sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Conheça cinco alimentos que fazem bem para o coração e ainda ajudam a emagrecer



Para manter a boa saúde do coração, uma boa alternativa é investir em uma alimentação balanceada rica em fibras, antioxidantes, gorduras insaturadas, que são as do bem, e com baixos teores de sódio, aditivos químicos, gorduras trans e saturadas”, afirma Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde.

Que tal você incluir em seu cardápio alimentos que fazem bem ao coração? Melhor ainda se eles também ajudarem a emagrecer. Preparamos uma listinha especial para você:

1. Aveia
É um cereal integral, fonte de betaglucana, uma fibra que retarda a absorção de carboidratos e gorduras no organismo. Você pode encontrá-la em flocos, farelo e farinha.

2. Chás verde
Ele contém antioxidantes, que auxiliam no combate aos radicais livres, substâncias que destroem as células do corpo e causam o envelhecimento precoce. Esse chazinho também acelera o metabolismo, queimando mais calorias, por isso, contribui para o emagrecimento.

3. Óleo de coco extravirgem
Também possui antioxidantes, como o ácido láurico, o ácido caprílico e o triglicerídeos de cadeia média, TCM. Este último contribui para a perda de peso e para a redução da gordura abdominal. Além disso, gera saciedade e, por isso, diminui a fome. Dessa forma, contribui para a perda de peso.

4. Alho
É fonte de alicina, uma substância vasodilatadora que previne doenças cardiovasculares. Além disso, é pouco calórico: 50g têm somente 70 calorias.

5. Sal light
Possui teor reduzido de sódio, por isso, evita a retenção de líquido, o inchaço e o aumento de peso.

Lembrando que, se você já tem doenças cardiovasculares, consulte seu médico e nutricionista periodicamente e siga as suas recomendações. Lembre-se de que o controle do peso já representa um grande passo para evitar os fatores de risco que prejudicam o funcionamento do coração.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Estudo revela que exercício físico recicla as células


Cientistas descobriram mais uma forma como a atividade física pode fazer bem à saúde. Segundo pesquisa publicada online pela revista científica Nature, exercícios induzem a "autofagia".

Na autofagia, a célula elimina organelas velhas e se alimenta desse material que ela mesmo expeliu. Em outras palavras, é um processo de reciclagem das células, que permite que elas se adaptem às mudanças nas demandas energéticas e nutricionais do corpo.

Essa reciclagem previne contra o desenvolvimento da resistência à insulina, que tem como principal consequência a diabetes tipo 2. Em outros estudos, já se mostrou também que o processo retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer.
O estudo que achou a relação entre exercícios físicos e esse processo foi feito com camundongos. Primeiro, os pesquisadores descobriram que isso acontece um tipo de camundongos selvagens. Depois, desenvolveram uma mutação genética em um grupo de animais para comparar o que acontecia com os dois grupos, e chegaram a essa conclusão.

“Antes desse estudo, pensava-se que a fome era o principal indutor de autofagia in vivo, em animais vivos, agora descobriu-se que uma pequena sessão de exercícios pode induzir autofagia de maneira semelhante em camundongos bem alimentados”, disse Congcong He, da Universidade do Texas Southwestern, autora da pesquisa.

“Mais importante, é a primeira vez que é revelado o papel da autofagia na capacidade de resistência nos exercícios e os efeitos benéficos mediados à saúde pelo exercício”, completou a pesquisadora.

Com informações do site G1

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Uma tarde deliciosa



Brownie é um bolo de chocolate típico da culinária dos Estados Unidos da América.
A historia do brownie e contada em varias versões, a mais conhecida delas é que esta deliciosa sobremesa foi criada por descuido de um cozinheiro que deixou de adicionar fermento no preparo de um bolo de chocolate. Para não admitir o erro, ele cortou a massa em quadrados pequenos e o serviu, anunciando a todos que  havia preparado alguns “brownies” e todos adoraram. A noticia se espalhou e rapidamente sua “invenção” tornou-se popular.

A receita de hoje é o brownie vapt vupt que fica pronto em trinta minutinhos. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
6 colheres de sopa de chocolate em pó
1 e 1/2 xícaras de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
100 g de manteiga derretida
2 ovos grandes

O preparo é simples:
Numa tigela misture todos os ingredientes secos (açúcar, farinha e chocolate);
Derreta a manteiga sem deixar ferver;
Bata os ovos levemente com um garfo;
Despeje aos poucos os ingredientes molhados (ovos e manteiga) na tigela dos secos;
Misture bem até formar uma massa;
Despeje numa forma retangular untada até ficar uniforme;
Coloque no forno médio pré aquecido por exatos 30 minutos.

Pronto, agora é hora de se deliciar.

Com informações do site Globo

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Direto da natureza para a sua mesa, saiba tudo sobre o benefício das frutas


As frutas são para o homem o alimento de primeira necessidade pois são ricas em nutrientes e construtoras do organismo humano, fornecem energia, nutrientes saudáveis, além de retardar o processo do envelhecimento celular.

A alimentação além de equilibrada, deve ser também direcionada conforme as necessidades fisiológicas e histórico familiar de doenças, pois são estes fatores, que irão determinar a escolha do alimento a ser consumido ou restringido. As frutas são para o homem o alimento de primeira necessidade pois são ricas em nutrientes.

