quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Siga as dicas e aprenda a preparar um saboroso hambúrguer caseiro



A impressão que a maioria das pessoas tem do hambúrguer não é das melhores. O hambúrguer que conhecemos do supermercado tem pedaços de carne que não sabemos qual é. É um mistério cheio de temperos, conservantes e estabilizantes, que o deixam durar intermináveis meses no freezer. Isso faz com que a carne passe longe de ter seu sabor e aspecto naturais. Por esses motivos, poucas pessoas sabem o quanto um hambúrguer, o verdadeiro, pode ser um prato delicioso e de qualidade. E o melhor: é extremamente simples, fácil, rápido e barato. A maior prova disso é mostrar como qualquer pessoa pode preparar um bom hambúrguer em casa. E se impressionar muito com o resultado.

O pão
Quanto mais fresco estiver o pão, melhor. O importante é tostá-lo aberto ao meio em uma frigideira antiaderente. Pode ser sem nada ou com um pouco de manteiga. Além de deixar o pão quente e com uma casca crocante, o importante de tostar é para selá-lo.

A carne
A escolha da carne é pessoal. Os hambúrgueres gourmet são feitos de carnes nobres, como picanha, filé mignon e fraldinha, mas nada impede que façamos com patinho, paleta e coxão duro. Qualquer carne pode ficar deliciosa. O segredo é o cuidado com ela. Escolhida a carne, o próximo passo é pedir para o açougueiro separar toda a gordura e retirar principalmente os nervos, que endurecem quando levados ao fogo, diferentemente da gordura, que derrete e impregna o corte com seu sabor. Com o corte da carne limpa, leve o pedaço inteiro para casa. Nem pense em moer. Ao moer a carne, você está destruindo toda a sua fibra. A melhor maneira de fazer isso é picá-la na ponta da faca. Moer a carne seria, então, destruir todos esses pequenos gomos. Quem não é um especialista em facas pode usar um multiprocessador de alimentos.

A gordura
Ela é importantíssima. Sem ela, não há sabor nem suculência na carne. De modo geral, a quantidade de gordura que se deve usar é de 10 a 20% do total da carne. Por isso, deve-se comprar a carne limpa, pois em um pedaço inteiro não conseguimos saber a quantidade de gordura que estamos levando. Assim, se for fazer 1 kg de hambúrguer, deve-se usar 850 g de carne e 150 g de gordura. A gordura pode ser moída e deve-se misturá-la bem antes de moldar o hambúrguer, que é feito simplesmente fazendo bolas de carne e amassando-as até dar o tamanho e a altura desejados. O importante é que seja alto para ser possível deixar a carne ao ponto.

O tempero
Devemos temperar o hambúrguer apenas com sal, em ambos os lados e momentos antes de levá-lo ao fogo. Para guardar os hambúrgueres congelados, nunca os tempere.

O ponto da carne
Com o hambúrguer pronto e temperado, chegou a hora de levá-lo ao fogo. Apenas um fio de óleo numa frigideira antiaderente bem quente é o suficiente. A importância de fazer o hambúrguer alto é poder deixar bem grelhado por fora e ao ponto por dentro, isto é, rosado. Com o hambúrguer na frigideira bem quente, toque o mínimo possível e vire apenas uma vez. Isso para manter o suco interno na carne. O tempo vai variar com o tamanho do hambúrguer e a potência do fogo. Só fazendo para ir pegando o ponto certo. E não se preocupe com a liga. A própria carne tem essa capacidade.

Acompanhamentos
O bom do hambúrguer é que ele não tem regras. E isso serve para todos os acompanhantes que você queira colocar. Desde os queijos, a salada e qualquer outro ingrediente que você imagina ficar bom. Essa é a diversão do hambúrguer, seu charme. Os queijos mais tradicionais são cheddar, mussarela e parmesão. A dica para derreter o queijo bem rápido, sem deixá-lo ao fogo muito tempo e esturricar a carne, é jogar um pouco de água na frigideira e tampar na sequência. O calor liberado pelo vapor sobe e logo o queijo se derrete. Um segredo usado pelos chapeiros de lanchonete.

Receita do site M de Mulher e foto Getty Imagens.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Pesquisa revelou que abelhas conseguem diferenciar pinturas de Picasso e Monet



Cientistas da Austrália e do Brasil descobriram que as abelhas possuem uma notável capacidade de distinguir entre diferentes estilos de obras de arte.

Experimentos realizados conjuntamente pela Universidade Federal de São Carlos, pela Universidade de Queensland e pela Escola de Psicologia da Universidade de Queensland mostraram que abelhas podem diferenciar uma obra impressionista de Monet de uma pintura cubista de Picasso.

A pesquisa visa ainda tirar conclusões sobre como os humanos são capazes de identificar diferenças de cor, forma e luz. Atrás de uma das pinturas, havia um montante de açúcar. Mas as abelhas eram impedidas de ver ou de sentir o cheiro do alimento.

A experiência foi repetida várias vezes. As obras foram trocadas de lado, sempre com o pote de açúcar acompanhando a mesma pintura. E as abelhas conseguiram encontrar a comida, identificando as pinturas, já que não podiam sentir o cheiro do alimento.
Elas foram capazes de repetir esse feito até mesmo diante de reproduções em preto e branco das pinturas de Picasso e de Monet.

A pesquisadora Judith Reinhard, do Instituto do Cérebro da Universidade de Queensland, afirma que abelhas possuem uma capacidade altamente desenvolvida de processar informações visuais complexas e são capazes de distinguir paisagens, tipos de flores e rostos humanos.

''Nosso estudo sugere que diferenciar estilos artísticos não é uma função cognitiva exclusiva de humanos e que animais, de insetos a humanos, têm a capacidade de identificar as características visuais de imagens complexas'', disse Reinhard.

Com informações do site Estadão.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

72 maneiras de dar um upgrade na vida



NUTRIÇÃO

1. Evite misturar alimentos ricos em ferro, como folhas escuras, com leite e derivados, pois o cálcio dificulta a absorção de ferro. “Já a vitamina C facilita”, afirma a nutricionista Andrea Ramalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Um copo de suco de laranja é um bom companheiro para saladas.”

2. Reserve a junk food apenas para os dias em que você está desesperada para se acabar na batata frita. Um estudo realizado na University College, na Inglaterra, demonstrou que um padrão alimentar baseado em frituras, carnes processadas, gorduras trans, cereais refinados e açúcar dobra o risco de depressão na meia-idade.

3. Por falar em açúcar, saiba que ele se esconde nos alimentos mais insuspeitos: 100 g de shoyu têm 1,7 g, e a mesma quantidade de molho barbecue, 8,3 g.

4. Cuidado também com o sal. A quantidade recomendada é 2,4 mg por dia de cloreto de sódio, encontrados em 6 g de sal, equivalentes a 1 colher de chá (sim, o que está no tempero da comida também conta).

5. Vitamina E previne a demência, segundo um estudo publicado no início do ano na revista americana Arquivos de Neurologia. Ela está presente em margarinas, maionese e óleos de girassol e de soja.

DOSE EXTRA DE NUTRIENTES

6. Para aumentar o consumo de vitamina C, prefira o kiwi (73 mg por 100 g) à laranja (53 mg por 100 g).

7. Eleve a ingestão de potássio trocando banana (342 mg por 100 g) por abacate (509 mg por 100 g).

8. Coma feijões (3 g por 100 g) em vez de pepino (0,7 g por 100 g) e consuma mais fibras

9. Coma chocolate (precisa mandar?). O pó do cacau é rico em antioxidantes chamados flavonoides, eficientes para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Quanto mais amargo, mais flavonoide. Escolha as versões com 70% de cacau ou mais.

10. Dez minutos. Esse é o tempo que o alho picado pode ser exposto ao ar antes de cozido para maximizar seu poder de combate ao câncer, segundo um estudo do Instituto Americano para Pesquisas sobre o Câncer.

11. Para evitar contaminação, guarde os alimentos na geladeira em vasilhas tampadas ou cobertas com filme plástico. “Mas espere que esfriem antes. Se cobrir o alimento ainda quente, haverá acúmulo de água, o que afeta sua conservação”, aconselha a bioquímica Maria Tereza Destro, da Universidade de São Paulo.

12. Pelo mesmo motivo, evite aqueles com placas de gelo, sinal de que foram congelados e descongelados mais de uma vez.

13. Ao fritar ou saltear um alimento, use apenas 1 colher de sopa de óleo. Acrescente um pouco de água durante o cozimento para o alimento não ficar ressecado.

FITNESS

14. Invista numa forma energizante de começar o dia segundo a ioga: deite-se de costas, estenda os braços acima da cabeça e estique mãos e pés em direções opostas. Permaneça na posição durante dez respirações.

15. Coloque uma toalha dobrada na forma de rolinho sob a lombar enquanto fizer abdominais. Você trabalha melhor os músculos sem forçar as costas.

16. Em vez de se alongar apenas antes e depois dos exercícios, faça isso várias vezes por dia. “Quando estou esperando por um café, por exemplo, fico na ponta dos pés e alongo a panturrilha”, conta a educadora física americana Michele Bridges. “Enquanto subo uma escada, alongo os braços.”

17. Faça uma pausa no trabalho e dê um abraço em si mesma. Entrelace os braços ao redor do próprio corpo como se quisesse juntar as mãos nas costas. Assim você alonga os músculos das costas e dos ombros.

