quinta-feira, 28 de março de 2013

Páscoa saudável sem exagero alimentar




A páscoa é, para muitos, sinônimo de almoço farto e chocolates durante todo o feriado. Não é preciso se privar das delícias oferecidas nesta época, mas temos algumas dicas que vão ajudar você a festejar sem que o sentimento de culpa e a diferença na balança apareçam depois.

A moderação e comer com variedade é muito importante nessa época. Usar pratos pequenos é uma dica válida, já que assim você automaticamente se alimenta com porções menores. Outro ponto importante é que não existe alimento proibido desde que ele seja consumido em pequenas quantidades. Tomando esses cuidados ninguém deixa de comer nada e consegue manter o corpo saudável durante a páscoa.

Muitas pessoas, em especial de religiões que não comem carne vermelha na Sexta-feira Santa, optam por pratos com peixe e frutos do mar. A tradicional bacalhoada é uma boa pedida, desde que não tenha acompanhamentos muito gordurosos.

Os alimentos são boas opções para se juntarem ao prato principal:
Arroz integral;
Legumes cozidos no vapor: cenoura, abobrinha e pimentões;
Salada com folhas verdes, tomate, palmito e kani-kama;
Purê de mandioquinha ou de inhame.

Para temperar, use pimenta, azeite extra-virgem, cebolinhas picadas, alecrim, manjericão e limão.

O chocolate  já foi considerado um atentado à saúde. Nos últimos anos, porém, muitos estudos mostraram que consumi-lo moderadamente pode fazer bem à saúde, especialmente se o chocolate for amargo. Ele é rico em flavonóides e polifenóis, substâncias que combatem os males que comprometem o bom funcionamento do organismo.

Pesquisadores que compararam os benefícios do chocolate amargo aos efeitos do branco e do ao leite garantem que nenhum deles é páreo para o amargo - só ele tem grande concentração de cacau além de substâncias que protegem o coração.

Em média, o chocolate amargo tem o triplo de antioxidantes que o chocolate ao leite. Ele é rico em flavonóides e polifenóis, compostos presentes na uva vermelha e responsáveis por, na década de 1980, alçar o vinho tinto à condição de aliado da saúde cardíaca.

Os flavonóides têm poder antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres, as moléculas tóxicas que comprometem o bom funcionamento do organismo e impedem o depósito de placas gordurosas nas artérias, que causam infarto e derrame. Já o polifenol mostrou-se eficaz no combate à hipertensão, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Porém, apesar das boas notícias em relação ao chocolate amargo, não pense em se empanturrar com ele: os chocolates também são ricos em açúcar e gordura saturada, que contribuem para o aumento do peso e dos níveis de colesterol.

Com informações do site Minha Vida

quarta-feira, 27 de março de 2013

Bacalhau ao forno



O almoço de Páscoa é um momento especial que reúne a família em torno do almoço. Selecionamos a receita de um Bacalhau ao forno para você programar com antecedência todos os ingredientes e receber muitos elogios no domingo.

Ingredientes:
1 kg de bacalhau
1/2 kg de batata
1/2 kg de cenoura
2 cebolas grandes
2 tomates vermelhos
1 pimentão
1 colher de sopa de extrato de tomate
Leite de coco
Alho, sal, coentro e azeite de oliva a gosto
Azeitonas

Molho:
2 copos de leite
1 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
1/2 xícara de creme de leite
Noz-moscada, pimenta-do-reino e sal

Modo de preparo:
Deixe o bacalhau de molho por 24 horas mudando sempre a água;
Escalde numa rápida fervura removendo peles e espinhas;
Coe a água onde o bacalhau foi cozido e reserve;
Tempere o bacalhau em lasquinhas, com alho, sal e coentro;
À parte, coloque uma caçarola no fogo com azeite de oliva e as cebolas em rodelas;
Adicione os tomates sem pele e sem sementes, o pimentão e as azeitonas picadas;
Junte o bacalhau, o extrato de tomate, o leite de coco e um pouco da água onde foi cozido o bacalhau;
Deixe tudo cozinhar bastante;
Fica com farto molho;
Prove para ver se o sal está a gosto;
Cozinhe as batatas e as cenouras em rodelas.

Molho:
Bata no liquidificador o leite, o trigo e a manteiga derretida;
Leve ao fogo e mexa bastante até engrossar a mistura;
Finalmente, junte o creme de leite, a noz-moscada, a pimenta-do-reino, o sal e o ovo batido;
Unte um pirex grande com azeite depois de ter esfregado por dentro dele um dente de alho;
Deixa um gosto bom;
Arrume em camadas alternadas o bacalhau, a batata e a cenoura;
Cubra tudo com molho e leve ao forno para gratinar;
Ao sair do forno, enfeite com azeitonas e salsa;
Sirva com arroz branco.

Receita do site Tudo Gostoso

terça-feira, 26 de março de 2013



Em 1952, o compositor John Cage apresentou uma peça de vanguarda ao público americano. Entrou no palco, sentou-se à frente do piano, ligou um cronômetro e, durante exatos 4 minutos e 33 segundos, ficou em... silêncio. Para o artista, a música eram os leves murmúrios produzidos pela plateia atônita. Ao final desse tempo, Cage levantou-se e agradeceu ao público como se tivesse acabado de apresentar uma de suas obras convencionais. O que o músico queria? Provocar reflexão em meio à ausência de som! Sua extravagante composição virou um clássico executado até hoje, batizado de 4’33.

Prática comum em todas as religiões, a meditação tornou-se alvo de investigação até da comunidade científica como caminho de cura para males de vários níveis. Não à toa! O silêncio é o início de tudo. De onde surgem o bem-estar, a saúde física e mental, a criação.

Na pausa entre os sons, a mente é ativada e se dá o pico da atividade cerebral. “Sem dúvida, a prática diária de interiorização melhora a qualidade de vida”, assegura o psiquiatra Ramesh Manocha, da Sydney Medical School, na Austrália, pioneira numa recente pesquisa sobre meditação. “Torna-se fonte de paz interior e neutraliza as tensões da vida, aumentando a criatividade, a produtividade e a autossatisfação.” Em seus estudos, o médico encontrou uma relação direta entre a boa saúde e o estado de silêncio mental. Já se sabe que só a quietude leva a níveis profundos de autoconhecimento, permite a construção de sentimentos positivos e fortalece a autoestima.

Em alta num mundo tomado por ruídos de vários níveis, o silêncio já é considerado artigo de luxo. Em seu livro The World of Silence, de 1989, o filósofo suíço Max Picard advertiu que nada mudou tanto a natureza do homem quanto a perda do silêncio, uma lembrança fraca, como a privacidade e o mistério. Especialmente entre os moradores das grandes metrópoles, envolvidos não apenas pelo crescente barulho do trânsito como por aquele vindo dos aparelhos eletrônicos típicos da vida moderna.

“Não precisamos nos desconectar do mundo”, ensina a lama Sherab Drolma, do Khadro Ling, um dos mais respeitados templos budistas tibetanos do Brasil, situado no interior do Rio Grande do Sul. “Temos de manter a atenção, observar tudo ao redor, porém, jamais perder o contato consigo mesmo.” Isso significa criar uma relação diferente e inovadora com o universo exterior, muito mais aberta e flexível, na qual não se é dominado por sentimentos, julgamentos e preconceitos, apenas constata-se a existência deles. “Sem expectativas, entramos num estado de quietude que modifica a realidade, muitas vezes imprimindo nela uma leveza antes inexistente”, garante a religiosa.

