sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Conheça os doces que você pode comer sem culpa


Já houve o tempo em que fazer dieta consistia em combinar disciplina com matemática. Disciplina para se manter fiel às rigorosas regras impostas por nutricionistas e médicos. E matemática para contar calorias e ver se a soma delas seria menor que os gastos calóricos do dia. Emagrecer era como um desafio militar.

Funcionou para muitas pessoas, embora inúmeras outras tenham desistido no caminho. E pior: cada desistência representava um sério risco de efeito sanfona. Perdia-se um pouco de peso no início, mas depois tudo era recuperado com até alguns quilinhos a mais de brinde.

Hoje, a estratégia de muitas nutricionistas é diferente, um pouco mais, digamos, permissiva. Não é preciso tanta rigidez para emagrecer ou manter o peso desejado. Comer é algo prazeroso e isso não pode ser negado. Comer é também algo necessário para a saúde, algo que deve ser feito com equilíbrio para suprir as necessidades do corpo.

“Contar calorias não é mais o objetivo da nutrição, temos que levar em conta as vitaminas, minerais, fibras e tornar isso tudo prazeroso e parte da alimentação diária”, explica a nutricionista Mariana Froes, do Centro Multidisciplinar da Dor, no Rio de Janeiro.

E o melhor de toda a história é que não precisamos excluir a sobremesa de nossas refeições. Isso mesmo. Um docinho depois do almoço ou do jantar não faz tão mal para o corpo, nem pesa tanto na balança. Basta saber quais doces escolher e quanto deles você pode aproveitar.

Os doces podem até ser apreciados como refeição intermediária, entre almoço e jantar, como lanche da tarde. Afinal, uma das principais recomendações para se manter em forma hoje em dia é fracionar as refeições. Uma dica interessante é comer uma fruta antes de saborear o doce.

“Isso pode aumentar a saciedade. Assim a pessoa ingere menos doce, e essa ingestão é feita mais pelo prazer do que pela fome”, explica a nutricionista Vanderlí Marchiori, secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

Nos doces mais calóricos, típicos de final de ano, a especialista recomenda substituir o creme de leite por creme de soja. “A receita fica muito parecida”, garante. E também vale usar leite condensado light para reduzir a quantidade de calorias.

Ouvimos alguns nutricionistas e separamos cinco sugestões de doces para comer sem culpa. São alternativas com bons valores nutricionais, que também ajudam a manter a pele bonita e previnem doenças. Veja só:

Gelatina de frutas
Acrescente pedaços de frutas em potes pequenos ou grandes de gelatina. A fruta não precisa ser necessariamente a mesma do sabor da gelatina. Gelatina de morango combina com outras frutas vermelhas. Já a gelatina de abacaxi pode se sair bem com pedaços de frutas cítricas.

Musse de maracujá
Parece mentira, mas dá para aproveitar um belo musse de maracujá sem precisar sentir culpa depois. Primeiro, troque o leite condensado por leite condensado light. Depois, use creme de soja em vez de creme de leite. Como o sabor do maracujá é muito forte, ele irá predominar na receita, apesar das alterações. Cítrico e geladinho, combina com o verão. Só não coma mais do que uma porção, cerca de 4 colheres de sopa.

Frutas em calda ou compotas
Os dois grandes atrativos destes doces são variedade e praticidade. “Várias frutas já são comercializadas neste formato e também é possível prepará-las em casa”, observa a nutricionista Vanderlí Marchiori. Elas são ricos em vitaminas e capazes de satisfazer o desejo por doces, mas sem ser carregadas em calorias. Mesmo assim, a recomendação é desfrutar sem exageros.

Picolés de frutas e sorvete natural de banana
Esses são os sorvetes menos calóricos que existem. E não precisa ser diet. Cada unidade tem entre 60 e 110 calorias, dependendo da marca e da fruta que dá base ao sorvete. Dá para comer sem tanta paranóia. Só evite as coberturas e outras combinações, pois elas podem triplicar o número de calorias do sorvete. “São boas opções para o verão”, ressalta Vanderlí.

Outra alternativa é o sorvete natural de banana. "Congele bananas maduras com casca, em papel manteiga. Tire a casca, bata no liquidificador com cacau e consuma imediatamente", ensina Mariana.

Bomba de chocolate
Se você gosta de chocolate, coma chocolate. Para que se privar deste prazer? Esse doce delicioso tem também seus atrativos nutricionais. Ele pode ajudar na produção de serotonina, que proporciona sensação de bem-estar e até ameniza sintomas da TPM. Chocolate ainda contém antioxidantes, substâncias que retardam o envelhecimento das células e favorecem o sistema circulatório. Por fim, uma bomba de chocolate tem menos calorias do que você imagina. São cerca de 300, dá para queimar em 30 minutos de corrida. Só não vale comer todo dia, ser sedentário e ainda querer emagrecer.

Com informações do site IG.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Conheça o modo certo de usar protetor solar


Protetor solar é item essencial para cuidar da pele independente da estação. Porém há ainda muitas dúvidas em relação ao modo de usá-lo. Como aplicar o produto corretamente? Devo passá-lo em casa? Qual a quantidade ideal? Sim, tudo isso vai interferir na sua proteção. Para tirar máximo proveito desse produto, esclareça as suas dúvidas

Quando passar?
Apesar de algumas marcas garantirem proteção imediata, os dermatologistas ainda recomendam espalhar o produto cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol e, de preferência, antes de ir à praia ou à piscina. A explicação é simples: em casa, na frente do espelho, você consegue aplicar o creme de forma uniforme. Além disso, a pele está livre de areia, suor ou água, o que garante melhor eficácia.

Quanto passar?
O efeito do protetor solar depende totalmente da quantidade de produto que é espalhada na pele. Não vale usar uma gota de creme para o corpo todo e se sentir protegida. Se esse processo não for realizado da forma correta, a proteção se torna menor do que a indicada na embalagem. "Uma aplicação incorreta pode comprometer mais da metade do poder de ação do FPS", avisa Graça Silveira. Veja a quantidade ideal:

Rosto e pescoço: aplicar uma quantidade equivalente a dois grãos de feijão nas duas áreas.

Mãos e pés: aplicar uma quantidade equivalente a dois grãos de feijão para cada área.

Pernas, coxas, braços e tronco: calcule uma colher de chá para cada uma dessas áreas.
Preciso reaplicar?

Procure espalhar o cosmético de forma homogênea, formando uma espécie de capa invisível na pele. Se você passou o produto em casa, vale dar um reforço nas áreas que ficam mais expostas ou que sofreram atrito com a roupa, com a bolsa ou até mesmo com o cinto de segurança do carro. Reaplique a cada duas horas de exposição contínua ao sol, mergulho, exercícios físicos e transpiração excessiva.

Com informações do site M de Mulher

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sobremesa delícia de abacaxi com creme de coco



Delícia de abacaxi com creme de coco é a nossa guestão de sobremesa para hoje, irresistível e fácil de fazer.
    
Ingredientes para fazer o doce:
1 abacaxi maduro lavado e descascado
1 xícara de açúcar
2 colheres (chá) de gengibre picadinho
cravo a gosto

O creme:
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco (200ml)
1/2 xícara de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho

E para finalizar a cobertura:

100 g de coco ralado

Modo de preparo:
Em uma panela levar ao fogo:abacaxi picado, açúcar,gengibre e cravo.

Deixar até secar toda água que junta durante o cozimento.Reservar para esfriar.

Em outra panela levar ao fogo:leite condensado,leite de coco e o amido de milho diluído no leite.

Misturar bem e mexer até ferver e engrossar.

Em um recipiente único ou individuais colocar:doce de abacaxi,creme de coco ainda morno e cobrir com coco ralado.

Para finalizar levar à geladeira por alguns minutos.