CORRIDA EFICIENTE

18. Em vez de correr longas distâncias, dê tiros. “Essa técnica estimula a capacidade aeróbica, o que facilita a perda de peso e aumenta a queima de gordura”, diz o personal trainer Logan Hood. Use a proporção de um para três: 60 segundos de descanso para 20 segundos de corrida.

19. Mude a perspectiva durante a corrida. Para cada 33 calorias queimadas correndo normalmente, 42 são destruídas quando se corre de costas, segundo um estudo do periódico American Fitness.

20. Se estiver correndo em uma superfície plana, mire o horizonte para prevenir má postura.

DIETA

21. Masque chiclete sem açúcar. Mastigar goma durante três sessões de 20 minutos pela manhã faz consumir menos 281 calorias no almoço.

22. Pratique ioga antes do almoço. Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Câncer Fred Hutchinson, nos EUA, mostrou que esse exercício ajuda a pessoa a comer mais conscientemente.

23. Você malha para perder peso? Mude o estímulo. Um estudo do periódico Sex Roles mostrou que mulheres com essa meta passavam 40% menos tempo na academia do que aquelas em busca de ficar mais saudáveis.

24. Coma pimenta. Sua ingestão diária queima 100 calorias por semana. Parece pouco, mas na dieta qualquer grama conta.

SOLUÇÕES ECOLÓGICAS

25. Evite lavar a roupa com água quente ou morna. Cerca de 90% da energia gasta pela máquina de lavar é para aquecer a água. Além disso, a roupa encolhe menos com água fria.

26. Dê uma segunda chance aos post-its. Depois que a mensagem não tiver mais importância, vire-o ao contrário. Para poder ainda usar a parte adesiva, dobre-a para trás.

27. Leve uma caneca para o trabalho para tomar água ou café. Assim, você poupará centenas de copinhos plásticos.

28. Recicle o óleo usado para fritar os alimentos. Quando despejado na pia, ele é altamente poluente. Após usar o óleo, deixe-o esfriar e coloque em um vasilhame fechado, como uma garrafa pet. Leve a um posto de reciclagem. Mais informações no site www.ecoleo.org.br.

29. Dica do Instituto Akatu, voltado ao consumo consciente: a redução de resíduos começa no supermercado. Procure alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, sem nenhum invólucro. Para outros produtos, como bebidas, prefira as embalagens retornáveis em lugar das descartáveis.

30. Nem sempre dá para consumir apenas alimentos orgânicos. Mas vale a opção principalmente no caso dos vegetais que apresentam uma contaminação maior por agrotóxicos. Uma pesquisa realizada em 2008 pela Vigilância Sanitária encontrou os principais vilões. Das amostras de tomate analisadas, 44% estavam contaminadas por agrotóxico. Entre os morangos, o índice foi de 43%.

31. Diminua a poluição e os gastos com combustível calibrando os pneus pelo menos uma vez por mês. Pneus bem calibrados proporcionam um desempenho 3,3% melhor.

32. Em vez de usar químicos para limpar as janelas, faça uma mistura de 15 ml de vinagre branco e 450 ml de água. Jogue como spray nos vidros e depois limpe com jornal ou papel-toalha.

33. Coloque várias garrafas de água dentro dela. A água retém mais a temperatura baixa do que o ar. Logo, o consumo de energia será menor.

34. Não guarde comida quente na geladeira. O eletrodoméstico precisa trabalhar mais para refrigerar seu interior. Ruim para o planeta, para o seu bolso e para a sua saúde.

35. Desencoste a geladeira da parede e limpe as molas a cada seis meses. Isso faz com que ele funcione melhor.

36. Instale um pontinho preto na tela do computador. Parece besteira? O Projeto Black Pixel foi criado pelo Greenpeace e o raciocínio é o seguinte: um pontinho preto na tela economiza 0,057 watt por hora. Se 1 milhão de pessoas aderirem, será o equivalente a 1 425 lâmpadas apagadas por hora. Para baixar o programa e instalar o Black Pixel no seu computador, acesse www.greenpeaceblackpixel.org/#/pt.

37. Escolha eletrodomésticos que tenha o selo Procel. Ele indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.

SAÚDE

38. Faça um coffee break quando aprender algo importante. O intervalinho ajuda a mudar o canal do cérebro para ele fixar o que foi aprendido, diz uma pesquisa da Universidade de Nova York, nos EUA.

39. Para acabar com o mau hálito, escove a língua até retirar a camada de muco chamada saburra. Depois faça bochechos com própolis. “Ele funciona como um antibiótico, matando bactérias”, diz o cirurgião-dentista Mario Groisman, da Academia Brasileira de Odontologia.

40. Se os dentes estiverem sensíveis, aplique sobre eles uma pasta específica para isso. Massageie e não enxágue. Na escovação, seja delicada para não danificar mais o esmalte.

41. Dica para pele oleosa: “Lave o rosto apenas duas vezes por dia, com sabonete para esse tipo de pele”, aconselha a dermato Fernanda Casagrande, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

42. Não lave o rosto com água quente. “A associação de sabonete e calor retira a hidratação natural. A pele fica vermelha e parece plastificada”, diz Fernanda.

43. Para fazer a cabeça funcionar, use técnicas de associação. Ao decorar o telefone do paquera no bar, pense em datas: os dois primeiros dígitos são o aniversário da sua mãe; os dois seguintes, a data da sua formatura etc.

44. Quer memorizar uma situação? Tire uma fotografia visual do momento. Ao chegar em casa, por exemplo, faça uma imagem de você colocando a chave do carro sobre a geladeira. Você vai se lembrar dela.

45. Incline o espelho retrovisor do carro um pouquinho para cima. Assim, você se obriga a ficar ereta.

46. Faça uma automassagem para aliviar o stress.

BONS SONHOS

47. Teste seu travesseiro: coloque sobre ele um livro grosso. Se afundar e voltar à posição normal sem o peso, está ok. Isso não acontece? Hora de trocá-lo.

48. Deite-se uma hora mais cedo: 60 minutos de sono oferecem a energia de dois cafezinhos.

49. Se o sono demorar para chegar, pense em algo monótono, como a aula de metodologia de pesquisa científica da universidade.

50. A técnica da imagem mental funciona. Imagine-se numa praia ou deitada em um barco. Recrute os sentidos: o som da água, a brisa batendo no rosto...

51. Guarde o relógio na gaveta. Ver as horas passar enquanto o sono não vem aumenta a ansiedade, o que tira o sono.

ESQUADRÃO ANTIDOR

52. Tome o analgésico para dor de cabeça com uma dose de café. “A cafeína é analgésica e potencializa a absorção da droga”, diz Abouch Krymchantowsky, da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

53. Use antibiótico sob recomendação médica. Seu uso abusivo deixa os micro-organismos mais resistentes. Hoje, 40% dos remédios vendidos no Brasil são antibióticos.

54. Combata a enxaqueca com compressa de gelo na parte da cabeça que dói. “O efeito é o mesmo das rodelas de batatas usadas por nossas avós”, diz Célia Roesler, da Academia Brasileira de Neurologia.

55. Não trate dor de dente com compressas. A dor aumentará se for causada por um abscesso. Apenas tome um analgésico.

56. Alivie o cansaço com a dica da médica Adriana Athias, do Rio de Janeiro: a) deite-se de barriga para cima, joelhos flexionados e pés firmes no chão; b) contraia abdômen e bumbum, tentando elevar os quadris, e conte até 5; c) abaixe os quadris e conte até 5; d) repita duas vezes; e) abrace os joelhos.

57. Para dor de estômago, beba chá com espinheira-santa. Os taninos da erva são analgésicos e coíbem a produção de ácido clorídrico no estômago.

58. “Alguns hábitos evitam o surgimento da azia: mastigar bem, não encher o estômago e evitar condimentos”, diz o gastroenterologista Luiz Chehter, da Unifesp.

RELACIONAMENTO

59. Pare com a mania de perseguição, principalmente no trabalho. É muito pouco provável que aquela reunião na sala do seu chefe seja para falar mal de você.

60. Dê-se o direito de ter prazer. Abra o prosecco guardado há meses, ponha o faqueiro novo na mesa e use o vale-massagem.

61. Tenha tato com seu amor. “Manter o amor é como andar de monociclo: se parar, cai”, diz Ailton Amélio da Silva, psicólogo.

62. Amélio conta como conquistar alguém numa conversa: vire o corpo para o interlocutor; incline o tronco para a frente; retire obstáculos físicos entre vocês; olhe para ele o tempo todo; pare de fazer qualquer outra coisa.

63. Não fique só. Pesquisas comprovam que solidão e doença caminham juntas. Não, o benefício dos relacionamentos das redes sociais não é o mesmo.

64. Na hora da transa, combine com o parceiro um sinal de “Pare agora”. No calor dos lençóis, ele interpreta o não dengoso como sim.

65. Deixe de ser submissa na cama. Um estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, mostrou que submissão diminui a libido.

66. Prepare-se para o sexo com um banho. “Muitas mulheres precisam de uma transição entre o stress do dia e o desejo sexual”, explica o terapeuta sexual americano Ian Kerner.

67. Dê risada das piadas do seu parceiro. Um estudo da Universidade McMaster, no Canadá, mostra que ajuda na autoafirmação dele.

68. Dê risada de qualquer coisa, aliás. Além de aliviar o stress, aumenta o fluxo de sangue nas artérias, segundo o American College of Sports Medicine.

69. Para muitas mulheres, o prazer é maior quando o pênis é inserido na vagina pela frente. Aumente a penetração apoiando as pernas nos ombros dele.

70. Desista dos metrossexuais. Um artigo do periódico Psychology of Man and Masculinity mostra que as mulheres acham esse estilo pouco sensual.