Assim como o som, o ruído e os pensamentos, o silêncio é da natureza da mente. Todas as pessoas o reconhecem. Mas, entre tantos estímulos sonoros, quase não se respeitam os momentos de interrupção, imprescindíveis para uma vivência mais harmoniosa. A exemplo da música, a pausa existe para torná-la mais bela. “Nas composições pop e eletrônica, por exemplo, não há esse tempo precioso que faz o ouvinte ter uma apreciação mais qualitativa do som”, diz o violonista Fabio Ramazzina, do Quaternaglia Guitar Quartet, renomado grupo de música de câmara paulistano.

“Já as obras clássicas são permeadas por um tempo onde não acontece nada, mas contêm todas as possibilidades de notas musicais.” Não é fácil notar o nada, o vazio, a ausência de sons, segundo o músico, pois o silêncio absoluto só existe dentro de cada um. “O ritmo da vida contemporânea leva ao caminho inverso, aquele que não pressupõe paradas, como num texto construído sem vírgulas, parágrafos e pontos.” No cotidiano, Fabio sabe muito bem cultivar as pausas. Todos os dias, ele pratica 50 minutos de meditação, conforme prega o grupo de estudos filosóficos do qual faz parte há cerca de 25 anos. “Isso me ajuda inclusive a aperfeiçoar cada vez mais meu jeito de tocar o violão e a compor melhor”, revela o instrumentista.

Esse é apenas um dos exemplos conhecidos do valor do silêncio. O estado profundo de mansidão, porém, está na base de todas as religiões e na maioria das crenças como um instrumento valioso de aprimoramento do ser humano. Agora pare, respire sem pressa e resgate a serenidade que está no fundo do seu ser.

Com informações do site Casa Abril

segunda-feira, 25 de março de 2013

Repouso é necessário



O que fazer quando a gente encara uma onda muito grande de trabalho? Na medida do possível, a primeira coisa a fazer é respirar fundo e se organizar. Respeitar ao máximo seu tempo de sono, o grande restaurador do cansaço e da tensão gerada pelo esforço que você esta fazendo.

Deixe as pendências caseiras em ordem, faça um bom supermercado para, pelo menos, ter o que comer quando chegar exausta e pagar as contas. Avise aos amigos que, por alguns dias, você vai ficar meio incomunicável e, infelizmente, não vai poder comparecer na estreia da peça ou no chá de bebê o no aniversário da sobrinha. Quando se deitar, louca para pegar rapidamente no sono, não fique com o celular, tablet, notebook, e controle remoto na mão, zapeando programas que você não vai ver. Isso só vai te despertar e roubar horas preciosas de descanso merecido.

Também não pense em começar uma dieta neste período, muito menos um programa de exercícios pesados. Tudo tem seu tempo e sua vida não vai mudar por causa de duas semanas intensas de trabalho. Você pode alongar pela manhã, fazer uma caminhada leve ou até correr, se você já tem o hábito. E se você tiver tempo. Mas nada que te canse muito.

Se alimente bem, com qualidade. Dose o café. Ele pode fazer estragos no seu estômago já tenso pelo estresse do momento. Faça uso também de uma boa vitamina C para repor o que você esta usando em excesso. Ela é um antioxidante que pode te ajudar nesse momento. O resto é bom senso e bom humor para encarar o tranco. Lembre-se, tudo passa.

Com informações do site do GNT

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dicas para hidratar a pele corretamente



É muito importante que cuidemos todos os dias da nossa pele para que ela esteja sempre hidratada e saudável. Que tal aproveitar o final de semana para se cuidar mais e hidratar a pele corretamente?

Normalmente são as pequenas coisas que provocam grandes mudanças. No que toca à sua pele aplica-se o mesmo princípio. Por isso, sente-se e aponte todas as dicas para que nada lhe escape.

Opte por banhos mornos e rápidos. Os banhos com água muito quente fazem mal à sua pele. Mesmo de inverno, prefira a água morna em vez da água bem quente. A sua pele agradece.

Prefira usar gel de banho em vez do tradicional sabonete. O sabonete seca mais a pele. O gel de banho não provoca esse efeito e ainda deixa a sua pele com um cheirinho bastante agradável.

Hidrate bem a sua pele. Deve fazê-lo pelo menos duas vezes por dia. Ao acordar e antes de deitar. Assim protege a sua pele das agressões do dia a dia e dá-lhe um sono hidratante.

Quando estiver a aplicar o seu creme hidratante, aplique-o em movimento circulares. Desta forma o processo de absorção será mais eficaz.

É importante que apenas aplique o creme hidrante quando a sua pele estiver seca. Se estiver molhada o efeito não será o mesmo. Deve massajar até que todo o produto seja absorvido.

Como não poderia deixar de faltar é essencial que beba muitos líquidos. A água é o líquido que faz melhor. Pode também optar por beber sumos naturais ou chás.

Por mais que trabalhe para manter uma pele hidratada, existem algumas coisas que podem afectar a saúde da sua pele.

Retire sempre a maquiagem da sua pele. Dormir com ela é um verdadeiro assassinato para a sua pele. É obrigatório que retire sempre toda a maquiagem da sua pele com um creme desmaquilante adequado.

Use sempre protetor solar. Até mesmo durante o inverno, o uso do protetor solar é obrigatório para que tenha uma pele bonita e saudável. Pode optar por utilizar um creme hidratante que contenha proteção solar.

Esfolie a sua pele. É bastante importante que esfolie toda a sua pele. Uma vez que as células mortas devem ser removidas para que os poros possam respirar livremente.

De vez em quando, aplicar uma máscara fácil é bom para que a sua pele fique com um ar mais saudável e bonito.

Esta última coisa, ainda que pareça fácil, não é feita por muitas pessoas. Deve dormir, pelo menos,oito horas por noite. A sua pele precisa de tempo para descansar. Daí a famosa expressão “sono de beleza”.

E estas são algumas das coisas que pode fazer para conseguir uma pele bonita, saudável e hidrata.

Com informações do site Cuidados Beleza.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Os benefícios que uma pausa para o banho proporcionam




Para quem vive correndo e se dividindo entre filhos, trabalho, supermercado quando está com os filhos, planeja um jantar romântico quando está no supermercado. E nunca pára. E está sempre pensando. Mas, quando você entra no chuveiro, vai para um mundo particular e silencioso. Veja como uma boa chuveirada pode fazer bem para você.

Esponja e sabonete na mão e, de repente, uma ideia brilhante na cabeça. Não estranhe, esse é um dos efeitos colaterais de uma boa chuveirada. Nela, você relaxa e há uma desaceleração da frequência cerebral, as ondas mentais ficam mais suaves, próximas ao conhecido estado alfa. “Quando isso acontece, você sai de uma situação de alerta e abre para diferentes estados de consciência, promovendo novas percepções e muitas vezes soluções para problemas”, explica Julio Peres, psicólogo clínico e doutor em neurociências e comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). “É um efeito semelhante ao da meditação com a vantagem de que, com ou sem tempo, as pessoas acabam tomando banho todos os dias. O mesmo não acontece com a meditação”, diz o neurocientista. Quando as coisas parecerem sem saída, entre no chuveiro sem culpa, é por uma boa causa. Mas, para ter efeito, não adianta ligá-lo e esperar cair uma idéia com as gotas de água. O segredo é relaxar, esquecer do seu dia e deixar os pensamentos fluírem – só assim as novas conexões aparecem.