Por isso devemos consumir frutas pelo menos três porções ao dia. O abacate, além de não conter colesterol como alguns leigos afirmam, pois todo alimento de origem vegetal é isento de colesterol, tem o poder de abaixar os níveis sangüíneos do LDL o colesterol ruim. Sua gordura é nutricional, indicado para ser consumida em quantidades moderadas, por crianças e adultos que desejam melhorar a memória. Evitar seu consumo com adição de açúcar.

O abacaxi é uma ótima fonte de energia, dilui as toxinas e ajuda digestão das carnes. É preciso moderação na hora de ingerir, o tipo pérola contém muito açúcar. A acerola é muito rica em vitamina C e outros micronutrientes, ajuda no combate da anemia, gripes e resfriados. A Água de coco verde é um remineralizante em potencial, excelente repositor energético, auxilia no tratamento dos rins, anemia e estômago. Já a banana é ótima para tratar a hipertensão e repor o potássio perdido e necessário ao organismo, auxilia também em tratamentos do estômago. A maçã acalma e relaxa e reduz as chances do colesterol depositar-se nos vasos sangüíneos. O Mamão é rico em vitamina A, combate a artrite e sua enzima facilita a digestão, o tipo Formosa é o que contém menos açúcar.

Melão é um soro biológico que trata os rins e ajuda na desintoxicação alimentar, fortifica os ossos e os dentes, por ser um alimento de difícil digestão, ideal se ingerido só, num intervalo entre refeições. A melancia é rica em licopeno recomendável na prevenção de alguns tipos de câncer, ajuda na eliminação do ácido úrico e outras toxinas. Por ser um alimento de difícil digestão, ideal se ingerido só, num intervalo entre refeições. O morango é rico em licopeno, excelente para evitar e tratar a gota e o estômago. Nêspera, ameixas amarelas e nectarinas, aumentam a resistência física e combate a fadiga. A pêra combate a hipertensão, tira o cansaço mental e alcaliniza estômago.

Com informações do Site Médico.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Começou a semana desejando praticar exercícios? A corrida é uma ótima prática



Mais uma semana começando, é hora de aproveitar este momento para praticar exercícios. A corrida é uma ótima prática para manter a forma e ganhar condicionamento físico.

A corrida é um esporte que permite vários benefícios, pois melhora a circulação sanguínea e o funcionamento do organismo como um todo. Para isso basta um par de tênis, uma roupa confortável e um check-up médico. Afinal para começar qualquer atividade física, é preciso checar se está tudo ok com o coração, os pulmões, as articulações e os níveis de glicose, gordura, entre outros dados que podem ser encontrados nos exames de sangue.

Quando corremos, o cérebro libera alguns hormônios, como a serotonina e a endorfina, na corrente sanguínea, o que torna o esporte muito prazeroso e quase viciante. Sabe aquele comercial que diz que é impossível comer um só? Neste caso, a sensação gostosa da corrida vai permanecer após o exercício, já que no primeiro dia o corpo já apresenta uma melhora no seu funcionamento. Bem-estar e equilíbrio emocional são outras vantagens da corrida.

O esporte é especialmente indicado para mulheres, que apresentam uma variação hormonal bem maior. Na fase pré-menstrual e durante a menstruação, a corrida ajuda a diminuir o inchaço, a cólica e a sensação de cansaço, além de controlar a vontade de atacar os doces. Na menopausa, a atividade reduz a perda de massa óssea e é muito aconselhada.

Falta de tempo não é desculpa para ficar parado. Com vinte minutos livres, é possível começar a correr, melhorar a saúde e ainda queimar várias calorias. Veja o programinha que o personal trainer Vagner Amado criou para iniciantes:

Primeira semana: Comece com 5 minutos de caminhada para aquecer. Depois, alterne 1 minuto de corrida e 2 minutos de caminhada (faça quatro séries).
Segunda semana: Comece com 5 minutos de caminhada para aquecer. Depois, alterne 2 minutos de corrida e 1 minuto de caminhada (faça quatro séries).
Terceira semana: Comece com 5 minutos de caminhada para aquecer. Depois, alterne 4 minutos de corrida e 1 minuto de caminhada (faça três séries).
Quarta semana: Comece com 2 minutos de caminhada para aquecer. Depois, alterne 5 minutos de corrida e 1 minuto de caminhada (faça três séries).

A partir da quarta semana, você pode aumentar o tempo para meia hora ou tentar aproveitar os vinte minutos para correr, sempre aquecendo antes. Então, nada de desânimo!

Com informações do site Bolsa de Mulher.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Comendo uma castanha por dia é possível retardar o envelhecimento



A castanha do Pará é uma arma poderosa e cabe na palma da sua mão. Ao mastigar uma única castanha-do-pará, você recarrega os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o selênio. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.

Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará recentemente rebatizadas castanhas-do- brasil eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Mas provavelmente os neozelandeses não usaram o legítimo produto brasileiro. As castanhas produzidas no Norte e no Nordeste do país são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, diz a nutricionista Bárbara Rita Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito selênio. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote. No caso de uma criança, meia castanha seria suficiente, afirma Silvia Cozzolino, presidenta da Sociedade Brasileira de
Alimentação e Nutrição.

O selênio é essencial para acionar as enzimas que combatem os radicais livres. A pesquisadora neozelandesa que investigou as propriedades da castanha. O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes, na ausência dele, as enzimas ficam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo.

O mineral da castanha também tem um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, que as células nervosas são preservadas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. Justamente por isso, a pesquisadora Bárbara Rita Cardoso começa a estudar os possíveis benefícios do selênio em portadores do mal de Alzheimer.

A tireóide também funciona melhor na presença do selênio, acrescenta Christine Thomson. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.

