes momentos. O importante é se entregar e, aos poucos, se sentir avançando no propósito.

Dicas para montar seu espaço de meditação:

Escolha um local em sua casa que seja mais tranquilo e reservado.

Coloque uma cadeira, se tiver dificuldade ou não quiser se sentar no chão, uma almofada ou um pequeno banco no qual você possa estar bem confortável. A ideia aqui não é tentar fazer posturas difíceis. Basta tentar manter sempre sua postura alongada e ereta.

Se quiser, coloque uma flor no ambiente, a cor branca pode lhe ajudar a promover a paz desejada; uma imagem especial que remete à natureza; e, dependendo da sua crença, a imagem de um santo, mestre ou guru. Pode ser também um coração, uma pedra ou apenas nada. Qualquer objeto servirá só de inspiração, o importante é entrar em contato com o seu eu interior.

Se achar agradável e possível, coloque um tapete para apoiar seus pés e mentalmente delimitar seu solo especial.

Caso goste, tenha por perto uma música ou mantra que deixe você mais tranquilo, o som pode ser muito relaxante.

Com o seu lugar definido, sente-se. Não precisa fazer mais nada, nem pensar! Isso inicialmente será desafiador, pois a mente fala muito. Se precisar, coloque sua atenção numa imagem, na repetição continua de um Mantra . Ex: repita sem parar em voz alta, e aos poucos, passe a repetir apenas mentalmente "Eu Sou" ou "OM", foque na sua respiração livre, observe o silêncio das flores, aguarde com atenção o próximo pensamento e descarte-o ou apenas ouça a música sem julgamento. Encontre a sua fórmula, mas não desista nunca. Não importa o tamanho da dificuldade. Recomece todos os dias como se fosse o primeiro. Pois ele será diferente sempre. Só com o seu propósito definido você encontrará o seu próprio bem-estar.

Com informações do site Personare

terça-feira, 16 de abril de 2013

Bolo de caneca



Bolo de caneca, além de ter um visual superfofo e convidativo, é uma receita tão prática e e fácil que até crianças podem preparar.

A seguir, uma receita bem prática e saborosa. Para servir em eventos especiais, todos vão amar e achar um charme!

Ingredientes

1 gema
6 colheres (sopa) de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) de fermento em pó
1 clara batida em neve
Modo de preparo
Em uma tigela coloque a gema, o leite condensado, a margarina, o leite, o chocolate em pó e bata por 3 minutos.

Acrescente a farinha, o fermento e misture bem.

Junte a clara em neve e incorpore à mistura.

Distribua nas canecas, asse no micro-ondas em potência alta por 3 minutos ou em forno convencional, preaquecido, a 180 ºC durante 25 minutos.

Decore a gosto.  

Se quiser, faça furos com um palito e despeje leite condensado misturado com o chocolate.  

Receita do site M de Mulher

Floresta geram bilhões para econômia atualmente




Quase um terço do mundo é coberto por florestas, que, além de trazer benefícios sociais e culturais, gera ganhos econômicos para o planeta. Os produtos florestais movimentam, de forma sustentável, cerca de US$ 468 bilhões, anualmente, para a economia global.

O dado é da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO e foi divulgado por Mario Ruales Carranza, presidente do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas - UNFF, durante a abertura da décima edição do evento, que acontece em Istambul.

Carranza lembrou também que as florestas garantem, atualmente, empregos formais para cerca de 60 milhões de pessoas, aumentando sua capacidade de subsistência e sua resistência a eventos climáticos.

A intenção de Carranza é chamar a atenção para o valor das florestas para a economia, fato que, segundo ele, não é tão reconhecido como as funções sociais, culturais e ambientais desse tipo de ecossistema.

"O que é menos reconhecido, mas igualmente importante, é que as exportações do setor madeireiro foram avaliadas em US$ 246 bilhões em 2011. Este é apenas um vislumbre do verdadeiro valor das florestas em termos das grandes contribuições financeiras desses ecossistemas para as economias locais, nacionais e globais", disse o presidente do UNFF.

A décima edição do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, que começou na segunda-feira da semana passada 08/04, vai até sexta-feira da semana que vem 19/04.