Você não precisa criar um ritual especial para desfrutar todos os benefícios do banho. “Uma chuveirada por si só já tem função terapêutica. A água caindo massageia o seu corpo mesmo que você não perceba”, explica Roberto Nogueira, fisiologista em São Paulo. Mas, se você quiser aproveitar seus minutos dentro do boxe, pode alternar água quente e fria, numa combinação que se chama banho contrastado, como ensina o fisiologista. “Comece com uma ducha quente. Vá aos poucos esfriando a água, e sinta essa mudança gradual com o próprio corpo, principalmente com as extremidades. Fique três minutos em cada temperatura. Esse procedimento acelera a circulação, porque faz os vasos se expandirem e contraírem e estimula o sistema linfático. Quando desliga o chuveiro, você se sente mais leve, purificada e revigorada”, garante. Aqui vale um lembrete: reserve esse método para dias especiais a fim de não gastar muita água.

Quem nunca foi para o banheiro preocupada e saiu com um humor completamente diferente? “Um banho quentinho remete à proteção do útero materno, o momento em que nos sentíamos protegidas e acolhidas. É como se voltasse na sua mente a lembrança de um momento de paz”, explica Suzy Camacho, psicóloga de São Paulo. “Além disso, essa sensação gostosa gera no cérebro a liberação de uma série de substâncias que acalmam.” Para esse momento ser ainda mais relaxante, experimente pingar três gotas de óleo essencial de lavanda no chão do boxe, antes de ligar o chuveiro. “Quando a água começar a cair, vai fazer uma espécie de infusão, você inala o perfume e começa a sentir os benefícios”, diz Samia Malouf, psicóloga e aromaterapeuta, de São Paulo. Se você estiver se sentindo estafada, pingue óleo essencial de alecrim. Caso esteja tristinha, prefira o de laranja, que dá alegria e bem-estar, de acordo com a aromaterapeuta.

Com informações do site M de Mulher. 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Lasanha rápida de queijo e presunto



Podemos dizer que lasanha é quase uma unanimidade entre as preferências gastronômicas. Se perguntarmos para dez pessoas, qual o seu prato predileto, corremos o risco de termos umas nove respostas rápidas: Lasanha!

Que tal almoçar hoje uma lasanha rápida de queijo e presunto? Esta delícia rende 4 porções.

Ingredientes:

Molho
1 caixinha(s) de creme de leite
1 pacote(s) de mistura para sopa creme de cebola
Quanto baste de massa para lasanha
400 gr de presunto sem capa de gordura
400 gr de Mussarela

Modo de preparo:

Molho
Em 900ml de água filtrada, junte o creme de cebola em uma panela e mexa até começar a ferver. Apague o fogo e misture o creme de leite mexendo. Enquanto isso, coloque a massa para cozinhar. Coloque num refratário, o molho, uma camada de presunto e uma de queijo e a massa; vá repetindo as camadas até acabar. Termine com uma camada de queijo e uma de molho. Leve para gratinar.

Receita do site Cyber Cook

segunda-feira, 18 de março de 2013

Medidas para combater o estresse


Morar no último andar de um prédio garante uma bela vista. Por outro lado, implica longas viagens de elevador ou de escada. Em outras palavras, dependendo de como se encara a situação, a cobertura vira um sonho ou um aborrecimento. "Com o estresse, ocorre algo semelhante: o fato em si importa menos do que a maneira como é assimilado", avalia a psicóloga Valquíria Trícoli, vice-presidente da Associação Brasileira de Stress.

A confusão, entretanto, começa na hora de decidir o que fazer para lidar com o nervosismo. Certas práticas que aparentemente esfriam a cabeça podem, na verdade, acabar esquentando os ânimos. "Estamos mais preparados para gerenciar o estresse. Só que, por falta de informação, as pessoas cometem erros que as prejudicam ainda mais", reforça o psicólogo Esdras Vasconcellos, da Universidade de São Paulo. Chega o momento de introduzir as atitudes que causam uma tempestade na massa cinzenta e as correções que asseguram a bonança cerebral. Vamos aos mitos.

Nõ se programe
A língua portuguesa é ambígua em alguns casos. No dicionário Houaiss, por exemplo, a palavra relaxado caracteriza tanto os indivíduos descontraídos como aqueles negligentes. E até por causa desse encontro de significados muita gente crê piamente que a displicência é sinônimo de calmaria. Todavia, isso não poderia estar mais longe da realidade. "Priorizar certos assuntos, organizar-se e manter uma agenda dos eventos são passos importantes para manter a serenidade", revela Ana Maria Rossi, psicóloga da Clínica de Stress e Biofeedback, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Afinal, aí estão enumerados jeitos simples de se preparar para enfrentar o que vem ao longo do dia e, então, evitar surpresas desagradáveis ou instantes embaraçosos, dois fatores capazes de alavancar os níveis de adrenalina no organismo. Mas que fique claro: a disciplina precisa ser acompanhada de flexibilidade. "Ficar engessado também atrapalha, porque qualquer imprevisto pode desencadear nervosismo", esclarece Ana Maria.

Medite
A tal arte milenar oriental, assim como a ioga ou até o tai chi chuan, é preconizada como um dos alívios mais eficazes para a tensão excessiva. Ela realmente tem seu valor, porém somente para quem a aprecia. Forçar alguém reconhecidamente elétrico a ficar imóvel enquanto se concentra em seu próprio corpo, além de não adiantar nada, contribui para o surgimento de uma sensação precursora do estresse: a ansiedade. "Determinados pacientes relaxam mais com exercícios físicos, outros com a leitura, e há quem aposte nas músicas", elenca a psicóloga Selma Bordin, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A regra, portanto, é investir no que você gosta. Mas para toda norma há uma exceção. "Um jogo de cartas, se ficar muito competitivo, torna-se igualmente estressante", exemplifica Esdras Vasconcellos. "É importante valorizar a diversão nesses momentos em vez de se concentrar somente na vitória ou na derrota", acrescenta.

Fale até ficar rouco
Discutir a perda de um emprego ou a de um ente querido auxilia a superar o trauma. Entre outras coisas, o próprio ato de falar exige uma organização prévia do pensamento — premissa essencial para passar por cima das pedras que atravessam o seu caminho. Acontece que, em contrapartida, a insistência no assunto quase sempre culmina em nervos exaltados. "A mente não trabalha com tempos diferentes. Um evento passado, se relembrado, vem para o presente", explica a psicóloga Ana Maria Rossi. Isso quer dizer que remoer tópicos desagradáveis de tempos atrás com os amigos costuma terminar em irritação. O pior é que isso não ocorre só porque a questão continua a rondar as conversas do sujeito. Na verdade, as próprias palavras dos companheiros às vezes causam desconforto por se oporem ao raciocínio do estressado do momento. Por isso, os especialistas aconselham buscar parceiros de papo que sejam bons ouvintes e que busquem apenas aprofundar o debate. "Ajuda mais quem não emite opiniões. Caso contrário, aquele processo de estruturação das ideias é inibido", relata Selma Bordin.