Apesar de todos os seus benefícios o selênio deve ser apreciado com moderação. Quando os especialistas recomendam uma castanha diária, é para segui-lo à risca. Esse consumo ideal e comedido é que faz todas essas enzimas que dependem do nutriente trabalharem de forma adequada, diz Bárbara. Em excesso, o selênio não vai potencializar sua ação. E o pior: mais cedo ou mais tarde, o exagero rotineiro vai revelar o lado negro da substância. Sim, ele existe: a toxicidade. Ela acontece se a pessoa ingerir mais de 800 microgramas por dia, adverte Silvia Cozzolino. É que o selênio tem efeito cumulativo, emenda Christine Thomson.

O abuso dessas delícias em uma happy hour com amigos, por exemplo, não traz grandes ameaças. De vez em quando, dá até para superar a quantidade recomendada. O perigo é comer essas oleaginosas além da conta todo santo dia. Quem experimentar ataques sucessivos de gula poderá sentir dor de cabeça, ficar com as unhas fracas e ver seus cabelos caírem. Mas, em geral, quem come dez castanhas hoje não vai se empanturrar delas amanhã,o preço desse pecado seria um mau hálito parecido com o bafo de alho acredite!

E saiba: nem o fogão nem a geladeira conseguem detonar as reservas de selênio. No dia-a-dia, porém, nada melhor do que a praticidade de botar na mochila, no bolso ou na bolsa a sua estrela solitária. É saúde na medida certa!

Com informações do site Saúde.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Alguns mitos sobre o estresse



Morar no último andar de um prédio garante uma bela vista. Por outro lado, implica longas viagens de elevador ou de escada. Em outras palavras, dependendo de como se encara a situação, a cobertura vira um sonho ou um aborrecimento. "Com o estresse, ocorre algo semelhante: o fato em si importa menos do que a maneira como é assimilado", avalia a psicóloga Valquíria Trícoli, vice-presidente da Associação Brasileira de Stress.
A confusão, entretanto, começa na hora de decidir o que fazer para lidar com o nervosismo. Certas práticas que aparentemente esfriam a cabeça podem, na verdade, acabar esquentando os ânimos. Vamos aos mitos.

1 - NÃO SE PROGRAME
A língua portuguesa é ambígua em alguns casos. No dicionário Houaiss, por exemplo, a palavra relaxado caracteriza tanto os indivíduos descontraídos como aqueles negligentes. E até por causa desse encontro de significados muita gente crê piamente que a displicência é sinônimo de calmaria. Todavia, isso não poderia estar mais longe da realidade. "Priorizar certos assuntos, organizar-se e manter uma agenda dos eventos são passos importantes para manter a serenidade", revela Ana Maria Rossi, psicóloga da Clínica de Stress e Biofeedback, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.  Mas que fique claro: a disciplina precisa ser acompanhada de flexibilidade. "Ficar engessado também atrapalha, porque qualquer imprevisto pode desencadear nervosismo", esclarece Ana Maria.

2 - MEDITE
A tal arte milenar oriental, assim como a ioga ou até o tai chi chuan, é preconizada como um dos alívios mais eficazes para a tensão excessiva. Ela realmente tem seu valor, porém somente para quem a aprecia. Forçar alguém reconhecidamente elétrico a ficar imóvel enquanto se concentra em seu próprio corpo, além de não adiantar nada, contribui para o surgimento de uma sensação precursora do estresse: a ansiedade.
A regra, portanto, é investir no que você gosta. Mas para toda norma há uma exceção. "Um jogo de cartas, se ficar muito competitivo, torna-se igualmente estressante", exemplifica Esdras Vasconcellos. "É importante valorizar a diversão nesses momentos em vez de se concentrar somente na vitória ou na derrota", acrescenta.

3 - FALE ATÉ FICAR ROUCO
Discutir a perda de um emprego ou a de um ente querido auxilia a superar o trauma. Entre outras coisas, o próprio ato de falar exige uma organização prévia do pensamento, premissa essencial para passar por cima das pedras que atravessam o seu caminho. Acontece que, em contrapartida, a insistência no assunto quase sempre culmina em nervos exaltados. "A mente não trabalha com tempos diferentes. Um evento passado, se relembrado, vem para o presente", explica a psicóloga Ana Maria Rossi. Isso quer dizer que remoer tópicos desagradáveis de tempos atrás com os amigos costuma terminar em irritação.
O pior é que isso não ocorre só porque a questão continua a rondar as conversas do sujeito. Na verdade, as próprias palavras dos companheiros às vezes causam desconforto por se oporem ao raciocínio do estressado do momento. Por isso, os especialistas aconselham buscar parceiros de papo que sejam bons ouvintes e que busquem apenas aprofundar o debate. "Ajuda mais quem não emite opiniões. Caso contrário, aquele processo de estruturação das ideias é inibido", relata Selma Bordin.

4 - NUNCA DURMA NERVOSO
Em um mundo ideal, as preocupações ficariam restritas ao período em que o sol dá as caras. Mas, na realidade, cada vez mais elementos interferem no equilíbrio do dia, e muitos deles não têm medo do escuro da noite. Por isso, sejamos sinceros: aquela velha máxima de não levar problemas para a cama é difícil de ser aplicada ao pé da letra. E, mais do que isso, se trocamos horas de sono para resolver pendências, o risco de o estresse despertar junto com você aumenta. "Há estudos que relacionam um sono inadequado à secreção de hormônios como o cortisol, ligado ao estresse", aponta Rafael Freire, psiquiatra da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Uma estratégia que traz bons resultados é, em vez de resolver o que o atormenta na calada da madrugada, traçar um planejamento do que realizar ao amanhecer para solucionar a situação.