Receita do site Globo.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Natureza uma aliada no combate do estresse


Estudos científicos e especialistas apontam que usar a natureza a seu favor é uma ótima alternativa para relaxar. Morar em cidades com poucas paisagens verdes não é desculpa, pois as sugestões para escapar da rotina são simples: vale desde ouvir sons da natureza até andar com os pés descalços na terra.

Andar com os pés na terra

A prática de usar os pés para aumentar o bem-estar já foi encontrada em diferentes civilizações há centenas de anos. "No Japão, no século XII, os samurais cortavam bambus e andavam sobre eles para fortalecer a perseverança", afirma a terapeuta corporal Alda Martinelli, de São Paulo. A aplicação de pressão nos pés tem apelo terapêutico nos dias de hoje: serve para revitalizar, energizar e até prevenir e curar problemas nos ossos, músculos e circulação.

Ao reservar alguns minutinhos do dia para caminhar com os pés descalços na terra, você sente melhor as diferentes superfícies e temperaturas. "Com isso, você mobiliza a musculatura tensionada ou enfraquecida, promovendo relaxamento e revigorando outras partes do corpo por reflexo de pontos presentes no pé", explica a terapeuta.

Respirar o ar de áreas verdes

O contato com a natureza é importante para que a flora bacteriana do nosso organismo se desenvolva, fortalecendo a imunidade. É o que aponta um estudo desenvolvido pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, e divulgado na publicação científica Proceedings of the National Academy of Sciences. Segundo a pesquisa, a falta de exposição à natureza pode aumenta a incidência de asma e outras alergias entre moradores de cidades.
"O tempo seco, partículas de fumaça, gases irritantes, substâncias químicas existentes no ar agravam as crises asmáticas", afirma o pneumologista Carlos Carvalho, do Hospital do Coração. Se você prezar por alguns minutinhos de passeio em um parque ou por uma viagem de final de semana a uma cidade mais verde, diminui as crises de alergia e outros problemas respiratórios que acabam com o humor de qualquer um. 

Ter contato com animais

Tem sensação melhor do que chegar em casa e esbarrar no seu cachorro, de língua de fora e rabo abanado de felicidade? O contato com um animal, seja de estimação ou não, é uma ótima forma de se distrair e de estimular a afetividade. "Muitas pessoas têm dificuldade de dar e receber carinho de outros seres humanos", afirma o neurocientista Alexandre Monteiro, coordenador do Projeto Animallis, que faz terapia assistida com animais em idosos com demências, como Alzheimer, e depressão. "O contato com animais pode funcionar como uma ponte para trabalhar as emoções, aumentando a sensação de segurança, a socialização e a motivação."

Tomar 15 a 20 minutos de sol por dia

Um estudo feito pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, indicou que viver em regiões com menor exposição solar agrava crises de depressão. Segundo especialistas, o sol estimula a produção do hormônio melatonina, que ajuda a regular o sono e o apetite sexual, combatendo a sonolência. Bastam alguns minutos diante do sol para você ter um dia com mais disposição. Só não se esqueça de passar filtro solar todo dia e evitar a exposição exagerada ao sol das 10 às 16 horas. 

Ouvir sons da natureza

Existem desde aplicativos para celular com sons da natureza até CDs e DVDs. Barulhos de chuva, cachoeira, pássaros e até baleias ajudam a levar a mente para longe dos problemas, recurso perfeito para relaxar antes de dormir. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, observaram esse benefício em pacientes com câncer: aqueles que tiveram contato com imagens de paisagens naturais e sons de pássaro fizeram menos queixas de dores do que as pessoas que viram imagens e sons de cidades ou ficaram sem ver nada. 

Aromas naturais

O cheiro de terra molhada, flores, madeira e diversos outros elementos da natureza pode tanto aumentar a disposição como promover relaxamento. A aromaterapia é uma técnica que combina esses diferentes aromas naturais e indica os melhores para cada situação. "Existem aromas que são estimulantes, ou seja, auxiliam na oxigenação e na circulação sanguínea, promovendo a eliminação de toxinas e o excesso de gás carbônico", afirma a aromaterapeuta e psicóloga Sâmia Maluf, da By Samia Aromaterapia. "Com esse verdadeiro 'arrastão', o organismo recupera as suas funções normais e acaba com a lentidão e o cansaço causados pelo estresse".

Cinco minutos de caminhada no parque

Mesmo que o dia esteja nublado, você pode se beneficiar pelo simples fato de estar ao ar livre em contato mais próximo com a natureza. De acordo com um estudo da Universidade de Essex, na Inglaterra, bastam cinco minutos de exercícios em uma área verde, como um parque, para melhorar a saúde mental. Foram analisadas 1.250 pessoas e aquelas que praticavam atividade física ao ar livre tiveram uma melhora mais rápida do humor e da autoestima. 

Com informações do site Minha Vida.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Oito técnicas de massagem para relaxar


Para você que começou a semana desejando diminuir o estresse, acalmar o espírito, afastar dores ou simplesmente para viver melhor. Conheça algumas técnicas de massagem e escolha a que mais combina com o seu estilo de vida.

Ayurvédica
Criada na Índia há quase 5 mil anos, baseia-se no conceito dos pontos energéticos do corpo, os chacras, que são ativados pelo terapeuta por meio de toques com as mãos e os pés.

Anma
Essa técnica chinesa emprega pressões com os dedos, alongamentos e deslizamentos; os músculos são trabalhados seguindo os meridianos de energia da medicina chinesa.

Pedras quentes
Veio dos Estados Unidos. O terapeuta desliza a mão por pontos estratégicos do corpo e depois espalha sobre eles pedras aquecidas.

Reflexologia
Mais uma modalidade que segue os princípios da medicina chinesa. A diferença é que trabalha apenas o pé do paciente, com movimentos suaves sobre as articulações, os tornozelos, o dorso e a planta do pé.

Shiatsu
Desenvolvida no Japão, baseia-se na acupuntura e também é milenar. O terapeuta pressiona com as mãos e os dedos mais de 60 pontos do corpo, fazendo também alongamento.

Sueca ou ocidental
Derivada da ginástica sueca, baseada em flexões de corpo, consiste em amassamentos, puxões e deslizamentos. O objetivo é estimular a musculatura ou, quando realizada mais lentamente, relaxar.

Tui-ná
Os toques são mais fortes e, embora se distribuam por todo o corpo, os pés ganham atenção especial  segundo os chineses, eles estão ligados diretamente aos órgãos.

Watsu
Shiatsu na água, water mais shiatsu. Foi criada na Califórnia. Os movimentos são feitos em uma piscina aquecida. O terapeuta massageia os pontos de tensão e alonga os músculos.

Com informações do site M de Mulher.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

As melhores opções de hambúrguer para depois do exercício




Muitos corredores, para não dizer a maioria, adoram um hambúrguer suculento. E, com os ingredientes certos, ele pode ser delicioso e ainda ajudar na recuperação depois da corrida. Monte seu lanche com um belo hambúrguer rico em proteínas, que vão reparar seus músculos, pão integral e complementos gostosos e nutritivos.

Boi - Muita proteína
Um hambúrguer de carne bovina de 85 gramas fornece em média 12 de proteína, 14 de gordura e 180 calorias. É muita gordura. Há opções mais saudáveis, como o de fraldinha da Wessel: em 85 gramas, cerca de 22 são de proteína e 8,5 de gordura, além de ter 170 kcal. Sempre que possível, prefira a carne de gado criado solto, que tem níveis mais altos de ácido alfalinolênico (ALA), uma gordura essencial que dá sustentação às fibras musculares.

Salmão - Carregado de ômegas
Faça seu hambúrguer misturando salmão em lata e migalhas de pão com um ovo. Um hambúrguer de 85 gramas tem 20 de proteína e 100% das suas necessidades diárias do ácido graxo ômega 3. Essa gordura fortalece o sistema imunológico e pode ajudar a prevenir o Alzheimer.