Com informações do site Viaje Aqui

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Estresse conheça esse vilão



Dentre as várias definições, o estresse pode ser considerado uma reação física a determinadas questões da vida capazes de alterar o equilíbrio interno do indivíduo. Está ligado a quatro sistemas do organismo humano, o esqueléticomuscular, o imunológico, o gastrointestinal e o cardiovascular. A reação física pode ser determinada pelo cansaço (físico e psicológico), gripe, gastrite, dores no peito, palpitações, e outras manifestações clínicas.

De acordo com o cardiologista Dr. Antônio Carlos Pereira Barretos, o principal fator que provoca o estresse é a sobrecarga no trabalho (acúmulo de tarefas), e a falta de organização e capacidade de distribuir as tarefas e funções. Os problemas considerados sem solução que as pessoas têm no dia-a-dia, também levam ao estresse. "O ideal é quebrar a rotina fazendo outras atividades ou exercícios físicos nas horas de lazer", aconselha o Dr. Barretos. Além do lazer, o Dr. Barretos fala que uma alimentação balanceada, rica em carboidrato e proteína, e pobre em gordura ajuda a prevenir o estresse. A gordura também pode causar outros malefícios para nosso organismo, principalmente para quem não pratica nenhuma atividade física. Doce deve ser evitado, só ingerido de vez em quando. O fast-food e as frituras devem ser substituídos por pratos leves, como frango acompanhado de salada, por exemplo.

Agitação, insônia, descontentamento com as questões do dia-a-dia, péssimo desempenho no trabalho e dificuldade para resolver simples problemas podem ser sintomas de um estressado. Segundo o Dr. Barretos, o especialista sempre ajuda, pois o psicólogo e o psiquiatra levam as pessoas a encontrar um caminho para a resolução de problemas. Mas vale lembrar que, para evitar uma consulta a um especialista, tentar se organizar identificando e resolvendo os problemas por etapas é outra saída.

Entretanto, é necessário explicar a questão do estresse visto como uma doença. O Dr. Barretos afirma que só é caso de doença se o estresse estiver somado a outros fatores de risco, como cigarro, sedentarismo ou má alimentação, podendo então provocar distúrbios cardiológicos. Além disso, como já foi citado, pode causar manifestações clínicas, como gastrite (devido à falta de apetite), dores no peito, palpitação (provocada pela descarga de adrenalina), e outras.

A estatística do estresse no Brasil é uma questão complicada, por não haver dados precisos. Sabe-se que o perfil que ainda lidera é o homem executivo, mas com o aumento de mulheres no mercado de trabalho, cresceu também o número de mulheres que sofrem do mal.

Todo tratamento, incluindo a duração e exercícios recomendados, varia de acordo com cada caso e com o nível de estresse apresentado pelo indivíduo. Segundo a Dra. Rebeca, há grande discussão sobre os exercícios ideais. Para ela, as atividades aeróbicas - caminhada, corrida, natação e bicicleta são mais eficazes. Mas há também um acompanhamento terapêutico, com técnicas de relaxamento, respiração, yoga, meditação, dança, e outras. "A atividade indicada depende das condições de cada paciente. Existem pessoas que conseguem se desligar mais facilmente dos problemas do que outras", fala a psicóloga.

Além do tratamento terapêutico, há a psicoterapia na qual agem em parceria o médico e o psicólogo, para os casos mais complexos. O uso de medicamentos deve ser sempre indicado por um especialista e também varia de acordo com cada caso, podendo ser tranqüilizantes, anti-depressivos, etc. "O tratamento para o estresse visa equilibrar relaxamento e preocupação. Os sintomas podem voltar dependendo das questões do dia-a-dia do indivíduo. Para isto, há uma reorientação", explica a Dra. Rebeca.

Prevenir o estresse não tem nenhum segredo, basta que se tenha uma boa qualidade de vida social, sabendo conciliar a tensão da rotina de trabalho, as horas de lazer e as atividades físicas.

Com informações do site Saúde

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sugestões para sua maquiagem durar muito mais durante o calor intenso



Com as ondas de calor, naturais no verão, a duração da maquiagem é constantemente ameaçada, resultando num tempo de duração bem reduzido dos produtos aplicados. Isso ocorre porque o nosso organismo está sempre equilibrando o calor do nosso corpo com a troca de energia térmica do ambiente. Quando o ambiente está mais quente, nosso sistema linfático entra em ação e produz mais suor, para tentar amenizar os danos que poderão ser provocados pela temperatura externa na nossa pele.