5 - SEMPRE RECORRA AOS FAMILIARES
As pessoas da sua família, até pela intimidade, servem como válvula de escape em muitas ocasiões. E a ciência realmente comprova que uma boa estrutura em casa reduz a inquietação excessiva. Agora, há momentos e momentos para apelar à mãe, ao pai. Na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pesquisadores observaram que, durante uma atividade aflitiva, voluntários colocados ao lado do seu animal de estimação apresentavam a frequência cardíaca e a pressão sanguínea mais controladas do que os participantes que ficavam junto do marido ou da mulher. Isto é, se um irmão ou mesmo um primo podem até servir como um bom ouvido, aquele companheiro peludo e de quatro patas funciona melhor para atenuar os efeitos do estresse. "O bicho é afetivo, não cobra nada e ainda tira o foco do tormento", declara a psicóloga Valquíria Trícoli. Sem contar que a proximidade entre indivíduos com o mesmo sobrenome gera, em certos temas, exigências que só intensificam o desassossego.

Pôr oxigênio para dentro e gás carbônico para fora não é tão fácil quanto parece. Ao longo da vida, e inclusive por causa de traumas ou acontecimentos emocionalmente marcantes, a respiração vai ficando apressada. Isso, por sua vez, não contribui em nada quando os circuitos cerebrais já estão funcionando sob alta tensão. É por essas e por outras que os especialistas são unânimes: usar e abusar do diafragma, o músculo responsável por encher e esvaziar os pulmões, ajuda demais a manter a paciência. "Na hora de lidar com um desafio estressor, respirar profundamente oxigena as células cerebrais e serve como elemento tranquilizador", afirma a psicóloga Marilda Lipp, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no interior paulista.

Com informações do site Saúde.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Compota de tangerina



A receita de hoje é compota de tangerina, para lembrar das delícias da vovó e aproveitar as frutas da estação. As compotas são conservas de frutas cozidas aos pedaços em açúcar e algum líquido, geralmente água e suco de fruta. Elas costumam  ser servidas acompanhadas de iogurte, sorvete ou queijo e dão um toque pra lá de caseiro no seu almoço em família.

Para conservar as compotas você deve colocar um pote de vidro dentro de uma vasilha de água e ferver por aproximadamente 20 minutos, assim as compotas duram bastante tempo.

Para fazer uma compota de tangerina você vai precisar de:
8 tangerinas
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
3 cravos-da-índia
1 pau de canela
3 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de preparo:
Descasque as tangerinas e separe os gomos. Retire a pele, sem desmanchar os gomos, e reserve. Ponha em uma panela o açúcar, a água, os cravos-da-índia e a canela. Mexa até dissolver o açúcar e leve a panela ao fogo baixo. Cozinhe por sete minutos ou até obter uma calda rala. Retire do fogo e descarte os cravos e a canela. Adicione o suco de limão e misture bem. Ponha os gomos de tangerina dentro da calda e deixe esfriar completamente. Em seguida arrume em uma compoteira e deixe na geladeira até o dia seguinte. Sirva na temperatura ambiente. Uma dica legal e: servir  com iogurte natural ou chocolate. Fica uma delícia!

Receita do site M de Mulher e foto Mauro Holanda.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Selecionamos 10 músicas para você relaxar depois de um dia de trabalho


Em qualquer dia de trabalho, existe um momento para você relaxar depois de produzir. É o momento ideal para fazer uma avaliação do dia, se cumpriu os seus objetivos, o que poderia ter feito de diferente ou simplesmente planejar o dia seguinte. Nesse momento uma boa música ajudam-nos a relaxar e colocar os pensamentos em ordem.

A ideia para este post aconteceu depois de ler o artigo de uma revista, na qual falava dos benefícios que a música pode ter no seu relaxamento. O texto fala maioritariamente de uma música: a Weightless. Segundo o estudo, esta é considerada mesmo a música mais relaxante de sempre. Ouvi-la reduz 65% dos níveis de ansiedade, causa um abrandamento para 50 a 60 batimentos por minuto do ritmo cardíaco, diminui a pressão sanguínea, desacelera a respiração e, na maioria dos casos, provoca uma sonolência acentuada.

Mas para realmente saber a sensação do que é relaxar, ficam aqui as 10 melhores músicas para descansar um pouco depois do trabalho:

1. MARCONI UNION – WEIGHTLESS

2. AIRSTREAM – ELECTRA

3. DJ SHAH - MELLOMANIAC

4. ENYA - WATERMARK

5. COLDPLAY – STRAWBERRY SWING

6. BARCELONA - PLEASE DON-T GO

7. ALL SAINTS – PURE SHOES

8. ADELE – SOMEONE LIKE YOU

9. MOZART – CANZONETTA SULL’ARIA

10. CAFÉ DEL MAR – WE CAN FLY

Com informações do site Escola Freelancer

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sabia que os benefícios de viajar vão além do descanso?




Quem pensa que viajar só faz bem quando o assunto é descanso, férias, diversão e relaxamento está enganado. Viajar também pode contribuir para sua carreira, produtividade e crescimento profissional.

Você já ouviu falar em ócio criativo? O conceito do ócio criativo foi criado por Domenico De Masi, sociólogo italiano, que sugere a união de trabalho, estudo e lazer para melhorar a qualidade de vida e aumentar os padrões de produtividade no âmbito profissional. Segundo ele, é possível unir trabalho, estudo e lazer. É preciso uma fusão entre produção e prazer.