Nunca durma nervoso
Em um mundo ideal, as preocupações ficariam restritas ao período em que o sol dá as caras. Mas, na realidade, cada vez mais elementos interferem no equilíbrio do dia — e muitos deles não têm medo do escuro da noite. Por isso, sejamos sinceros: aquela velha máxima de não levar problemas para a cama é difícil de ser aplicada ao pé da letra. E, mais do que isso, se trocamos horas de sono para resolver pendências, o risco de o estresse despertar junto com você aumenta. "Há estudos que relacionam um sono inadequado à secreção de hormônios como o cortisol, ligado ao estresse", aponta Rafael Freire, psiquiatra da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Uma estratégia que traz bons resultados é, em vez de resolver o que o atormenta na calada da madrugada, traçar um planejamento do que realizar ao amanhecer para solucionar a situação. Essa luz no fim do túnel serve como calmante e, de quebra, agiliza a resolução de fatores enervantes.

Sempre recorra aos familiares
As pessoas da sua família, até pela intimidade, servem como válvula de escape em muitas ocasiões. E a ciência realmente comprova que uma boa estrutura em casa reduz a inquietação excessiva. Agora, há momentos e momentos para apelar à mãe, ao pai... Na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pesquisadores observaram que, durante uma atividade aflitiva, voluntários colocados ao lado do seu animal de estimação apresentavam a frequência cardíaca e a pressão sanguínea mais controladas do que os participantes que ficavam junto do marido ou da mulher. Isto é, se um irmão ou mesmo um primo podem até servir como um bom ouvido, aquele companheiro peludo e de quatro patas funciona melhor para atenuar os efeitos do estresse. "O bicho é afetivo, não cobra nada e ainda tira o foco do tormento", declara a psicóloga Valquíria Trícoli. Sem contar que a proximidade entre indivíduos com o mesmo sobrenome gera, em certos temas, exigências que só intensificam o desassossego.

Respire fundo
Pôr oxigênio para dentro e gás carbônico para fora não é tão fácil quanto parece. Ao longo da vida, e inclusive por causa de traumas ou acontecimentos emocionalmente marcantes, a respiração vai ficando apressada. Isso, por sua vez, não contribui em nada quando os circuitos cerebrais já estão funcionando sob alta tensão. É por essas e por outras que os especialistas são unânimes: usar e abusar do diafragma, o músculo responsável por encher e esvaziar os pulmões, ajuda demais a manter a paciência. "Na hora de lidar com um desafio estressor, respirar profundamente oxigena as células cerebrais e serve como elemento tranquilizador", afirma a psicóloga Marilda Lipp, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no interior paulista.

Com informações do site Saúde

sexta-feira, 15 de março de 2013

Alterações de cor e de espessura nas unhas podem revelar problemas de saúde


Suas unhas podem até estar impecáveis, contudo você reparou qual aspecto delas quando tira o esmalte colorido? Deixá-las sem esmalte de vez em quando pode ser uma boa.

"As unhas são um anexo da pele e mudanças em sua aparência podem sinalizar alterações nutricionais, infamatórias, metabólicas, micoses, infecções bacterianas, reações alérgicas e até tumores da pele”, alerta Francisco Le Voci, dermatologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Olhe cada uma de suas unhas com atenção para ver se não existe mudança de cor, se não surgiram manchas ou se estão mais grossas, por exemplo. Isso pode ajudá-la a detectar doenças logo no início. O quanto antes perceber, melhor será para tratar. Ao notar que suas unhas estão diferentes, normalmente todas apresentam o sintoma ao mesmo tempo, procure logo um especialista. Só ele poderá dizer se você tem mesmo um problema e indicar o tratamento mais adequado.

Conheça algumas alterações que podem indicar problemas:

Manchas brancas

Manchas esbranquiçadas, arredondadas ou com pequenos riscos podem ser sinal de micose.

Esbranquiçadas

Unhas esbranquiçadas e opacas costumam apontar problemas no fígado. É como se aquela parte branca próxima à raiz, chamada meia-lua, tivesse crescido. A alteração ocorre pela queda de albumina, substância produzida pelo órgão.

Manchas pretas

Podem ser indícios de um tumor benigno ou maligno, como o melanoma, tipo de câncer de pele. Muitas vezes, começa como uma pinta perto da cutícula que avança para parte da unha.

Amareladas

Se você não é fumante e perceber manchas amareladas isoladas em uma ou em várias unhas, fique esperta, pode ser sinal de micose. Geralmente a coloração começa em uma unha e vai se espalhando para as outras.

Com listras

Unhas com duas colorações, geralmente com uma metade branca e a outra roxa, podem revelar sintomas de alterações no fígado.

Azuladas 

Doenças pulmonares, como enfisema, bronquite e asma, se refetem na ponta dos dedos. Como o sangue chega desoxigenado, deixa a superfície das unhas com uma tonalidade azul-arroxeada. O aspecto é o mesmo de quando estamos com frio.

Manchas brancas

Manchas esbranquiçadas, arredondadas ou com pequenos riscos podem ser sinal de micose.

Afinamento e fragilidade

Unhas quebradiças nas laterais ou com descamação nas pontas, parecendo massa folhada, podem indicar uma dieta desequilibrada, com falta de vitamina A e de ferro, por exemplo.

Alteração de espessura

Se as suas unhas estão engrossando e apresentando furinhos, como os de um dedal, pode ser psoríase, doença infamatória da pele.

Com informações do site M de Mulher.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Sugestões de enfrentar turbulências emocionai



As explosões, a tentativa de controlar tudo ou a vontade de jogar de vez a toalha são sinais de alerta: é hora de se cuidar. "O desafio está no plano emocional e físico, altamente exigidos, que precisam estar em harmonia para enfrentar o desgaste", avalia Wilson Rondó Jr., médico especializado em terapia molecular e prevenção do envelhecimento e stress.

Ok, mas já que não é possível mudar o mundo num piscar de olhos, que tal alterar a maneira como você se relaciona com ele?  "É primordial dosar vida profissional com pessoal, proporcionar-se pequenos prazeres diariamente e praticar atividade física", recomenda Luiz Vicente Figueira de Mello, psiquiatra pesquisador e supervisor do Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria HCUSP. Para iniciar esse caminho, é necessário um replanejamento e a mulher deve se observar, checando se consegue dar conta do recado sozinha. "Quando um sintoma aparece, seja apatia ou ansiedade, é sinal de que um padrão de comportamento já se instalou há algum tempo", pontua Teresa Avolio, psicoterapeuta fenomenal-existencialista.

Se o mal-estar persistir e você se sentir incapaz de aliviá-lo, é hora de procurar o médico ou o terapeuta. Confira a lista de sintomas e uma série de atitudes para amenizá-los. As orientações são dos especialistas citados, Heloísa Capelas, terapeuta familiar especializada em reeducação emocional e coordenadora do Centro Hoffman de Quadrinidade, e terapeuta e iogue Suely Firmino.