Entretanto, mesmo que as temperaturas não colaborem com a boa duração da maquiagem, existem casos em que ela é indispensável, seja no seu ambiente de trabalho ou até mesmo em alguma ocasião especial.

Para que a maquiagem fique intacta durante os dias mais quentes, atitudes simples devem ser tomadas a fim de prevenir que a mesma se desintegre ao decorrer do dia.

Mantenha a pele sempre limpa

A oleosidade, seja natural ou causada pelo calor, é uma das maiores vilãs da fixação dos produtos de maquiagem no rosto. Preveni-la é essencial! Além de uma boa hidratação, usando os produtos adequados para o seu tipo de pele, o uso do adstringente se torna de suma importância.

Antes de começar a usar os produtos, como base, corretivo ou pó, a preparação da pele deve receber uma atenção especial. Na hora de limpá-la, tonificá-la e hidratá-la para receber os cosméticos, use sempre água gelada, pois ela minimizará os poros de forma natural, e aliada aos produtos, potencializará os efeitos.

Use somente os produtos necessários

É claro que o objetivo é manter a maquiagemimpecável durante todo o dia, mas também não podemos esperar que sombras cremosas, glitterinadas ou bases de alta cobertura vão se manter em seus devidos lugares.

Para compor a sua maquiagem em dias mais quentes, dê prioridade apenas aos produtos extremamente necessários, como sua base, pó, blush e máscara para cílios. Utilizar um bom primer é muito interessante caso precise de um acabamento mais refinado, pois além de minimizar os poros, também fixará melhor os produtos em na pele.

Opte pela maquiagem mineral

A maquiagem mineral é a mais recomendada pelos especialistas, isso porque os produtos contam com minerais em sua formulação, que além de não obstruir os poros, promove um efeito anti-oleosidade evitando a formação de cravos e espinhas e mantém as cores dos cosméticos impecáveis na pele, causando um efeito natural que durará muito mais tempo!

Dicas importantes

Evite os produtos de alta cobertura em dias muito quentes, pois além de promoverem um visual carregado e um possível derretimento da maquiagem, eles são mais propensos para a obstrução dos poros, causando problemas de pele.

Protetor solar antes da maquiagem é indispensável! Mesmo que o produto conte com um FPS, ele sozinho não dá conta do recado, mas sim ajuda a potencializar o efeito. Use um produto próprio para a área do rosto.

Beber água é essencial, não só nos dias quentes, é claro. Além de hidratar o seu corpo por dentro, a água também o hidratará por fora, incluindo a sua pele.

Conserve seus cosméticos longe da luz, em local seco e arejado. Mesmo que ele esteja dentro do prazo de validade, fatores externos podem adiantar a deterioração do produto ou alterar sua cor e acabamento.

Com informações do site Portais da Moda


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Substituindo a carne vermelha para ganhar mais saúde




Vegetarianos ou não, algumas pessoas querem substituir a carne vermelha nas suas refeições sem perder os benefícios de proteína ricos nas carnes bovinas, por exemplo. Seja de vez em quando ou como estilo de vida, a carne vermelha pode ser substituída e você ganhará mais saúde, saiba como.



A substituição é clássica, quando a carne vermelha não entra no prato, o frango ou peixe são as melhores opções. Esses alimentos alternativos à carne têm nutrientes semelhantes ao da carne vermelha, tais como ferro, zinco, proteínas e vitamina B12. O lado bom é que as quantidades de colesterol e gordura saturada são bem reduzidas, o que deixa a refeição mais saudável.



No jantar, quem não quer abusar da carne vermelha pode saborear um ovo delicioso que é fonte de proteínas, vitaminas, minerais e ômegas 3 e 6! Para qualquer horário do dia, o omelete, receita típica e prática feita com ovo, é preparada batendo duas claras, uma gema e queijo branco.



Os vegetarianos adoram, mas é bom ficar alerta e variar o cardápio com outras fontes de proteína como feijão, lentilha, grão de bico, nozes e castanhas. A soja é uma leguminosa que tem a mesma quantidade de aminoácidos da carne vermelha, porém, o corpo não consegue absorver os nutrientes completamente. Um fato bom é que existem também bebidas à base de soja em diversos sabores, como morango e chocolate.