Uma viagem pode ajudá-lo a criar, encontrar soluções. Viajar renova conhecimentos, nos tira da rotina, do óbvio, dos hábitos do dia a dia. A mudança de cenários, o contato e a convivência com outras pessoas, culturas e experiências inspira e estimula a criatividade.

Trabalhar é importante, mas ninguém é de ferro, certo? Então, venha passar o feriado de outubro com muito conforto, tranquilidade e ar puro no Chalé Nosso Sítio. Programe já sua próxima viagem!

Com informações do site Citi Carreira.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Família reunida na hora das refeições, é bom para todo mundo




Quando a família se reúne para fazer uma refeição, além da comida, carinho e cultura são servidos juntos. Esse hábito, vem perdendo espaço para horários apertados de pais e mães que trabalham fora e filhos que se dividem entre a escola e outras atividades. Mas vale a pena fazer um esforço para mudar isso. Estudo da Escola de Pedagogia de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que quem compartilha regularmente as refeições com a família come melhor e tem maior bem-estar físico e emocional.

Crianças e adolescentes são favorecidos ainda no desenvolvimento social. Os pequenos ampliam o vocabulário e têm quase duas vezes mais chances de tirar boas notas. Quanto mais refeições junto dos pais, mais os filhos se dão bem na escola e menos apresentam tendências para beber, fumar e usar drogas é o que revela pesquisa do Centro Nacional de Dependência e Abuso de Drogas da universidade de Columbia.

''Esses momentos de união são uma oportunidade rica de convívio e aprendizado. O encontro e a presença aumentam a afetividade entre pais, filhos e irmãos'', confirma o psicólogo Áderson Costa Júnior, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). ''Durante a refeição, quanto mais entendimento e atenção para ouvir, dialogar e demonstrar carinho, mais a criança será estimulada a estender essas atitudes para outras áreas da vida, como a escola e a relação com os amigos'', acredita a educadora Cris Poli, apresentadora do programa Supernanny Brasil, do SBT.

Para tornar a refeição em família algo natural, o melhor é seguir esse rito desde que a criança tenha condições de sentar à mesa. Formado o hábito, fica mais fácil exigir dos filhos, na adolescência, que participem do café da manhã, almoço ou jantar e interajam com os pais e irmãos. Se as crianças estão crescidas e você não cultivou esse costume, ainda é tempo de adotá-lo, mas saiba que não será fácil, vai exigir convicção, determinação e comum acordo entre você e seu marido.

Além dos aspectos social e cultural do aprendizado, o emocional também é beneficiado. Os resultados positivos, no entanto, dependem da postura dos pais. ''Crianças aprendem por observação. Pais presentes, falantes e atenciosos são fontes de informação para os pequenos. Toda vivência que reforce esses vínculos e gere motivação aumenta a percepção das crianças de que elas têm apoio, em quem confiar. E a confiança implica em qualidade de vida e menos stress'', conclui o professor Áderson, da UnB.

E se as famílias não conseguem se reunir para as refeições? Uma sugestão é investir em fins de semana reunidos. Para Cris Poli, todo tempo pode ser válido: ''O que importa é a qualidade do momento em que a família está junta. Um papo semanal pode ser mais produtivo do que encontros diários de uma família que não tem convivência de qualidade'', acredita.

Com informações do site M de Mulher.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Conheça cinco motivos de sobra para sorrir




Você sabia que em um simples sorriso, mais de 400 músculos faciais se movem? Além de expressar a alegria, a arte do riso traz benefícios mentais e corporais. Listamos cinco benefícios do riso que vão deixar qualquer mulher de bom humor. Confira quais são eles:

Emagrece
Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Vanderbilt no Texas, comprovou-se que rir emagrece, sim. Os participantes que deram mais gargalhadas conseguiram emagrecer até 20% a mais do que os voluntários que não sorriram. De acordo com o estudo, as gargalhadas de 10 a 15 minutos têm o poder de emagrecer 40 calorias. Somados no mês, é possível mandar embora 1120 calorias só sorrindo.
Favorece a autoestima
Rir diminui as chances de depressão. Foi o que revelou o estudo publicado na revista Geriatrics and Gerontology International. A pesquisa analisou 109 pessoas acima de 65 anos e percebeu que os pacientes tiveram uma melhora significativa nos quadros de depressão. Além disso, a pesquisa percebeu que os pacientes que riem mais, têm menos chances de ter insônia.

Diminui a dor
Uma pesquisa realizada na Universidade de Oxford, na Inglaterra, apontou que rir diminui até 10% da dor. No estudo escrito na publicação Proceedings of the Royal Society B, os pesquisadores puderam comprovar que a gargalhada permite a liberação de endorfina no corpo.

Favorece a circulação sanguínea
Pesquisas realizadas no Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos comprovou que rir protege o coração de infarto, entre outras doenças cardiovasculares.  No estudo, pode-se observar que ao rir, o corpo diminui a pressão sanguínea favorecendo as funções musculares do coração. Na mesma Universidade, também foi concluído que as pessoas que riem mais têm maior chances de se socializar.

Reduz o estresse
Um estudo realizado na Universidade de Loma Linda, na Califórnia, apontou que a risada reduz osníveis de estresse. Afinal, nada melhor do que uma boa risada para espantar o mau humor, não é?