71. Esqueça o conceito de que os opostos se atraem. Segundo um estudo das universidades de Illinois e do Novo México, nos EUA, as pessoas se atraem por quem se parece com elas.

72. Abrace seu namorado após brigar com ele. Um estudo da revista Psychosomatic Medicine confirmou que o contato físico eleva os níveis do hormônio oxitocina, que fortalece laços.

Com informações do site M de Mulher.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Óleo de abacate para prevenir doenças cardiovasculares e emagrecer

O óleo de abacate não serve apenas para deixar seu cabelo mais lindo e brilhante, ele também ajuda no emagrecimento. Esse óleo reduz os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal.

Além disso, “O beta-sitosterol presente nesse óleo se associa às gorduras saturadas de outros alimentos bloqueando sua absorção pelo corpo. Este efeito pode ajudar na perda de peso”, explica Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde.

Além do emagrecimento, o óleo de abacate traz outros benefícios para a saúde. Um deles é a prevenção de doenças cardiovasculares. “Isso se deve ao seu alto teor de ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que auxilia na redução do colesterol ruim e aumento do bom, deixando o coração mais saudável”, afirma a especialista.

O consumo desse óleo também ajuda a controlar a glicemia, auxiliando no tratamento da diabete. Ele reforça a imunidade e ajuda a proteger a saúde dos olhos, da pele e dos cabelos. É também considerado um poderoso antioxidante por causa de seu altíssimo teor de vitamina E, que inibe a formação de radicais livres, contribuindo para diminuir os sinais de envelhecimento.

Só não vale exagerar no consumo, afinal, ele é uma gordura e, se consumido em excesso, pode ter um efeito contrário e fazer você engordar. “Você pode usá-lo em molhos para temperar saladas, regar hortaliças cozidas, finalizar pratos quentes e até refogar alimentos, já que permanece estável a altas temperaturas”, recomenda a nutricionista.

Com informações do site M de Mulher.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

8 Maneiras de tornar sua vida mais completa e equelibrada



1. Muito prazer
Já reparou como passamos a vida correndo de um ponto a outro, quase sem conseguir observar o que se passa à nossa volta? Bem, está na hora de mudar o jogo. Pelo menos de vez em quando, experimente deixar de lado o carro ou o metrô para caminhar até o local de uma reunião, por exemplo. Reduza o passo e sinta o gostoso aroma da bebida. E, se tiver algum minuto, saboreie um cappuccino. Partir para a ação irá ajudá-la a aproveitar melhor a vida e seus pequenos prazeres. 

2. Memórias que valem o dia
Há quanto tempo não abre seus álbuns de fotos? Reviver bons momentos é uma experiência cheia de significado. O escritor Tal Ben Shahar, autor do livro "Happier" (Mais feliz), sugere: ao fitar uma cena em que aparece sorrindo, pergunte a si mesma o que a deixou tão contente. Um encontro com amigos ou parentes? O belo cenário? Em seguida, imagine o que pode fazer para repetir o mesmo sentimento ou situação futuramente e mãos à obra! 

3. Som para a paz
A música pode nos transportar para outro lugar. Bárbara Holstein, autora do livro "The Truth" (A verdade), orienta carregar o Mp3 com algumas das canções que você mais gostava de ouvir no ano anterior, ou até nos últimos cinco. Relaxe enquanto curte o som, dança e é levada para aquela época. Ficará mais fácil recordar como se sentia e o que mudou. Na certa, verá que todas as experiências foram importantes para amadurecê-la e podem ajudá-la, no presente, a ter uma vida mais plena. 

4. Mudanças no ritual
É difícil se sentir sincronizada consigo mesma quando você cai da cama toda manhã, pula para o chuveiro e corre para o trabalho. Bem, a partir de agora, programe o relógio para despertá-la 15 minutos mais cedo. Aproveite esse tempo para caminhar pelo bairro ou ler um pouco. "Acordar e fazer uma atividade diferente e divertida dará um novo ânimo a seu dia inteirinho", diz Kathleen Hall, autora do livro "A Life in Balance" (Uma vida em equilíbrio). 

5. De perto é melhor
Interagir ao vivo é mais rico do que manter apenas contato eletrônico. Então, sempre que der, encontre seus amigos pessoalmente em vez de telefonar ou enviar mensagem por e-mail. O papo cara a cara tem maior intensidade e você absorve mais informação. 

6. Namoro blindado
É natural que os casais passem por períodos em que a conversa não flui intensamente. Para retomar essa troca, lembre-se de alguns temas agradáveis aos dois. Além disso, em vez de lotar a caixa postal dele com e-mails, deixe para contar os detalhes da semana quando estiverem juntos. Vale ainda demonstrar interesse pelo que se passa no dia a dia de seu amor.

7. Xô, solidão
Dá para criar um vínculo com os amigos e parentes mesmo estando longe deles. Basta usar bem o telefone. Em vez de reclamar que está com saudade, procure falar sobre o que pretende fazer quando estiverem juntos. Crie expectativas positivas sobre vocês!

8. Toda ouvidos
Quer que seus amigos confiem a ponto de se abrirem com você? Então, prefira comentar assuntos leves em vez de problemas íntimos no bar ou diante de terceiros. Assim, mostra que sabe respeitar os sentimentos deles. Se algumas vezes certas palavras forem ditas com raiva, não as considere assim. Você pode chegar a conclusões precipitadas por não continuar agindo como se elas fossem proferidas de maneira calma. Para preencher sua necessidade de dar e receber atenção, escolher um ambiente acolhedor para conversar faz a diferença. Mesmo assim, vale perguntar, sorrindo: "Você se sente à vontade aqui ou deseja ir a outro lugar?"

Com informações do site M de Mulher.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pudim de leite de coco de liquidificador



O Pudim é uma receita que há gerações faz parte do nosso cardápio. Que tal uma sobremesa dessas depois do almoço de hoje?

Os ingredientes necessários:
1 xícara (chá) de açúcar 
4 ovos 
1 vidro de leite de coco 
1 lata de leite condensado 
¾ de xícara (chá) de leite 
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Com o açúcar, caramelize uma fôrma para pudim. No liquidificador, bata os ovos, o leite, o leite de coco, o leite condensado e o queijo.

Despeje na fôrma preparada e asse em banho-maria, no forno preaquecido, por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar e leve à geladeira por 30 minutos antes de desenformar.

Receita do site Sou Mais Eu e foto Ormuzd Alves.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tenha uma área verde na sua casa. Monte um jardim vertical


Jardins verticais são como os jardins comuns, só que planejados para paredes e surgiram em um momento em que espaços horizontais estão cada vez menores.

Quando montados nas paredes, exigem alguns cuidados diferentes, como a rega. Ela é fundamental para o jardim vertical, já que água da chuva tem pouca penetração devido à verticalização. Assim, ela pode ser feita manualmente, com regadores, ou por gotejamento. “Embora o nome assuste, gotejamento é um sistema extremamente simples, no qual uma pequena mangueira perfurada distribui gotas de água diretamente no substrato,  espécie de terra onde a planta está fixada, mantendo a umidade, que é controlada por um temporizador. “Além disso, o porta-plantas precisa ter travas de segurança, para evitar cair em chuvas e ventanias”, acrescenta a paisagista e proprietária da Quadro Vivo, Gica Mesiara, uma das pioneiras em jardim vertical.

O que plantar

Qualquer planta pode ser utilizada em um jardim vertical. Porém, não compre uma planta só por gostar do design dela, mas sim aquela que vai funcionar no seu local. Veja se ela sobrevive no vento, no sol, na sombra. E observe se seu espaço proporciona isso”, avisa Gica. “Fique atento também ao tamanho das plantas, escolha as pequenas e médias, que se adaptarão melhor na vertical”, conta Ralph Lago, técnico agrícola da Esalflores.

Se seu ambiente é interno, com meia sobra, aposte em bromélias, lírio da paz, aspargo, asplênio, euonymus e avenca, sempre observando o tamanho compatível com o jardim. Para áreas externas, com mais sol, aposte em liríope, cinerária marítima, ixória, brinco de princesa, érica, heras, lágrima de cristo, aspargo, gerânio e flores de época. “Há, ainda, a possibilidade de cultivar mudas de temperos, como: salsinha, manjericão, alecrim. Essa é uma excelente oportunidade para ter uma pequena horta economizando espaço”, diz Ralph.
Como cuidar

Vale, na hora de comprar a planta, consultar um profissional, paisagista ou técnico agrícola, para receber a orientação sobre a instalação, regas e podas. Independentemente desses cuidados, é importante que o substrato seja à base de turfa, pois essa matéria orgânica vai ajudar no desenvolvimento da planta, retendo mais umidade que um substrato convencional.

Como montar

São várias as formas de montar um jardim vertical. Para todas, você precisará de um especialista, pois é preciso chumbar a parede, impermeabilizar e criar o sistema de irrigação. Dá para fazer com blocos pré-moldados, sistema Green Wall Ceramic, peças de cerâmica que são fixadas na parede, treliças, fibras de coco, vasos e garrafas PETs. Nestes dois últimos, as raízes das plantas não se unem, sendo possível fazer sozinha. O técnico agrícola Ralph Lago ensina a técnica para a montagem do jardim com garrafas PET.

1. Escolha a parede

Este tipo de jardim, com garrafa PET, não é recomendado para locais em que o piso não possa receber umidade, pois, na maioria das vezes, não será possível centralizar o excesso de água em uma única saída.  No jardim de garrafas, a tendência é que a água caia no chão. O ideal é montá-lo em um local que tenha gramado ou área em que a água possa cair.