Peru/Frango - Ricos em vitaminas
Tanto a carne de peru como a de frango são boas fontes de niacina, uma vitamina do complexo B. O frango ainda é fonte de cisteína, um aminoácido importante, que ajuda a descongestionar os pulmões”, afirma a nutricionista Livia Hasegawa, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp. Mas muitos hambúrgueres trazem carne branca e escura e muita gordura. Procure opções com até 8 gramas de gordura. O Sadia Peru light tem 7,6.

Vegetariano - Repleto de fibras
Muitos têm de 100 a 200 calorias e boa dose de fibras, mas são pobres em proteína, fornecendo somente de 6 a 11 gramas. Procure nos valores nutricionais por um hambúrguer que se compare ao de carne — como o Hambúrguer de Proteína Vegetal Vita Soja Sadia, que fornece 16 gramas de proteína.

Com informações do Site Exame.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Moda sustentável para o final do ano que chegou



O fim do ano chegou e já começou a correria para as compras, preparativos para as festas, viagens e os presentes. Quase todo mundo participa deste cenário, especialmente porque ele vem embalado pelos bônus de salários extras, promoções relâmpago, lançamentos de produtos, facilidade de crédito e vitrines espetaculares. Em tempos de consumo sustentável não precisamos nos proibir desses hábitos tão prazerosos, mas é fundamental consumirmos de forma consciente. E isso também vale para a roupa que você vai usar nas festas de fim de ano.

Algum tempo atrás muitas pessoas acreditavam que a tendência de atitudes sustentáveis era apenas uma onda passageira. Mas percebemos a necessidade dessas atitudes para que o nosso planeta continue existindo em condições habitáveis. Felizmente estamos aprendendo a adaptar nossos hábitos e, aos poucos, construindo um novo estilo de vida, melhor para todos nós e para os que virão também. Mas, quando o assunto é moda, especialmente sobre roupas e calçados, ainda temos muitas dúvidas. Chega a ser contraditório pensar sobre sustentabilidade quando a moda sobrevive do consumo exagerado e de coleções de produtos que são promovidos com tempo pré-determinado de uso.

Conforme o senso geral pensa, a moda é "arte do efêmero", ou seja, arte das criações que são feitas para ser desejadas, consumidas, descartadas e esquecidas, num curto espaço de tempo. E por isso é tão importante pensarmos sobre consumo consciente para a moda. Chegou o momento em que precisamos viver e vestir o hoje sem ignorar o amanhã, pensando em como fazer um presente feliz para um amanhã muito melhor.

Para ajudar você a entrar nessa corrente do bem, confira abaixo algumas dicas simples, porém muito válidas, de como escolher roupas e fazer compras de modo sustentável no final de ano:

1. Planeje suas compras

Pare por alguns instantes e faça uma lista com tudo que precisa comprar para você e sua família, de presente. Imagine produtos que atendam às necessidades e onde você poderia encontrá-los. Lembre-se que mais vale um presente realmente útil do que um presente que mostre que custou caro, mas que não agrade a quem recebe. Com isso você evitará as trocas pós-festas, que são muito desgastantes e quase sempre não-satisfatórias. Quanto mais antecedência nessa lista, melhor. Com planejamento e organização você poderá otimizar o seu tempo, gastar menos e deixar todos mais felizes, inclusive você. A lista evita que você compre por impulso e ajuda a realizar uma compra guiada pelo consumo consciente.

2. Consulte seu guarda-roupa

Antes de sair para as compras, consulte suas opções em casa mesmo. Através dessa análise você poderá relembrar compras que realizou por impulso e que depois acabou não usufruindo, além de poder encontrar peças que quase não usa e que seriam ideais para as ocasiões de festas de final de ano. Aproveite para doar peças que não pretende usar e tenha segurança nos itens que realmente precisa adquirir. Compre para atender necessidades de uso real e com o tempo você perceberá que com esse método de compra se arrependerá menos e estará mais feliz e satisfeito.


3. Use a criatividade

Que tal reciclar ou reaproveitar peças de roupas e calçados, gastando pouco e se divertindo muito? Como primeira opção, você pode brincar de sobrepor ou diversificar peças que você já tenha. Por exemplo, use uma saia longa como um vestido, ou uma segunda pele de renda por baixo de um tomara que caia, acrescentando acessórios, cintos, amarrações, etc.
Outra opção é customizar detalhes especiais em peças antigas. Atualmente, existem em armarinhos e bazares, aplicações semiprontas de bordados, brilhos, fitas e pérolas, que você pode facilmente costurar ou mesmo colar em diversos tipos de tecido, obtendo um acabamento profissional e gastando bem pouco. Com carinho e dedicação você poderá ganhar uma peça nova, exclusivamente sua, com seu estilo e feita por você.

4. Descubras as oportunidades

Enquanto os shoppings trabalham para promover compras impulsivas e estão sempre cheios demais, você pode encontrar oportunidades melhores. Especialmente no final do ano, acontecem, em todo país, bazares e feiras ocasionais. Esses eventos podem ser temáticos ou não, voltados à cultura do artesanato ou não, mas em geral têm uma enorme variedade de opções e preços. Pesquise na sua cidade e não deixe de experimentar. Algumas marcas também aproveitam para limpar os estoques e assim promovem bazares de liquidação, pesquise e aproveite, mas cuidado: mesmo com preço especial evite o desperdício.

5. Seja você mesmo

Muita gente gostar de inovar no visual ou usar peças novas de roupa, especialmente no ano novo. Mas isso pode fazer com que você adquira roupas e sapatos que não são confortáveis, penteados e maquiagens exagerados, ou outra opções que já nos primeiros momentos da festa deixa você desconfortável e muito incomodado.
Sendo assim, nas festas de fim de ano, procure manter o seu estilo próprio e fazer escolhas que realmente combinem com você. Já não precisamos usar vestidos longos e brilhantes, ou ternos e black tie. Sua elegância depende de você estar se sentindo bem, confortável e mantendo sua autenticidade. Esteja certo que um simples detalhe fará toda diferença, pois muitas vezes um acessório diferente, um detalhe delicado, ou uma peça nova já dão todo charme e requinte que você precisa para se sentir devidamente ?bem vestido? para ocasião.
É importante lembrar também que estamos vivendo num tempo onde menos é mais, e o chique é ser consciente. Caso você realmente decida por comprar roupas novas, busque também opções na moda ecofriendly, ou seja, moda amiga da natureza. A variedade de peças em algodão orgânico, malhas de garrafa PET, e reciclagem de tecidos está aumentando. Priorize seu estilo próprio e busque as novas alternativas para o bem de todos.

Com informações do site Personare

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Carne recheada com linguiça e legumes


Um prato que não pode faltar no almoço dos brasileiros é a carne recheada. As opções de recheio possibilitam variar bastante o cardápio, a nossa sugestão para o almoço e carne recheada com linguiça e legumes.

Você vai precisar de:
. 1,2 kg de lagarto
. 150 g de linguiça calabresa
. 1 cenoura grande cortada em quatro tiras
. 4 talos de salsão finos
. 1/4 xícara (chá) de óleo
. 2 cebolas médias picadas
. 3 dentes de alho picados
. 5 tomates maduros sem pele e cortados em pedaços
. 1 xícara (chá) de água
. Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:

1. Limpe a carne e retire a gordura. Tempere com sal e pimenta.

2. Com uma faca grande e afiada, faça vários cortes profundos no centro da peça para formar uma cavidade de 4 centímetros de diâmetro.