Com informações do site corpo a corpo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Risoto de calabresa




Se o seu dia está muito cheio e você está sem tempo de preparar um almoço muito elaborado, não abra mão de uma boa refeição. O que você precisa é de uma receita prática, super fácil de fazer e muito, muito saborosa. Que tal um Risoto de calabresa?

Você vai precisar de: 
1 gomo de linguiça calabresa
1 caixa de milho e ervilha
1 xícara de arroz cru lavado
1 pimentão vermelho em tiras
1 xícara de azeitona picadas
1 xícara de palmito picado
2 ovos cozidos
1 caldo de carne
2 dentes de alho
1 punhado de salsinha picada
1 punhado de orégano
500ml de água
Queijo ralado para polvilhar

Modo de preparar:

Frite a lingüiça, adicione o alho e o pimentão, junte o arroz e refogue. Adicione 500ml de água e o caldo de carne, deixe cozinhar por uns 20 minutinhos, desligue e adicione o milho/ervilha, palmito, azeitona e os ovos, polvilhe com o queijo ralado e sirva com salada.

Receita do site: Globo.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Os benefícios de andar descalço




Procurando uma maneira de aliviar a dor nos pés? Sabia que andar descalço faz bem à saúde.  E quanto tempo faz que você andou descalço pela última vez? Tirar os sapatos e caminhar descalços pela praia, campo ou pelas ruas acabamos estimulando essas mesmas terminações nervosas o que favorece o bom funcionamento do nosso organismo, assim como nos ajuda a recuperar o equilíbrio perdido nos mesmos. De acordo com especialistas, andar ou descalço desenvolve força muscular para os pés, pernas e quadril, áreas que ficam restritas caso você ande muito tempo com calçados fechados.

Além destes fatores, você também alonga e fortalece os músculos da panturrilha, e melhora o equilíbrio e agilidade. Não é de se surpreender que muitos atletas finalizam seu treino com uma corridinha na grama. É fato, nada se compara com a experiência sensorial de afundar o pé na grama ou na areia.

Leve sempre em consideração que:
Os pés tem terminações nervosas de alguns órgãos, ao andar se estimula esta terminações.

Deve se tomar cuidado com o terreno a qual vai se andar descalços: evitando possíveis ferimentos.

Andar descalços ajuda na circulação sanguínea.

Ao caminhar sobre a areia teve ser tomar cuidado: com micose e queimaduras.

Deve sempre se hidratar com água.

Ao terminar cada caminhada com pés descalços a higienizarão deve ser minuciosa.

Caso seu pé tenha alguma condição médica ou algum machucado, a dica é manter o pé calçado, apostando em sapatos confortáveis e ventilados. E o mais importante: certifique-se onde está pisando, você não gostaria de encontrar objetos cortantes no meio do caminho.

Tomando estes cuidados Andar Descalço só pode causar Benefícios.

Com informações do site Okean.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dicas para te ajudar a mergulhar no mundo da meditação




Se familiarize
“A meditação começa pelo relaxamento, permitindo que tudo se torne tranqüilo. Portanto, buscar se familiarizar com técnicas de relaxamento é uma boa estratégia para começar”, diz Claudio Mendes Moraes, Instrutor de Meditação do Instituto Nyingma do Rio de Janeiro. “Comece a prática com a leitura de um bom livro a respeito, mas um bom livro mesmo, e não estes manuais práticos que não possibilitam uma motivação verdadeira para um processo de busca e transformação pessoal. Algumas sugestões bibliograficas: A Arte da Felicidade (Dalai Lama, Howard Cuttler), Transformação e Cura (Thich Nhat Hanh), Paz a Cada Passo (Thich Nhat Hanh), Autoperfeição com Hatha Yoga (Hermógenes) e Yoga para Nervosos (Hermógenes)”, diz Vitor Caruso Jr.

A meditação sentada
“Conte a as respirações. Diga mentalmente "um" na inspiração, e depois "um" na expiração. Depois "dois" e "dois". Se perder a contagem voltar para o um. Quando conseguir chegar até 10, pode voltar ao começo. É uma forma da pessoa não se perder demais no início da prática e auxiliar a pessoa a conseguir fixar sua atenção na respiração”, ensina Leonardo Dobbin da Sangha Viver Consciente.

A meditação caminhando
“Preste atenção em cada passo que se dá e sincronizar a respiração com os passos. Normalmente para iniciantes é mais fácil por que não precisa ficar imóvel por muito tempo", diz Leonardo.

Medite mais de uma vez por dia
“Vinte minutos duas vezes ao dia é o que as pesquisas indicam para obter ganhos em nossa saúde física e mental”, ensina Sandra Rosenfeld.

Saiba que não é preciso ter religião para praticar 
“É preciso sim, diligência e esforço, e não é necessário acreditar em dogmas ou sistemas de crenças”, sugere Leonardo Dobbin.

Não lute quando os pensamentos surgirem 
”Apenas deixe que passem sem se envolver com eles", indica Sandra Rosenfeld.

Deixe a produtividade de lado por um momento 
“Nos disciplinamos a fazer, mais e mais rápido. Chegamos ao ponto de acharmos que não podemos fazer de outro jeito. Pare com a listas de atividades de coisas a fazer “, adverte Vitor Caruso Jr.

Saiba que não há nenhum lugar a ser alcançado 
“A dificuldade talvez esteja no fato da pessoa acreditar que tem que sentar e necessariamente fazer alguma coisa ou chegar a algum lugar. Como parar de pensar, por exemplo, que é o quê muitos crêem. Isto pode se tornar um obstáculo”, esclarece Claudio Mendes Moraes.