2. Escolha as garrafas e lave-as.

A quantidade de garrafas dependerá do tamanho do seu jardim. Lembre-se que elas ficarão uma ao lado e embaixo da outra.

3. Corte as garrafas

Faça um corte no meio de cada garrafa (suficiente para o plantio de uma muda) com o maior tamanho possível em um dos lados. Não corte as laterais da garrafa, caso contrário, o substrato vazará.

4. Plante

Para realizar o plantio, coloque dentro da garrafa, primeiro, algumas pedras e uma pequena camada de manta geotêxtil, que é um tipo de tecido para ajudar a drenar o jardim. Por último, coloque a planta e o substrato.

5. Fure a garrafa

No lado oposto, faça um pequeno furo ou até três furos do tamanho de um prego (para pingar e a planta não se afogar).

6. Fixe-as na parede

Escolha uma maneira para fixação das garrafas. Uma sugestão é pendurá-las em um varal, colocando as garrafas em sequência.

7. Cuide de sua planta

Você terá de regar e podar sua planta, conforme a necessidade dela.

Com informações do site M de Mulher.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Confira as dicas do Laboratório do Sono para acabar com a insônia




De acordo com a Organização Mundial de Saúde, dois em cada cinco brasileiros sofrem de insônia. A sensação é desagradável, afinal, o cansaço bateu, a cama está ali, você tem de acordar em algumas horas e o sono simplesmente não vem.

Por isso, quem dorme profundamente todas as noites pode se considerar uma pessoa felizarda. Já se você acorda exausta, nada de se preocupar: com a mudança de alguns hábitos noturnos, você também vai sonhar com os anjos. "Para garantir uma boa noite de sono devemos ter uma rotina na qual vamos desacelerando o ritmo, fazendo atividades mais monótonas à noite", explica o neurologista Geraldo Rizzo, diretor do Laboratório do Sono, de Porto Alegre.

Segundo ele, os hábitos que garantem dormir sem precisar contar carneirinhos não são difíceis de colocar em prática. Trata-se de incorporar atitudes calmantes, como manter o quarto escuro, diminuir a ansiedade e desligar a TV, melhor mesmo seria tirá-la do quarto.

Confira uma relação de dicas que driblam a insônia, para que você possa realmente descansar à noite e acordar com a energia renovada.

1. Apague a luz
Como acontece com a maioria dos mamíferos de hábitos diurnos, a qualidade do sono depende diretamente da escuridão do ambiente. Quando o cérebro registra a presença de luz, mesmo que de uma lâmpada bem fraquinha, ele compreende que ainda é dia e fica em estado de alerta. Essa pode ser a causa daquela insônia terrível que surge no meio da madrugada.

2. Ligue o ventilador
Quando o quarto fica quente demais, o corpo tem dificuldade para se manter nos saudáveis 36,5ºC. O resultado é um sono inquieto, superficial e cansativo. Evite o superaquecimento mantendo seu quarto bem ventilado, abrindo portas e janelas ou ligando o ventilador, e deixando lençóis, mantas e cobertores pesados bem longe da cama nas noites quentes.

3. Pare de ver o relógio
Conferir o despertador a cada minuto só serve para aumentar a ansiedade, deixando-a ainda mais tempo acordada. Vire a face do relógio para a parede e deixe de controlar a quantidade de horas até o dia amanhecer. Um truque: conte uma história bacana para si mesma até pegar no sono. Faça de conta que você está de férias, em um lugar lindo, e pode relaxar o quanto quiser.

4. Evite os eletrônicos em geral
Celulares e computadores são aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, que deixam você em alerta absoluto. Por isso, evite ficar exposta a esses aparelhos antes de se deitar. Não bastasse isso, as ondas também diminuem o tempo do sono profundo, aquele que faz o corpo recuperar as energias gastas durante o dia.

5. Aprenda a relaxar
A melhor forma de dormir rapidamente é relaxando o corpo e a mente. Experimente colocar em prática a técnica abaixo:
· Contraia e relaxe lentamente todos os músculos, dos dedinhos dos pés até o rosto.
· Depois, massageie o couro cabeludo enquanto mentaliza uma paisagem bonita.

6. Perfume sua noite
Acenda um incenso de lavanda no quarto três horas antes de dormir. Feche a porta e deixe uma fresta da janela aberta enquanto o incenso queima. Dessa forma, o cheiro tem por onde escapar e não fica impregnado no ambiente. Na hora de dormir, o aroma ajudará a induzir o sono. Caso seja alérgica a incenso, tente gotas de óleo essencial.

7. Mantenha a rotina
Nosso organismo precisa de rotina para funcionar bem, motivo pelo qual vale a pena ir para a cama e se levantar sempre nos mesmos horários, assim, você se acostuma a ficar com sono na hora certa. Com o tempo, seu relógio biológico ficará tão regulado que você nem precisará de despertador para acordar.

8. Tome um banho quentinho
Duas horas antes de ir para a cama, tome um banho quente para relaxar os músculos e facilitar o sono profundo. Deixe a água passar pela cabeça e imagine que, com ela, vão pelo ralo todos os problemas do dia, não se concentre neles nessa hora. Ao sair do chuveiro, mantenha os pés aquecidos para o corpo entender que é hora de descansar.

Contudo a insônia pode ser sintoma de outras doenças mais graves. Se ela se tornar frequente, o ideal é procurar um médico especializado em distúrbios do sono para descobrir que problemas estão interferindo na qualidade da sua noite. Mas nada de tomar remédios por conta própria: isso pode piorar o problema e ainda deixá-la viciada.

Com informações do site M de Mulher.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O prazer de cozinhar em casa para si e para os amigos



Não há como negar que nossa memória afetiva a toda hora traz à tona os sabores e receitas de família. E, seja para resgatar prazeres da infância, seja para experimentar os pratos do momento ou, ainda, optar por uma dieta saudável, o que se vê hoje é um número cada vez maior de interessados em levar o melhor da gastronomia para dentro de casa. No ambiente restrito, pode-se conversar, partilhar tarefas, trocar receitas e beber um bom vinho.

"Esses encontros modernos remetem aos simpósios da Grécia antiga, exclusivos dos homens. Numa sala, eles se reuniam para beber e discutir ideias filosóficas, éticas e morais", afirma o professor de história Sandro Dias. Sandro enfatiza que cozinhar é uma atividade humana por excelência. "As questões de tradição surgem a partir do ato de cozinhar. A partilha da comida é o primeiro gesto de fraternidade e cordialidade, e é por meio dela que nos tornamos iguais", diz.

Talvez por isto não há quem não se lembre daquela torta da vovó, do bolo de chocolate da tia ou do feijão da mãe. Aliás, até recentemente, a responsabilidade pela alimentação recaía sobre a dona de casa. "A mulher ia sozinha para a cozinha, era como uma prestadora de serviços. Aí, se revoltou e saiu para trabalhar. Agora tanto mulheres como homens perceberam que cozinhar é um ato sagrado, que une a família, e que é preciso agradecer por esse tempo, esse compartilhar", diz a engenheira de alimentos e chef Mayra Abbondanza Abucham.

Ficou com vontade de cozinhar? Então aproveite que o final de semana está chegando, reúna a família e os amigos e bon appetit.

Com informações do site M de Mulher.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pratique o desapego para manter o lar e as emoções em ordem


A casa pode ser o depósito de muitas bagunças e coisas do passado que seguram nossa energia, nos impedem de viver o momento presente e de criar a vida que queremos e merecemos. Quando nos livramos das "tralhas" presentes no lar, nos desapegamos do passado e das amarras que estacionam nossas vidas. Faz bem à saúde mental e emocional livrar-se de tudo o que está intoxicando a vida, a casa e o trabalho.

Se você tem acumulando em sua residência objetos que não utiliza mais ou mesmo que trazem lembranças dolorosas, que tal experimentar colocar em prática uma técnica simples, chamada "destralhamento"? Esse processo ajuda a limpara casa, a mente e as emoções. Faça-o com bastante cuidado, alegria, desapego e, principalmente, rapidez. É muito importante que o processo seja realizado o mais rápido possível. Estabelecer um prazo para que isso seja feito, nos ajuda a focar e fazer acontecer.

Preparamos um passo a passo para você aplicar o "destalhamento" na sua casa:
1. Escolha um canto da casa para arrumar. Pode ser o guarda-roupa, o closet ou um quartinho de bagunças.
2. Retire tudo de dentro desse lugar. Se isso não for possível, separe os objetos em partes menores. Por exemplo: escolha uma gaveta e retire tudo dela, depois passe para a próxima.
3. Olhe para cada objeto e pergunte: "eu uso isso?". Se a resposta for "sim", mantenha o objeto. Mas se a resposta for "não", isso vale para objetos que você não usa há muito tempo ou quando há a perspectiva de um uso futuro, mas que nunca chega, então proceda para a segunda pergunta: "eu amo isso?". Se a resposta for "sim", de verdade, mantenha o objeto. Se for não, ou seja, se você não o usa há mais de um ano ou sabe que não vai utilizá-lo é hora de descarta-lo, sem piedade. Você pode jogar no lixo, dar para outras pessoas, vender ou emprestar, desde que este processo ocorra dentro de três dias.
4. Prepare o lugar onde colocará as coisas que você realmente usa ou ama.
5. A ideia é reacomodar os objetos que você utiliza. Para objetos amados, mas sem uso, como objetos de parentes que já se foram, ou dados por alguém que amamos muito, devemos ter uma caixa e fechá-la com um laço colorido, que simboliza o amor e o sentimento que ali existem.