A Quinoa, grão originário da Bolívia e com alto poder nutritivo, é um alimento pouco conhecido, mas bem interessante por ser de origem vegetal e além de completo, não tem gordura saturada. O grão é fonte de proteínas, fibras e ômega 3 e por isso pode ser usado no lugar da carne, embora tenha menos ferro. É muito bom para saúde cardiovascular e pode ser usado em receitas de mingaus, saladas, massas, bolos, vitaminas e muito mais.



Os vegetais ver-escuros fazem muito bem para a saúde e por isso devem estar em todas as refeições diárias. A ideia é fazer uma salada com queijos, quinoa e até grãos de soja, seria a refeição ideal. Confira que vegetais comer para substituir a carne vermelha sem perder em qualidade de nutrientes: salsa, couve, agrião, rúcula, brócolis, espinafre e folhas de beterraba.
Você pode ter uma alimentação saborosa, sem ter carne vermelha no prato, sendo muito mais saudável para você e sua família.



Com informação do site Mundo das Tribos

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Frango com castanhas



Ingredientes:
450g de peito de frango sem pele (cru) - ou 1 e 1/2 unidade média
58g de cebola (crua) - ou 1 unidade pequena
15g de cebolinha (crua) - ou 1 colher sopa
120g de cenoura inteira (crua) - ou 1 unidade média
20g de castanha-de-cajú torrada (sem sal) - ou 10 unidades pequenas
6g de sal light - ou 1 colher chá
10ml de azeite de oliva (extra virgem) - ou 1 colher sopa

Modo de preparo:
Higienize adequadamente os vegetais. Pique a cebola, cebolinha e a cenoura.
Quebre as castanhas em pedaços.
Cozinhe o peito de frango e assim que estiver cozido, corte em pedaços.
Numa panela, refogue a cebola picada. Junte a cenoura, cebolinha e as castanhas, e deixe refogar. Acrescente os pedaços de frango e deixe pegar gosto.
Acerte o sal.
Desligue o fogo, regue com o azeite e sirva a seguir.

Receita do site GNT

terça-feira, 9 de abril de 2013

Montando um jardim vertical em casa




Eles são como os jardins comuns, só que planejados para paredes. “Surgiram em um momento em que espaços horizontais estão cada vez menores”, explica Bruno Esperança gerente da Esalflores, floricultura especializada em jardinagem residencial e empresarial.

Quando montados nas paredes, porém, exigem alguns cuidados diferentes, como a rega. Ela é fundamental para o jardim vertical, já que água da chuva tem pouca penetração devido à verticalização. Assim, ela pode ser feita manualmente, com regadores, ou por gotejamento. “Embora o nome assuste, gotejamento é um sistema extremamente simples, no qual uma pequena mangueira perfurada distribui gotas de água diretamente no substrato (espécie de terra onde a planta está fixada), mantendo a umidade, que é controlada por um temporizador”, diz Bruno. “Além disso, o porta-plantas precisa ter travas de segurança, para evitar cair em chuvas e ventanias”, acrescenta a paisagista e proprietária da Quadro Vivo, Gica Mesiara, uma das pioneiras em jardim vertical.

Qualquer planta pode ser utilizada em um jardim vertical. Mas atenção: “Não compre uma planta só por gostar do design dela, mas sim aquela que vai funcionar no seu local. Conheça, veja se ela sobrevive no vento, no sol, na sombra... E observe se seu espaço proporciona isso”, avisa Gica. “Fique atento também ao tamanho das plantas, escolha as pequenas e médias, que se adaptarão melhor na vertical”, conta Ralph Lago, técnico agrícola da Esalflores.

Se seu ambiente é interno, com meia sobra, aposte em bromélias, lírio da paz, aspargo, asplênio, euonymus e avenca, sempre observando o tamanho compatível com o jardim. Para áreas externas, com mais sol, aposte em liríope, cinerária marítima, ixória, brinco de princesa, érica, heras, lágrima de cristo, aspargo, gerânio e flores de época. “Há, ainda, a possibilidade de cultivar mudas de temperos, como: salsinha, manjericão, alecrim. Essa é uma excelente oportunidade para ter uma pequena horta economizando espaço”, diz Ralph.