Com informações do site GNT.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Tenha uma dieta saudável gastando pouco




Saiba que para manter uma dieta equilibrada rica em nutrientes, não é preciso aumentar a conta do supermercado. Comer para nutrir bem o corpo, não precisa necessariamente ser caro. Que tal priorizar as frutas da estação, que têm preço inferior às de outras épocas? Confira as sugestões das nutricionistas:

Lave, corte e embale em casa
Embalagens de saladas, frutas ou carnes em pequenas porções são realmente práticos, mas podem dobrar o custo de um produto. Não adianta: se você quer economizar sem abrir mão da saúde, a dica é fazer tudo em casa.

Troque a carne por outros tipos de proteína
A carne é um dos itens mais caros da cozinha brasileira. Mas para manter o aporte necessário de proteína, não é preciso recorrer a ela todo santo dia. Segundo a nutricionista Paula Zubiaurre, do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS, é possível encontrar boas fontes de proteína em alimentos como ovos, leite, iogurte, queijo, soja, grão-de-bico, feijão, ervilha, lentilha, queijo de soja (tofu), leite de soja e arroz integral.

Faça seu próprio suco
O jeito mais barato de beber sucos é fazê-los a partir da própria fruta, os sucos industrializados custam caro e não são frescos como os feitos na hora. Essa é a dica da nutricionista Gabriela Maia, do Rio de Janeiro. Por exemplo: com um pedaço grande de melancia ou um abacaxi inteiro é possível fazer vários copos da bebida. Segundo Gabriela, deve-se evitar os sucos em pó, normalmente baratos, pois eles contêm somente 1% de fruta – os outros 99% são de corantes artificiais, aromatizantes, adoçantes e outros aditivos que não fazem nada bem ao organismo

Programe-se e vá à feira
A nutricionista Milene Pufal, do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS, lembra que as feiras são ótimos momentos para se comprar frutas e verduras a bons preços, principalmente ao final, durante a famosa xepa, quando os valores são ainda mais reduzidos. Priorizar os ingredientes da época também ajuda economizar e ainda garante mais frescor na dieta.

Faça em casa e faça mais saudável
Almoçar na rua todos os dias pode representar um peso no orçamento, e comer sempre sanduíche ou comidas pré-prontas, definitivamente não são as melhores opções para a saúde. Por isso, a dica da nutricionista Gabriela Maia é preparar a comida em casa e levar para o trabalho em um pote de vidro. Caso não haja local para esquentar o alimento, é possível optar por saladas.

Não jogue as cascas no lixo
Muitas frutas e verduras podem ser aproveitadas por completo, incluindo a casca. É o caso, por exemplo, do pepino. Veja algumas sugestões da nutricionista Gabriela Maia:
A casca de pepino: apresenta mais potássio do que a polpa. A dica é misturá-la em sucos ou em saladas.
Folhas da couve-flor: 100g de folha de couve-flor contêm 122mg de vitamina C, o que é quatro vezes o mesmo volume contido na polpa da laranja. Essas folhas podem ser refogadas e servirem de acompanhamento para o frango, o peixe ou a carne.
Casca da limão: é rica em fibras, contendo cerca de 6,7g. Ela pode ser utilizada em sucos, vitaminas e geleias, além de dar um gosto especial em algumas receitas de bolo.
Semente de melão: cheia de cálcio, pode ser utilizada em sucos e vitaminas

Prepare-se para comprar
Você já deve ter experimentado ir às compras com fome e sabe que essa não é a melhor decisão. Com fome, acabamos comprando mais do que precisamos. Por isso, a melhor dica para economizar é fazer uma lista antes de ir às compras, e segui-la à risca.
Outra alternativa que pode valer a pena é se associar a lojas que vendem por atacado. Muitas vezes elas conseguem oferecer os mesmos produtos dos outros supermercados por preços inferiores, mas em maiores quantidades.

Com informações do site IG.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Um lanche da tarde diferente: pão de queijo de liquidificador





Se você adora pão de queijo, mas não tem paciência de preparar a massa, essa receita de pão de queijo de liquidificador, é perfeita. Prática, rápida e com todo sabor que se espera de um pãozinho de queijo quentinho na hora. 

Você vai precisar de: 

1 xícara(s) (chá) de leite
3 xícara(s) (chá) de polvilho doce
3 unidade(s) de ovo
3/4 xícara(s) (chá) de óleo de soja 
1 colher(es) (chá) de sal
1 xícara(s) (chá) de parmesão ralado(s)

Modo de preparar:

Bata tudo no liquidificador, em seguida misture (sem bater), uma colher 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado, coloque em forminhas untadas com óleo, polvilhe queijo ralado e leve ao forno bem quente até ficar dourado.

A receita rende 50 deliciosos pãezinhos.

Com informações do site Cyber Cook.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Primeiro passo para a conscientização ambiental: separe o lixo reciclável na sua casa




Para Fabrício França, diretor do Instituto Triângulo, que promove ações de conscientização ambiental, é muito importante separar o lixo é entender as consequências positivas que essa atitude traz. “Quando encaminhamos o lixo seco para a reciclagem, garantimos que menos recursos naturais sejam extraídos para a fabricação e outros produtos”, explica. “Também geramos emprego e renda em cooperativas e ONGs, auxiliando um novo mercado de trabalho formado por cidadãos com menos oportunidades.”
Reunimos aqui algumas dicas de especialistas para ajudar você a incorporar a ideia da coleta seletiva na rotina da casa, podendo envolver também as crianças, que vão adorar participar dessa atividade.