Na medida em que vai "destralhando" fisicamente, aproveite para deixar para trás:
A pessoa que você não quer ser.
A sensação de ser inadequado no mundo.
A ideia de que você está sempre certo e o restante das pessoas está errado.
A necessidade de agradar a todos.
O pessimismo.
Os hábitos do passado.
O hábito de ficar esperando a hora certa para começar as coisas.

Com informações do site Personare.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A delícia da quarta-feira é uma receita de batata gratinada


Está querendo um acompanhamento gostoso para o almoço? Aposte nas batatas gratinadas. A receita, além de ser fácil de preparar, é perfeita para acompanhar carnes assadas.

Como a combinação de batata e queijo fica deliciosa, capriche no prato misturando dois tipos diferentes de queijos às batatas. Se você gosta também de catupiry, essa é a oportunidade ideal para usar uma porção generosa do ingrediente, que deixará o gratinado ainda mais cremoso. Azeitonas pretas e uma pitada de noz moscada darão um sabor especial à receita.

Os ingredientes:
750 g de batata
1 dente de alho picado
1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de queijo ralado
Sal e pimentado-reino a gosto

Modo de preparo:
Lave as batatas em água corrente e descasque-as. Corte em rodelas finas e ponha em uma panela. Junte o alho picado, a manteiga, o creme de leite, o leite, o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe em fogo baixo até que as batatas fiquem macias, porém firmes. Com uma escumadeira, retire as batatas da panela e disponhaas em um refratário untado. Regue com o líquido do cozimento e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno até dourar a superfície. Sirva imediatamente.

Receita do site Delícias da Calu e foto Mauro Holanda.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Cinco boas razões para ficar pertinho da natureza




Quem ainda precisava de argumentos para adotar um estilo de vida mais natural acaba de ganhar uma lista deles. São cinco tópicos listados pela Universidade de Harvard  para convencer as pessoas que passar mais tempo em contato com a natureza faz bem para o corpo e para a mente.

As informações foram publicadas na Harvard Health Letter  mostram que, mesmo com tantas vantagens em conviver com a natureza, os americanos passam 90% de suas vidas em ambientes fechados.

A revista lembra que diversos estudos já comprovaram os benefícios para a saúde física e mental que o contato com o meio ambiente pode proporcionar e listou alguns deles. Confira:

1. Elevação dos níveis de vitamina D

Chamada de “vitamina do sol”, essa substância é produzida a partir do contato dos raios solares com a pele e promove a absorção de cálcio pelo organismo. Além da importância na manutenção dos níveis do cálcio no sangue e na saúde dos ossos, a vitamina D tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas.

Estudos epidemiológicos sugerem que a vitamina D pode ter efeitos protetores contra diversas doenças, desde a osteoporose ao câncer, passando pela depressão, ataques cardíacos e derrames. Já a deficiência da vitamina pode precipitar e aumentar a osteoporose em adultos e causar raquitismo, uma avitaminose, em crianças.

A boa notícia é que para produzir a vitamina D no seu organismo, você só precisa ficar ao ar livre algumas vezes por semana, de preferência nos horários em que sol está mais fraco, e expor seus braços e pernas por 10 a 15 minutos.

2. Mais exercício

É verdade que muita gente consegue se exercitar sem sair de casa, ou ainda em academias e clubes de ginástica totalmente cobertos. Também tem muita gente que consegue passar horas em contato com a natureza sem mexer um músculo, basta ir a uma praia para perceber. Ainda assim, os ambientes fechados costumam ser um convite ao sedentarismo, enquanto um parque repleto de árvores costuma dar um novo ânimo a uma caminhada.

Um estudo feito por pesquisadores britânicos com crianças que passavam cerca de seis horas por dia utilizando equipamentos eletrônicos (como TV´s e videogames) mostrou que elas eram duplamente ativas quando estavam ao ar livre. Portanto, se você quer se exercitar, um bom começo é sair de casa. Pode ser uma corrida na orla, um passeio de bicicleta no parque ou até uma limpeza no quintal, o que importa é colocar o corpo em movimento junto à natureza.

3. Maior concentração

O escritor americano e autor do livro Last Child in the Woods, Richard Louv, utilizou o termo “transtorno de déficit de natureza” em seu último trabalho. E ele não é o único a acreditar que a falta de contato com o meio ambiente agrava problemas como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Pesquisadores tem relatado que crianças costumam se concentrar melhor após passarem um período ao ar livre.

Um estudo publicado em 2008 mostrou que crianças diagnosticadas com TDAH obtiveram melhor pontuação em testes de concentração após caminharem em um parque, em comparação com outras que caminharam em um bairro residencial e no centro da cidade.

Apesar de não serem conclusivas em relação aos adultos, as pesquisas sugerem que o contato com a natureza pode ser uma aliada aos homens e mulheres que querem uma melhor concentração. Não custa tentar.

4. Menor tempo de cicatrização e cura

Uma pesquisa realizada na Universidade de Pittsburgh em 2005 mostra que pacientes expostos a luz natural sentiam menos dores e sofriam de menos estresse, além de precisarem de uma menor quantidade de medicamentos durante o período de recuperação.

Outro estudo aponta que até a vista das janelas dos quartos de hospitais que exibiam árvores, em vez de muros, faziam a diferença durante a recuperação dos doentes. Os dados científicos apenas reforçam o velho conselho que diz que “tomar um ar fresco” faz bem para a saúde.

5. Mais felicidade

Estudos mostram que a luz do sol tende a elevar o humor das pessoas, enquanto a prática de exercícios físicos libera endorfina, despertando uma sensação de relaxamento, euforia e bem-estar. Combinar as duas práticas em um ambiente ao ar livre certamente fará bem a qualquer um.

Pesquisadores da Universidade de Essex, na Inglaterra, estão realizando um estudo que aponta que praticar exercício em meio à natureza traz vantagens significativas para a saúde mental. A pesquisa aponta que os “exercícios verdes”, como estão sendo chamados, mostram resultados benéficos na auto-estima e no humor com apenas cinco minutos de prática.

Cuidados:

Apesar de todas essas vantagens, é sempre bom lembrar alguns cuidados básicos que devem ser tomados durante esses momentos de atividades ao ar livre. Uso de protetor solar e de repelentes contra insetos, além de atenção à qualidade do ar no local da diversão são alguns deles.

Depois de tomar esses cuidados, basta calçar um tênis e procurar uma área arborizada próxima a sua casa. Agora você já tem razões de sobra para entrar em contato com a natureza.

Com informações do site Eco Desenvolvimento.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Além de atividade física e alimentação adequada, jogos, leitura e descanso melhoram o funcionamento da memória



Esquecer a chave de casa, não lembrar onde estacionou o carro e perder objetos pela casa é bastante comum com a vida agitada que as pessoas levam. Para memorizar, é preciso passar por quatro etapas: atenção, compreensão, armazenamento e resgate. A falta de atenção é a principal culpada e motivo de queixa de memória das pessoas jovens.

Para ter uma boa atenção, é preciso concentrar-se na atividade que exige de você uma boa memória. Livrar-se da poluição sonora e visual é o primeiro passo para harmonizar o ambiente e potencializar a capacidade de estar atento a alguma informação. Para quem estuda ou trabalha em casa, é fundamental ter um espaço isolado de barulhos externos e informações visuais que possam tirar a concentração.

No caso da compreensão, não basta apenas entender o que é dito. Compreender é muito mais difícil que decorar, por isso a compreensão precisa ser exercitada. Vale lembrar também que o cérebro não é infinito e os 86 bilhões de neurônios são o melhor sinal de que há um limite para o trânsito de informações dentro de nosso corpo. Por isso armazenar as informações é importante.

A última fase da memorização é a recuperação. É comum não se lembrar de algo quando você precisava, mas se lembrar depois, quando alguém te diz algo ou você tem alguma pista de onde estava a informação. O nosso cérebro funciona melhor com associações e tem muito mais poder de recuperação quando uma informação tem cara, cor, cheiro, som, nome ou jeito.

Há três tipos de memória: a visual, a auditiva e a sinestésica. As pessoas acabam percebendo isso por experiência própria. Por exemplo, se você costuma se lembrar bem de conversas que teve, assuntos, frases que as pessoas disseram, você tende a ter um canal da memória auditiva mais sobressalente.

Se você se lembra com mais facilidade de imagens, rostos, cores, roupas, de "fotografias" que seu cérebro tira das situações, você tem uma memória mais visual. A memória sinestésica é mais difícil de compreender, mais ligada a uma capacidade de associar fatos a imagens e sensações, lembrar-se bem de cheiros, gostos e texturas, por exemplo, ligada a outros sentidos que não a audição e nem a visão.

Diariamente, milhares de informações circulam pelo cérebro, mas só uma pequena parte fica, o que é normal e necessário. No caso da doença de Alzheimer, as informações não conseguem ser retidas no cérebro pois há disfunções em conexões nervosas e outras regiões.

Ao longo da vida, as pessoas constroem uma série caminhos com informações. Toda vez que fazemos algo que ativa nosso cérebro, estamos construindo estes caminhos, diversas rotas que ligam o nosso momento presente com a nossa memória.

Conforme a idade chega, estes caminhos vão se perdendo. Só que, se a pessoa tiver construído muitos caminhos, chegar até a memória não vai ser um problema. A dica para fazer a manutenção destas estradas é manter-se intelectualmente ativo, trabalhando, estudando e lendo. Veja mais algumas dicas:

Atores, atrizes, professores e professoras são profissões em que se lê muito. Estudos apontam que estas profissões conseguem conservar por muito mais tempo uma boa memória. Ler é fundamental para garantir o bom funcionamento da memória.