3. Dentro da cavidade coloque a linguiça, a cenoura e o salsão.

4. Costure a abertura com agulha e barbante.

5. Numa panela, aqueça o óleo em fogo alto e doure a carne de todos os lados.

6. Junte a cebola e o alho e frite por três minutos. Acrescente o tomate e a água.

7. Tampe e cozinhe até ferver. Tempere com sal e pimenta.

8. Abaixe o fogo e cozinhe, acrescentando água aos poucos, por uma hora e 30 minutos ou até a carne ficar macia.

9. Corte a carne em fatias e sirva em seguida. Acompanhe com o molho do cozimento.

Anote os truques para impressionar na cozinha:

· A técnica de rechear utilizada na receita de lagarto é indicada para carnes mais firmes e fibrosas. Já os cortes mais macios, como o filé mignon e o contrafilé, são mais fáceis de ser fatiados em mantas e enrolados com o recheio

· Você também pode rechear o pedaço de lagarto utilizando um saco de confeitar com bico liso, grande e de diâmetro largo

· Para que a carne fique bem dourada, frite-a de todos os lados antes de acrescentar a água ou o caldo e, durante o cozimento, esfregue-a às vezes, com um garfo, no fundo da panela

· Jamais se deve cortar a carne recheada ainda quente, pois as fatias não ficam perfeitas. Espere amornar pelo menos 30 minutos e, momentos antes de servir, aqueça-as no caldo do cozimento

Receita do site M de Mulher e foto Luiz Roberto Pereira

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Decorando a casa com flores para o natal



Período que pede muitas luzes e riqueza de detalhes na decoração, o Natal é também a época certa para investir em arranjos florais. Isso porque um conjunto de flores pensadas especialmente para essa época é capaz de conferir ar aconchegante e sofisticado ao lar. Caprichado nas tradicionais cores natalinas, vermelho e verde, o enfeite pode ser acompanhado de detalhes em dourado e prata.

Os arranjos devem estar em harmonia com o restante da decoração da casa para não se destacarem demais e poluírem visualmente o ambiente. Assim, vale lembrar da clássica regra do mundo da moda: menos é mais. "Uma casa não é um shopping center, considerando que a decoração deve durar cerca de um mês, nenhum dos moradores aguentaria mais olhar para nada daquilo com o tempo", explica Wlamir Ramos, decorador da Oficina do Papai Noel, em São Paulo.

Engana-se quem pensa que as flores naturais são as mais indicadas para enfeitar a casa. Na verdade, as artificiais são preferíveis para a decoração natalina, pois não precisam de manutenção constante. "Um ramo artificial de qualidade é tão bonito quanto uma flor natural, e muito mais prático", afirma Wlamir. Contudo, para que o visual não empobreça, é preciso ter atenção à qualidade do produto.

Para não errar na hora de decorar a casa para o próximo Natal, saiba quais são as três plantas que não podem faltar em suas compras:

Poinsentia
As folhas da Poinsentia, conhecida popularmente como famoso bico-de-papagaio, são de um vermelho tão vivo que até parecem pétalas, combinando perfeitamente com a decoração natalina. Seu uso ornamental deriva das tradições no hemisfério norte, onde costumam florescer durante a época do Natal. No Brasil, encontram-se facilmente versões artificiais em lojas de decoração.

Azevinho
Muita gente se pergunta o que são os ramos com pequenas frutinhas vermelhas - que muito se parecem com cafeeiro. São os galhos de azevinho, outra planta comum no hemisfério norte, que vem conquistando espaço em decorações brasileiras. Esses elementos decorativos ajudam a compor um ambiente intimista e natural durante as recepções de final de ano. Existem no mercado, também, opções em prata e dourado, com brilho e metalizadas, para um toque de modernidade. Mas quem tiver dificuldade em encontrá-los, uma opção é utilizar ramas de cereja, que vão deixar a produção tão bela quanto o azevinho.

Folhas de Hera
Assim como as outras plantas, a grande qualidade desta folhagem, assim como a resistência a baixas temperaturas, é o que a faz ser uma das mais usadas na decoração natalina. Comum nos países ao norte do globo, esta trepadeira é capaz de formar lindos arranjos, quando combinada com outros elementos.

Com informações do site Terra.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Estudo aponta para a importância da atividade física na terceira idade



A atividade física regular na terceira idade pode ajudar a evitar o encolhimento do cérebro e outros sinais associados à demência, revela um novo estudo feito pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, e publicado na revista "Neurology". A pesquisa analisou dados de 638 pessoas com 70 anos, submetidas a exames cerebrais.

Os resultados mostraram que aqueles que eram fisicamente mais ativos tiveram uma menor retração do cérebro do que os indivíduos que não se exercitavam. Por outro lado, as pessoas que faziam atividades de estimulação mental e intelectual, como palavras cruzadas, leitura de livros ou socialização com os amigos, não tiveram efeitos benéficos em relação ao tamanho do cérebro.

Deterioração
A ciência já provou que a estrutura e o funcionamento do cérebro se deterioram com o passar dos anos. Também são inúmeros os registros na literatura médica de que o cérebro tende a encolher com o envelhecimento. Essa retração está ligada a uma perda de memória e das capacidades cerebrais, dizem as pesquisas.

Os estudos também têm mostrado que as atividades sociais, físicas e mentais podem contribuir para prevenir essa deterioração. No entanto, ainda não haviam sido feita pesquisas amplas com imagens para observar essas mudanças na estrutura e no volume do cérebro.

Segundo o estudo, que levou três anos para ser concluído, o médico Alan Gow e sua equipe pediram aos participantes que levassem um registro de suas atividades diárias. No final desse período, quando os voluntários completaram 73 anos, eles passaram por scanners de ressonância magnética para analisar as mudanças no cérebro.

Depois de levar em conta fatores como idade, sexo, saúde e inteligência, os resultados mostraram que a atividade física estava "significativamente associada" com uma menor atrofia do tecido cerebral. "As pessoas de 70 anos que fizeram mais exercício físico, como caminhadas várias vezes por semana, apresentaram uma retração menor do cérebro e outros sinais de envelhecimento da massa cerebral do que aquelas que eram menos ativas fisicamente", explicou Grow.

"Além disso, nosso estudo não mostrou nenhum benefício real no tamanho do cérebro em decorrência da participação em atividades mentais e socialmente estimulantes, conforme foi observado pelas imagens em scanners de ressonância magnética durante os três anos de estudo", acrescentou.

Segundo o pesquisador, a atividade física também foi associada a um aumento no volume de massa cinzenta. Essa é a parte do cérebro onde se originam as emoções e percepções. Em trabalhos anteriores, essa região foi relacionada à melhora da memória de curto prazo. Quando os cientistas analisaram o volume de massa branca, responsáveis pela transmissão de mensagens no cérebro, descobriram que as pessoas fisicamente ativas tinham menos lesões nessa área do que as que se exercitavam pouco.

Causas
Embora estudos anteriores já tenham mostrado os benefícios do exercício para prevenir ou retardar a demência, ainda não está claro os motivos por que isso acontece. Os pesquisadores acreditam que as vantagens da atividade esportiva podem estar ligadas ao aumento do fluxo de oxigênio no sangue e de nutrientes para o cérebro.

Mas uma outra teoria é que, como o cérebro das pessoas encolhe com a idade, elas tendem a se exercitar menos e, assim, acabam tendo menos benefícios. Seja qual for a explicação, dizem os especialistas, os resultados servem para comprovar que o exercício físico é benefício para a saúde.

"Esse estudo relaciona a atividade física à redução dos sinais de envelhecimento do cérebro, sugerindo que o esporte é uma forma de proteger nossa saúde cognitiva", disse Simon Ridley, da entidade Alzheimer's Research, do Reino Unido. "Embora não possamos dizer que a atividade física é o fator causal desse estudo, sabemos que o exercício na meia idade pode reduzir o risco de demência futura", afirmou.

"Vai ser importante acompanhar tais voluntários para ver se essas características estruturais estão associadas com um maior declínio cognitivo nos próximos anos. Também será necessário mais pesquisas para saber detalhadamente sobre por que a atividade física está tendo esse efeito benéfico", acrescentou Ridley.

Já o professor James Goodwin, da organização Age UK, que financiou a pesquisa, disse: "Esse estudo destaca novamente que nunca é tarde para se beneficiar dos exercícios, seja uma simples caminhada para fazer compras, seja um passeio no jardim", disse.