Vale, na hora de comprar a planta, consultar um profissional (paisagista ou técnico agrícola), para receber a orientação sobre a instalação, regas e podas. Independentemente desses cuidados, é importante que o substrato seja à base de turfa, pois essa matéria orgânica vai ajudar no desenvolvimento da planta, retendo mais umidade que um substrato convencional.

São várias as formas de montar um jardim vertical. Para todas, você precisará de um especialista, pois é preciso chumbar a parede, impermeabilizar e criar o sistema de irrigação. Dá para fazer com blocos pré-moldados, sistema Green Wall Ceramic (peças de cerâmica que são fixadas na parede), treliças, fibras de coco, vasos e garrafas PETs. Nestes dois últimos, as raízes das plantas não se unem, sendo possível fazer sozinha. O técnico agrícola Ralph Lago ensina a técnica para a montagem do jardim com garrafas PET.

1. Escolha a parede
Este tipo de jardim (com garrafa PET) não é recomendado para locais em que o piso não possa receber umidade, pois, na maioria das vezes, não será possível centralizar o excesso de água em uma única saída.  No jardim de garrafas, a tendência é que a água caia no chão. O ideal é montá-lo em um local que tenha gramado ou área em que a água possa cair.

2. Escolha as garrafas e lave-as.
A quantidade de garrafas dependerá do tamanho do seu jardim. Lembre-se que elas ficarão uma ao lado e embaixo da outra.

3. Corte as garrafas
Faça um corte no meio de cada garrafa (suficiente para o plantio de uma muda) com o maior tamanho possível em um dos lados. Não corte as laterais da garrafa, caso contrário, o substrato vazará.

4. Plante
Para realizar o plantio, coloque dentro da garrafa, primeiro, algumas pedras e uma pequena camada de manta geotêxtil, que é um tipo de tecido para ajudar a drenar o jardim. Por último, coloque a planta e o substrato.

5. Fure a garrafa
No lado oposto, faça um pequeno furo ou até três furos do tamanho de um prego (para pingar e a planta não se afogar).

6. Fixe-as na parede
Escolha uma maneira para fixação das garrafas. Uma sugestão é pendurá-las em um varal, colocando as garrafas em sequência.

7. Cuide de sua planta
Você terá de regar e podar sua planta, conforme a necessidade dela.

Com informações do site M de Mulher

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dicas para começar uma dieta equilibrada



Começar uma dieta pode ser difícil e quanto mais radical o cardápio, maiores as chances de desistir no meio do caminho. A reeducação alimentar pode ser a solução para quem pretende iniciar um programa alimentar e segui-lo sem burlar as recomendações. Confira cinco dicas do nutrólogo André Veinert, para começar uma dieta saudável e equilibrada:

Estipule metas possíveis
Antes de qualquer atitude, você precisa assumir um compromisso próprio e estar ciente de que o processo consome tempo e exige dedicação. Aproveite a fase inicial para estipular metas possíveis a curto prazo e auxiliar na perda de peso. Procure comprar alimentos in natura, carnes e frutas frescas.

Não pule refeições
Para não burlar a dieta é preciso fazer de cinco a seis refeições por dia. Procure alimentar-se de três em três horas e não pule as refeições, o que fará você sentir mais fome e comer ainda mais em sequência. O café da manhã, almoço e jantar devem ser completos e nutricionalmente equilibrados, sem radicalismos. Entre eles inclua uma fruta, barrinha de cereais ou água de coco como lanche.

Faça trocas inteligentes
Dê preferência para a versão integral de alimentos como pães, massas e biscoitos. Isso não significa que o valor calórico será menor, mas os grãos integrais possuem alto teor de vitaminas e fibras, que auxiliam no controle da glicemia, colesterol e mantêm a sensação de saciedade por mais tempo. Evite queijos calóricos, como provolone, parmesão, gorgonzola, prato ou mussarela. Troque estas opções gordurosas por ricota, minas frescal light, ricota e cottage. Embutidos como o peito de peru ou peito de chester são carnes com menor valor calórico, mas contêm teor de sódio relevante, portanto, você pode comer, mas não deve exagerar. No almoço e no jantar, opte por carnes magras e grelhadas, como peito de frango, filé de peixe ou cortes de carne bovina ou suína.