Uma das piores coisas para a memória é a privação de sono. Se a pessoa deixa de dormir, a memória pode falhar. O cérebro é como qualquer outra parte do corpo: ele precisa descansar e o sono atua para "assentar" a memória e ajuda a assimilar as informações.

Jogos de palavras, números, tabuleiro e cartas funcionam como exercícios para o cérebro porque exigem de você o raciocínio lógico e atenção.

O contato social é fundamental para uma boa memória. Vale todo tipo de contato, desde uma conversa pessoalmente até uma ligação pelo telefone ou simplesmente a troca de mensagens. Quando você entra em contato com alguém, você exercita e estimula sua memória.

O neurônio precisa de glicose e oxigênio para funcionar, por isso é importante uma dieta bem balanceada, que fornece os nutrientes nas quantidades adequadas. É o caso da "dieta do mediterrâneo", por exemplo, que promove um bom equilíbrio de proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas e antioxidantes. Existe uma vitamina que é fundamental para o funcionamento do nosso cérebro e da memória, que é a vitamina B12, proveniente dos derivados de animais e encontrada em alimentos como carne, leite, ovos, queijo e iogurte.

O exercício físico faz nascerem neurônios no hipocampo, uma região do cérebro responsável pela memória. É como se ele aumentasse o tamanho da nossa "gaveta" de armazenar informações. Além disso, quem faz exercício melhora a capacidade vascular e a irrigação sanguínea do cérebro, prevenindo AVC’s, por exemplo.

O exercício também faz o corpo liberar prolactina, um hormônio que tem ação calmante, e endorfinas, que colaboram para o aumento do prazer. Ao usar os músculos, as atividades físicas reduzem a tensão e o corpo relaxa, o que faz bem para o cérebro. O exercício também aumenta a atividade do sistema nervoso parassimpático, que promove a digestão e o crescimento e age como freio contra o estresse.

Mesmo que você faça várias coisas ao mesmo tempo, como conversar ao telefone, lavar a louça, administrar a comida no fogão e cuidar das crianças, o seu cérebro vai escolher apenas uma atividade por vez para ser a prioridade. É o alvo do cérebro naquele momento. Por isso, para memorizar é importante que a atividade que você quer armazenar seja o alvo daquele momento. A dica para isso funcionar é, enquanto você estiver fazendo algo que seja importante, não tentar fazer outras coisas ao mesmo tempo.

Com informações do site G1.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Saiba como a boa postura pode enganar a depressão




O modo como as pessoas cuidam do corpo é fundamental para manter uma boa saúde física e mental. Você sabia que, exercícios físicos ajudam a combater a depressão? Uma nova forma de evitar esse problema é também manter uma boa postura.

Em um estudo publicado na revista Biofeedback, o professor de saúde Erik Peper relatou que manter a postura ereta reflete em melhores níveis de humor e energia.

A boa postura, assim como o exercício físico, permite biologicamente que sejamos mais felizes e tenhamos mais energia. A saúde da coluna reflete em qualidade de vida e evita problemas de saúde como a depressão.

O pesquisador pediu que 110 voluntários caminhassem por um corredor com e sem boa postura e depois com a coluna ereta. Quando os voluntários classificaram seus níveis subjetivos de energia, os que caminharam de maneira preguiçosa e sem postura disseram que sua energia havia diminuído. Já os que andaram com boa postura disseram que o nível de energia havia aumentado.

Os voluntários também foram avaliados quanto a seus níveis de depressão. Os mais deprimidos geralmente relatavam níveis mais baixos de energia andando com má postura do que as pessoas não depressivas.
Por isso, se você tem ou conhece alguém com depressão, uma boa dica é procurar fazeratividades físicas, e manter sempre uma boa postura. Além de aumentar a autoestima, um estilo de vida saudável ajuda a manter boas condições físicas e psicológicas.

Com informações do site Hypes Cience

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Donuts com cobertura de chocolate



A receita que escolhemos hoje é uma homenagem ao dias das crianças que está chegando. Criança adora uma comida divertida, por isso vamos ensinar como fazer Donuts com cobertura de chocolate. Uma dica é convidar os cozinheiros mirins para essa aventura.
 
Para prepara os Donuts com cobertura de chocolate, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
1/2 k. farinha de trigo peneirada
30 g. fermento biológico
80 g. açúcar
250 ml. leite morno
60 g. manteiga derretida
3 ovos
1/2 colher (chá) sal
óleo p fritar
300 g. chocolate ao leite
4 colheres (sopa) leite
Confeitos coloridos

O modo de preparo é simples:
Em uma tigela misture o fermento um pouco de açúcar.
Em seguida junte o leite, ovos, sal, manteiga, o restante do açúcar e a farinha e trabalhe bem a massa.
Em seguida cubra e deixe descansar até crescer, por mais ou menos trinta minutos).

Corte a massa em 25 pedaços iguais e faça bolinhas. Pressione cada bolinha e, com 1 cortador fure o meio da bolinha já achatada e deixe descansar durante 15 min.

Aqueça o óleo e frite os donuts até dourarem. Coloque-os sobre papel toalha p retirar o excesso de óleo.

Derreta o chocolate em banho maria. Junte o leite e mexa até ficar homogeneo. Cubra os donuts e salpique confeitos coloridos, granulado escuro e branco.

Pronto, agora é hora de se deliciar!

Receita do site Cyber Cook e foto Ormuzd Alves. 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Banhos para renovar a energia e dar disposição



A água tem um poderoso poder de transformação. Em momentos mais reflexivos, contemplar a água para sentir alívio imediato. Caminhar pela beira de um lago ou de um riacho e observe as marolas refletindo a luz do sol, se estiver chovendo, encontre uma poça d’ água e observe as gotas de chuva fazendo ‘anéis’ que surgem e desaparecem. A água levará você para outro mundo. A receita faz parte do livro A vida secreta da água (Masaru Emoto; Editora Cultrix), em que o autor convida seus leitores a uma reflexão sobre os segredos contidos no líquido mais precioso da Terra.

Seja na contemplação ou no contato direto, os efeitos que a água produz em favor do nosso bem-estar são inúmeros. Pele mais viçosa, disposição redobrada e até o alívio para algumas doenças podem ser alcançados após um bom banho. No mar, na cachoeira, na chuva ou até no chuveiro de casa: não importa, é possível extrair benefícios de todas as ocasiões.

No caso do banho de mar, a energia que vem das ondas é um enérgico natural potente, à nossa disposição, afirma a esteticista Nilza Bittencourt, fundadora da Academia Brasileira de Estética. Especializada em tratamentos capazes de equilibrar corpo, mente, saúde e beleza, ela indica a seguir as características de cada tipo de banho e também dá dicas para você tirar proveito máximo dessa maravilha da natureza: a água.

No chuveiro: a água da ducha forte, que escorre pelas costas fazendo massagem, é recompensa merecida após um dia inteiro de preocupações e competição contra o relógio para dar conta de tudo. O barulho das gostas caindo no chão e o som do chuveiro, combinados, formam um mantra que convidam à reflexão e tranquilidade. Mantenha a temperatura morna e aproveite para recuperar o brilho e a luminosidade da pele e dos cabelos. “A água morna relaxa os sentidos, enquanto banhos quentes demais desidratam e ressecam”, diz Nilza.

Banho termal: as lendas relacionadas às fontes de juventude estão diretamente ligadas aos banhos de água termal . A água dessas fontes é rica em minerais que agem tanto na saúde quanto na beleza, rejuvenescendo a pele e aliviando dores no corpo. A água termal brasileira da fonte de São Pedro, por exemplo, é rica em enxofre, lítio e silício. O enxofre ajuda as células a se renovarem mais rapidamente, além de combater os micro-organismos e as infecções (principalmente nas peles oleosas). O lítio age como hidratante e o silício reestrutura as camadas mais profundas da pele, conferindo firmeza e prevenindo o envelhecimento.

Banho de mar: a água do mar, juntamente à exposição solar, pode deixar marcas na pele e nos cabelos se estiverem desprotegidos. Vá para o sol apenas com proteção solar de fator 30, no mínimo. E aproveite para amenizar a celulite e relaxar, com a massagem natural realizada pelas ondas. Se conseguir, chegue à praia ainda cedo, quando não há muito movimento e nem barulho. O som das ondas e da espuma na arrebentação serve de antídoto contra qualquer vestígio de estresse.

Banho de piscina: a água calma é ótima para relaxar: entregue o corpo a ela e deixe-se esquecer do tempo.

Banho de Cachoeira: é um dos mais energizantes de todos os tipos de banho. A água que nasce nas montanhas e desce contornando as pedras oferece todo esse vigor a quem tem o privilégio de se banhar nela. Falta de ânimo e cansaço excessivo somem imediatamente após o contato com uma cachoeira. A beleza também agradece. A água da cachoeira tem efeito tonificante sobre a pele e cabelos, principalmente quando o banho acontece pela manhã ou final da tarde.

Banho de rio: tem a temperatura ideal e também é muito relaxante, ótimo para tirar as tensões do dia-a-dia. O horário ideal para obanho de rio é quando o sol está mais fraco, ou seja, no começo do dia ou no fim da tarde. A água doce e a vegetação ribeirinha completam um cenário tranquilo, que devolve a paz interior.