Com informações do site G1.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Conheça cinco "superalimentos" que vão te ajudar a emagrecer





A maioria das dietas é praticamente uma lista de restrições, com alimentos que não devem ser consumidos. O efeito psicológico é que geralmente ficamos tão focados no que não devemos consumir, que acabamos sabotando a dieta.

A editora da revista SELF, Lucy Danziger, autora de um livro para quem quer perder peso, “The Drop 10 Diet”, resolveu se concentrar no que ela gostaria de comer como uma abordagem alternativa.

Ela chamou de “superalimentos” alimentos que “dão um retorno”. Como ela é triatleta, ela se focou em alimentos ricos em fibras, proteínas e nutrientes importantes. O efeito colateral foi a perda de 11 kg em menos de seis meses de dieta.

Os superalimentos não são novidade: a expressão foi inventada pelo dr. Steven Pratt, em 2004, no livro “SuperFoods Rx: Fourteen Foods That Will Change Your Life”, Receita de Superalimentos: Catorze Alimentos Que Vão Mudar Sua Vida”, e os alimentos devem ter três qualidades para entrar na lista: precisam ser fáceis de encontrar, devem ter nutrientes que aumentam a longevidade, e seus benefícios devem ser comprovados em trabalhos científicos.

Em seu site, Pratt lista salmão, brócolis, espinafre, cerejas e chá verde como seus favoritos. O SuperFoodsRx.com tem mais 20 exemplos.
Entretanto, apenas passar a comer superalimentos não vai lhe fazer emagrecer, de fato, a perda de peso não é o objetivo da dieta de superalimentos, mas sim um efeito colateral desejável. Veja os cinco alimentos selecionados por Danziger:

1. Mirtilos
Estudos demonstraram que as bagas ajudam a combater câncer e baixar colesterol, entre outros benefícios, e todas as frutas desta categoria, incluindo framboesas, morangos e amoras, tem antioxidantes e fitonutrientes. Podem ser congelados para consumo regular.

2. Salmão
O salmão é rico em ácidos graxos com ômega-3, que baixam bastante o risco de doenças cardíacas, segundo vários estudos. Além disso, o ômega-3 diminui a inflamação e reduz a taxa de acúmulo de placas nas paredes arteriais. O salmão é também uma boa fonte de proteína magra.

3. Amêndoas
Muitas dietas mantém as amêndoas e castanhas à distância por causa da alta quantidade de calorias e gordura, mas estudos apontam que comer um punhado delas várias vezes por semana pode ajudar a perder peso e evitar doenças cardíacas. As amêndoas em particular contém muita gordura monoinsaturada e fibra.

4. Brócolis
O brócolis é um dos alimentos com maior densidade de nutrientes, com somente 30 calorias por xícara. Isto significa que o alimento lhe dará saciedade, além de polifenóis, antioxidantes que eliminam substâncias que danificam as células. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA) há muito apontam as qualidades de prevenção e combate ao câncer do brócolis.

5. Quinoa
A quinoa é o grão integral mais popular da atualidade, e também contém uma boa dose de proteína que ajuda a construir a musculatura. A inclusão de qualquer tipo de grão integral na dieta, da cevada ao arroz integral, ajuda a perder peso, por que dá a sensação de saciedade com menos calorias.

Com informações do site Hypes Cience.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dica de lanche da tarde para esta quarta-feira: Hot dog de forno



Você vai precisar dos seguinte ingredientes:
4 mini-baguetes
4 salsichas grandes
4 colheres (sopa) de manteiga
8 colheres (sopa) de leite
1/2 xícara (chá) de creme de leite
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Aqueça o forno a 200°C. Faça um corte nas baguetes no sentido horizontal. Dentro de cada uma coloque uma salsicha. Acomode-as, lado a lado, em uma assadeira. Em um recipiente, misture a manteiga, o leite, o creme de leite e o queijo parmesão até formar um creme liso e homogêneo. Despeje o creme sobre as baguetes e leve ao forno até dourar. Sirva em seguida.

Dica:
Se preferir, use pão do tipo ciabatta. Também fica uma delícia!

Receita do site M de Mulher e Foto Ormuzd Alves

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Saiba como a mente e corpo mudam com a idade



Conheça sete mudanças, umas boas e outras nem tanto, que acontecem no nosso corpo e nossa mente quando envelhecemos.

1. Ficamos mais liberais
A ideia de que à medida que ficamos mais velhos, ficamos mais “quadrados” foi desmentida por uma pesquisa americana que questionou mais de 46 mil americanos entre 1972 e 2004. Ao longo destes anos, as atitudes foram ficando mais liberais em relação a política, economia, raça, gênero, religião e questões sexuais. A pesquisa não acompanhou os mesmos indivíduos durante todo o tempo, mas mostrou que os “velhos” das novas gerações estão mais “desencanados”. Quando você estiver com mais de sessenta anos, provavelmente vai ser ainda mais liberal do que seus avós.

2. Suas células-tronco envelhecem também
Quando você envelhece, as células do seu corpo envelhecem. As células-tronco, aquelas que podem se transformar em qualquer outro tipo de célula, ajudam a substituir as células velhas ou prejudicadas. O problema é que elas envelhecem também, e sua capacidade regenerativa diminui com o tempo.
Em 2007, uma pesquisa colheu células-tronco de ratos novos e velhos, que davam origem ao tutano do osso. Elas foram misturadas e implantadas em um rato que tinha deficiência na produção de tutano. No começo, tanto as células novas quanto as velhas produziram na mesma medida. Contudo, o rendimento das células mais velhas não demorou a desacelerar. Os cientistas desconfiam que a causa pode ser genética.

3. Precisamos de menos horas de sono
Os mais velhos dormem menos. Pesquisas mostraram que os adultos dormem menos que os jovens e os idosos menos que os adultos. Em um estudo com 110 adultos saudáveis que dormiam oito horas por dia, ficou comprovado que o grupo mais velho, com idade entre 66 e 83 anos, cochilava até 20 minutos a menos que os indivíduos de meia idade, idade entre 40 e 55 anos. Os jovens com idades entre 20 e 30 anos levaram a melhor, pois dormem até 23 minutos a mais que o grupo de meia idade. A explicação? Quanto mais velho, menos horas de sono precisamos.

4. Ficamos mais distraídos
A medida em que envelhecemos, perdemos a habilidade de ignorar distrações, ou seja, temos menos foco, ficamos mais distraídos. Quem chegou a esta conclusão foi um grupo de estudantes de psicologia da Universidade de Toronto, liderado pela doutoranda Karen Campbell. Mas, segundo a pesquisadora, existe um lado bom: as pessoas de mais idade têm a habilidade única de ligar uma informação irrelevante a outra informação que aparece na mesma hora, ajudando a preservar e impulsionar a memória.

5. Ficamos caídos
A nossa pele sofre com o envelhecimento. A epiderme, a parte mais externa da pele, fica mais fina; a pele perde a elasticidade; a gordura do rosto que fica nas camadas profundas da pele começa a minguar. O resultado é aquela pele enrugada, murcha, cheia de marcas de expressão e rachaduras.
Para os mais vaidosos, existem saídas como as plásticas e o Botox, por exemplo, mas isso tudo talvez não seja suficiente. Isto porque os ossos do maxilar, bochechas e das cavidades dos olhos também começam a gastar, de acordo com a pesquisa de Robert Shaw, da Universidade de Rochester. A falta de sustentação deixa a pálpebra e as bochechas caídas e ficamos com aquela “papada”. 