Pratique exercícios físicos com regularidade
Investir na alimentação e exercícios físicos significa menos peso, menos estresse e mais disposição para garantir o corpo e saúde em dia, alcançando as metas e objetivos propostos no início do processo de reeducação alimentar. De início, procure fazer 30 minutos de caminhada para sair do sedentarismo. Se optar por frequentar uma academia, procure orientação profissional para encontrar os exercícios mais adequados ao seu preparo físico. Se você já treinou, mas estava parado, não tente recuperar o tempo perdido em alguns dias. Comece devagar e vá acrescentando dificuldades à rotina de exercícios.

Não abra mão de tudo
Se você não consegue pensar em um fim de semana sem sair para beber com os amigos, saiba que você pode consumir álcool, mas sem exageros. Na reeducação alimentar você acaba ingerindo quantidade menor de alimento, potencializando os efeitos tóxicos da bebida no organismo. Tenha cuidado com vinhos suaves e caipirinhas, que levam açúcar, e principalmente drinques com leite condensado, creme de leite ou xarope de glucose, já que estes ingredientes possuem muitas calorias, interferindo no processo de emagrecimento.  

Com informações do site GNT

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Tendências das Semanas de Moda devem fazer sucesso no verão 2014



Maquiagens inspiradas nos anos 60 com olhos marcados e cores vibrantes virão fortes para o verão 2014 e foram uma das tendências das passarelas das Semanas de Moda. O maquiador Junior Alves, do Studio Lorena, afirma o toque “sessentinha” é uma aposta certeira. “O próximo verão tem muito dos anos 90, mas com referências aos anos 60. O toque dos anos 60 fica por conta do olho estilo gatinho, enquanto os anos 90 estão representados com olho bem colorido em tons metalizados”, explica. Veja as dicas do maquiador para acertar na composição desse make:

Olhos

Sombras em tons metalizados de azul, verde e rosa estão em alta. Alves revela qual é sua combinação preferida: “Olho estilo gatinho preto com a sombra azul clara metalizada fica lindo!”, diz. A dica do maquiador para deixar a sombra ainda mais viva e aparente é passar o pincel por água antes da aplicação. “Molhar a sombra, além de exaltar a cor, facilita a aplicação e prolonga a fixação do produto”, explica.

As maquiagens sem sombra, só com delineador, também são uma boa pedida. “Os delineadores coloridos estão muito em alta, estiveram em todas as passarelas do mundo”, diz o maquiador. Com um traçado bem forte dá pra substituir o delineador pela já tão conhecida sombra. Independente se você vai usar sombra ou não, o essencial para esse make inspirado nos anos 60 é o olho estilo gatinho.

Boca

“A boca ganhará muito destaque nessa estação”, afirmar o maquiador Alvez. Segundo ele, as cores de batom certas são o rosa, o laranja, o vermelho tomate e o nude. Para quem gosta dos lábios bem vibrantes e chamativos, o gloss pode incrementar o make. “Deve haver um cuidado para não ficar colorido demais e com muito brilho”, ressalta ele.

Não se esqueça

Para o make ficar lindo, o primeiro passo preparar bem a pele e em seguida aplicar o blush com batidinhas leves só para dar uma cor. O maquiador indica blush em tons rosados.

Com informações do site Bolsa de Mulher

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Atividade física para os jovens, uma aliada do crescimento



De décadas atrás para cá, dois paradigmas com relação aos adolescentes foram quebrados. O primeiro é o de que problemas como diabete tipo 2, colesterol alto e hipertensão quase nunca atormentariam meninos e meninas. O segundo é o de que essa população não deveria nem pensar em levantar peso. "Hoje, muitos jovens obesos e sedentários chegam ao consultório com sinais dessas doenças", diz Maurício de Souza Lima, hebiatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo. "Uma das alternativas para evitálas ou ao menos controlá-las é justamente os enviar à academia", sentencia.



Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, confirma o efeito benéfico dos exercícios de força na prevenção do diabete. Após avaliar 1 053 voluntários entre 12 e 18 anos, os cientistas descobriram que músculos bem condicionados facilitam o trabalho da insulina, a responsável por tirar açúcar da circulação e colocá-lo dentro das células. Já braços e pernas fracos não raro vêm acompanhados de certo grau de resistência ao hormônio, indicativo de que a enfermidade está à espreita. "A massa muscular consome bastante combustível. Isso, fora diminuir as taxas de glicose, melhora a ação da insulina", explica o educador físico David Jiménez Pavón, autor do artigo. 