Banho de chuva: mesmo quando ele ocorre por acaso é possível tirar proveito. Sem dúvida, a poluição tira um pouco do charme que esse tipo de banho pode conter (diferente do que ocorre quando as gotas pegam a gente de surpresa na praia ou numa cidade pequena, que desconhece a fumaça de milhões de veículos e indústrias). De qualquer forma, a chuva oferece uma chance única para que você explore a sensibilidade do seu corpo: observe em que áreas as gotas causam mais arrepios. Preste atenção na transformação da sua pele à medida que ela vai se molhando. Com a brincadeira, o tempo passa e o que seria irritação acaba virando um exercício meditativo.

Com informações do site M de Mulher.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Deixar de fumar: conheça os prazeres e o bem-estar que você pode ter



O abandono do fumo traz mais do que benefícios fisiológicos, é possível ter bem-estar físico com essa tomada de decisão. Em comparação com aqueles que continuam a fumar, os vencedores são mais felizes e mais satisfeitos consigo próprios.

Os resultados se mostraram consistentes um ano depois e três anos depois que as pessoas abandonaram o vício. Nos dois períodos, os ex-fumantes se disseram mais satisfeitos com a própria vida, sentindo-se mais saudáveis.

Benefícios psicológicos

Não há dúvidas que deixar de fumar melhora a saúde e salva vidas. O que quase nunca é maximizados são os efeitos psicológicos e sobre a qualidade de vida dos ex-fumantes.

Pesquisas entre os fumantes mostram que eles acreditam que o cigarro lhes dá prazer e, portanto, deixá-lo poderia lhes trazer grandes doses de desprazer. Mas não foi isto o que revelou o estudo da equipe da Dra. Megan Piper, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Emoções positivas


Os autores avaliaram vários indicadores de qualidade de vida, emoções positivas e negativas, satisfação com os relacionamentos e ocorrência de fatores estressantes.

A pesquisa foi repetida um ano e três anos depois que os voluntários deixaram de fumar. Os resultados mostraram não apenas que deixar de fumar não traz sensações de desprazer, como também melhora sensações que vão dos relacionamentos à filosofia de vida.

Os indicadores que mostraram maior índice de melhoria foram qualidade de vida, melhor bem-estar relacionado à saúde física e emoções positivas.

Se você está desejando parar de fumar, esta pode não ser umas das coisas mais fáceis que você terá que fazer, mas será compensador. Boa sorte.


Com informações do site Diário da Saúde

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Chuchu, jiló, quiabo e maxixe: ingredientes que voltam à cena



Basta ler na relação de ingredientes as palavras "chuchu", "quiabo", "maxixe" ou "jiló", para muita gente torcer o nariz e logo correr os olhos pelo cardápio em busca de uma outra pedida. A cena ainda é comum em muitos lugares, mas tem se tornado menos frequente nos restaurantes de chefs de cozinha cada vez mais interessados em usar esses ingredientes na preparação de suas receitas. E, dessa maneira, resgatar pratos e tradições da gastronomia brasileira. Tais elementos típicos estão dando a volta por cima e mostrando que são gastronomicamente muito mais interessantes do que se costumava pensar.

O preconceito é uma questão cultural e, muitas vezes, está relacionado com a própria formação do nosso paladar. "A gente é obrigado pela nossa mãe a comer quiabo ou chuchu, e assim já cresce com uma antipatia a esses ingredientes!, diz o chef Diego Belda, do restaurante paulista Rothko. Pesa sobre essa decisão também o fato de que, muitas vezes, esses ingredientes são servidos de forma amadora, pouco elaborados e sem explorar seu potencial. Apesar de serem ingredientes muito simples, eles exigem um cuidado extra na preparação, justamente para domar essas características que desagradam ao nosso paladar.

Mas para Belda, entre os ingredientes, o que sofre maior preconceito é, sem dúvida, o chuchu. "Basta colocar alguma receita com chuchu para o prato encalhar", diz ele que, mesmo assim insiste em usar o legume nas preparações que mantém no menu, como uma carne seca com ensopado de chuchu que geralmente figura entre suas sugestões. "As pessoas criticam por ser um alimento insosso, sem gosto. Mas eu acho que é um ingrediente que traz à receita essa coisa de comida caseira, de sabor de infância, que valorizam o prato", defende.

A chef Ana Luiza Trajano, que há sete anos trabalha com ingredientes puramente nacionais nas preparações que faz no Brasil à Gosto, seu restaurante em São Paulo, também se diz uma apaixonada pelo chuchu. "É um dos alimentos mais versáteis que eu conheço, com paladar neutro. Pode ser acompanhamento de um prato, recheio de torta, pode ser servido com carne ou até como doce. Ele é a nossa batata", afirma. Além disso, o fato do chuchu ser um alimento abundante em nosso país, deveria ser visto como mais um motivo para utilizá-lo com mais frequência, não o contrário.

A popularidade desses ingredientes também foi outro fator para que fossem desvalorizados. Por serem simples, convencionou-se que não poderiam figurar entre as receitas de um restaurante. "Muitos deles sempre foram vistos como comida do povo. Eram alimentos de pessoas menos abastadas e em alguns casos comida de escravos", afirma Jorge da Hora, chef do Hotel-escola Senac, em São Pedro.  Os chefs que os tiraram do fundo da gaveta da geladeira e decidiram adotá-los em suas preparações querem provar que esse pensamento está equivocado.

Quando Ana Luiza começou a colocar chuchu, jiló ou mesmo quiabo em suas preparações, a culinária brasileira ainda era vista com muito menos prestígio. Hoje, no D.O.M., badalado restaurante do chef brasileiro Alex Atala, quarto lugar ‘como melhor restaurante do mundo’, não faltam no menu pratos feitos à base de quiabo, de jiló... "Mais do que cozinheiros responsáveis por criar boas receitas, os chefs nacionais são os principais representantes desses alimentos cheios de riqueza e de sabor que possuímos", afirma Ana Luiza Trajano.

Rodrigo Oliveira, do Mocotó, herdou das raízes sertanejas do pai, o gosto por ingredientes como o maxixe, que usa nas criações que tornaram o seu restaurante, em São Paulo, em destino dos fãs da boa gastronomia. "Aprendi com meu pai que o valor de um ingrediente é medido pelo sabor que ele aporta, não pelo preço pelo qual é vendido", diz .

Com informações do site M de Mulher

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Faça as coisas com mais calma e ganhe tempo de qualidade



A velocidade é o novo padrão de comportamento adotado por quem deseja ter sucesso e ser aceito pela sociedade. Mas nada melhor do que um pouco de lucidez para não ser simplesmente sugada pelo sistema. Que tal entender bem o que se passa antes de entrar nesse jogo e simplesmente ser consumido, sem mesmo se dar conta de que podemos agir no mundo de maneira diferente?

Alguém muito lúcido propôs, no final da década de 80, um movimento em sentido contrário à velocidade latente. Foi fundado na Itália, levado para a França e depois para o resto da Europa, o movimento conhecido pelo nome de Slow Food, que significa literalmente "comida lenta", em um evidente contraponto ao "fast food".

Hoje, a Slow Food International Association espalha suas idéias pelo mundo. O movimento, que usa como símbolo um caracol, prega que as pessoas devem voltar a comer e beber devagar, dando-se tempo para saborear os alimentos, transformando a refeição em um momento de encontro e a paz. Acompanhar o preparo do alimento, interagir com a família, sem pressa e com satisfação, essa é a idéia.

O Slow Food está servindo de base para um movimento maior, inicialmente chamado Slow Europe. Sua ideia é questionar a pressa do mundo, a loucura na sociedade imposta pela globalização e pela velocidade da informação proporcionada pela Internet.

"Pense antes de fazer, planeje seu trabalho, organize-se, e só então faça", dizia o engenheiro americano Frederick Taylor, no início do século 20, quando criou as bases da administração moderna.
Mas o que fazemos nós? Corremos diante da necessidade de fazer mais com menos, em lugar de planejar, aprimorar a técnica, e só então fazer, rápido, mas sem pressa, saboreando cada momento como único.

A versão européia da revista americana de negócios Business Week publicou uma pesquisa que mostra que os franceses trabalham menos horas, mas são mais produtivos que seus colegas americanos e ingleses. Essa atitude sem pressa não diminui a produtividade e ainda aumenta a qualidade. Evita o risco, a insatisfação e a necessidade de refazer o trabalho.

Ter uma atitude sem pressa significa colocar mais atenção no que se faz, dedicando tempo ao que o mundo moderno está relegando a um plano secundário: a família, os amigos, o lazer, o tempo livre para simplesmente viver. O resultado é um indivíduo menos estressado e neurótico, mais leve, mais feliz e, por isso mesmo, mais produtivo.

A velocidade é precisa, a pressa é bastante imprudente. Quando o poeta Fernando Pessoa disse "navegar é preciso, viver não é preciso", ele se referia à precisão, ao planejamento, necessários à navegação e não ao verbo precisar, sinônimo de necessitar.

Com informações do site M de Mulher

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Salmão com crosta de gergelim e molho de gengibre



A receita de hoje contempla o salmão. Um peixe de carne alaranjada, que vive em águas frias do Canadá, Reino Unido, Noruega e Chile, assim como a truta. Sua carne tem maior teor de gordura que outros peixes como o linguado e a pescada, por exemplo; entretanto, é rica em ácidos graxos ômega 3, um protetor do coração.

Essa receita mistura influências de várias cozinhas asiáticas, como China e Japão. É muito fácil de fazer e tem um aspecto visual muito interessante, você pode preparar no almoço ou no jantar.