6. Ainda gostamos de uma boa gargalhada
Rir ainda é o melhor remédio. “A idade não influencia as nossas respostas emocionais ao humor, ainda gostamos de uma boa piada, quando a entendemos”, disse a psicóloga Prathiba Shammi, do Centro Baycrest de Cuidados Geriátricos. “Esta resposta é importante porque faz parte da interação social e sempre foi dito que o humor melhora a qualidade de vida, ajuda a diminuir o estresse e nos ajuda a lidar com os problemas da velhice”.
Por outro lado, um estudo canadense publicado em 2003 mostrou que os adultos mais velhos têm mais problemas em entender as piadas. Eles não entendem as frases de efeito das piadas e não conseguiram distinguir as tirinhas de humor das regulares.

7. Mantemos uma atitude positiva
Mesmo com tantas desvantagens, aqueles que acreditam que esta é a “melhor idade” simplesmente passam por cima destas pesquisas e encaram esta como qualquer outra fase da vida, como a infância ou a adolescência.
Um estudo publicado em 2008, no departamento de sociologia da Universidade de Chicago, sugere que o aumento da longevidade ocorrido desde os anos 1970 está ligado ao aumento da felicidade, apesar da saúde e do dinheiro diminuírem com a idade. Tudo isto depende da atitude que você escolhe ter diante de sua vida. Olhar para o passado e ter apenas boas lembranças, manter uma atitude positiva faz com que muitos idosos sejam mais otimistas que os jovens.

Com informações do site Hypes Cience.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Reserve 15 minutos só para você, todos os dias



Realizar pequenas atividades prazerosas, todos os dias, é a melhor maneira de cultivar alegria e prazer em sua vida. Incluir várias doses de sorriso, leveza e harmonia parece ser o simples segredo da felicidade.

Em primeiro lugar, bom humor e bem-estar são estados que precisam ser cultivados, ou seja, exigem cuidados para se manterem vivos. E você pode fazer isso por meio de atitudes, posturas na vida e decisões que toma a todo instante. A riqueza está em aproveitar o prazer nas coisas simples, e com frequência. A vida se alimenta no dia-a-dia.

Comece hoje mesmo. O desafio é: comece dedicando, de maneira constante e comprometida, pelo menos 15 minutos todos os dias para fazer uma atividade prazerosa e que traga bem-estar. Pode ser algo assim:

1. Dedicar um momento para ficar tranquila, cuidando das suas plantinhas.
2. No caminho para o trabalho, ouvir músicas que levantam seu ânimo. Curta, cante, sinta o ritmo, enfim, viva a música.
3. Ler calmamente aquela revista que costuma ficar jogada num canto da sua casa.
4. Fazer uma massagem nos seus pés ao final do dia, usando seu melhor creme hidratante ou o seu mais cheiroso óleo.
5. Preparar calmamente um lanche especial para você, cuidando de cada detalhe que lhe agrada, mesmo que seja um só um sanduíche com um suco.
6. Encontrar aquela amiga especial, mesmo no intervalo curtinho do café da tarde, para colocarem o papo em dia e darem umas boas risadas.
Faça a sua própria lista. Acrescente a cada dia algo especial e que faça você se sentir bem. Comece reservando pelo menos 15 minutos na sua agenda, todos os dias, para cultivar o prazer e o bem-estar. Marque mesmo, defina a cada dia um horário, deixe visualmente escrito para que você se acostume com a ideia de que aquele momento é seu. Assuma esse compromisso gostoso com você mesma. Certamente você irá querer aumentar esse tempo em breve.

Experimente e aproveite: você merece!

Com informações do site Personare.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Alimentação viva valoriza o vigor dos alimentos e organiza a vida no corpo



A alimentação viva, é uma dieta altamente vitalizante e desintoxicante, que "organiza" a vida no corpo, facilitando os processos naturais de desintoxicação. Em poucos dias, o novo praticante é capaz de perceber seus benefícios como: maior disposição física, melhor qualidade de sono, entusiasmo de viver, melhor visão e clareza de pensamentos, redução de apetite para alimentos de difícil digestão, bem-estar, melhor humor. Ao longo da prática da dieta, é bastante comum que ocorra redução de peso e de problemas de pressão arterial, além de diabetes e outras doenças.

Por que viva?

A alimentação é chamada desta forma pois valoriza a vitalidade presente nos alimentos e, por isso, é baseada na ingestão de sementes em processo de germinação, brotos de cultivo caseiro e vegetais crus. Na Culinária Viva, esses alimentos são preparados livres de cozimento, resfriamento, processados e derivados, para que a vitalidade seja preservada.

É na idade de semente em germinação que a planta apresenta maior vitalidade. Enquanto germina, ela inicia sua autodigestão, consumindo suas reservas de gorduras e produzindo enzimas digestivas que facilitam a digestão pelo corpo. Sendo assim, quando consumidos crus e frescos, esses vegetais preservam a vida e seus nutrientes integramente.

A essa altura alguém pode até pensar: "como pode? Só comer salada? E como ser feliz assim?". Se esse for o seu caso, relaxe. O melhor ainda está por vir. A Culinária Viva cria pratos que imitam o formato das comidas que conhecemos na culinária convencional, porém sem usar o cozimento para modificar o alimento. É possível comer pizza, por exemplo. A versão viva, bem mais light, é preparada com uma massa de trigo germinado e sal, levemente desidratada. No lugar do queijo, podemos usar uma ricota de sementes germinadas ou outras variações de sabores como rúcula, tomate seco e fughi secci, além de pizzas doces.

O desafio está em desenvolver habilidades nessa nossa modalidade culinária. Para facilitar esse caminho, o praticante deve adaptar o corpo para a nova dieta, aumentando a oferta de alimentos crus, começando com formas de preparo muito simples. Especialmente por meio da ingestão de sucos coados e receitas líquidas, que são de fácil assimilação pelo organismo. Eles nutrem e dão força ao corpo, que responde buscando alimentos de mais fácil digestão. A energia que antes era desperdiçada com a digestão fica disponível para ser usada na realização de novas tarefas, como preparar a sua própria comida, por exemplo.

Para as pessoas que tem interesse numa mudança alimentar, devem buscar orientação profissional, para que seja feita uma introdução gradual do alimento vivo na sua dieta cotidiana, com serenidade e praticando a escuta atenta ao seu corpo. Finalmente, que compartilhem os resultados com seu médico e nutricionista de confiança.

Agora vamos falar de comida?

Problemas como alergias, intolerâncias alimentares e respiratórias, relacionados ao consumo de leites de origem animal e industrial têm sido cada vez mais comuns, especialmente nas crianças. Por esse motivo, é crescente o número de pessoas que têm buscado consumir leites alternativos. Em tempos de despertar para o consumo consciente, muita gente também vem aderindo a um estilo de vida mais ético em relação aos animais e ao planeta, buscando alternativas sadias.

Nesse cenário, os leites de sementes germinadas surgem como uma alternativa vegetal, rica em enzimas digestivas, com baixo nível de gorduras e de fácil digestão e assimilação pelo corpo. O leite de Amêndoas Germinadas, por exemplo, é muito apreciado por seu paladar e textura suaves. Podendo ser misturado com a fruta da sua preferência. Sugiro que provem na forma de uma deliciosa vitamina viva de manga.

As sementes de amêndoas na Índia são conhecidas como um alimento que faz bem para o cérebro. Na China, são vistas como símbolo de resistência à tristeza e também são associadas à beleza feminina. Na cultura asiática, o consumo dessa semente foi associado aos grandes benefícios medicinais.

Com informações do site Personare.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dicas e receitas para comer do jeito certo durante o expediente


Conciliar uma alimentação equilibrada com a carga de trabalho parece difícil, visto que muitas vezes não temos como levar ou armazenar lanchinhos saudáveis na empresa, e o serviço em alguns momentos parece consumir nosso tempo. É comum que algumas pessoas, durante as horas que passam no escritório, abusem do café para combater o cansaço, comam apressadamente no intervalo entre reuniões ou ataquem guloseimas.
Se esse é o seu caso, confira abaixo dicas e receitas sobre como se alimentar durante o expediente, sem prejudicar a saúde. Ou o seu desempenho no trabalho.