Em outro levantamento, o mesmo especialista revelou que bíceps, tríceps e companhia em forma estão associados a um bom funcionamento da leptina no corpo da garotada. "Essa substância regula o apetite. Portanto, ao menos em teoria, os treinos de força podem ajudar adolescentes a não comer além da conta", arremata Jiménez Pavón. Uma vantagem muito bem-vinda, principalmente quando se considera que, segundo a mais recente pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, 47% dos brasileiros entre os 12 e os 18 anos sofrem com sobrepeso. 



A malhação já foi acusada de deixar a molecada baixinha. E isso até acontece, mas não por causa dos movimentos em si, e sim devido a uma intensidade elevada demais. "O excesso de carga, não importa o tipo de atividade, causa microtraumas nos ossos, o que pode interromper o crescimento ou provocar deformações", avisa Vinícius de Mathias Martins, ortopedista do Hospital São Luiz, na capital paulista. "Sem contar que um corpo ainda imaturo fica especialmente sujeito a lesões se submetido a atividades pesadas", completa Isabel Salles, fisiatra e coordenadora do Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 



Na contramão, quando supervisionada por educadores físicos qualificados, a musculação ajuda no desenvolvimento saudável dessa turma. Tanto que a Academia Americana de Pediatria atesta que inclusive pré-adolescentes - se gostarem da modalidade, estiverem amadurecendo sem problemas e forem avaliados por um médico - podem frequentar as salas de ginástica. "Isso não quer dizer que eles precisem levantar peso. O importante é não ficarem parados. Vale pular corda, jogar bola, escalar árvore...", ressalta Maurício de Souza Lima. 



Os exercícios resistidos, na medida ideal, acarretam benesses para o esqueleto que se estendem à vida adulta. "Essas atividades aumentam a densidade óssea, diminuindo o risco de, no futuro, o indivíduo ter osteoporose", ensina Christiano Bertoldo Urtado, fisiologista da Unicamp. Isso sem falar que deixam a musculatura equilibrada, trazendo uma melhor coordenação e afastando as contusões. 



Só fique de olho se o adolescente vai à academia pelas razões certas - ou seja, pelo bem-estar e por se divertir com outras pessoas. Dar muita atenção à estética, nessa fase, costuma terminar em exageros que, como você viu, não fazem nada bem. E, de quebra, contribui para disseminar o conceito errado de que a musculação sabota o desenvolvimento. Muito pelo contrário. 


Existem jovens que não gostam das práticas oferecidas nas academias. Nesses casos, forçá-los a entrar nesse ambiente só trará um vínculo negativo com os exercícios. "Dá para fortalecer a musculatura com atividades específicas dentro do esporte favorito de cada um. Basta um bom orientador", garante Christiano Bertoldo Urtado, fisiologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista.


Efeito nos músculos: 



Cérebro treinado
A musculação e outras atividades físicas estimulam na hipófise - estrutura no meio da massa cinzenta - a produção de GH, que é o hormônio do crescimento.


Uma viagem pelo corpo
O GH, então, perambula pela circulação sanguínea até chegar ao fígado. Lá, manda esse orgão fabricar IGF, um hormônio que, entre outros destinos, vai aportar nos músculos. 



Musculatura desenvolvida
O IGF, ao chegar a esse tecido, patrocina o crescimento de suas fibras. Além disso, novas células são criadas na região, deixando a musculatura mais comprida. 

Efeito nos ossos:


Esqueleto em obras
O hormônio GH e o próprio trabalho dos músculos ativam os osteoblastos dentro do disco epifisário, uma espécie de cartilagem localizada no interior dos ossos longos dos jovens. 


Construção do arcabouço
Os osteoblastos, aí, calcificam aos poucos parte dessa cartilagem, aumentando o tamanho dos ossos no sentido longitudinal.

Com informações do site Saúde

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mosaico de gelatina com leite de coco



Mosaico de gelatina com leite de coco, uma sobremesa refrescante e saborosa para deixar sua quarta-feira mais gostosa e colorida.

Ingredientes:
. 4 embalagens de gelatina de sabores diferentes
. 1 lata de leite condensado
. 1 lata de creme de leite
. 200 ml de leite de coco
. 1 envelope de gelatina em pó.