Ingrediente:
800 gr de salmão sem pele(s) e sem espinhas
2 1/2 colher(es) (sopa) de gergelim branco torrado(s)
2 1/2 colher(es) (sopa) de gergelim preto torrado(s)
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja
Sal

Para o molho:
1/2 colher(es) (sopa) de gengibre ralado(s)
1/2 xícara(s) (chá) de vinagre de arroz
6 colher(es) (sopa) de shoyu
2 colher(es) (sopa) de cebolinha verde picada(s)
2 colher(es) (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo:
Corte o salmão em quatro filés de 200 g cada. Coloque o gergelim torrado em um prato. Passe o salmão no óleo de soja e em seguida passe apenas um dos lados sobre o gergelim. Coloque os filés com o gergelim para cima em uma assadeira forrada com papel alumínio. Pré-aqueça o forno e asse por 10 minutos em temperatura média-alta. Cuidado na hora de retirar da assadeira.
Para fazer o molho, misture os ingredientes do molho em uma tigela e sirva junto com o salmão.

Dicas legais:
1. Como acompanhamento você pode servir shimeji e arroz branco.
2. Você pode cortar o salmão em pequenos pedaços e serví-los em espetinhos numa reunião de amigos e bom apetite!

Receita do site Cyber Cook.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Plantas desempenham importante papel na limpeza da atmosfera



Segundo pesquisa realizada recente, concluiu-se que a vegetação desempenha um papel maior do que o pensado na limpeza da atmosfera.

Graças a observações, estudos de expressão gênica e modelagem por computador, os pesquisadores puderam demonstrar que as plantas caducifólias absorvem cerca de um terço mais poluentes químicos atmosféricos de do que se pensava anteriormente.

Segundo os cientistas, as plantas ativamente consomem certos tipos de poluentes. A equipe que realizou o estudo, focou em uma classe de substâncias químicas conhecidas como compostos orgânicos voláteis oxigenados, que podem ter um impacto a longo prazo sobre o ambiente e a saúde humana.

Os compostos se formam abundantemente na atmosfera, a partir de hidrocarbonetos e outras substâncias químicas que são emitidas de fontes naturais, incluindo plantas, e fontes relacionadas às atividades humanas, incluindo veículos e materiais de construção.

Esses compostos ajudam a formar quimicamente a atmosfera e influenciam o clima. Eventualmente, alguns evoluem para pequenas partículas no ar, conhecidas como aerossóis, que têm efeitos importantes sobre as nuvens e a saúde humana.

Ao medir os níveis dos poluentes em vários ecossistemas, os pesquisadores determinaram que as plantas caducifólias parecem absorver os compostos a uma taxa inesperadamente rápida, até quatro vezes mais rápida do que se pensava.

Essa captação é especialmente rápida em florestas densas, e mais evidente perto do topo das copas das florestas. Tal absorção é responsável por 97% do consumo de poluentes observado no estudo.
Mas como as plantas absorvem essas grandes quantidades de substâncias químicas? A equipe descobriu que quando as árvores estão sob estresse, por causa de um ferimento físico ou devido à exposição à poluição por ozônio, por exemplo, elas começam a aumentar drasticamente a sua absorção de poluentes.

Ao mesmo tempo, ocorrem mudanças nos níveis de expressão de determinados genes que indicam elevada atividade metabólica nas árvores. Os pesquisadores concluíram então que o consumo de poluentes parece ser parte de um ciclo metabólico maior.

As plantas podem produzir substâncias químicas para se proteger de poluentes irritantes e repelir invasores, da mesma forma que o corpo humano pode aumentar sua produção de glóbulos brancos em reação a uma infecção.

Mas estes produtos químicos, se produzidos em grande quantidade, podem tornar-se tóxicos para a planta. A fim de metabolizar estes produtos químicos, as plantas começam a aumentar os níveis de enzimas que transformam os produtos químicos em substâncias menos tóxicas. Sendo assim, a planta acaba consumindo também os poluentes do ar, que podem ser metabolizados pelas enzimas.

De forma resumida, as plantas podem realmente ajustar seu metabolismo e aumentar a sua absorção de produtos químicos atmosféricos como uma resposta a vários tipos de estresse, o que acaba tendo o efeito colateral de “limpar a atmosfera”. Os resultados da pesquisa indicaram que, em um nível global, as plantas estão absorvendo 36% mais poluentes do que já havia sido contabilizado anteriormente.

Com informações do site Hypes Cience.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Conheça dez cuidados que podem evitar o surgimento de varizes



As varizes, problema que atinge pelo menos 40% da população adulta, com especial incidência nas mulheres, têm como fator determinante para o seu surgimento o histórico familiar. Porém, é importante saber que sua quantidade e gravidade também depende, dos hábitos de cada pessoa. Por isso, pequenas atitudes e cuidados são essenciais para prevenir o aparecimento das varizes e evitar que as manifestações já existentes se agravem.

Algumas iniciativas como fazer exercícios, adotar uma alimentação saudável, evitar cigarro e não abusar do salto alto, são algumas das iniciativas que ajudam a evitar ou amenizar o problema, segundo o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero. No entanto, em alguns casos mais sérios demandam também a realização de tratamentos que hoje totalmente seguros, rápidos, praticamente indolores e permitem o retorno às atividades normais em apenas 24 horas.

Nos últimos anos, a evolução no tratamento é notável, o processo de eliminação dos pequenos vasos, até pouco tempo atrás, dependia exclusivamente de intervenção cirúrgica. O resultado sempre foi bom, mas gerava muita dor, desgaste e hematomas ao paciente, com dias de repouso pós-operatório e cuidados especiais. Hoje, o avanço tecnológico da aplicação de laser em diversas especialidades proporcionou um tratamento de varizes muito mais rápido e seguro para quem tem a doença, explica o Dr. Fávero.

Ainda de acordo com o especialista, a terapia aplicada a cada paciente depende do tipo de veia que se encontra doente. Aquela baseada em medicamentos, por exemplo, busca apenas amenizar os sintomas nas pessoas que têm desconforto nos membros inferiores, mas ainda não apresentam vasos doentes visíveis. Há também a escleroterapia, indicada para quando o problema ainda é pouco aparente, e a cirurgia, para tratar vasos maiores. Nesses casos, o procedimento pode ir desde a microcirugia até processos cirúrgicos de maior porte.

É importante ressaltar que o tratamento é indicado tanto para quem apresenta sintomas quanto apenas
queixas estéticas. “Quanto mais cedo começam os cuidados com as varizes, menores serão os problemas futuros”, ressalta o Dr. Fávero. O angiologista e cirurgião vascular destaca, também, que após serem tomadas as devidas providências, as varizes não serão mais um incômodo, porém, como se trata de uma doença em constante evolução, veias que hoje se encontram sadias podem, no futuro, sofrer alterações, motivando uma manutenção.

Dez atitudes fundamentais para evitar as varizes

1. Movimente-se
Longos períodos de pé congestionam a circulação venosa das pernas. Ao longo do dia as veias trabalham para drenar o sangue das pernas de volta ao coração e por isso, quanto mais tempo uma pessoa permanecer de pé, sobretudo parada, mais difícil será esse trabalho.

2. Coma bem
Opte por uma dieta saudável com abundância de fibras e líquidos, pois isso evita a constipação intestinal. Um intestino que não funciona corretamente acarreta o aumento da pressão no interior do abdômen, causando um obstáculo a mais para o retorno do sangue que circula nas pernas.

3. Mantenha-se no peso ideal
Uma pessoa acima do peso tem acúmulo de gordura no interior do abdômen, entre as vísceras e, por isso, possui a chamada gordura visceral. Essa condição é responsável pelo aumento da pressão intra-abdominal, dificultando o retorno do sangue.

4. Troque o elevador pela escada
Ao contrairmos os músculos das pernas, principalmente a panturrilha, colocamos em funcionamento uma bomba natural de sangue existente no local. A cada contração, o sangue é impulsionado para a parte de cima da perna, estimulando a circulação.

5. Evite o sedentarismo
Os exercícios anaeróbicos, como os de hipertrofia muscular, aumentam a força de contração dos músculos das pernas, tornando as bombas musculares, citadas no item anterior, mais eficientes. Já os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e ciclismo, aumentam a atividade das bombas.

6. Não abuse do salto alto
O funcionamento das bombas de sangue depende da alternância entre contração e relaxamento muscular. Durante o relaxamento, os músculos se enchem de sangue e, quando há a contração, esse sangue é bombeado. Ao usar salto alto, os músculos das panturrilhas estão em constante contração, prejudicando o preenchimento de sangue da fase de relaxamento.

7. Não fume
O cigarro é responsável por um sério dano a parede dos vasos sanguíneos, além de causar um estado maior de predisposição à formação de trombos (coágulos formados no interior das veias e que causam a famosa trombose venosa profunda, doença séria com complicações potencialmente fatais e sequelas transitórias ou definitivas).

8. Nunca combine pílula com cigarro
Essa associação é responsável por causar trombose venosa em um imenso número de mulheres, uma vez que aumenta drasticamente o risco de formação de coágulos.

9. Cuidado com longas viagens
Longos períodos de inatividade das pernas em locais de confinamento, como acontece na maioria dos meios de transporte, diminuem intensamente a velocidade de circulação do sangue. E sangue que não circula, vai coagular.

10. Consulte um angiologista regularmente
Só um especialista tem todas as ferramentas para identificar os primeiros sinais das varizes e tratá-los o mais precocemente possível e de maneira correta.

Com informações do site Vida Equilíbrio.