Separe o lixo seco e úmido
Para facilitar o processo, não é necessário separar o lixo em papel, plástico, vidro, alumínio, não-recicláveis e orgânicos. “Um cesto grande para secos e um menor para úmidos é o suficiente”, diz Rizpah Besen, coordenadora de comunicação do Instituto 5 Elementos.

Passe água nos materiais recicláveis 
Não esqueça de retirar resíduos, para evitar contaminação e odor forte. “Algumas embalagens como a caixinha de leite precisam passar por uma limpeza simples. Encha-as de água e aperte até sair todo o líquido”, descreve França, do Instituto Triângulo. Não precisa lavar os materiais com muita água, afinal, economizar água faz parte do processo de sustentabilidade.

Economize espaço
Na hora de descartar, armazene os materiais adequadamente para facilitar o transporte. “Para resíduos de papel, jornal, revista, folhetos e papelão, faça um malote amarrado de cada tipo. Para garrafas Pet, retire o ar, amassando e fechando com a tampa”, diz Marco Aurélio Seguette, representante da Compam, organização que recolhe recicláveis de empresas.

Descarte pilhas, baterias
Aparelhos eletrônicos e lâmpadas em lugares específicos. Quando jogados no lixo comum, eles demoram muito tempo para se decompor e liberam elementos tóxicos que contaminam os solos.

Cuidado ao descartar o óleo de cozinha
Quando o óleo escorre pelo ralo impossibilita o tratamento da água que vai para o esgoto. O Instituto Triângulo orienta que você espere o óleo, que não será mais usado, esfriar. Então, use um funil para armazená-lo em garrafa PET e descarte a garrafa. Exitem várias centrais coletoras.

O que não vira lixo
Materiais como isopor, adesivos, guardanapos, papel higiênico, plásticos laminados, deve ser separado dos orgânicos. Em um aterro sanitário moderno, é transformado em energia.

Não sabe para onde levar o lixo reciclável? 
Informe-se na prefeitura de sua cidade se o seu bairro e município possuem coleta seletiva municipal. Nesses casos, existem regras a serem respeitadas, como dia certo para a coleta e às vezes a cor do saco plástico. O mesmo acontece em condomínios e prédios. Algumas redes de supermercados e lojas recebem recicláveis, com o inconveniente de ter que levar os materiais ao local. Outra opção é doar diretamente para cooperativas .

Monte uma composteira
Além de separar o material orgânico, você pode montar uma composteira, que transforma o lixo em adubo para plantas em poucas semanas. Se mora em apartamento, é só adaptar o tamanho.

Com informações do site Crescer.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Você passa muito tempo sentado? Saiba como prevenir condropatia nos joelhos




Além de comprometer o funcionamento do coração e do pulmão, prejudicar ossos e articulações, um período muito longo sentada, pode comprometer os joelhos. Como grande  parte da população trabalha sentada, com os joelhos dobrados, e os sedentários, o ortopedista Paulo Henrique Araujo, chama atenção para a possibilidade de desenvolver um fortalecimento muscular inadequado e mau alongamento dos grupos musculares dos membros inferiores, ou seja, a condropatia da articulação femoropatelar, também chamada de condromalácia. Trata-se de um desgaste que acomete a cartilagem da patela ou da tróclea, uma região do fêmur onde a patela se articula.

Segundo o ortopedista, quando o joelho fica dobrado em um ângulo maior do que 40 graus, a patela passa a fazer contato com a tróclea de maneira mais intensa, provocando uma sobrecarga da patela contra o fêmur. Além disso, o desequilíbrio muscular provocado pelo sedentarismo modifica a biomecânica normal do joelho, levando também à sobrecarga da articulação femoropatelar e ocasionando a condropatia. Se um dos joelhos sofre de condropatia da articulação femoropatelar, a saúde e a funcionalidade do outro também pode ficar comprometida. Isso acontece por dois motivos: ou porque o outro joelho pode ter as mesmas deficiências musculares que originaram o problema no primeiro, ou porque o outro joelho acaba sendo sobrecarregado para desempenhar parte das ações que deveriam ser divididas entre os dois.

Embora o problema possa ser diagnosticado em ambos os sexos, as mulheres são mais acometidas por apresentarem características anatômicas que favorecem essas lesões, revela o médico. Os principais sintomas são dor, estalidos e rangidos. Segundo Araujo, o principal tratamento da condropatia da articulação femoropatelar é feito por meio do reequilíbrio muscular, que pode ser adquirido durante sessões de fisioterapia. O tratamento deve ser individualizado, pois cada paciente apresenta uma deficiência específica. A intervenção medicamentosa também pode ser instituída para recuperar as áreas de perda cartilaginosa, porém com sucesso variável. O médico esclarece, ainda, que o tratamento cirúrgico é menos frequente, a técnica empregada no tratamento cirúrgico, seja ela minimamente invasiva por meio de artroscopia ou através de cirurgia aberta, dependerá do grau da lesão apresentada e, principalmente, das causas que levaram a essa lesão.

Contudo, o problema pode ser evitado. As condropatias podem ser evitadas, principalmente, com um bom equilíbrio muscular dos membros inferiores. Além disso, evitar situações de risco, como ficar muito tempo com os joelhos dobrados e subir escadas muitas vezes ao dia, também pode ajudar, recomenda o ortopedista. Por isso, de acordo com Araujo, a melhor saída é sempre a prevenção.

Com informações do site Zero Hora.