Modo de preparo:
Prepare cada sabor de gelatina separadamente com metade da água pedida na embalagem.
Coloque em refratários e leve à geladeira até firmar.
No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o leite de coco e a gelatina sem sabor preparada de acordo com as instruções da embalagem.
Em uma fôrma com furo central, levemente untada com óleo, despeje o creme e espalhe as gelatinas cortadas em cubos.
Leve à geladeira até firmar.
Na hora de servir, desenforme e sirva em fatias.

Receita do site M de Mulher

terça-feira, 2 de abril de 2013

Música para aumentar a capacidade mental




Quem gosta de música clássica tem mais um motivo para colocar Vivaldi nos fones de ouvido: quando a música é do tipo inspiradora, alegre, ela ajuda a concentração.

Pelo menos é o que concluiu um experimento feito com 14 adultos publicado este mês no periódico “Experimental Psychology”.

Aos 14 participantes foi dada uma tarefa que exigia alguma concentração: eles deveriam observar uma tela de computador e pressionar a barra de espaços quando surgisse um quadrado verde.

A tarefa foi repetida em várias condições: em silêncio, e ouvindo os quatro concertos de Vivaldi, “As Quatro Estações”. Ao mesmo tempo que o tempo de resposta era medido, a atividade cerebral era registrada usando eletro-encefalograma.

Os resultados apontaram que, ao ouvir a música do concerto “Primavera”, o tempo de resposta médio era o melhor: 393,8 milissegundos, contra 408,1 milissegundos quando a tarefa era feita em silêncio.
Outro dado interessante foi que o concerto “Outono”, mais sombrio e lento, causou um aumento no tempo de resposta, para 413,3 milissegundos.

O psicólogo Dr. Leight Riby apontou que a inspiração de “Primavera”, que evoca sentimentos positivos nos ouvintes, além de melhorar a performance geral, causava um aumento exagerado na área do cérebro responsável pelo processamento emocional.

Segundo ele, “o estudo evidencia que há um efeito indireto da música sobre a cognição que é criado pelo humor, estado de alerta, e emoção. O experimento mostra que a capacidade cognitiva melhora quando estímulos prazerosos e excitantes são acrescentados”.

Com informações do site Hypescience

segunda-feira, 1 de abril de 2013

As plantas e seu poder fitoterápico








A preparação dos medicamentos fitoterápicos é feita com matérias-primas como caules, raízes, folhas, flores, frutos e sementes. Segundo especialistas, o Brasil possui uma flora medicinal muito abundante e diversificada no planeta, com aproximadamente 55 mil espécies registradas. A quantidade de plantas é muito grande, mas é necessário que seja feito o uso correto dessas substâncias para tratar as doenças.

A fitoterapia ajuda no combate de doenças infecciosas, disfunções metabólicas, alergias, distúrbios psicológicos e muitos outros. Os especialistas afirmam que os medicamentos fitoterápicos podem se usados desde recém-nascidos até idosos. Entretanto, o uso não pode ser indiscriminado.

1. Alcachofra: indicada para má digestão e não deve ser usado por pessoas com problemas de vesícula. É indicado também para pessoas com hepatite grave, falência hepática e câncer;

2. Camomila: muito eficaz no tratamento de cólicas intestinais. Indicado para tratamento de distúrbios leves de ansiedade;

3. Carqueja: muito usado no tratamento da má digestão;

4. Capim-cidreira: trata-se de uma planta usada para tratar cólicas intestinais e uterinas. Além disso, pode ser usada em quadros leves de ansiedade e insônia;

5. Cavalinha: esse fitoterápico é muito eficaz para tratar a retenção de líquidos;

6. Eucalipto: indicado para gripes e resfriados para desobstruir as vias respiratórias. Trata-se de um excelente auxiliador no tratamento de bronquite e asma;

7. Guaraná: muito benéfico para o tratamento de fadiga, atuando como estimulante;

8. Espinheira-santa: indicado para tratar má digestão, pirose e gastrite, previne ulceras por uso de anti-inflamatórios;

9. Guaco: muito eficaz no tratamento de gripes e resfriados, bronquite alérgica e infecciosa, atuando com expectorante;

10. Maracujá: indicado para quadros leves de ansiedade e insônia. Não deve ser utilizado com medicamentos sedativos e depressores do sistema nervoso.

Com informações do site Mundo das Tribos