Apatia

Alerta amarelo
Cansaço e fraqueza, falta de ânimo para as tarefas rotineiras, dificuldade para acordar, desinteresse por tudo, pessimismo, queda de autoconfiança, falta de coragem.

Alerta vermelho
Alteração significativa do peso, engordar ou emagrecer em pouco tempo, disfunção do sono que interfere no desempenho, tendência ao isolamento, angústia, choros constantes, pensamentos repetitivos e negativos.

Para reanimar
Pratique atividades em grupo, como um esporte em equipe. Se anda solitária, tente envolver-se em ações sociais ou comece um curso – é fundamental manter contato com as pessoas. Não se exija demais, interaja da forma que conseguir. Aproveite a fase introspectiva e comece um diário: anote desejos, medos, ideias. Atrás da apatia, poderá descobrir um turbilhão de sentimentos para serem acolhidos. Pela manhã, o desânimo piora. Tome sol para se energizar. E experimente este exercício: escolha uma escova com cerdas sintéticas e bolinhas na ponta. Passe óleo no corpo, de ilangue-ilangue ou bergamota, que animam, deslizando a escova sempre de baixo para cima, numa sequência vigorosa, mas sem machucar. Faça três repetições e tome uma boa ducha depois. A prática ativa as circulações linfática e sanguínea, limpa toxinas e dá disposição. Se o ânimo continuar oscilante, faça um check-up sob supervisão médica. Problemas orgânicos, como anemia, diabetes ou disfunções hormonais e nutricionais, também podem provocar apatia.

Raiva

Alerta amarelo
Dificuldade para conter as emoções. Explosões emocionais passageiras, porém repetitivas, seguidas de uma dose incômoda de culpa, remorso e baixa auto-estima.

Alerta vermelho
O sentimento se manifesta de modo persistente e prolongado, gera pensamentos vingativos e hostis ou comportamentos agressivos. Sensação de impotência e descontrole diante da fúria. Sudorese, tremores e taquicardia.

Para controlar
Lembre-se de que é normal sentir raiva. Siga a técnica dos três passos para aprender a lidar com ela: 1 Acolha esse sentimento, você não precisa reprimi-lo, mas reconhecê-lo. Assim, impedirá que ele conduza suas ações. 2 Antes de reagir, respire e questione-se: se eu fizer o que quero agora, quais serão as consequências? 3 Aguarde a melhora, que é gradual. Num primeiro momento, talvez não consiga conter-se. Depois, interromperá o acesso de raiva no meio e, enfim, evitará que ele aconteça. Inclua mais prazer em sua vida e sua capacidade de tolerar frustrações aumentará. Aprenda a se comunicar. Em vez de ir engolindo a raiva até explodir, manifeste sua insatisfação quando ela aparecer. Seja objetiva: diga o que lhe desagrada; dê uma sugestão ou peça que a pessoa envolvida ajude a pensar numa saída. Isso vai aliviar a pressão.

Ansiedade

Alerta amarelo
Alteração do apetite e do sono; preocupação e sensação de sobrecarga. Baixa energia para tarefas rotineiras; inquietação. Dificuldade de se desligar das obrigações.

Alerta vermelho
Emagrecer ou engordar demais; oscilação no padrão do sono (insônia ou excessiva sonolência), sudorese exagerada, taquicardia, falta de ar, ausência de espontaneidade, pensamentos frequentes relacionados à morte.

Para apaziguar
Pratique atividade física pelo menos três vezes por semana. Os exercícios equilibram serotonina, dopamina e adrenalina: em um mês sentirá a melhora. Assuma que não é possível fazer tudo; defina prioridades ; e não emende as obrigações, faça pausas, gratifique-se pelo dever cumprido. Eduque sua mente, a pessoa ansiosa se tortura com cobranças e críticas. Uma estratégia é “responder” a essas ordens mentais como se falasse com uma criança, repreendendo os pensamentos desfavoráveis com carinho e firmeza. A cada torpedo negativo da mente, retruque com um positivo, lembrando de suas conquistas pessoais. E medite: seja com a ajuda de um livro ou de uma escola. Meditar interrompe o fluxo mental, trazendo equilíbrio. A hatha ioga é um bom caminho para se iniciar no terreno do silêncio interior.

Rigidez

Alerta amarelo

Apego excessivo à rotina e à organização. Mau humor e instabilidade diante de pequenas mudanças e imprevistos. Irritabilidade, autocobrança e perfeccionismo.
Alerta vermelho

Intolerância, dificuldade em relacionar-se e adaptar-se a situações novas, ataques de cólera. Mania de ordem e de limpeza. Adoção de rituais como lavar as mãos sempre, verificar se as portas estão fechadas etc.

Para flexibilizar
Investigue do que você tem medo. Com frequência, a rigidez é um modo que a pessoa encontra para se proteger de algo que considera uma ameaça. Pergunte-se: o que me deixa instável? O que vai acontecer se eu me sentir insegura? Eleja em que aspectos é fundamental manter um bom desempenho, mas não deixe que o seu critério de excelência abarque todas as áreas da vida. Não dá para ser ótima em tudo. A massagem e a dança de salão são boas indicações para aliviar essa dureza. Na massagem, permitir que alguém a toque é um exercício de entrega e confiança. No salão, terá que soltar o corpo e deixar-se conduzir pelo parceiro. Dançar conforme a música traz jogo de cintura. Nos dois casos, talvez sinta-se desconfortável no início. Persista. Em troca, terá prazer e ganhará maleabilidade.

Com informações do site M de Mulher.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Pirulito de brigadeiro



O brigadeiro é um doce que agrada de crianças a adultos e tem a cara da Páscoa. Conheça o passo a passo para fazer um pirulito de brigadeiro que vai fazer seu dia ficar delicioso.

Como fazer o brigadeiro:

Ingredientes:
200g de chocolate meio amargo em barra (pode ser em pó)
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate. No preparo, Adriana opta pelo chocolate em barra porque dá mais textura ao brigadeiro. Mexa até soltar da panela e atingir o ponto cremoso. Coloque a mistura em uma tigela e leve à geladeira para esfriar e endurecer. Faça bolinhas pequenas, espete os palitos e deixe na geladeira enquanto prepara a calda de caramelo.

Como fazer a calda de caramelo:

Ingredientes:
125ml de água
500g de açúcar
Água e gelo (para o choque térmico)

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o açúcar e a água, misture bastante e acenda o fogo. Deixe no fogo até atingir o ponto de bala, que é quando atinge uma textura de fio grosso e dourada. Passe as bolinhas na calda e mergulhe em água com gelo para endurecer. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Receita do site GNT.

terça-feira, 12 de março de 2013

Caminhada é eficaz para aliviar dores nas costas




Uma pesquisa feita na Universidade de Tel Aviv, em Israel, sugere que um programa simples de caminhada é tão eficaz para aliviar dores nas costas quanto sessões de fisioterapia em clínicas especializadas que exigem o uso de equipamentos. Segundo os resultados do estudo, publicados na edição deste mês do periódico Clinical Rehabilitation, uma rotina de 20 a 40 minutos de caminhada durante três vezes na semana já é suficiente para fortelecer a musculatura e atenuar o problema.