TOME UM CAFÉ DA MANHÃ CAPRICHADO

Sempre realize o desjejum antes de começar a trabalhar. O nosso organismo diminui o metabolismo durante a noite para facilitar o repouso. Quando pulamos o café da manhã, continuamos com o metabolismo menos ativo. Isso pode prejudicar o raciocínio no trabalho e diminuir o gasto energético, favorecendo o aumento do peso. Aumenta, ainda, as chances de acidentes no trânsito, já que a diminuição no metabolismo prejudica, consequentemente, a concentração.

Uma boa ideia é deixar uma bandeja pronta, com os alimentos certos na geladeira do escritório, como sucos de frutas, pães, tapiocas, manteiga, patês, etc. ou já deixar a mesa de casa montada para o dia seguinte. Lembre-se que é um investimento para a sua saúde e também para aumentar a concentração e a disposição no trabalho!

Quer uma dica bem rápida? Faça uma vitamina contendo carboidratos integrais, frutas e proteínas. Sugiro bater no liquidificador uma fruta, banana, mamão, morangos, abacate, etc. ou até mesmo uma polpa congelada, + aveia, ou linhaça ou quinua em flocos ou amaranto em flocos ou linhaça dourada, + um copo de leite de arroz ou de aveia ou de amêndoas, para quem quiser evitar o leite convencional.

BEBA ÁGUA

Nossas sinapses, as comunicações de um neurônio para o outro no cérebro, são realizadas através de água. Quando você não bebe esse líquido constantemente, essas comunicações ficam prejudicadas, atrapalhando o raciocínio e a concentração. Além disso, o hipotálamo, parte integrante do cérebro, regula a fome, o sono, o cansaço e a sede. Quando ingerimos pouca água, a desidratação é confundida com fome, fazendo a pessoa comer sem necessidade e engordar, além de oferecer mais cansaço.

Durante o expediente, prefira beber água em moringas de vidro. O plástico contém uma substância chamada bisfenol-a, que pode ocasionar problemas neurológicos, alterar a tireóide e causar o aumento de peso, ou até mesmo gerar hiperatividade.

Outra dica é preferir águas que tenham o ph acima de 7 ou 8, preste atenção nos rótulos. Opte também pelas bebidas com menores quantidades de nitrito, substância potencialmente cancerígena. Lembre-se de ingerir água durante todo o dia, em pequenos golinhos. Vale lembrar que devemos beber cerca de 30 ml de água para cada quilo de peso. Portanto, uma mulher de 60 quilos deve ingerir 1.800 ml diariamente, 60kg x 30ml= 1.800 ml ou 1,8L.

Além disso, evite beber água perto das refeições. O líquido dilata o estômago, que por sua vez fica com um tamanho maior e sente necessidade de mais comida para sentir saciedade. Sugiro esperar cerca de uma hora após as refeições para ingerir líquidos.

PROGRAME OS SEUS LANCHINHOS

Se puder, deixe na gaveta no trabalho: grissinis integrais (palitinhos crocantes); frutas secas (banana passa, damasco, tâmara, ameixa); frutas desidratadas ou liofilizadas (banana, maçã, caqui, abacaxi). Combine essas frutas com oleaginosas (castanhas do pará, nozes, nozes pecã, macadâmias, castanhas de cajú, etc).

Coma esse alimentos cerca de três a quatro horas após o almoço. Para quem se esquece do horário dos lanchinhos fica a dica: programe o seu celular para um lembrete.

REUNIÕES MAIS SAUDÁVEIS

Você não precisa acompanhar o seu cliente ou o seu chefe em um prato altamente calórico e gorduroso, durante as reuniões. Mas também não faça o papel de "pedante saudável", falando frases como: "você vai comer isso aí? Tem muitas calorias!". Essa atitude é bastante indelicada e demonstra falta de educação. Escolha o seu prato e fique na sua!

Boas opções de escolhas são sempre com hortaliças. Peça uma salada de entrada, pois você ficará com menos fome para o prato principal. Aproveite para experimentar novos sabores nas saladas. Acompanhe uma proteína magra: carnes como maminha, baby beef ou picanha, sem a lateral de gordura ou frango, sem pele, e peixes de todos os tipos, sempre grelhados ou assados ou cozidos e evite frituras. Escolha também um carboidrato, preferencialmente integral arroz, quinua, macarrão ou até mesmo algum sem glúten, para quem sofre de intolerância ou alergia alimentar. Evite líquidos nas refeições ou beba no máximo um copo pequeno de água, com um pouco de limão espremido.

Muita gente abusa do café no escritório. A bebida melhora a taxa de oxigenação do sangue, aumentando o foco e a concentração. Por outro lado, quando ingerida em excesso pode aumentar a ansiedade. O ideal é beber, no máximo, quatro xícaras de 50 ml cada. Se for preciso, estabeleça cotas, como: uma pela manhã, uma no meio da manhã, uma após o almoço e uma no meio da tarde. Boa sorte!

Com informações do site Personare.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Chá Tropical para espantar o calor



Como o calor não vem dando trégua na maioria das cidades, esse é o momento para ingerir muitos líquidos, não só para se refrescar, mas também para  enfrentar a temperatura hidratando o corpo corretamente.
Esqueça os refrigerantes, sucos em pó e outros tipos de bebidas industrializadas e dê preferência às receitas de sucos naturais. Para inovar, você pode preparar chá gelados, tome nota da receita do Chá Tropical, uma delícia refrescante.

Ingredientes:
3 xícaras de chá preto coado
3/4 de xícara de suco de abacaxi concentrado de garrafa
4 colheres (de sopa) de suco de limão
Cubos de gelo
Casca de laranja em tiras

Modo de preparo:
Misture o chá, o suco de abacaxi e o suco de limão numa jarra. Mexa bem. Leve à geladeira.
Para servir despeje 1/2 xícara de refresco em copos com cubos de gelo, enfeite com cascas de laranja se desejar.
Experimente e, se for necessário, adoce a gosto

Receita do site M de Mulher e foto Jorge Butsuem

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Você se preocupa com o ar que respira?



Quando falamos em respiração logo vem em mente o ar que a gente respira, no no oxigênio, na poluição e no gás carbônico, nos intercâmbios entre as células e o meio externo.

Desde a antiguidade quando não havia como analisar a composição do ar, nem sabia-se sobre a taxa de oxigênio que a gente ingere em uma respiração. Mas já era fato que a respiração era a fonte de vida, o fator imprescindível para uma saúde ótima.

Há mais de 40 anos que sabemos que além da química, existe uma “eletricidade” necessária à nossa vida na atmosfera que nos rodeia. A ionização elétrica da atmosfera é indispensável para a manutenção de nossa saúde, mas não qualquer ionização. Os íons que reforçam a saúde são os bioativos, presentes na natureza: são os pequenos íons negativos, velozes e móveis, 1,9 centímetro quadrado por volt/segundo. A velocidade determina o tamanho: quanto mais rápidos, menores se tornam e melhores ficam para a saúde.

O cientista Dr. Albert Krueger, da Universidade de Berkley, nos Estados Unidos, já realizou estudos que mostraram que pequenos íons negativos reforçam o sistema imunológico. Os íons negativos favorecem os intercâmbios entre as células. A sensação de bem-estar depende muito do número de íons negativos por cm3. Para se ter uma ideia: na beira do mar cada cm3 contém em média 50.000 íons negativos e em casa 10 íons negativos por cm3.

Além do mais, os íons negativos aceleram o processo da cicatrização, principalmente para queimaduras graves. Esses pequenos íons negativos são essenciais para uma recuperação rápida.

Os íons se formam quando um elétron se solta de uma molécula neutra ou de um átomo. A molécula perdendo um elétron se torna um íon positivo e a molécula que ganha um elétron se torna um íon negativo. A terra produz íons negativos. A energia que vem do sol é o resultado de uma reação em cascata, o hidrogênio é convertido em hélio e volta novamente ao hidrogênio. Esse processo produz o calor e mantém a vida no planeta e ao mesmo tempo rega nosso planeta com íons positivos.