Participaram do estudo 52 pacientes que sofriam de dores na região lombar. Em um primeiro momento, essas pessoas responderam a um questionário no qual relataram os níveis de suas dores, os momentos em que o problema as incapacitavam de fazer alguma atividade diária, além de resistência muscular e de caminhada. Depois, metade dos participantes foi submetida a um programa de fortalecimento muscular em uma clínica especializada. Eles realizaram de duas a três sessões de fisioterapia por semana durante seis semanas. O restante dos voluntários passou essas seis semanas em uma rotina de 20 a 40 minutos de caminhada por dois a três dias por semana.

Após avaliar novamente os participantes, os autores do estudo concluíram que ambos os grupos apresentaram uma melhora significativa em todas as áreas de avaliação, incluindo o fortalecimento dos músculos abdominais e das costas. No entanto, no final da pesquisa, quando os voluntários deveriam andar durante seis minutos, o grupo da caminhada conseguiu, em média, andar 80 metros a mais do que as pessoas submetidas à fisioterapia. 

Segundo Michal Katz-Leurer, coordenadora da pesquisa, o programa de caminhada também tem a seu favor a praticidade, já que pode ser facilmente incluído no dia a dia de uma pessoa e sem a supervisão constante de um especialista. O hábito, diz ela, também proporciona outros benefícios à saúde, entre eles a redução da pressão arterial e a diminuição do stress.

Com informações Revista Veja.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Cuidados que os alérgicos devem ter ao comer fora de casa


A alergia alimentar trata-se de uma resposta imunológica gerada pelo consumo de alimentos como ovos, leite, amendoim e outros específicos. As pessoas que são alérgicas a alimentos devem ter cuidados redobrados ao comer fora de casa. Saiba mais sobre o assunto e veja que cuidados são esses para evitar as crises alérgicas.

O nosso sistema imunológico possui uma condição normal que cria barreiras que protegem nosso corpo de substâncias prejudiciais, como vírus, toxinas e bactérias. Em alguns casos específicos, a resposta imunológica é gerada por substâncias que deveriam ser inofensivas, como em alguns alimentos.

A alergias são causadas devido a produção de uma substância chamada anticorpos imunoglobulina E (IgE), que geram reações alérgicas a alimentos específicos. Apesar de muitas pessoas apresentarem intolerância a alimentos, as alergias alimentares são menos frequentes.

Alimentos mais comuns que causam alergias em crianças:
Leite;
Ovos;
Amendoim;
Soja;
Frutos do mar (caranguejo, camarão e lagosta);
Trigo;
Frutas secas.

Cuidados importantes:
1. Saber a composição dos alimentos: ao comer fora de casa é preciso ficar atento para os ingredientes dos alimentos a serem consumidos. A alergia ao leite é muito comum e geralmente ele é utilizado no preparo de vários alimentos.

2. Levar de casa alimentos para a criança: se a criança possui alergia ao leite, o ideal é que os pais levem de casa o leite sem lactose para que ela seja amamentada corretamente.

3. Em casos de urgência, consulte o médico: caso tenha passado despercebido e o alimento foi ingerido, o mais indicado é procurar o médico imediatamente. Se você faz uso de algum medicamento sob orientação do mesmo, o ideal é tomar o remédio rapidamente.

4. Leia o rótulo dos alimentos: alguns alimentos como temperos prontos, enlatados e outros possuem componentes alérgicos. Por isso, antes de comprar e consumir é preciso ler atentamente o rótulo do produto.

A alergia alimentar é um problema que acomete muitas pessoas e merece atenção especial para evitar problemas. As pessoas alérgicas devem ter cuidados ao comer fora de casa, pois fica mais difícil saber os ingredientes usados no preparo da comida. Fique de olho e procure saber mais informações sobre o alimento para evitar as alergias.

Com informações do site Mundo das Tribos

sexta-feira, 8 de março de 2013

Coaching de beleza da dicas para manter o corpo, a beleza e a saúde




Manter-se bela e saudável é o sonho de toda mulher. E foi pensando nelas que a coaching de beleza Andrea Mognon escreveu o livro “Como rejuvenescer 10 anos em 3 meses”. “O primeiro ponto para o rejuvenescimento é o equilíbrio emocional. Depois de estar de bem com a mente, o próximo passo é o corpo”, afirma a autora.

Andrea revela que o processo de rejuvenescimento do corpo passa por vários pontos: como você se alimenta, como você está dormindo e recuperando suas energias, como você mantém o seu corpo e se exercita, como você está tratando a sua pele e quais os suplementos que pode usar para alcançar a perfeição nutricional. Veja quais são, segundo ela, os cinco itens fundamentais para a beleza e a saúde:

Alimentação é fundamental para o rejuvenescimento do corpo. 
A autora revela que nunca foi fã de dietas e que, em uma fase difícil da vida, se entregou ao pecado da gula. A mudança veio por que ela começou a deixar de sentir tanto prazer em comer e tornou fonte de prazer vestir um biquíni e exibir um belo corpo. No livro ela fala sobre a Dieta do Prazer, desenvolvida por ela, que consiste em quatro etapas básicas, explicando cada uma delas: gostar do processo, trocar de prazeres, mudar sua vida começando pelo seu corpo, aliar dieta e atividade física. O livro indica também os 12 alimentos que são fundamentais para o processo de rejuvenescimento.

Dormir é uma necessidade, não uma opção.
O travesseiro é um dos maiores aliados da beleza e da saúde. Mas não basta apenas dormir, a qualidade do sono também é muito importante para o bom funcionamento do organismo. Ele é essencial para manutenção e conservação do corpo e da mente. Durante a fase mais profunda do sono, o corpo produz hormônios que auxiliam na beleza, juventude e saúde. A má qualidade de sono aumenta o estresse, altera a libido e debilita o sistema imunológico. A dica da autora é manter uma rotina. Ter horários ajuda o organismo a se organizar. Ela diz ainda que é importante também desacelerar durante a noite, fazer coisas mais relaxantes para estar tranquila e dormir bem.

Atividade física é o verdadeiro remédio.
Os exercícios físicos são indispensáveis para uma boa manutenção do corpo e da nossa vida como um todo, pois fornecem energia, regulam o sono, e nos deixam bonitos e saudáveis. Mas não basta apenas se exercitar, é necessário sentir prazer no exercício para que ele seja interessante. Por isso cada pessoa deve experimentar e descubra o que realmente gosta, para ter motivação. Definitivamente, o sedentarismo destrói o corpo.

Cosmetologia é mais do que uma vaidade.
A pele é o órgão mais extenso do corpo e também o mais exposto a agentes externos. Usar filtro solar, hidratante, cremes são cuidados que não devem ser dispensados. No livro, a autora fala sobre diversos cuidados e procedimentos que ajudam a rejuvenescer e manter a pele saudável. Antes de tudo é importante consultar um dermatologista, que poderá indicar os tratamentos mais adequados a cada tipo de pele.

Atinja a perfeição nutricional com suplementos.
Suplementos, vitaminas ou terapia ortomolecular são assuntos que ainda geram dúvidas em muitas pessoas. Para Andrea, o suplemento se torna um apoio a uma alimentação saudável. Mas é necessário consultar um profissional qualificado para determinar quais são as suas reais necessidades, já que a suplementação é individual e personalizada. Ela ressalta também a importância de nunca utilizar uma fórmula que foi indicada para outra pessoa.

Com informações do sitet Bolsa de Mulher

quinta-feira, 7 de março de 2013

Dicas de como criar uma nova realidade à sua volta



Ninguém precisa praticar ações que entrem para a história para estar certo de que a sua existência tem um impacto no universo ao seu redor. "Estamos fazendo a diferença o tempo todo", escreve John-Paul Flintoff, autor do livro Como Mudar o Mundo (ed. Objetiva). Ele mostra que é de cada um a missão de construir um lugar mais bonito, pacífico e harmonioso para você, a família e os amigos viverem. "Não vivemos sozinhos, mas numa rede em que estamos todos conectados. Tudo o que fazemos, de bom e ruim, tem impacto na cadeia. Se cada um escolher fazer o bem, ainda que nas pequenas iniciativas, estará agindo para transformar o mundo para melhor", explica a psicóloga Angelita Corrêa Scardua, de Vitória (ES). A seguir, seis dicas que irão ajudá-la a fazer a diferença.

Coloque uma pitada de prazer em tudo

Transformar o mundo não depende só de uma ação para exterminar o sofrimento. Também é um passo aplicar os seus talentos em algo que você goste de fazer, por menor que seja. "Quando nos engajamos com o mundo, estamos provocando um impacto. Nosso trabalho pode alegrar corações, consolar e dar às pessoas uma razão para pensar na vida como algo a ser saboreado, em vez de apenas suportado", afirma John-Paul Flintoff.

Cultive as relações pessoais

Apesar de cada vez mais comum, deixar para depois os relacionamentos e a atenção a quem é importante para nós é uma pena - e um erro. "Quanto mais sólidos os vínculos que construímos e mantemos, maior nossa capacidade de superar as adversidades e ir à luta pelo que queremos", diz Angelita Scardua. Sem falar que ficamos mais motivadas a fazer o bem quando sabemos que nossas atitudes vão impactar quem amamos.

Pratique a compaixão e a gentileza

Tente exercitar a compaixão, sentimento que nasce de aprender que todos nós somos iguais. "Não significa sentir pena, mas se colocar no lugar do outro e enxergar as coisas pelo ponto de vista dele", explica John-Paul. Ser gentil no dia a dia também tem efeito transformador. "É uma questão de pensar que existe o outro, mesmo que seja um desconhecido. Esse respeito é essencial para que a sociedade funcione bem", diz Angelita.

Repense os seus hábitos de consumo

Consumir com consciência, além de economizar dinheiro, ajuda a fortalecer a cultura da sustentabilidade, tornando o mundo um lugar melhor. Mudando de atitude, você dá a sua contribuição e influencia positivamente todos à sua volta.

Encontre sentido no seu dia a dia

A vida tem o significado que atribuímos a ela, nem mais nem menos. Então cabe a cada um dar à vida que leva um propósito maior. Isso quer dizer ir, sim, atrás do seu sonho, acreditar que cada dia será melhor e trabalhar para isso. "Tentar entender como o que você faz afeta positivamente outras pessoas também dá a sensação de que somos parte de algo maior, o que aumenta a autoestima e a felicidade", sugere Angelita Scardua. "Um mundo bom é aquele em que as pessoas veem sentido no que fazem", completa John-Paul.

Comece agora mesmo

Várias vezes deixamos para "um dia, quem sabe" a realização de um sonho ou uma boa ação: porque é algo complicado, que exige tempo ou simplesmente não vai trazer resultado imediato. Mudar o mundo, então, daria um trabalhão ou seria impossível, portanto, nem vale a pena tentar, não é? Nada disso. "Adiar nossas metas para quando as circunstâncias forem mais favoráveis - quando conseguirmos um emprego melhor ou nos aposentarmos - é pensar de maneira estática", diz John-Paul Flintoff. Se quer realizar alguma coisa, concentre-se no presente. "Pergunte a si mesma: o que posso fazer nas próximas 24 horas? Pois se não fizer nada nas próximas 24 horas, o que a leva a pensar que um dia fará?", desafia o escritor.

Com informações do site M de mulher.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Bolinha de três queijos


Fácil e simples são as palavras que resumem o preparo dessa bolinha de queijo. Com três queijos, o prato, o parmesão e o gorgonzola, o empanado ganha um charme ao ser envolto por gergelim preto. Anote a receita:

Ingredientes:
500g de queijo prato
200g de queijo parmesão
200g de queijo gorgonzola
2 ovos
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
200g de farinha de trigo
Gergelim preto

Modo de preparo:
Rale os 3 queijos no ralador grosso. Misture todos os ingredientes, menos o gergelim e apenas 50g da farinha de trigo, até dar liga. Faça bolinhas com aproximadamente 15g cada uma e, em seguida, passe no gergelim preto e no restante da farinha de trigo. Frite em óleo bem quente.

Com informações do site GNT

terça-feira, 5 de março de 2013

Dicas de músicas para o dia começar bem


Deixe o mau humor e a preguiça de lado, se você gosta de sertanejo, pop, samba ou rock, ouça algumas músicas que devem fazer seu dia começar animado.

Para quem gosta de sertanejo
Victor e Léo - Vida Boa  

Quer começar o dia com aquele gostinho de interior? Uma boa alternativa é ouvir a agradável "Vida Boa" da dupla Victor e Léo, que traz na letra elementos bem bucólicos enquanto a música sertaneja de raiz ecoa ao fundo.

Para quem ama música pop
Beyoncé - Countdown
Se você gosta de música pop "Countdown" da Beyoncé é a melhor indicação para isso. Com um ritmo contagiante e feita para ser coreografada, a faixa gruda nos ouvidos e deve fazer com que seu dia comece ainda mais animado.
Para quem curte um bom rock

Rolling Stones - (I Can't Get No) Satisfaction

Acordou com vontade de ouvir aquele rock? Nada mais indicado do que começar o dia ao som do clássico dos Rolling Stones "(I Can't Get No) Satisfaction". Faixa mais conhecida da banda britânica, a música vem prontinha para embalar a ouvinte carente por boas guitarras.

Para as nostálgicas
Cyndi Lauper - Girls Just Wanna Have Fun

Garotas só querem se divertir, é o que diz a letra do maior sucesso da cantora norte-americana Cyndi Lauper. Dotada de uma levada dançante e dona uma letra cantarolável, a música é a melhor dica para quem pretende começar o dia inspirada pela década de 1980.

Para começar o dia dançando
James Brown - I Feel Good 

Lançada em 1965 pelo cantor e compositor norte-americano James Brown, "I Feel Good" é ainda hoje uma das músicas mais dançantes da história. Com um ritmo repleto de suingue, a faixa chama a atenção logo nos primeiros instantes, atraindo tanto pela letra, como pela sonoridade.

Para começar o dia sambando
Chico Buarque - Cotidiano

Difícil não se entregar ao ritmo dançante da faixa "Cotidiano" de Chico Buarque. Presente no álbum "Construção" (1971), a música é a melhor escolha para quem pretende começar o dia sambando.