Na natureza, normalmente está tudo equilibrado. A terra responde ao bombardeamento de íons positivos produzindo íons negativos de oxigênio, formando o gás radon. Essa radiação natural incentiva a produção de íons de oxigênio.

As forças da natureza produzem ao mesmo tempo íons negativos e positivos em abundância, cinco íons positivos para quatro íons negativos.

Grandes quantias de íons negativos são produzidos ou encontrados: pelos raios, nas grandes ondas do mar, pelos raios cósmicos, pelas grandes cachoeiras, na luz ultravioleta, pelas florestas de pinhos, nas montanhas mais altas que 1.500 m e nas chamas das velas ou das lareiras.

Você já percebeu como a atmosfera fica pesada e difícil de ser respirada antes de uma tempestade com raios. Isso acontece em decorrência da quantidade de íons positivos no ar. Um relâmpago apenas carrega o ar de íons negativos, melhorando a respiração e nos “energizando”.

Hoje o estilo de vida longe das fontes de íons negativos, infelizmente prejudica a saúde de todos os seres do planeta. Se não tivesse um ar renovado e ionizado, o ser humano não conseguiria sobreviver mais que três minutos. Precisamos respirar 10 000 litros de ar por dia para sobreviver.

A diferença entre o ar livre dos espaços abertos e o ar confinado, poluído de nossos prédios, carros e ambiente cotidiano não e só acadêmica ou “no papel”. Nós experimentamos fisicamente a diferença. Só que fica difícil expressar essa diferença. Só notamos a diferença quando respiramos um ar bom como o do campo ou da praia, por exemplo. Sentimos que isso faz bem para nossa saúde. Nossos esforços para controlar o meio ambiente com ar-condicionado e ventiladores, também reduzem a qualidade do ar que respiramos.

As pesquisas e estudos para fabricar aparelhos que sejam capazes de produzir íons negativos começaram há mais 50 anos. Certas firmas chegaram a propor aparelhos para compensar o déficit de íons negativos em certos ambientes confinados como em hospitais. No St. James Hospital na Inglaterra, estudos comprovaram que o uso desse aparelho na UTI reduz significativamente os riscos de infecção e destroem uma porcentagem grande de bactérias suspensas no ar. Portanto, podemos nos perguntar por que essa tecnologia não foi ainda adotada por todos os hospitais.

Recebendo uma alimentação de qualidade, uma água sadia, e uma atmosfera rica em íons negativos, o corpo ativa seus próprios recursos para o equilíbrio.

Seria imprescindível educar as populações desde a infância para que valorizem a qualidade do ar respirado, tanto para a saúde quanto para a higiene, e para que deem tanta importância ao ar quanto dão ao alimento e à água.

Com informações do site UOL.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Conheça o Slackline e saiba como ficar em forma



O slackline é um esporte, que geralmente é praticado ao ar livre, trabalha o equilíbrio e a coordenação motora dos adeptos. A graça da prática é tentar se equilibrar em uma fita esticada entre dois pontos fixos. De acordo com o diretor da Slack Brasil, Diogo Barboza, a atividade exige uma boa dose de coragem e ajuda a harmonizar corpo e mente.

"O equilíbrio é a chave do slack. Para deixar o corpo centrado e se manter em pé na fita é preciso concentração para deixar os pensamentos livres dos problemas. Com isso, o esporte contribui para diminuir o estresse, além de trabalhar a parte psicomotora e muscular, exigindo esforços principalmente no abdome, pernas e braços", explica.

Também conhecido como corda bamba, o slackline geralmente é praticado durante duas horas diárias e pode ajudar a queimar calorias e, consequentemente, a eliminar os quilos extras. Os benefícios são tantos que muitos fisioterapeutas já indicam o esporte como forma de fortalecer a musculatura e evitar lesões. "Os praticantes suam muito para manter o equilíbrio. Aos adeptos de níveis mais avançados, é possível praticar saltos e giros na fita, que funcionam como atividade aeróbica. É uma ótima maneira de cultivar a boa forma", ensina o especialista.

As fitas usadas na prática do slack são feitas de nylon, com cerca de 1 cm de largura e esticadas de 7 m a 12 m de distância. Geralmente o material fica entre 30 cm a 1 m do solo. "Geralmente deixamos a fita na altura do joelho ou da cintura, para facilitar a subida no slack, sem precisar de apoio. A atividade costuma ser praticada ao ar livre por que oferece maior quantidade de pontos fixos para prender as fitas, como árvores e postes", esclarece Diogo.

Segundo o especialista, o esporte não apresenta contraindicação e inclusive é praticado por deficientes visuais e portadores de síndrome de down, por exemplo. A ideia é que essas pessoas percam o medo e ganhem mais confiança, além de desenvolver a musculatura e ganhar força física. No caso das crianças, é interessante que elas tenham o acompanhamento de um adulto na hora de praticar.

O esporte possui mais cinco modalidades:

Trickline: os adeptos utilizam posições mais estáticas em cima da fita, não há saltos acrobáticos.

Jumpline: a fita usada nesta modalidade possui 3 cm de largura e é bastante elástica. A ideia é que o praticante seja impulsionado para o alto, facilitando a realização de saltos e giros. Como permite uma série de movimentos, o jumpline é o mais indicado para queimar calorias.

Waterline: esta modalidade é praticada com uma fita em cima de um ambiente com água, como mar ou piscina. É uma forma divertida e segura de treinar as manobras mais ousadas do jumpline. "Quando a acrobacia sai errada, a pessoa cai na água e não se machuca", explica o especialista.

Longline: essa modalidade é parecida com o slackline, só que é praticada com uma fita maior, com cerca de 20 m de distância. Nesta prática, além de trabalhar a musculatura do abdome, pernas e braços, os adeptos também desenvolvem força nas costas ao se equilibrarem.

Highline: considerada a modalidade mais difícil e radical, é praticada acima de 5m de altura. Os adeptos mais radicais já andaram a 147 m de altura. Vale lembrar que nesta técnica os praticantes utilizam equipamento de segurança. "As pessoas são presas a uma corda de segurança, caso percam o equilíbrio na fita, que em geral é mais larga e suporta um peso maior", alerta.

Com informações do site Personare.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Aromaterapia uma técnica que promove saúde e bem-estar através dos cheiros



Estimular a energia interior e as emoções, por meio do aroma de óleos essenciais, para alcançar o bem-estar pleno e a cura de doenças: esse é o princípio da aromaterapia.

Em meio à correria do dia a dia, sentir o cheiro de flores, folhas e raízes pode ser um ótimo remédio para o estado de espírito e também para a saúde. Eles são capazes de proporcionar relaxamento, tranquilidade, excitação e alegria; além de amenizar males como bronquite, menopausa, TPM, problemas de circulação e disfunção renal.

"Cada cheiro estimula o cérebro a produzir um tipo de substância, que pode ser energizante, relaxante, afrodisíaca. A lavanda e a laranja doce, por exemplo, afastam a ansiedade", orienta o especialista em aromas Fernando Amaral. E para fazer uso dessa técnica milenar vale lançar mão de banhos relaxantes, massagens revigorantes, difusores de ambiente e ingestão de água e chá. O segredo, na verdade, está no aroma escolhido.

Conheça seis essências poderosas que podem te beneficiar muito:

1. Lavanda
Ajuda a relaxar, combate a insônia e alivia o estresse.

2. Alecrim
Melhora a memória e é um antidepressivo natural.

3. Citronela
É um estimulante mental, que desperta a imaginação.

4. Hortelã
Diminui dores de cabeça e clareia os pensamentos.

5. Cedro
Usada para aliviar vários problemas respiratórios.

6. Bergamota
É analgésico, antidepressivo e cicatrizante.

Com informações do site M de Mulher.