Para as românticas
Os Paralamas do Sucesso - Você

Originalmente gravada por Tim Maia, "Você" acabou eternizada no começo da década de 1980 graças ao grupo brasiliense Os Paralamas do Sucesso. Com uma letra essencialmente romântica, a faixa é uma excelente dica para quem está naquele romance.

Para quem gosta de pagode
Zeca Pagodinho - Deixa a Vida Me Levar

Se você gosta de pagode, então já sabe: Zeca Pagodinho é sempre a melhor opção. Maior clássico do músico carioca, "Deixa A Vida Me Levar" é a indicação exata para quem quer se ver livre dos problemas e apenas dançar.

Para começar o dia se exercitando
Technotronic - Pump Up The Jam

Na academia, fazendo alongamentos em casa ou correndo pelas ruas, não há canção melhor para começar o dia se exercitando do que "Pump Up The Jam" do grupo Technotronic. Com um ritmo pronto para quem quer se exercitar, a faixa é a melhor escolha para começar no maior entusiasmo.

Para começar o dia poderosa
Shania Twain - Man! I Feel Like A Woman

Com uma guitarra tocando alto e o vozeirão de Shania Twain no ponto certo, "Man! I Feel Like A Woman" é a música perfeita para quem pretende começar o dia arrasando. Sucesso no começo da década passada, a faixa é ainda hoje uma excelente dica para a mulher que quer começar o dia em alta.

Com informações do site M de Mulher

segunda-feira, 4 de março de 2013

Conheça os erros de quem sente dor de cabeça



Ela costuma vir no mesmo horário e você já anda com uma cartela de analgésicos na bolsa à sua espera? Alguns maus hábitos podem ajudar a desencadear crises de dor de cabeça. De acordo com o neurologista Leandro Teles, “ficar mais de três horas sem comer, esquecer de beber água e dormir menos ou mais horas do que está acostumado são atitudes que podem desencadear o incômodo”. Se a dor já se instalou, confira cinco erros que você não deve cometer: 

Não tomar café
Exatamente! Se você tem o hábito de consumir café ou outras bebidas ricas em cafeína, como mate, chá preto e refrigerantes à base de cola, não deve interromper a ingestão. “Isso acontece quando a pessoa consome, regularmente, cerca de 200 mg de cafeína por dia, o equivalente a duas xícaras médias de café. Mas se ela costuma consumir uma quantidade menor, não sentirá dor de cabeça ao se privar da substância”, explica o neurologista Abouch Krymchantowski, especialista em dor de cabeça.

Automedicação
Segundo Leandro, “o consumo indiscriminado de diferentes tipos de analgésicos pode aumentar a frequência das crises de dor de cabeça. Existem medicamentos que podem prevenir e cortar a dor, mas é preciso procurar um  médico para saber qual o tratamento adequado”.

Demora para tomar o medicamento
Por outro lado, se o remédio foi prescrito pelo médico para ser consumido nos casos de dor de cabeça, você deve seguir sua orientação. “Algumas pessoas esperam a dor se tornar insuportável para ingerir a medicação prescrita. Esta atitude pode piorar o quadro, já que o início da crise de dor de cabeça responde muito melhor ao uso dos medicamentos”, explica Leandro.

Atribuir a dor de cabeça a causas equivocadas
O diagnóstico correto da dor de cabeça pode sofrer atraso quando a pessoa atribui o problema a causas erradas. “As mais comuns são miopia, pressão alta e sinusite crônica. É comum ver um paciente passar por diversos especialistas até chegar ao neurologista para o tratamento adequado”, diz Leandro.

Se acostumar com a dor
Para o neurologista Leandro Teles, este é o pior e mais comum erro de quem sente dor de cabeça. “Muitas pessoas desistem de buscar a causa e tratar adequadamente a doença. O risco é alto, já que a dor de cabeça sem tratamento afeta o rendimento no trabalho, traz prejuízos para a vida social e afeta a qualidade de vida do paciente. O resultado é uma pessoa com mau humor constante, casos de depressão, uso indiscriminado de analgésicos e aquela dor diária, que começa logo ao abrir os olhos pela manhã”, finaliza o médico.

Com informações do site GNT.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Vai mudar o visual? Consulte antes essas dicas



Você se encantou com o corte de cabelo de uma atriz famosa ou adorou o novo visual da colega de trabalho. Depois de muito pensar, decidiu que era hora de mudar e também aderir a um novo cabelo. Entrou no salão cheia de expectativas, mas odiou o corte, saiu decepcionada, e vai ter que esperar o cabelo crescer para poder acertar. Talvez nunca tenha acontecido com você, mas certamente já aconteceu com alguma amiga ou conhecida. A situação, por incrível que pareça, é mais comum do que se imagina. “Na hora dá um certo ressentimento contra o profissional, mas nem sempre é culpa dele”,  conta o top hairstylist e visagista Rudi Werner, proprietário da Rede Werner Coiffeur. Para ele, o problema acontece porque a cliente não consegue se comunicar de forma clara com o profissional. “Claro que, às vezes, um corte ruim se resume a uma falta de química, mas na maioria das vezes se deve à falta de comunicação”, acredita. 

Pensando nas mulheres que sofrem com este problema, ele listou cinco dicas de como falar com o seu cabeleireiro e nunca mais errar no corte.

1. Diga o que você quer transmitir com o corte. “Muitas mulheres já chegam com foto dos cortes desejados e, apesar disso ajudar, não se deve parar só ai. É preciso discutir a ‘vibe’que você quer. Camadas longas podem ser românticas ou ousadas, por exemplo, e a diferença de tudo tem a ver com a técnica. Se você estiver no clima praiano ou boho, explique que é isso que você quer. Falar simplesmente que quer ondas naturais pode acabar em desastre”, orienta.

2. Mostre, não apenas fale. “Quando se trata de comprimento, é importante mostrar para o seu cabeleireiro exatamente onde você quer. Falar ‘no ombro’ pode ser interpretado de várias maneiras, normalmente para menos do que para mais. Lembre-se que gostamos de cortar mesmo! Então, mostre ao profissional o quanto você quer que seja cortado, pois assim ele pode desenhar uma linha imaginária.”

3. Seja honesta. “Conheço clientes que não admitem que usam secador e chapinha diariamente, ou que lavam muito os fios, por medo de levarem bronca. Mas essas informações são importantes, pois o profissional precisa saber como é a manutenção diária. Afinal, se você tem cabelo ondulado e faz chapinha diariamente, o comprimento vai ser diferente”, explica.

4. Pergunte sobre estilo, especialmente se você está pensando em mudar. “Não basta chegar e falar que você quer tal estilo. Você precisa saber fazer a manutenção dele. Então faça perguntas e veja se o seu cabeleireiro concorda com esse estilo, porque às vezes ele não é o mais indicado para o seu rosto. Pergunte se o corte combina com o seu rosto, com sua profissão, saber como fazer para secar o cabelo em casa, para ele não perder o formato, e quais são os produtos mais indicados…”

5. Seu cabelo normalmente fica cheio ou ele é mais ralo? “Essa informação é muito importante na hora de definir o corte, pois tem estilos que podem tirar esse volume extra ou podem dar a impressão de mais volume. E com certeza, essa é uma das áreas onde não queremos errar”, finaliza Rudi Werner.

Com informações do site Bolsa de Mulher